SRZD


24/08/2012 18h29

Freixo: 'Estamos propondo um maior cuidado com o dinheiro público'
Patrícia Raposo

foto:divulgaçãoO mundo do Carnaval viveu momentos de controvérsias nesta semana, quando o deputado estadual e candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) declarou, em entrevista a um telejornal, algumas de suas propostas com relação aos enredos desenvolvidos pelas agremiações, para o Maior Espetáculo da Terra. 

Em conversa com o SRZD-Carnaval, Freixo salientou que não tem nada contra nenhuma escola de samba, e que uma de suas maiores preocupações é o cuidado com o dinheiro público, além do compromisso de preservação com o interesse cultural da festa. O deputado disse, inclusive, que suas ideias são comuns às opiniões de diversas pessoas que vivem o mundo do samba. Pessoas estas, que o ajudaram na composição de seu manifesto à respeito do Carnaval carioca intitulado "Nossa Avenida vai além do Carnaval", lançado por ele no dia 29 de junho, na Câmara Municipal. 

"Existe um manifesto que não foi feito apenas por mim. Fiz com a colaboração de pessoas do samba que vivem o dia-dia, vivem o mundo do samba. O que a gente quer é fazer um debate profundo do Carnaval enquanto instrumento da cultura", explicou.

"Existe um processo de capitalização das escolas que tem feito com que elas percam completamente o compromisso com a questão cultural", completou.

Marcelo destacou ainda que não tem nada contra o Acadêmicos do Salgueiro, escola da qual se referiu na recente entrevista, ao citar seu enredo para 2013 como exemplo.

"Essas questões não têm nada a ver com escolas A, B ou C. Eu não tenho absolutamente nada contra o Salgueiro, tenho um carinho enorme pela escola, tenho muitos amigos Salgueirenses. O que eu fiz foi apenas dar um exemplo de enredo, mas poderia ter citado outros exemplos", lembrou.

"O que eu quis dizer é que qualquer atividade cultural, eu disse qualquer atividade, de qualquer área, seja ela na dança, no teatro ou na música, se entrar dinheiro público, o edital prevê contrapartida cultural", explicou.

foto:divulgação'Isso não tem nada a ver com controle ou censura', destacou.

O candidato frisou que não tem como objetivo interferir nas escolhas dos enredos das agremiações.

"Isso não tem nada a ver com dirigir, controlar ou censurar enredos. Qualquer edital prevê isso para qualquer setor. Por que na escola de samba isso não pode? Por que na escola de samba é visto como censura? Por que na escola de samba não pode ter prestação de conta?, indagou.

"Se eu dissesse que o estado teria que determinar os enredos, é evidente que seria inaceitável, mas não é isso, cada escola escolhe seu tema. O que a gente quer dizer é o seguinte: se for usar dinheiro público para preparar um desfile, tem de ter contrapartida para a cultura do Rio de Janeiro", completou.

Freixo também comentou que entende que algumas pessoas possam vir a não concordar com suas propostas, porém, não podem rotular como intervenção ou censura.

"As pessoas podem não concordar com a proposta, eu acho que é legítimo, tudo bem. Podem falar que preferem que tudo ocorra sem exigências, tudo bem também. Agora, não podem acusar de intervenção, não é isso", argumentou.

Marcelo concorda com a modernização do Carnaval e defende o resgate cultural

"Estamos apenas propondo um maior cuidado com o dinheiro público, e utilizando os mesmos critérios que já valem para qualquer outro setor da arte, para o Carnaval", detalhou.

"Senão o Carnaval virou só uma questão de mercado sem qualquer compromisso, e eu não acho que essa festa possa ser só uma questão de mercado. Acho que ela tem de ter sua modernização, sua importância para o turismo, que inclusive deve ser preservado, porém, precisamos resgatar o interesse cultural. E isso, só o poder público pode fazer", completou.

Para finalizar, Marcelo Freixo afirmou que continuará lutando por um debate com propostas dignas para o Rio de Janeiro.

"Esse estardalhaço todo que aconteceu pode ter vindo de pessoas que querem continuar com o modelo atual e que, de certa forma, se prevalecem e prevalecem muitos setores", opinou.

"Tem muita gente distorcendo minha proposta e também sei que farão uso político disso. Eu não retiro nada do que eu disse. Minha preocupação é debater boas questões e fazer um bom debate em defesa do Rio de Janeiro", concluiu.

Leia também:

- Freixo lança manifesto com propostas para o Carnaval

- Mocidade divulga carta em resposta a Marcelo Freixo


Veja mais sobre:SalgueiroCarnaval 2012

Comentários
  • Avatar
    02/09/2012 06:40:49JonathanMembro SRZD desde 04/01/2012

    Paremos de hipocrisia gente. O cara ta certo. Este ano temos aí uma das piores safras de enredos de todos os tempos. Enredos que ferem a essência do carnaval. Isto já passou dos limites, não é patrocínio, o que está havendo é publicidade mesmo. São marcas sendo expostas na avenida de forma "indireta". As escolas de samba tem tradição, história, raíz, não podem ser vendidas desta forma. O Marcelo Freixo foi muito corajoso ao levantar esta questão, nunca nenhum candidato tinha levantado antes. O que ele propõe é pelo bem da nossa maior manifestação cultural.

