SRZD


24/07/2012 16h48

Grande Rio divulga sinopse de seu enredo
Redação SRZD

foto:divulgaçãoA escola de samba Acadêmicos do Grande Rio divulgou a sinopse do enredo "Amo o Rio e vou à luta: Ouro Negro sem disputa... Contra a injustiça em defesa do Rio" que será desenvolvido pelo carnavalesco Roberto Szaniecki.

Confira a sinopse na íntegra:

Uma Inspiraçãoâ?¦

[...]

- o petróleo é muito novo - prosseguiu o geólogo. - não tem um século de vida, pois praticamente começou em 1859 com o poço do Coronel Drake. Quando o petróleo apareceu em cena, o grande combustível era o carvão de pedra. E talvez que quando o petróleo acabe tenhamos que voltar ao carvão de pedra, muito mais abundante na natureza. Mas a culpa do petróleo acabar depressa vai caber aos americanos. Tiram petróleo demais; gastam-no demais. Quantos milhões de anos não levou a natureza para fabricar cada bilhão de barris que eles extraem anualmente? Nem tem conta. 

O petróleo é filho do sol, como também o carvão de pedra. O Sol é fonte da vida e, portanto, a fonte da matéria orgânica que gera o petróleo. Logo, o petróleo é o sol - são os raios dum sol de milhões de anos atrás que ficaram enterrados no seio da Terra. Os homens, esses engenhosos bichinhos, furam o chão e desenterram os raios de sol líquido. E os reduzem a gasolina, a querosene, a óleo combustível, a óleo lubrificante, a parafina, a supergás, a quase 300 produtos diferentes. Até perfumes eles tiram do petróleo bruto. E com esses ingredientes operam-se prodígios - sobretudo em matéria de transportes.

Continuamente, pelo mundo inteiro, milhões de baratinhas metálicas, chamadas automóveis, percorrem os caminhos e as ruas em todas as direções. Cada vez mais o céu se enche das gigantescas aves mecânicas, chamadas aviões. Por cima dos mares correm aos milheiros os navios tocados a petróleo. Pelo seio das águas sulcam os submarinos movidos a petróleo. Por toda parte fábricas e mais fábricas rodam sem parar, graças à força do petróleo. O petróleo transformou-se no motor do mundo.

- Por quê?

- Porque não passa de energia mecânica sob forma líquida, facilmente transportável para todos os pontos da Terra. Que é uma caixa de gasolina? São milhares de calorias enlatadas. Cada litro de petróleo, quando queimado produz 12 mil calorias - muito mais que o carvão de pedra, a lenha e todas as coisas de queimar. Colocado num motor, esse petróleo se transforma em energia mecânica, a serviço de todos os trabalhos do homem - para puxar carros, para mover navios ou aviões, para levantar pesos nos guindastes, para movimentar as mil máquinas das fábricas, para tudo quanto o homem faz com o fogo ou com as pequeninas explosões dos gases. [...]

Fonte: LOBATO, Monteiro. O Poço do Visconde. São Paulo: Brasiliense, 1965.

G.R.E.S. Acadêmicos do Grande rio 2013

"AMO O RIO E VOU É LUTA: OURO NEGRO SEM DISPUTA"â?¦ "CONTRA A INJUSTIÉA EM DEFESA DO RIO"â?¦

Intenção do enredo

A G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio inspirada por seu amor ao Rio de Janeiro se une para criar seu próprio manifesto a favor do clamor popular focando nos direitos aos benefícios provenientes sobre a produção petrolífera do nosso Estado; o Rio de Janeiro produz 83% de todo o petróleo existente no território nacional. Temos o ônus, merecemos o bônus!

Muitos municípios - incluindo a nossa capital - são beneficiados por esses dividendos, promovendo melhorias, nos mais variados segmentos, como mobiliário urbano, segurança, transportes, inserção social entre outros.

Traduzindo plasticamente toda esta cadeia, mostraremos em nosso desfile não só a produção e seus benefícios diretos como a formação de mão de obra qualificada dedicada à mesma.

Estendendo estes benefícios ao crescimento urbano dos municípios, as melhorias se fazem notórias na educação, saúde, reorganização e expansão geográfica dos espaços, aglutinando a população e aos que lá chegam proporcionando mais conforto local em um todo.

Entretanto, todas estas melhorias provocam mais gastos às suas prefeituras e obviamente os "Royalties" na maioria dos casos são a única fonte para a manutenção operacional e financeira do município. Está aqui o cerne desta questão tão polêmica no âmbito político com projetos de leis que ainda não foram votadas nas esferas de Brasília, que visam à diluição destes proventos entre todos os municípios da Federação.

