SRZD


18/08/2012 17h13

'Liesa é exemplo a ser seguido', diz Déo Pessoa
Gabriel Matturo

Déo Pessoa, ex-presidente da Acadêmicos da Rocinha e atual presidente da LIERJ (Liga das Escolas do Rio de Janeiro), conversou com o SRZD-Carnaval sobre a criação da nova Liga, os benefícios do novo "Grupo Ouro" e fez elogios a LIESA (Liga Independente da Escolas de Samba do Rio de Janeiro).

Questionado sobre o motivo da criação do "Grupo Ouro", Déo Pessoa explicou o motivo e no que ele pode agregar para as escolas de samba que não estão no Grupo Especial.

"É uma nova ideia onde a gente pode agregar os grupos de acesso A e B para modernizar o espetáculo em algo novo e atraente para o público geral e do Carnaval. Vamos decidir semana que vem a identidade visual desse grupo. O carnaval tem passado por transformações e achamos que é o momento mais oportuno para essa mudança", disse ele.

O presidente da LIERJ comentou sobre os benefícios que as escolas terão, mas destacou as agremiações do antigo Grupo de Acesso B. De acordo com ele, elas serão as mais beneficiadas.

"As escolas de samba do antigo Grupo de Acesso B são as mais beneficiadas. Elas saem de um grupo e vão para um novo onde tem mais oportundiade de fazer um bom Carnaval. Aumentaram suas receitas consideravelmente. Nós tinhamos um bonito espetáculo na terça-feira de Carnaval, mas não havia um retorno do público, mais um motivo para a união dos grupos de acesso", explicou.

Déo Pessoa aproveitou para falar sobre a LIERJ sem comparar com a antiga LESGA e ele também rasgou elogios a LIESA.

"Não gostamos de fazer comparações com o passado. Não queremos fazer essa volta. Hoje é a LIERJ. Nós queremos fazer um espetáculo de Carnaval acessível a todos, que seja bem atraente. Por isso, nós nos espelhamos na LIESA, que é um exemplo a ser seguido. São 28 anos no Carnaval carioca fazendo um verdadeiro espetáculo", finalizou.

 

Leia mais:
- Veja a ordem de desfiles do 'Grupo Ouro'

- Clique aqui e curta a página do SRZD-Carnaval no Facebook


Veja mais sobre:Carnaval 2013

Comentários
  • Avatar
    29/09/2012 17:46:58CarnafutMembro SRZD desde 20/04/2009

    Que excelente audiencia em nivel nacional, dá o Carnaval Paulista? só se for em São Paulo, pois no Rio Grande do Sul não passa o Carnaval Paulista. e obvio que o retorno do Paulista ao seu Carnaval, e maior? agora todos que duvidaram que a Série Ouro não ia passar na Globo, tudo bem e só para o Rio de Janeiro. mais já e uma evolução para essas escolas que formam o grupo. e que nos próximos anos, a Globo divida entre praças. pois assim evita de o Carnaval Paulista ser em todos os estados, e aumentando o interesse pela Série A, dando por exemplo, de MS, MT, DF, GO, PR, PA, TO passarem o desfile paulista e os estados da Rede Amazônica, que adora a Globo Rio, passarem junto com alguns estados do Nordeste o desfile da Série A.

