SRZD



Sidney Rezende

Sidney Rezende

ATUALIDADE. Jornalista, diretor do SRZD e um dos profissionais mais inovadores do país.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



19/08/2012 10h15

Existe PM honesto?
Sidney Rezende

Existe policial militar honesto? É evidente que existe e são muitos.

Eu ouvi a pergunta acima vinda de uma senhora num restaurante em que a sua mesa era ocupada por grupo de amigos. Confesso que fiquei impressionado porque rigorosamente todas as pessoas, umas dez, foram categóricas: "não existe gente decente na PM".

Não posso negar que fiquei chocado com a unanimidade, com a descrença coletiva. A sensação da sociedade é que policial é sinônimo de corrupção, armação, conchavo, fraude de algum gênero.

Ontem mesmo, segundo relato da assessoria de imprensa da PM, "após informações da central de flagrantes, policiais militares do 12º BPM (Niterói) prenderam o gerente do tráfico da comunidade do Juca Branco, Fonseca, em Niterói, indentificado pelo vulgo 'Dadinho'. Para tentar escapar do flagrante, ele tentou oferecer R$ 3 mil aos policiais, ele também foi autuado por tentativa de suborno. Na ação, a PM apreendeu 129 papelotes de cocaína, 34 frascos de cheirinho da loló, 1 rádio transmissor e 1 celular. A ocorrência foi registrada na 77ª DP".

Mas quem acredita?

Fica a recomendação para a Polícia Militar e até para a Secretaria de Segurança do Rio começar urgentemente uma campanha interna e externa para recuperar a boa imagem perdida de uma das corporações mais tradicionais do Brasil.


Comentários
  • Avatar
    01/09/2012 21:35:52MANUELLAAnônimo

    SIM COM CERTEZA!!! MAIS TAMBÃ?M EXISTE UM MONTE QUE NÃ?O SÃ?O DESONESTO!!! Ã? COMO EM QUALQUER PROFISSÃ?O EXISTE O BOM E O RUIM! ENTÃ?O A POPULAÃ?AO SE APROVEITA DISSO PARA JULGAR PESSOAS QUE NEM CONHECE!!ACHO QUE TEM MUITA COISA ERRADA EM TODO LUGAR!! E NÃ?O QUERIA ESTA NA PELE DE UM POLICIAL ELES SÃ?O CONSTANTEMENTE JULGADOS INJUSTIÃ?ADO CONDENADOS E MORTOS!! ACHO QUE Ã? A PIOR PROFISSÃ?O QUE EXISTE GANHA-SE POUCO E QUALQUER HORA PODE SER MORTOS EM SERVIÃ?O OU NA SUA FOLGA AGORA PENSE NO MUNDO SEM POLICIA!!NÃ?O DÁ NÃ? AGENTE PRECISA DELES!!! AS PESSOAS DE MÁ INDOLE E BANDIDOS SE APROVEITAM DO FATOS DE A POLICIA TER MAUS POLICIAL DENEGRIR A CORPORAÃ?Ã?O INTEIRA E QUANTAS FALSA DENUNCIA SÃ?O FEITAS AOS POLICIAIS! E MUITAS VEZES SÃ?O INJUSTIÃ?ADO E PAGAM PELO NÃ?O FIZERAM!! (E A POPULAÃ?AO MUNDO INTEIRA TAMBÃ?M NÃ?O Ã? DIVIDIDA POR GENTE BOA E GENTE RUIM!!!)

  • Avatar
    20/08/2012 18:28:42ValquerAnônimo

    A PM, os políticos são um estrato da sociedade, assim como os médicos, bombeiros, professores, jornalisatas e tantos outros. O que ocorre que a sociedade faz uma relação equivoca entre a atividade e a caráter das pessoas, colando A como bom e B com ruim. Isso pode ser o fato por exemplo de bombeiros e médicos, serem relacionados como heróis, homens e mulheres boas, por estarem diretamente ligados a salvar vidas, cuidar de nossos filhos etc. Então erronamente se julga todos bons, enquanto políciais estão sempre lidando com segurança ostensivamente aramados , em lugares as vezes de risco, como presídios, locais onde se praticam crimes e políticos sempre lidam com orçamanento e recursos públicos, entao estes são relacionados como pessoas de pouca confiança. Ã? um erro de avaliação que pode ser problema de comunicação dessas classes, como da própia população e mídia que as vezes distorce a informação, ou seja a sociedade faz uma relação errada entre profissão e credibilidade.

