SRZD


05/09/2008 09h16

Menor nível de serotonina no sangue, maior tristeza nos dias
Redação SRZD

Se, quando a temperatura baixa e os dias ficam mais escuros, você não tem tanta vontade assim de sair e sente-se um pouco mais triste que o normal, não se preocupe. É tudo culpa da serotonina.

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, demonstraram, através de uma prova de imagem, como a circulação dos níveis de serotonina decrescem com a queda das folhas, assim como o nosso estado de ânimo.

As conclusões da equipe liderada pelos médicos Nicole Praschak-Rieder e Matthaeus Willeit, do Centro de Saúde Mental da universidade canadense, afirmam que a chave para entender a mudança de humor está na adesão da serotonina aos neurotransmissores nas distintas áreas do cérebro. Quanto maior o potencial de adesão da serotonina, menor quantidade circula pelo cérebro, o que gera uma baixa no estado de ânimo.

A serotonina é um neurotransmissor do sistema nervoso central que desempenha um papel muito importante no que tange ao ânimo, à ansiedade, à dor e ao comportamento sexual. Os baixos níveis de serotonina em uma pessoa implicam na aparição de problemas para dormir, sentimentos de raiva, depressão e ansiedade.

Para avaliar as quantidades desta molécula nas áreas do cérebro, os cientistas submeteram 88 pessoas saudáveis a provas de imagens, sendo 41 mulheres e 47 homens, entre 1999 e 2003. Os exames comprovaram que a adesão da serotonina aos transportadores variava de acordo com as estações, e era proporcionalmente inverso ao estado de ânimo dos pacientes.

No inverno, por exemplo, o resultado das provas mostrou uma adesão maior do hormônio aos transportadores de serotonina, diminuindo a quantidade na circulação - o que está associado à uma visão mais negativa e apagada da vida.


Comentários
  • Avatar
    12/12/2019 00:12:14FernandaAnônimo

    Qual é à quantidade de serotonina considerada baixar? É qual é a contidas de serotonina considerada normal?

  • Avatar
    10/02/2019 17:26:55Denise MariaAnônimo

    Dá para fazer o exame de serotonina nesses laboratórios, não precisa nem de receituário, no caso, é necessária algumas restrições,como alguns alimentos durante 48 hora, não pode tomar café, comer berinjela,banana, corantes...enfim.No caso, o exame tive que fazer no horário da manhã. E ato se a medição influencia no exame? Influecia sim, pq, inclusive, tem alguns antidepressivos que são responsáveis por ativar a neurotransmissão da serotonina, de forma que ela aja adequadamente no organismo, assim como alguns tipos de alimentos.

  • Avatar
    28/08/2018 16:39:08Marília Ramos VieiraAnônimo

    Boa tarde, tenho 58 anos e meu médico solicitou hemograma Serotonina e o valor é de 115,8 ug/L Está normal?

  • Avatar
    04/05/2018 01:00:51Esmeralda Oliveira da SilvaAnônimo

    A MINHA SEROTONINA DEU 0.3 TIVE QIE REPETOR O EXAME, POIS ACHARAM QUE ESYAVA ERRADO.NÃO QUERO VOLTAR A TOMAR FLUOXETINA. O QUE DEVO FAZER?

  • Avatar
    24/10/2017 23:21:58arlindo de matos amaroAnônimo

    FIZ EXAME DE SANGUE E DEU INFEROR A 3,0 NG;ML, QUE DEVO FAZER?

  • Avatar
    27/09/2017 16:41:58FABIANO QUINHONE LIMAAnônimo

    OLA.FIZ O EXAME DE SEROTONINA E DEU 32,9 ML.ESSE VALOR E CONSIDERADO MUITO BAIXO..QUAL SERIA O MELHOR MEDICAMENTO PARA AUMENTA SEM MUITOS EFEITOS COLATERAIS..

  • Avatar
    14/04/2016 14:53:19Samara HaddadAnônimo

    A dois anos venho sofrendo muito com dores, tontura, visão embaçada, ansiedade, falta de apetite, enxaquecas e etc. Fui a um médico que me deu diagnóstico de serotonina baixa após eu ja ter ido em vários médicos de várias especialidades e ter feito vários exames na tentativa de descobrir algo, estou em tratamento a 3 meses sendo que alguns sintomas melhoraram, mas outros ainda permanecem em uma intensidade forte. É normal?