  • Avatar
    24/08/2012 08:50:18Ernani PeixotoMembro SRZD desde 08/04/2009

    Inversão de papeis. Vejam o que está acontecendo com essa cidade, (trecho retirado da reportagem de â??O Globoâ?, 24/08/2012, â??Escolas de samba reagem à proposta de candidato do PSOL.â? Ã? fato que para o ser humano para ganhar visibilidade ele perde qualquer sentido, caráter, honestidade, etc. O Rio que conheci que lutava pela democratização do País, estado de vanguarda na política nacional, hoje virou, na verdade, nem sei como classificar tamanho absurdo. Vejamos, olha o que certos candidatos ao governo da nossa cidade e Diretores de algumas agremiações e artistas da área estão falando do candidato do PSOL, ...estão querendo moralizar o carnaval!...manifesto de repúdio ao candidato. ...um evento dessa envergadura não pode correr risco de aventuras,(aventura de que?),... Interferência no que o artista está fazendo, nem pensar é censura!!!! Criar censura prévia na secretária de cultura, é política dirigista, que lembra o tempo do stalinismo( não meta o nome dele nessa baixaria, sem vergonha), â??lamentável e autoritáriaâ?, o candidato revela a essência do seu programam de governo de intervenção total do estado na liberdade de pensamento...( eu quase chorei com tamanha crueldade), me faz pensar que todos que estão nesse limo são pessoas muito bem informadas, esclarecida e de um nível cultural e de informação convincente. Se a declaração â??...Dei exemplo da Ilha de Caras, mas poderia falar dos enredos sobre o Rock in rio, Coreia, temas que não têm contrapartida cultural_ afirmou_ Censura seria se eu determinasse o tema. As escolas podem escolher o enredo que quiserem. Mas, para receber dinheiro público, tem que ter contrapartida cultural. E tem que ter prestação de contas desses dinheiros...â? se esse tipo de declaração foi interpretada como um absurdo!!!! Eu como professor fico sem saber que princípios devo ensinar aos meus alunos, os valores mudaram, e os princípios de honestidade para com que paga imposto nessa c

  • Avatar
    23/08/2012 11:41:54Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Prezado Carlito BF - Puro Sangue Azul e Branco, me sinto um pouquinho lisonjeado em função do parceiro gostar do que eu escrevo. Conforme afirmei anteriormente diversas vezes, por acaso sou jornalista-trabalhador. O principal é eu ser seu parceiro e dos demais, amante do maior espetáculo da Terra. Cá entre nós, não considero que jornalista seja "formador de opinião". A não ser a dele ou dela próprio (rsrsrs). Com relação a ser independente, modéstia à parte, me considero sim, possuidor da independência (consciência) de classe social. Nada mais do que isso. Para não me alongar, isso de "formador ou formadora de opinião" é coisa de jornalista sem consciência de classe social, corporativista e prepotente. Quando o texto sobre a imperativa necessidade do Carnaval ser estatizado estiver pronto, conforme de hábito voce, parceiro, será um dos primeiros a ler. Saudações carnavalescas, Almir portelense de Macaé.

  • Avatar
    22/08/2012 10:41:04Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Prezadíssimo Carlito BF - Puro Sangue Azul e Branco, a preliminar é aquele abraço. Em 1º lugar, uma vez que você, é um dos meus prazerosos contatos (ainda que, por ora, somente eletrônico) do mundo do samba, digo o seguinte: Agradeço-lhe pois você me deu - me desculpe o linguajar corportivista de jornalista - uma pauta. Em outras palavras, oportunamente, redigirei um texto aprofundando o debate de idéias acerca desse tema (estatização do Carnaval) que, embora eu compreenda, voce confunde o enredo (rsrsrs). Sobre a equivocada declaração do burguês e alegre portelense alcaide carioca. Enquanto tal, até que ele, por enquanto, na prática tem mostrado gostar do maior espetáculo da Terra. Isso não é pouca coisa. Para não me alongar mais. Reafirmo: Voto em Macaé e não no Rio. Ademais, não voto em burguês ou burguesa, mesmo que seja da pequena burguesia. Saudações carnavalescas, Almir portelense de Macaé.

  • Avatar
    22/08/2012 08:47:14Quinha da portelaMembro SRZD desde 28/01/2012

    Eu estava esperando alguem tocar nesse assunto prá poder comentar:Esse ser que nós colocamos como prefeito do Rio de Janeiro,com essa declaração no mínimo sem noção,deixou vários segmentos da escola constrangidos porquê não é dessa maneira que queremos voltar a ganhar carnaval,não precisamos dele prá nada.ele simplesmente criou uma discordia na harmonia que quase causou uma demissão em massa com vários comentários idiotas.Queremos e estamos trabalhando prá isso, conquistar o campeonato pelos nossos méritos e não por "ajuda" de um pseudo-torcedor que quer aparecer e se dar bem usando a Portela,visando o governo do estado do Rio de Janeiro.Vou usar um refrão de um dos sambas concorrentes: "vinte e uma estrelas,cravadas no peito/ com todo respeito,meu nome é portela/ a majestade,celeiro de bambas/ a aterna capital do samba."

