SRZD



Hélio Ricardo Rainho/Carnaval

Hélio Ricardo Rainho/Carnaval

CARNAVAL. Profissional de Comunicação e Marketing, Hélio Rainho veio do teatro, sendo ator e diretor profissional. Autor da biografia do jogador Mauro Galvão e de várias peças teatrais. Nascido na Praça XI, chegou à Portela como jovem compositor nos anos 80 e passou a pesquisar escolas de samba e Carnaval. Idealizador do projeto "Quem És Tu, Passista?", um manifesto pela preservação do segmento, é padrinho dos passistas do Império Serrano e comentarista dos desfiles na Sapucaí. Twitter/Instagram: @hrainho.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



25/08/2012 21h22

A polêmica dos enredos 2013
Hélio Ricardo Rainho

Esta semana tive o prazer de gravar, nos estúdios do SRZD, com os companheiros de ofício Claúdio Russo e Rachel Valença, um vídeo com debate sobre os enredos das escolas do Grupo Especial para 2013. A tarde foi muito agradável e a conversa, ainda mais.

Antes de mais nada, é bom que se diga que essa função de "crítico" é das mais complicadas do ramo. Findo o trabalho, ficamos todos com aquela impressão: teríamos sido injustos em algum comentário? Pretensiosos? Pouco informados sobre algum detalhe que poderia renortear nossa opinião?

Sim, porque essa função de analisar debater e criticar é sempre muito complexa. Procuramos estabelecer critérios que privilegiassem as escolas de samba em si para opinar, então, sobre os enredos por elas escolhidos. De minha parte, prezados leitores, já antecipo que não sou dono da verdade nem manifesto minha "opinião pela opinião". Quando dou meu crivo pessoal, não o dou levianamente: exponho argumentos (e argumentos, eu bem sei, podem ser contestados). Somos todos, como diz aquele samba da Portela, "amantes e meninos sonhadores das escolas de samba". Amamos e respeitamos todas elas! Então jamais nos levantaríamos contra as escolas. Muito além disso: a crítica é para privilegiar as escolas em detrimento daquilo que não é samba e tenta se impor dentro do samba!

Antigamente não existia patrocínio. Era proibido. Lá pelos idos de 90 veio a liberação. Com ela, a confusão. Porque, como disse no debate, posso afirmar com autoridade - sendo publicitário e pós-graduado em Marketing - que a maior parte do que temos visto por aí não é patrocínio, é publicidade! Não estamos vendo empresas financiando enredos, estamos vendo empresas fazendo propaganda delas mesmas dentro dos enredos!

A escola de samba virou um outdoor! Samba-enredo virou jingle! Já vimos o samba que teve que falar da marca de computador, de leite condensado, da cerveja com número e tudo. De minha parte, acho um profundo mau gosto. E pior: essas empresas ainda não se deram conta de que a propaganda forçosa é um tiro no pé? Eu recomendaria que fizessem uma pesquisa: quantas pessoas acharam simpático o samba-enredo que vendia seus produtos na avenida? Sendo ou não puristas, tradicionalistas ou o que quer se seja, todos admitirão: é feio! Vai na contramão das tradições do samba.

Parece que, ano após ano, os enredos têm se tornado ainda mais publicidade do que patrocínio. A onda agora já não é mais falar do produto, mas anunciar a marca. Sim, a marca é o enredo. E vejam vocês o autêntico "samba do crioulo doido": uma escola faz um enredo sobre uma marca de cerveja, mas a emissora que transmite o desfile precisa baixar o áudio no refrão do samba, porque o anunciante de cerveja da TV é um e o que "patrocina" a escola é outro!

Gente, isso é vergonhoso!