  • Avatar
    26/05/2014 11:49:27BrendaAnônimo

    Bom dia! Pessoal, tive uma fase terrível na minha vida, meus pais estavam se separando, terminei um namoro. Estava com 18 anos e passei por tudo isso que estou lendo nos comentários de vocês. Tive terríveis ataques de pânico, vomitava muito e ficava dias sem conseguir comer. Chorava direto, tranquei minha faculdade, estava vivendo um inferno. Ficava 24 horas deitada e só me acalmava quando dormia. Não conseguia mais ficar de pé. Tinha 1,70 de altura e cheguei aos 45 kg. Acho que a pior parte de tudo foi o pânico, tinha vontade de correr, mas não tinha forças, queria berrar, mas ninguém me ouvia... Meus pais não sabiam mais o que fazer. Já tinham me levado ao médico mas estava difícil de descobrir o que eu tinha, pois nem eu sabia explicar por muitas vezes. Cheguei ao ponto de querer tirar minha vida. Fiz mais exames, que demoravam pra chegar, até que chegaram, SEROTONINA BAIXÍSSIMA! Comecei o meu tratamento, as vezes tinha vontade de parar e jogar tudo fora, pois parecia que era tudo em vão. Nesse tempo tive pessoas ao meu lado me apoiando e orando muito por mim. O tempo foi passando, fui lutando, empurrava a comida, fazia exercícios e buscava força em Deus. Hoje, estou com 20 anos, estou no 2º ano de tratamento com o Dr. Werner Schünemann de Rio do Sul - SC, que é uma pessoa maravilhosa, sou outra pessoa, consigo lutar contra os maus pensamentos, contra o pânico e contra o choro. Estou com 55 kg. Sou uma pessoa normal! Se precisarem estou aqui para ajudar pois só quem passa pra saber como é terrível conviver com isso. Abraço, fiquem com Deus.

  • Avatar
    07/03/2014 20:25:59carlaAnônimo

    olá,nao fiz exames ainda,mas tenho transtorno do pânico ansiedade e depressão assim dizem os médicos,porque tenho muito medo qdo me ataca crise parcial simples e comlexa,oq devo fazer?

  • Avatar
    08/08/2013 12:19:15ElaineAnônimo

    Meu exame deu menos 10 de seratonina Estou depressiva O q me aconselha ???

  • Avatar
    18/02/2013 10:07:03Claudia AntonioAnônimo

    Bom dia! Fiz meu exame de serotonina e o resultado foi de 55 nao sei se esta baixa ou alta,tenho muitas dores de cabeca faco tratamento para depressao e toma venlaflaxina 150 mg,propanolol 80 mg e as vezes para dormir tomo rivoltril de 2 mg. Acordo de mal humor sem animo para nada gostaria de saber qual a sua opiniao!

  • Avatar
    06/02/2013 20:17:50Raquel GasparAnônimo

    Olá,por favor me ajudem, estou na mesma situação e não sei o que fazer, toma dez comprimidos ao dia,esse exame da a entender se tenho ou não depressão? Obrigada

  • Avatar
    19/12/2012 21:13:05francisco de paula vitorAnônimo

    ola trato de depresao faz 18ano nunca encosteui agora estou isolado dentro de casa medo desanimado nem trabalhar trabalho mais tem dia fico bom um a dois dia deliro denoite minha medica falou esquisofrenia outro fala depresao nao dou serto com antidepressivo ai vi negosio de serotonina tiver baixa faz dar depresao tristeza isolar ronco muito deliro de noite sou muito ansioso queria saber como testo minha serotonina se com isame de sangue ou algum remedio natural quero ser feliz na minha vida agordo sua resposta muito obrigado

  • Avatar
    15/12/2011 12:55:27PricilaAnônimo

    Ola, fiz um exame para ver a serotonina total (HPLC) e o resultado foi inferior a 25ng/mL. Esta muito baixa? Tomo bupropina, ritalina e luvox. Até que ponto pode os medicamentos podem influenciar no resultado?

  • Avatar
    28/05/2011 15:11:48ricardo ribeiroAnônimo

    Olá! gostaria de saber como posso dectar a falta de serotonina em mim?? ou seja qual seria o especialista e exames que eu poderia fazer e descobrir. sinto desanimo para atividades físicas, fico deprimido por motivos bobos, ansiedade, pensando em não consegui vencer os obstáculos do trabalho e estou tendo ejaculação precoce que só diminue com medicamentos (daforin, fluxwtina, paroxitina, etc...) o que faço...

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.