  • Avatar
    20/08/2012 22:28:20antonio carlosMembro SRZD desde 14/06/2012

    Também concordo com o Ted. Subir só uma escola em um grupo de 19 é muito pouco além de injusto. O mais justo é em 2013 descer uma e subir duas ficando 13 escolas no especial. Em 2014 novamente do mesmo jeito desce uma e sobe duas ficando 14 fixas no especial. Ã? partir do desfile de 2015 com 14 escolas desce duas e sobe duas todo ano. Este é o sitema ideal como ocorre em São Paulo há anos e tem funcionado muito bem. Quanto a transmissão pela tv a Globo talvez passe o G. Ouro só para o Rio, apesar que acho dificl de ocorrer pois o desfile G. especial de São Paulo é muitíssimo melhor além de dar excelente audiencia em nivel nacional e melhor retorno financeiro a emissora que não larga esse filet por nada. Mas vamos aguardar o desenrolar dos fatos e boa sorte a todas as escolas.

  • Avatar
    20/08/2012 19:19:16eduardoMembro SRZD desde 03/03/2011

    Existe uma divisão muito grande Entre gostei e não gostei. Eu particularmente gostei muito. Como disse Déo, Essas Escolas do antigo B, serão mais vistas, e olha que por lá tinha é escola boa para ser valorizada pelo povo e mais ainda pela mídia. Tudo no inicio será complicado sim ! Dificuldades todas elas vão passar, mas com o tempo cada agremiação começara a se estruturar para os próximos carnavais. Ã? muito válida sim e contando também que teremos independente de Grupo mais um dia de grande espetáculo, pois na terça feira de carnaval como vinha sendo essas escolas já não tinha mais publico e muito menos mídia. Achei fundamental essa mudança. Só não gostei muito de que será reduzido o tempo e um carro a menos. Acho que quatro carros dependendo do enredo será muito pouco para uma escola fazer uma apresentação de excelência. No Máximo Cinco alegorias e 60 minutos para cada escola está de bom tamanho. Afinal escolas que hoje estão pequenas pode crescer muito com o passar dos anos com essa nova série do carnaval do antigo grupo A e B....

  • Avatar
    20/08/2012 12:26:51Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Para não deixar dúvidas acerca de meu amor pelo maior espetáculo da Terra independentemente de ser na Sapucaí ou na Intendente Magalhães, repito, sem me cansar: Como por acaso sou jornalista-trabalhador tenho redigido textos sobre as agremiações. Por enquanto, acerca das sinopses e escolhas de sambas concorrentes da campeã Unidos da Tijuca, Salgueiro, Beija Flor e Portela. Respeitando as normas deste prestigioso site não cito aqui os meus Blog e Facebook. Porém, quem se interessar em lê-los basta solicitar, o meu E-mail é ([email protected]). Saudações carnavalescas, Almir portelense de Macaé.

  • Avatar
    19/08/2012 23:35:41fabianMembro SRZD desde 28/04/2012

    essa vai ser um barato a globo transmitir o grupo de ouro

  • Avatar
    19/08/2012 21:58:51TedMembro SRZD desde 12/04/2012

    Também me pergunto isso, com tantas escolas vai subir apenas uma?... Com certeza vai ter muito bate boca depois que for anunciada a campeã do acesso ano que vem. Apesar de respeitar, não gosto de assistir escolas do grupo de acesso, prefiro ver as do Especial de São Paulo. As escolas do grupo de acesso (Rj) são muito inferior em qualidade as escolas do Especial (Rj), nem chega a parecer carnaval carioca. Tento até ter alguma simpatia pelo acesso, mas é dificil. Esse ano por exemplo, vi um pouco do desfile do Império Serrano, quando o Império tá no especial, ele é o Império Serrano, mas no acesso parece outra escola. E acho dificil a Globo querer transmitir o grupo de acesso, até porque carnaval é beleza, é luxo, estética, e isso falta muito as escolas do acesso, as quais deixo claro que respeito, é só minha opinião.

