SRZD


22/08/2012 12h29

Clima seco predomina no país e SP bate recorde de baixa umidade
Daniel Guimarães

O ar está muito seco em todo o Brasil. A cidade de São Paulo registrou na última terça-feira, 8% de umidade relativa do ar no aeroporto de Congonhas. Vale lembrar, que o ideal para o ser-humano é que a umidade esteja acima de 60%. Este baixo índice é o menor registrado desde 2009. Esta secura no ar pode causar problemas de saúde. O SRZD falou com a meteorologista do ClimaTempo, Patrícia Madeira, para saber quando o clima vai melhorar. Os dados não são nada animadores, já que a previsão de chuva para o Sudeste é para apenas sexta-feira. "O que melhora a umidade é a chuva, chuva regular. Na próxima sexta-feira uma frente fria vai avançar sobre o Sul, causará pancadas de chuva e amenizará a situação por lá e no Sudeste", explicou.

Em São Paulo não se registra chuva há mais de 30 dias e foi declarado estado de emergência, porém, o clima deve melhorar na sexta com a aproximação da frente fria. Segundo a meteorologista, a situação em São Paulo se agrava principalmente pela falta de chuva. "A chuva limpa a atmosfera, pois faz a poluição ir para o solo. Sem chuva, ela fica constantemente no ar ", disse. Para o Centro-Oeste, as notícias não são nada animadoras. "A melhora na região só deve vir na primavera, no início de setembro, onde acontecerão chuvas regulares", finalizou.

O tempo seco causa alguns problemas respiratórios. Para amenizá-los a recomendação é ingerir bastante líquido e não fazer exercícios físicos entre as 10h e as 17h, período em que a umidade do ar fica mais baixa. Também é indicado deixar um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir, lavar as narinas com soro fisiológico ou fazer inalações com o produto, manter os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira, evitar frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas.

Leia também:

- ONU diz que Brasil é o quarto país mais desigual da América Latina


Veja mais sobre:Clima

Comentários
  • Avatar
    22/08/2012 15:07:47Paulo FerreiraAnônimo

    O clima está horrível mesmo. Meu nariz fica seco o tempo inteiro e sangra quase todos os dias.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.