SRZD


05/09/2008 16h52

Você sabia?
Redação SRZD

Mulheres no poder

Em 1928, no Rio Grande do Norte, aconteceu a primeira abertura do voto para as mulheres. Oficialmente, o voto feminino só ocorreu em 1932, através do decreto-lei assinado por Getúlio Vargas.

Iolanda Fleming foi a primeira mulher a governar um estado, em 1986. Iolanda completou o mandato de Nabor Júnior, no Acre, que tornou-se senador. Todavia, a primeira mulher a ser eleita para governar um estado foi Roseana Sarney, no Maranhão, em 1994.

Completamente empatados

Nas eleições de 2006, um curioso fato trouxe à luz a cidade de Glicério, noroeste de São Paulo: no segundo turno da votação presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva, candidato pelo PT, e Geraldo Alckmin, do PSDB, receberam 1.383 votos. Cada um.

Candidatos únicos

Você sabia que, na eleição passada para prefeito - em 2004 -, 91 municípios, em 14 estados, tinham apenas um candidato disputando as eleições. E, segundo as leis eleitorais, para ser eleito, ele precisa alcançar a maioria dos votos.

O sul liderava o ranking das cidades com candidatura única - Rio Grande do Sul, 24 municípios, Paraná com 14, seguido de Minas Gerais e São Paulo, com 9 municípios.

Opa...

Ainda nas mesmas eleições de 2004, uma contagem estranha chamou a atenção do Tribunal Superior Eleitoral. Serra da Saudade, no centro-oeste de Minas, possuía 925 eleitores. Entretanto, os dados mais recentes do IBGE afirmavam que 884 pessoas moravam na pequena cidade.

A Justiça Eleitoral acabou por considerar um fato comum, alegando que há pessoas que saíram para estudar ou trabalhar em outras regiões, mas faziam questão de votar na cidade-natal.


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.