  • Avatar
    19/08/2012 21:28:15José RobertoAnônimo

    Prezado, Sou major da PM... e por tantas que eu já vi a já ouvi, não me surpreende mais tanta ignorância... Acredito que não precisamos fazer nenhum tipo de campanha para recuperar a boa imagem, pois para esses, nunca à tivemos. Para alguns, vivemos a sombra dos resquícios da ditadura militar, e há necessidade de se falr mal indiscriminadamente... Na época da tomada do Alemão, ficou bem marcado o orgulho policial (seja civil ou militar) de participar de tamanho feito. Mas vejo que falar mal é mais legal... A cada dia Policiais dão e perdem a vida por pessoas desconhecidas e por uma guerra absurda, fruto de anos de descaso dos poderes públicos que perpetuam a política do "farinha pouca meu pirão primeiro"... Bons exemplos temos todos os dias para os olhos abertos a justiça e a razão. Ã?queles que só enxergam maldades e se engasgam com o sabor amargo das desgraças publicadas diariamente na mídia, jamais teram olhos para os bem feitores e heróis do dia a dia, e mais, jamais darão o braço a torcer... porque falar mal é muito mais prazeroso que elogiar... Aí eu pergunto de volta: Existe advogado justo? existe professor devotado? existe mecânico honesto? Eu, tenho certeza q sim...

  • Avatar
    19/08/2012 13:40:22LuizAnônimo

    Lamentável o preconceito da sociedade. Primeiro, a PM é tão corrupta quanto seus colegas civis. Não faz sentido estereotipar determinada categoria por sua administração militar. Por exemplo: dos últimos 5 chefes de Polícia Civil (delegados) 2 foram presos e condenados, um acusado de corrupção e só dois saíram ilesos. Infelizmente, essa máxima de igualar a todos na Polícia Militar faz com que os honestos se sintam menosprezados e queiram sair da Corporação. Tanto pelos salários ridículos como pelo desprezo social. O que sobrará na Polícia então?? Erra o jornalista ao achar que uma mera campanha fará qualquer melhora na imagem da PM. A própria Corporação, bem como a Secretaria de Segurança, estão mais preocupadas na imagem do Governador e do Secretário. Além disso, nenhuma campanha será capaz de esconder a péssima seleção da PM e o consequente serviço que presta. Solução? Não existe a curto prazo, tampouco na atual estrutura existente. O que contratamos hoje terá validade nos próximos 30 anos. E contratamos hoje só o pior para a Polícia Militar. Com apoio do Governo e da Secretaria de Segurança.

  • Avatar
    19/08/2012 12:11:31carlos m. soaresAnônimo

    O problema é que a formação e seleção dos policiais está nas mãos de pessoas que foram selecionados e formados pelos mesmos moldes errôneos...Isso aliado à polìtica de encher a.PM de policiais para que as ruas fiquem cheias de PM e a poluação se sinta segura...Será que existem mesmo 50.000 pessoas abnegadss e honestas disostas a ganhar R$ 1.000,00 para morrer numa troca de tirostirostiros? Estamos na verdade, pegando vários meliantes e lhes dando fardas, pistllas e licença pra matar... tar

  • Avatar
    19/08/2012 11:21:39Richard HollandaMembro SRZD desde 23/05/2011

    Infelizmente, esta é realidade! Os poucos que sujam a farda acabam produzindo o sentimento de que todos são assim. Sidney, um parente meu é um PM aposentado. Graças à Deus (E ponho minha mão no fogo!!!!), ele nunca se envolveu em casos de corrupção ou qualquer outro. Este meu parente se reformou em 2006 como Capitão e tinha uma única casa e um chevette ano 92, enquanto soldados e sargentos ostentavam mansões e carrões lançados há pouco tempo. Tenho muito orgulho deste meu parente, conseguindo tudo com muito e esforço e, principalmente, sendo honesto! Esta conscientização dos PMs e o trabalho da imagem deles, interna e externa, deve começar urgentemente!!!! Apesar de tudo, ainda confio nos bons policiais!

  • Avatar
    19/08/2012 10:41:47Nanci da RocinhaAnônimo

    Só que vive em comunidade sabe como os policiais tratam o povo. Quem mora no asfalto não sabe a realidade.

  • Avatar
    19/08/2012 10:35:46GLORIOSOAnônimo

    Ã? UMA SITUAÃ?Ã?O SIMPLES: AS PESSÃ?AS HONESTAS,ACREDITAM QUE EXISTAM PESSÃ?AS HONESTAS IGUAIS A ELAS.....E AS NÃ?O HONESTAS,Ã? CLARO,NUNCA VÃ?O ACREDITAR OU ADMITIR,ATÃ? POR QUESTÃ?ES DE AUTO DEFESA, QUE POSSAM EXISTIR PESSÃ?AS HONESTAS E PORTANTO,MELHORES QUE ELAS...

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.