As escolas de samba são e não são culpadas disso. Digo que não são porque a atual lógica dos desfiles e dos jurados só proporciona algum sucesso a quem tem dinheiro. Uma lástima, mas é verdade. Jurado gosta de luxo, Joãosinho Trinta!!! Mas não o luxo que o mestre ensinou. Porque Joãosinho nunca revolucionou nada pelo luxo do patrocínio, mas pelo luxo na concepção estética. Tanto que, além de consagrar a Beija-Flor como deusa da passarela em luxo e riqueza, maravilhosa escola que é, mostrou que poderia ser genial vestida de lixo... e foi! Hoje, enredos patrocinados tentam injetar nas escolas a criatividade luxuosa que Joãosinho Trinta tirava de suas mãos, de suas ideias, de suas sucatas. Diferença gritante...
É preciso que não se confunda críticas como esta a "purismo", "conservadorismo" etc. Não é.

Continuar acreditando que as escolas de samba têm vida, têm alma, têm discurso próprio, têm uma comunidade que as representa, não é "coisa da antiga". Quem quer alguma coisa diferente disso, que vá ao teatro, ao cinema. Escola de samba tem história, tem legado, tem raízes. É uma manifestação cultural. Eu não posso pegar o Bumba-Meu-Boi, a Festa do Divino, o Frevo e o Maracatu e transformar em outdoor. Nota zero para os publicitários, inclusive, que abusam de sua atuação e fazem isso. Patrocínio em escola de samba tem de ser igual em teatro e cinema: sem interferir nem querer aparecer no roteiro! Bote o dinheiro que quiser, distribua a marca nos ensaios, nas paredes...mas não dentro da história. Porque o público não está pagando ingresso para assistir a comercial publicitário. Só por isso. E é muito!

Essa lógica comercial desenfreada tem por justificativa a necessidade de se fazer "grande espetáculo" por causa da televisão que a transmite e comercializa. Escola de samba é escola de samba, não é programa de televisão nem DVD de prateleira de loja! A escola não tem que fazer a vontade da televisão e se descaracterizar, virar espetáculo visual segundo critérios impostos, precisando de dinheiro para "valorizar o produto televisão". A televisão que se valorize e se aproxime do produto que quer mostrar! Tem que se prestigiar a cultura, não o espetáculo!

Acredito, porém, que essa reflexão e essa imposição de limites ao patrocinador deva vir das escolas de samba, não de governos ou governantes. É uma reflexão interna, necessária, mas sem chancela política. Vem dai a minha reprovação a qualquer tentativa do poder público de controlar os patrocínios ou de negar subvenção às escolas usando critérios seus para definir o que é e o que não é cultural. Que o poder público requeira a necessária prestação de contas e a utilização das verbas destinadas às escolas com rigor, evitando desvios de recursos, tudo bem. Mas formar comissões para julgar se esse ou aquele enredo receberá subvenção?
Vai ter truta! Acreditar que uma secretaria ou departamento ou seja-lá-o-que-for decidirá se um enredo é ou não digno de receber subvenção? Isso é risível: duas semanas depois de instituído, quem me garantirá que este não será mais um setor do poder público recebendo propina para aprovar enredos escabrosos?

Acho que esta é uma importante questão a ser discutida dentro do carnaval. Mais do que ofender ou agredir escolas - e isso ninguém pode, nem deve fazer - deve-se repensar a lógica das escolhas dos enredos.
Mais patrocínio, menos publicidade agressiva dentro dos enredos das nossas escolas de samba! E que elas comecem a privilegiar o seu legado, em detrimento das exigências do "espetáculo".