  • Avatar
    31/08/2012 11:10:10Rodrigo da Costa CoutinhoMembro SRZD desde 02/12/2009

    Freixo está coberto de razão! O dinheiro que a Prefeitura injeta no carnaval do Rio de Janeiro é alto. A verba repassada para as escolas deveria ser feita apenas para escolas que levarem para a Sapucaí os enredos de cunho cultural e social. Quem quer fazer enredo patrocinado, que fique apenas com o dinheiro recebido do patrocínio ou uma porcentagem reduzida em PELO MENOS 50% da verba disponibilizada da Prefeitura do Rio. PARABÃ?NS, Marcelo Freixo!

  • Avatar
    30/08/2012 19:35:48ROBERTOMembro SRZD desde 11/04/2009

    SE QUANTIDADE DE POSTAGEM VALESSE VOTOS,O SR.MARCELO FREIXO JÁ ESTARIA ELEITO PELO AMIGO ELANO DE SOUZA MARQUES AÍ EM BAIXO, CARAMBA...

  • Avatar
    29/08/2012 17:11:22evaristo lemosMembro SRZD desde 21/05/2012

    Fora freixo, o seu nome deveria mudar para frouxo. falar tanta besteira e ainda querer ser prefeito do RIO. Vai procurar tua turma. PARA PREFEITO DO RIO MARCELO PAES!!!!!!!!

  • Avatar
    28/08/2012 09:08:26Miroa ResacMembro SRZD desde 06/04/2012

    O Marcelo Freixo tá tão preocupado com o dinheiro público. será ? agora quer se referir a isso e aquilo. falou e provou que não tem conhecimento do carnaval ( deve ficar no camarote ou atra´s do trio elétrico na Bahia). mas não é por isso que vai perder. vai perder por mais. propostas em campanha são quase todas balelas de todos os candidatos, mas não saber da cultura de um povo de sua cidade, estado , país é pra arrebentar com sua campanha.

  • Avatar
    28/08/2012 08:45:50Quinha da portelaMembro SRZD desde 28/01/2012

    "Salve povo do Rio de Janeiro,O novo Messias está chegando.Ele entrará em nossa cidade pela Baía de Guanabara abordo de um catamarã.Ele fará que o sol brilhe mais forte no nosso Rio,os enfermos não mais sofrerão em hospitais,os alunos do município do Rio de Janeiro terão professores para todas as matériais,inclusives as de lingua estrangeira,os transportes sofrerão uma transformação: todos com ar condicionado e acesso facilitado para os cadeirantes e deficientes físicos e as passagem mais barata, a guarda municipal acabará com os cracudos que vivem atormentando nossa metrópole,não haverá mais mendigos,meninos de rua,enfim,com a graça do novo Messias o Rio de Janeiro será o novo Ã?dem.AAAAAAAAAAALLLLLLLLLLLLLLLeeeeeee e eeeeLLLLLLLLLLLLúuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.Oremos ao nosso Mestre, O Salvador do Rio de Janeiro.Desculpe irmão Carlos Oliveira,desculpe irmão Paulo Arruda pela minha blasfêmia. Peço que o nosso novo Messias me abençõe.AAAAAAAAAAAAAAAAMMMMMMMMMMMMMM MEEEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM M."

  • Avatar
    27/08/2012 19:40:41Elano souza marquesMembro SRZD desde 27/08/2012

    Ã? por isso que para prefeito do Rio: eu voto em MARCELO FREIXO

  • Avatar
    27/08/2012 19:40:24Elano souza marquesMembro SRZD desde 27/08/2012

    Ã? por isso que para prefeito do Rio: eu voto em MARCELO FREIXO

  • Avatar
    27/08/2012 19:39:28Elano souza marquesMembro SRZD desde 27/08/2012

    Ã? por isso que para prefeito do Rio: eu voto em MARCELO FREIXO

  • Avatar
    27/08/2012 19:39:17Elano souza marquesMembro SRZD desde 27/08/2012

    Ã? por isso que para prefeito do Rio: eu voto em MARCELO FREIXO

  • Avatar
    27/08/2012 19:39:05Elano souza marquesMembro SRZD desde 27/08/2012

    Ã? por isso que para prefeito do Rio: eu voto em MARCELO FREIXO

  • Avatar
    27/08/2012 19:37:34Elano souza marquesMembro SRZD desde 27/08/2012

    Ã? por isso que para prefeito do Rio: eu voto em MARCELO FREIXO

  • Avatar
    27/08/2012 19:36:21Elano souza marquesMembro SRZD desde 27/08/2012

    Ã? por isso que para prefeito do Rio: eu voto em MARCELO FREIXO

  • Avatar
    27/08/2012 19:35:59Elano souza marquesMembro SRZD desde 27/08/2012

    Ã? por isso que para prefeito do Rio: eu voto em MARCELO FREIXO

  • Avatar
    27/08/2012 19:35:32Elano souza marquesMembro SRZD desde 27/08/2012

    Ã? por isso que para prefeito do Rio: eu voto em MARCELO FREIXO

Comentar