SRZD


26/07/2012 10h28

Empresas serão obrigadas a informar sobre INSS a funcionário
Redação SRZD

A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei, publicada no Diário Oficial da União na última quarta, que obriga as empresas a informar aos trabalhadores, mensalmente, os valores recolhidos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre o total de sua remuneração. O governo ainda regulamentará o tipo de documento que terá essa informação.

Atualmente, o contracheque mostra apenas o desconto referente à contribuição previdenciária, e não aquele que o empregador efetivamente recolheu. Assim, não há como o trabalhador detectar se houve sonegação no recolhimento. A nova lei também obriga o INSS a enviar aos segurados ou à empresa, sempre que for solicitado, o extrato relativo ao recolhimento das contribuições previdenciárias.

O Ministério da Previdência Social não informou de que forma o extrato do instituto será enviado nem como o pedido deverá ser feito. Para receber em casa, basta que o trabalhador faça uma solicitação, à Caixa Econômica Federal, do extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O documento também pode ser obtido nos caixas eletrônicos para quem possua o cartão do cidadão.

Leia também:

- IPI reduzido de automóveis deve ser prorrogado para outubro, diz jornal


Comentários
  • Avatar
    27/04/2013 04:47:23XrnQAGcOmyqGRTVmAnônimo

    Trabalho em uma empresa que seprme recolher sobre o minimo e ne3o sobre que realmente recebo. Pergunto ? Quero sair da empresa e recolher como autonomo no teto maximo r$ 3.220,00 . Pela empresa fica os encargos caro, mais por mim ficaria mais em conta a taxa de recolhimento, a empresa me pagaria por fora o salario real, eu recolheria por fora. Poderia me informar por favor qual aliquota e codigo que farei esses recolhimentos.Obrigada

  • Avatar
    26/07/2012 12:38:08Edson PaniniAnônimo

    Note-se que o desconto feito no contracheque, do valor de responsabilidade do empregado e o não recolhimento ao instituto, caracteriza crime de estelionato. A transparência e a informação completa, é um direito do cidadão que nunca foi respeitado pelos que lotearam o estado e dividem o dinheiro fruto do suor alheio; vide o caso de Marcos Valério e as figuras do mensalão, que já haviam participado num mesmo esquema em eleições anteriores que beneficiavam políticos do PSDB. Mudam algumas moscas, mas a sujeira é a mesma, como sempre!

  • Avatar
    26/07/2012 12:16:48Rose alvesAnônimo

    Parabéns a digníssima Presidente Dilma, pela decisão, de que todo trabalhador deverá ter acesso aos valores recolhidos ao INSS.. está certíssima!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.