Facebook Hélio Ricardo Rainho
Twitter @hrainho


Veja mais sobre:Carnaval 2013

Comentários
  • Avatar
    06/09/2012 00:23:13marcosMembro SRZD desde 30/09/2011

    A MINHA QUERIDA PORTELA JÁ TEM O MELHOR ENREDO DO CARNAVAL CARIOCA 2013,E TERÁ O MELHOR SAMBA COMO O DO ANO PASSADO ,RUMO AO TÍTULO DO CARNAVAL CARIOCA 2013 E COLOCAR 22 MEDALHAS DE OURO NO PEITO,RESPEITA A NOSSA MAJESTADE DO SAMBA,POIS TEM O MELHOR CELEIRO DE BAMBAS COMO POR EX; CANDEIA,CASQUINHA,HEITOR,MONARCO,VALDIR5 9,PAULO CESAR PINHEIRO,AGEPE,CANARIO,DAVID CORREA,DEDE DA PORTELA,NORIVAL REIS,VALTER ALFAIATE,PAULINHO DA VIOLA,CLARA NUNES,ELIZETH CARDOSO,LUIZ AYRAO,JOAO NOGUEIRA,NOCA DA PORTELA,MAURO DINIZ,NEI LOPES,DIOGO NOGUEIRA,DORINA,MARISA MONTE,TEREZA CRISTINA,IVAN LINS,ZECA PAGODINHO,GILBETO GIL,WILSON MOREIRA,TODOS PORTELENSES DE CORAÃ?AO E AINDA PAULO DA PORTELA COMO FUNDADOR E GRANDE NATAL O MAIOR PRESIDENTE DE ESCOLA DE SAMBA DO BRASIL E A MAIOR PORTA BANDEIRA VILMA DO NASCIMENTO A CISNE DA PASARELA PORTELENSE E O APAIXONADO NESIO DA TRADIÃ?AO QUE TEM O SEU GRANDE AMOR PELA A NOSSA QUERIDA PORTELA.

  • Avatar
    02/09/2012 07:10:10JonathanMembro SRZD desde 04/01/2012

    Concordo com o comentário do Antonio Carlos. Paremos de hipocrisia. O Freixo ta certo. Este ano temos aí uma das piores safras de enredos de todos os tempos. Enredos que ferem a essência do carnaval. Não é mais patrocínio, o que está havendo é publicidade mesmo. São marcas sendo expostas na avenida de forma "indireta". As escolas de samba tem tradição, história, raíz, não podem ser vendidas desta forma. O Marcelo Freixo foi muito corajoso ao levantar esta questão. O que ele propõe é pelo bem das nossas escolas e da nossa cultura. Amigo Carlito BF, o fato do Freixo ter mais votos na classe média não é ironia não. Ã? simples isso, a população menos instruída, que tem menos acesso a informação é mais fácil de ser iludida mesmo. Ã? natural isso. Porque você acha que se investe tão pouco em educação neste país?? A UERJ, nossa Universidade Estadual, por exemplo está sendo sucateada a anos, é a unica Universidade Publica do Brasil onde os professores não tem Dedicação Exclusiva e está em greve a quase 3 meses e o nosso governador, que é do mesmo partido do prefeito Eduardo Paes se recusa a sequer negociar. Fechou os ouvidos para os professores, estudantes e servidores. Ã? melhor que os fundos da campanha do Freixo venham mesmo de shows e de pessoas físicas do que virem de doações de mega-empresários, como acontece com os outros candidatos. Da aí você pode reparar pra quem cada um vai governar.

  • Avatar
    30/08/2012 22:01:05antonio carlosMembro SRZD desde 14/06/2012

    O amigo Ernani Peixoto tem razão. O que falta é transparência por parte dos administradores das escolas e isso não ocorre em quase em nenhuma delas tanto do Rio como de São Paulo. Fiz uma conta rápida e dá pra ver que muito dinheiro entra e pouco aparece. Em São Paulo por exemplo a presidente da escola vice campeã disse ter gasto em 2012 perto de 3.000.000 ( tres milhões) num desfile em que a escola doou 1.800 fantasias a comunidade ( exeto os sapatos que foi pago pelo desfilante ). Um desfile luxuoso digno de Beija Flor. Tá em vídeo no Youtube e dá pra comparar a superioridade plástica em realação a muitas escolas do Rio e S. Paulo ( inclusive muito superior a escola campeã ) que receberam muito mais dinheiro. Neste aspecto o candidato tem razão e todos mundo que não acredita em papai noel sabe que é tudo muito nebuloso no carnaval. Azar das escolas pequenas que recebem pouco dinheiro público e não tem patrocinio e nem a midia a seu favor. Elas são a verdadeira resistencia da cultura e do carnaval. Agora o dilema: E se o carnaval voltar para o setor público com aqueles enredos maravilhos o que vimos ( quem não viu não verá jamais ) e se formar cabides de empregos roubando descaradamente o dinheiro público. EM QUEM ACREDITAR?