Caso isso ocorra, os atuais municípios beneficiados não conseguirão sobreviver dos parcos recursos que restarão e como conseqüência será notória a degradação urbana e sua falência administrativa e financeira causando danos irreversíveis para estes logradouros e sua população não atendida.

A criação deste repasse, inicialmente, visa à manutenção do equilíbrio ecológico com varias medidas de contenção, projetadas para cada região, onde equipes de técnicos das mais variadas especialidades dedicam-se a minimizar o possível desastre à biodiversidade local que, certamente, atingiria toda a população.

Atualmente o Carnaval é a maior e mais espetacular festa popular onde podemos sambar brincar e nos divertir na maior liberdade, mas também nos dá a possibilidade de atingir os corações dos que nos acompanham in loco ou através dos mais variados meios de comunicação com enredos que espelham quem somos - o que queremos e merecemos - e este com certeza nos toca diretamente 

- o respeito ao nosso querido Estado do Rio de Janeiro e aos que aqui vivem e trabalham. Somos uma massa homogênea, consciente de seus deveres clamando por seus direitos em uma só voz a levantar a bandeira contra a [...] "Injustiça em defesa do Rio"â?¦

Roberto Szaniecki 

Carnavalesco

Leia também:

- 'Um dos temas mais sérios que já entraram na avenida', diz Szaniecki

 

 


Veja mais sobre:Carnaval 2013

Comentários
  • Avatar
    31/07/2014 00:30:02Daiv EickhoffMembro SRZD desde 20/11/2009

    Delicinha pro meu Salgueirão brilhar. Já vejo Mocidade e Salgueiro despontando pro título no domingo. E as arquibancadas ficando vazias após a passagem da Academia...

  • Avatar
    25/07/2012 11:43:21Marcos Fernandes MacedoMembro SRZD desde 14/04/2009

    O VerdeRosa tem toda razâo!!! Esse enredo que é simplesmente um tributo a bizarrice, vai causar um efeito dominó na escola, derrubando samba-enredo,conjunto e evoluçao sem falar na harmonia porque eu,sinceramente, não acredito que desse troço saia alguma coisa para se cantar. Ainda bem que exista à Inocentes para aliviar qualquer,digamos assim,imprevisto.

  • Avatar
    25/07/2012 11:17:36Pierrot apaixonadoMembro SRZD desde 06/10/2011

    OMG!!! Que isso???? Essa sinopse é péssima e vergonhosa, a pior do ano e acredito que a pior que a Grande Rio já teve. Ã?.... a Grande Rio vai precisar mais que sorte dessa vez!!!!

  • Avatar
    25/07/2012 10:00:16mineirinho vdgMembro SRZD desde 12/08/2011

    o enredo e pra la de chato , o carnavalesco esta em baixa total desacreditado , e a grande rio perdeu peças importante da equipe , portanto o time esta enfraquecido ,passa longe das campeãs dai a cair e demais pra mim cai a Inocentes , e so olhar os resultados dela no acesso nos ultimos anos polemicos ne ! vcs achao que ela tem tarimba pra ficar , so dinheiro nao resolve .

  • Avatar
    25/07/2012 09:43:42Zezinho da AdelaideMembro SRZD desde 11/02/2010

    Isso é uma sinopse ?

  • Avatar
    25/07/2012 08:52:53Igor FreitasMembro SRZD desde 21/02/2011

    Boa Sorte a Grande Rio!

  • Avatar
    25/07/2012 02:43:45Ricardo AmorimMembro SRZD desde 20/01/2010

    Bom não sei quanto a vcs , mas to vendo um "quê" de Porto da Pedra 2012 nesse enredo da Grande Rio , sem pé nem cabeça completamente complexo ..... a Grande Rio por natureza própria não cria bons sambas faz muito tempo , porém a apresentações de seus Interpretes (leia-se Wantuir e Wander Pires ) fez com que eles se tornassem funcionais em seus desfiles , porém agora com a aposta no Emerson fica dificil saber oq irá acontecer .... Mas fica sensação de que a Grande Rio está trilhando a passos largos o mesmo caminho que a PP trilhou em 2012 .... espero que que dê pra agremiação abrir o olho antes que seja tarde

  • Avatar
    25/07/2012 00:37:29AndreiaMembro SRZD desde 25/11/2011

    Meu Deus que sinopse é essa? uma coisa sem pé nem cabeça? isso é escola de samba grandre? acho que a grande rio se perdeu a muito tempo e não consegue achar o caminho de volta é uma pena,fico imaginando esse Emerson tendo que cantar isso,acho que vão sentir falta do Wantuir,a pergunta é será que alguem desse quilate vai querer segurar essa batata quente?.Boa sorte comunidade do samba de Caxias!! vocês vão precisar!!!!!.