  • Avatar
    19/08/2012 20:02:05Carlos Alexandre ConceiçãoMembro SRZD desde 21/12/2011

    Uma pena.... acho até legal a ideia de dividir o acesso em 2 dias, mas uma vaga só não rola, néh meu povo!? Como aceitar isso... era pra ser uma exigencia... só montar esse grupo gigantesco se fossem subir 02... Alô Eduardo Paes... estão sufocando ou melhor... matando nosso carnaval... União de Vaz Lobo virar bloco não dá pra engolir...

  • Avatar
    19/08/2012 09:34:26Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Ã? espantosa a alienação política (não me refiro à partidária, mas, sim a de consciência de classe social) existente no mundo do samba. Esta alienação é que historicamente acabou propiciando a infiltração no maior espetáculo da Terra dos contraventores do jogo do bicho junto com as demais pessoas acusadas judicialmente de diversas práticas criminosas. Tais infiltrados foram quem se anteciparam (em 1985) à tsunami de privatização das coisas do interesse público como o Carnaval, transformado, é verdade, em um apoetótico e competitivo show artístico-cultural. Porém, atenção, um show business no qual o povo trabalhador, notadamente o mais pobre, é discriminado. Essa alienação é a permissividade da qual se aproveita agora o presidente da recem fundada LIERJ para arrostar assim publicamente que a aburguesada, sexista-machista e não fiscalizada LIESA seja "exemplo a ser seguido". Para não me alongar e ser propositivo, propugno que o maior espetáculo da Terra seja de fato popular, voltando a ser estatizado. Este estado tem que ser democrático, transparente e ético, sendo precedido por uma revolução de valores, que deve ser iniciada imediatamente pelo afastamento dos citados infiltrados no mundo do samba. Saudações carnavalescas, Almir portelense de Macaé.

  • Avatar
    19/08/2012 03:46:21CarnafutMembro SRZD desde 20/04/2009

    O IBOPE Aquino CNT transmitir a Série Ouro, tú tá maluco. e mais fácil eles passarem os desfiles mirins do que esse novo grupo e não vejo cacife neles, assim como SBT e BAND para mostrar dois dias de desfile. e obvio que a Globo mostrará a Série Ouro, meu caro? pois a audiência do carnaval Paulista no Rio e ruim? e tem mais só mostrará para o Rio. mais acho que pode passar em alguns estados. agora que se realmente acontecer, a LIERJ precisa ia na busca de muitos patrocinadores, pois com certeza com a Globo viram e que além do mais consiga a cidade do samba 2. pois com o Porto Maravilha. várias de suas filiadas que continuam por lá, fazeram carnaval na rua terá de correr já para 2014.arrajar galpões? .

  • Avatar
    18/08/2012 22:45:38fabianMembro SRZD desde 28/04/2012

    não é não Déo exenplo de ladra. sinceridade

  • Avatar
    18/08/2012 21:48:14uanderson de aquinoMembro SRZD desde 04/12/2009

    Eu acho que vai ocorrer o contrario, não sera muito bom para as escolas do grupo B. Isso porque as agremeações deste grupo possuem em geral, pouca infraestrutura, desta forma ja entram desvantagem, tendo que disputar com escolas como Viradouro, Santa Cruz, Imperio Serrano, etc.. Sem contar no que diz respeito a televisão, sera que alguma emissora se interessaria por passar dois dias de desfiles do grupo de acesso na tv? So se for uma CNT que não tem nada a perder! Pois acho dificil que uma emissora grande queira. Nesse ano o SBT transmitiu no sabado, e a audiencia foi pifia, obviamente no que diz repeito a São Paulo, onde a audiencia e dada como parametro para o mercado publicitario. Para convencer uma outra grande rede a transmitir os dois dias desse grupo, a Lierj teria que ter acesso a audiencia registrada pelo SBT na transmissão do acesso deste ano, nas outras cidades, pois se o resultado for diferente do apresentado em SP, pode ser que a Band volte a transmitir.

Comentar