  • Avatar
    29/08/2012 05:48:07Quinha da portelaMembro SRZD desde 28/01/2012

    Meu caro Carlito BF,esse livro tem gravura?Porque se não tiver,ele não vai entender nada.Deu prá perceber,né.Abraços!!!!!!!

  • Avatar
    28/08/2012 11:32:06Quinha da portelaMembro SRZD desde 28/01/2012

    "Salve povo do Rio de Janeiro,O novo Messias está chegando.Ele entrará em nossa cidade pela Baía de Guanabara abordo de um catamarã.Ele fará que o sol brilhe mais forte no nosso Rio,os enfermos não mais sofrerão em hospitais,os alunos do município do Rio de Janeiro terão professores para todas as matériais,inclusives as de lingua estrangeira,os transportes sofrerão uma transformação: todos com ar condicionado e acesso facilitado para os cadeirantes e deficientes físicos e as passagem mais barata, a guarda municipal acabará com os cracudos que vivem atormentando nossa metrópole,não haverá mais mendigos,meninos de rua,enfim,com a graça do novo Messias o Rio de Janeiro será o novo Ã?dem.AAAAAAAAAAALLLLLLLLLLLLLLLeeeeeee e eeeeLLLLLLLLLLLLúuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.Oremos ao nosso Mestre, O Salvador do Rio de Janeiro.Desculpe irmão Ernani Peixoto pela minha blasfêmia. Peço que o nosso novo Messias me abençõe.AAAAAAAAAAAAAAAAMMMMMMMMMMMMMM MEEEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM M"

  • Avatar
    28/08/2012 10:16:07Ernani PeixotoMembro SRZD desde 08/04/2009

    PARA : QUINTA DA PORTELA, CARLITO bf, PURO SANGUE AZUL, COM ESSES NOMES SÃ? PODIA TER MESMO ESSES COMENTÁRIOS, PURO SANGUE PRA MIM Ã? NOME DADO PARA DESIGNAR TIPO DE CAVALO , QUINTA DA PORTELA NEM SE FALA, Ã? DOENTE, ACREDITA TANTO NA SUA AGREMIAÃ?Ã?O QUE SE POIS COM O SOBRE NOME DA DITA CUJA. ENFIM , QUERIDA VOCÃ? JA CONHECEU ALGUM CANDIDATO A PREFEITURA DESSA CIDADE QUE MORA EM BAMGU????????? ENTÃ?O QUERIDO AVAI SE CATAR, MUDA O DISCURÃ?O, QUEM SÃ?O VOCÃ?S ? TEM PLANO DE SAÃ?DE? TRABALHA NA PREFEITURA, OU Ã? DONO DE IMPREITEIRA? QUANDO NÃ?O SE TEM CONECIMENTO DE CAUSA, OU SE QUER ENTENDE OU SABE SOBRE PESSOAS DO BEM, CULTURA NEM SE FALA, PALAVRA QUE PARA ESSAS PESSOAS SIGUINIFICA FREQUENTAR UMA QUADRA DE ESCOLA DE SAMBA. FICA CALADO, ESSES ARGUMENTOS DE IPOCRESIA POPULESCAS, QUE AINDA SOBREVIVE NOS RECALQUES CLASSISTAS. PARA O PORTELESE FICA AI SENTADO ESPERANDO O TÍTULO QUE ELE PROMETEU, MAS SENTADO PARA NÃ?O CANÃ?AR. QUANTO A NITEROI, VAI MUITO BEM OBRIGADO!QUE SABE ELE FICOU COM PENA DA GENTE E VEIO PARA ABRIR NOSSOS OLHOS. NÃ?O SE ESQUEÃ?Ã?O DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NESSA CIDADE Ã? PURA OBRIGAÃ?Ã?O, DEVIDO AO NUMEROS DE EVENTO INTERNACIONAI QUE ESTÃ?O POR VIR. E SE ELE SAIU DO PT Ã? PORQUE O PT NÃ?O TA VALENDO MAIS NADA MEU QUERIDO, O QUE SOBROU SÃ? DEUS SABE ATÃ? QUANDO VAI AGUENTA FICAR POR LÁ. AGORA QUER UM CONCELHO, LÃ? JORNAL, MAS JORNAL HEIM, NÃ?O Ã? JORNAL QUE SÃ? FALA DE FUTEBOL E CUSTA 0,50 CENTARVOSSSSSSS COMO DIZ NOSSA AMIGA NO ZORRA TOTAL.