  • Avatar
    25/07/2012 00:12:55VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Culega 'wander luiz' realmente me precipitei falando que a Grande Rio não cairá por falta de responsabilidade de jurados... Tudo pode acontecer. Mas ela pode ir mal no quesito enredo (acredito que nem preciso justificar o porque), no quesito samba-enredo (o enredo não ajuda, além dela ter sido bem criticada nos últimos anos pelos seus sambas), harmonia (se o samba for ruim pode prejudicar a escola no quesito), enfim, quesito esses muitos importantes, que podem influenciar em outros (principalmente o quesito enredo, pois envolve TODA escola). Abraços, VerdeRosaFT olé

  • Avatar
    25/07/2012 00:08:18antonio carlosMembro SRZD desde 14/06/2012

    O enredo é complicado, antipático perante outros estados e até a Dilma ficou encima do muro nesse negocio de divisão de royalites do petroleo. A Grande Rio está tendo esta coragem por conta e risco. Imaginem como vai ser a letra do samba se for coerente com o enredo. Quanto ao carnavalesco que dizem ter abandonado a PP há 4 meses antes do desfile e que acabou rebaixada, vale registrar que em 2012 ele também fez o carnaval em São Paulo para a Imperio de Casa Verde que ficou na 12ª posição a um passo do rebaixamento. Tomara que desta vez tenha mais responsabilidade e faça um bom trabalho. Sorte a GR.

  • Avatar
    24/07/2012 23:47:31Wendel TancredoMembro SRZD desde 22/02/2012

    Esse enredo vai agradar somentes os cariocas. O pessoal dos outros estados não vão gostar nem um pouco desse egoismo de querer os royalts do petroleo só para beneficiar o estado do Rio. Mas independente disso... O enredo não tem nada a ver com a escola de Caxias, dificilmente a escola vai conseguir empolgar o publico e eu tenho até medo de ver a letra do samba da escola para o carnaval 2013, a pior parte é que esse samba vai ser entoado por uma voz infinitamente inferior a do Wantuir. Que Zeus abençoe nossa querida Academicos do Grande Rio.

  • Avatar
    24/07/2012 22:43:46carlos alberto xavierMembro SRZD desde 13/04/2009

    Grande Rio fálida, muito boa agora conta a piada do português, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    24/07/2012 21:09:04LilianeMembro SRZD desde 28/03/2012

    Realmente o enredo é complicado , acho até um desafio , a Grande Rio esta falida de grana, eu disse Grande Rio , com todos os plroblemas que tiveram alguns anos atras, agora o nosso amigo Wander colocar a culpa no Roberto pelo rebaixamento da Porto da Pedra é injustiça , e Roberto não largou nada não , ele foi convidado e a largar por culpa de alguns atrasos de projeto. Enfim : tomara mesmo que o Roberto consiga realizar alguma coisa legal com esse enredo , pq a Grande Rio ja conseguiu o que queria se estabilizar financeiramente .

  • Avatar
    24/07/2012 21:04:17wander luizMembro SRZD desde 30/01/2012

    Sr verderosaFT, vc postou que a grande rio só nao cai em 2013 por causa da falta de responsabilidade dos jurados. vejo que na plastica, a grande rio pode vir sim tomar pau, mais lembrando á você, que ha outros quesitos como bateria, comissão de frente, harmonia e outros que ela sim pode vir muito bem e se manter no grupo especial. abç

  • Avatar
    24/07/2012 20:49:04wander luizMembro SRZD desde 30/01/2012

    Se é verdade ou nao que a globo tem participação na escolha desse enredo nao sabemos. Certeza que esse é o pior enredo do grupo especial, lembrando á todos que esse rapaz foi o maior responsavel pela queda da porto da pedra para grupo de acesso, ele escolheu enredo sobre o iogurte e no meio do caminho largou a banana na mão do carnavalesco jaime Cesário. Muita boa sorte grande rio, mais muita mesmo pq esse ano é a vez de vcs tirar leite de pedra.

Comentar