  • Avatar
    27/08/2012 20:41:50William FerreiraMembro SRZD desde 23/05/2010

    Ã? muito bom que os profissionais que possam colocar suas observações, façam tais colocações e abordem todos os fatores possíveis. Realmente não anda muito legal esse mundo chamado desfile de escola de samba! A tal da Globo muda horário, define número de escolas, deve exigir certo nível plástico, enfim para garantir a qualidade do seu produto, ou seja as escolas são dela, o desfile é dela! Já vimos escolas dá aula de samba no pé, porém um pouco menos pomposa que outras apenas luxuosa e aí o resultado é uma colocação ruim... além do mais aqui nesse país que eu amo, infelizmente tudo é feito pelo dinheiro, basta alguém acenar com as cifras e pronto! Ninguém tem coragem de questionar. é sim senhor! Diga-me que obedeço! Pois a grana na mão é o que interessa.

  • Avatar
    27/08/2012 14:54:02Nidia Jussara FdasilvaMembro SRZD desde 25/06/2012

    Seria muito bom que todos os presidentes e suas diretorias e todos aqueles interessados em realizar com dignidade o desfile das Escolas de Samba,lessem seu texto e caíssem na real.

  • Avatar
    27/08/2012 14:04:30André AlbuquerqueMembro SRZD desde 30/05/2009

    Hélio, seu texto seria perfeito, se ao final não sugerisse uma condição utópica. Não existe reflexão interna em instituições comandadas, em sua maioria esmagadora, por pessoas que não tem a menor condição de separar seus interesses pessoais e privados dos interesses de suas escolas. Uma grande parte desses enredos "patrocinados" é explicado por essa constatação. Se formos falar, então, da necessária capacidade intelectual para tal reflexão, aí mesmo é que desanda tudo...

  • Avatar
    27/08/2012 11:28:56Quinha da portelaMembro SRZD desde 28/01/2012

    Será porque o Homem do bem não se candidatou por Niteroi?,certamente teria vencido,mas a bufunfa seria menor.homem de bemkkkkkk,tem gente que deve acreditar em papai noel,coelinho da pascóa,etc..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    27/08/2012 09:42:24Ernani PeixotoMembro SRZD desde 08/04/2009

    Tão fritando um homem de bem. Ninguém fala da ditadura imposta pelos presidentes das agremiações em relação a capitação de dinheiro para o carnaval, eles vendem até a mãe, Os carnavalesco omissos que tem que enterrar a opnião dessas pessoa que nem cultura sabem o que é. ficam agora do lado deles , afinal de contas não vão perder a boquinha não é mesmo.fica todo mundo dando opnião, porque antes era assim agora é assado, a verdade é que todo mundo gosta de dinheiro, e nesse caso é muito dinheiro, mas muito mesmo. e afinal de contas, fazer um carnaval do bom, não custa tão caro assim é só fazer as contas com que entende de custos, dando ex; ganham dinheiro igual ao da beija-flor, e qual delas gasta o que a beija gasta??? Nós vivemos num estado que a informalidade e cultural, tudo tem o seu jeitinho, é no transporte, na cultura, no esporte e na educação. jogam uma purpurina no nossos olhos e todo mundo acha maravilhoso. O problema, foi ele querer falar uma lingua um pouco à mais de que essa gente conhece e pronto, cairam em cima dele de pau e pedra, esse tipo de coisa a gente finge que nem ver, joga um brilho em cima e eles adoram. Falar de direitos e responsabilidades com essa gente é dar tiro no pé.

  • Avatar
    27/08/2012 06:43:18Quinha da portelaMembro SRZD desde 28/01/2012

    O que essa gente esquece ou conhece carnaval a pouco tempo e só pelos meios de comunicações,não vai as quadras,aos barracões,enfim,não conhece de verdade o mundo do samba.O carnaval erá uma coisa horrenda,uma multidão atrapalhando o desfile das escolas,elas atravessavam o samba,era muito cansativo ver um dasfile.depois que a casa foi arrumada,passou a se ter regras,as escolas condições de fazer um espetáculo bem melhor.aparece um político de araque querendo mamar nas tetas do carnaval carioca.infelismente eu tive que ler um comentário que dizia que a culpa da porto da pedra descer foi da Danone.Pelo Amor de Deus,patrocínio ou não é de responsabllidade da escola ou ela se dá bem ou da um tiro no pé.E esse dinheiro público? Vocês acham que o carnaval das escolas é bancado pela prefeitura?Quem faz com que vários transatlânticos atraquem no porto do Rio de Janeiro? Ã? a prefeitura?Quem faz com que essa cidade fique lotada de turistas,os hoteis sem vagas,milhões de dólares entrando na cidade? Ã? a prefeitura?Imaginem se as escolas a 06 meses do carnaval anunciam que não terá desfile? A prefeitura vai colocar funcionarios municipais prá desfilar na avenida?todo filho bonitinho quer ser adotado,tá tão preocupado assuma o grupo de acesso que precisa de ajuda?A minha alegria é que esse conversa fiada não será eleito.

  • Avatar
    26/08/2012 17:39:42Amigo da Onça.Membro SRZD desde 02/05/2009

    O CURIOSO Ã? QUE.... NA ERA DOS BICHEIROS( NÃ?O ESTOU AQUI APOIANDO NEM TÃ?O POUCO CRITICANDO ) MAS.... O APOIO DELES FOI O PERIODO MAIS CRIATIVO E ESPONTANEO DOS ENREDOS E INCENTIVOS AOS CARNAVALESCO ASSIM COMO JOÃ?O 30 E O FERNANDO PINTO GRANDES EXEMPLOS. E O QUE VIMOS??? GRANDES CARNAVAIS , GRANDES ENREDOS.... HOJE NÃ?O PODERIA HAVER O PATROCINIO SEM A NECESSIDADE DO PATROCINADOR VIRAR ENREDO??? CLARO QUE TODOS SABERIAM QUEM SERIA O PRATROCINADOR....Ã? OBVIO ! MAS....

  • Avatar
    26/08/2012 17:39:20RENATO POUBELMembro SRZD desde 07/01/2010

    Acho que todos sabem pq estas escolas estão reclamando... sabemos tb que se poderiam apenas reclamar, mas fazem questão de fazer campanha ao candidato da situação. Todos sabemos o quantosão nebulosos os carnavais da LIESA... e o resultado do grupo de acesso que o atual prefeito falou que ai fazer acontecer... que não ia ter junção de grupo no acesso cade a tal moralidade? PIZZA... todo mundo sabia... e as escolas como São Clemente, Porto da Pedra entre outras ditas menores ( p mim menorers só na influência política), que fazem belos carnavais e sempre ficam, mesmo com os elogios da crítica especializada, nas últimas posições. para mim, existe uma sujeirada muito maior do posso aqui escrever... Muito bem FREIXO.... carnaval é acima de tudo cutura......

  • Avatar
    26/08/2012 13:40:49Luiz ClaudioMembro SRZD desde 11/01/2012

    Porto da Pedra que o diga. A Danone conseguiu rebaixar a, sempre bem organizada, escola de São Gonçalo!!!

Comentar