SRZD


27/08/2012 09h18

Salgueiro em defesa do samba!
Raymondh Junior

Neste último fim de semana, estive na quadra do Acadêmicos do Salgueiro, bom, e para minha surpresa, fui abordado por um torcedor perguntando-me o motivo pelo qual eu não ia na escola de samba dele (neste caso, estou optando por não divulgar o nome da agremiação). Quero deixar claro que vou a todas as agremiações, sempre que sou convidado. 

Mas vamos ao que de fato interessa, a convite, estive no Salgueiro para deixar também minha assinatura no manifesto em defesa do carnaval carioca. Pois é, depois das declarações de um certo candidato a prefeitura do Rio de Janeiro, que tumultuaram opiniões no mundo do samba, a liderança da Presidente Regina Celi, uma mulher a frente do seu tempo, com um potencial extraordinário de perceber o sentido que nossa festa representa para a cultura deste país, está conclamando salgueirenses e foliões, de todo Brasil para também assinarem este documento que representa na verdade, a resistência do samba, este mesmo samba que tanto já foi perseguido, que tempos atrás fora obrigado a se agrupar em temas nacionalistas sob a pena de ser punido, agora sofre a pressão de se ver preso a uma certa dica de "enredo cultural" sob pena de se perder recursos financeiros do governo municipal. Proposta esta, que anteriormente, numa outra publicação, eu já havia divulgado minha opinião contrária. Onde será que alguns governantes querem chegar?

O Salgueiro, referência do samba, uma das instituições culturais mais importantes deste país, se encontra mais uma vez na vanguarda em defesa dos direitos do carnaval carioca, lutando pela preservação do que temos de mais importante: a liberdade. Foi com muito esforço, com muita luta, garra e determinação de gente que deu a vida pelo samba que chegamos onde chegamos, gente como Cartola, Joãosinho Trinta, Dona Ivone Lara, Dona Neuma, Pixinguinha, Tia Ciata, Noel Rosa, e tantos outros que dedicaram uma vida para que hoje pudessemos ser livres para cantar e contar o que quisessemos na avenida.

Aplausos! Aplausos! E mais aplausos! A toda Academia do Samba, aos intérpretes, ao casal de carnavalescos Renato Lage e Márcia Lávia, a todas as alas, a diretoria, e a brilhante administração de Regina Celi, que tem com toda delicadeza e sensibilidade nos proporcionado momentos relevantes para a história do carnaval carioca, aos salgueirense todo meu carinho e admiração por comprarem esta briga, que não pode ser considerada política, mas sim uma briga pela vida do samba e do carnaval deste país.

Este é um momento em que os amantes do samba não podem se calar, devem sim, se expressar, a favor do que acham justo e bom para o presente e futuro do carnaval. Este humilde blogueiro, que já enfrentou muita polícia nas ruas do Rio de Janeiro em defesa do passe livre para os estudantes, que já fez muita passeata com os movimentos sociais a favor dos menos favorecidos deste país, mais uma vez, está a disposição de mais esta luta, que o Salgueiro, muito bem soube trazer para si, e mostrando ao mundo que juntos somos fortes, sim. 

Avante Salgueiro! Avante amantes do samba!

Axé!


Veja mais sobre:SalgueiroCarnaval 2013

Comentários
  • Avatar
    29/08/2012 11:18:26Clemir BarbosaMembro SRZD desde 13/03/2012

    Amigo seus comentários são muito pertinentes, mas vale a pena ressaltar que a opção dos temas nacionalistas partiu das próprias escolas como uma tática de afirmação junto a sociedade, isto é, foi interno esse processo e não uma pressão externa. Abçs

  • Avatar
    29/08/2012 10:02:20S.GonçaloMembro SRZD desde 17/07/2011

    Olha o que se percebe é que o jornalista em questão está sendo bastante incoerente, há meses atrás ele defendia com unhas e dentes um ponto de vista contra os enredos não culturais ou patrocinados, agora defende o enredo do Salgueiro que não tem nada da cultura do samba, vai homenagear celebridades das revista caras, "socialites", um enredo até bem burguês. Jornalistas assim perdem a credibilidade em relação aos seus comentários, infelizmente.

  • Avatar
    28/08/2012 23:10:41Iverson SilvaMembro SRZD desde 03/04/2012

    Aplausos siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim Sinto falta de quando a Velha Manga andava na Vanguarda do Samba, como o Salgueiro está fazendo agora.... CONTRA BURGUÃ?S VOTE 16 Ã? PSTU CYRO GARCIA EDUARDO PAES FREIXO RODRIGO MAIA Ã? TUDO IGUAL

  • Avatar
    28/08/2012 21:46:02André CurvelloMembro SRZD desde 05/04/2012

    Ei, eu entendi bem o que alguns que aqui não defendem o samba e sim a candidatura de Freixo estão querendo dizer??? O Raymondh Júnior fazendo campanha para Eduardo Paes??? Caiu de rir aqui, por favor. Vou falar um pouco, conheço o Raymondh Júnior há muito tempo, bem antes dele escrever em outro blog, antes de esta aqui no SRZD, o cara foi Gabeira em 2008, fez campanha para Marina Silva Presidente e Gabeira Governador em 2010, e pelo que eu saiba até o momento, até nas postagens que o vejo no facebook ele vota no Rio de Janeiro em Rodrigo Maia Prefeito, pelo que percebo, eu vi a capa do facebook dele, realmente é de um candidato do PT, mas não o mesmo PT que apóia Eduardo Paes e tem como vice o vereador Adilson Pires, e sim o PT de uma cidade da Baixada Fluminense, o que não tem nada haver com o Sr. Eduardo Paes. O Freixo precisa se retratar com o samba, só isso. Valeu Raymondh estamos juntos! Embora eu vote em ASPÁSIA CAMARGO 43 !

  • Avatar
    28/08/2012 21:37:29Paulo Barros é 10!Membro SRZD desde 03/04/2012

    Só sei que nós somos o SAMBA e político nenhum que viva de oportunidades baratas vai conseguir tirar isto de nós!

  • Avatar
    28/08/2012 16:05:13Marcos BorsoiMembro SRZD desde 26/08/2012

    Se vc olhar a capa do facebook do colunista vai entender o texto dele facebook.com/raymondh.junior , PT é vice do Eduardo Paes. Sem mais. Um desserviço ao carnaval este texto.

  • Avatar
    28/08/2012 13:13:04Ana CasadoMembro SRZD desde 12/10/2011

    Salgueiro é amor que mora no peito, com todo o respeito, o Rei da Folia!!!!! Somos a família salgueirense com uma leoa à frente, esta é a diferença!!!!!!Valeu!!!!!!!!!!!!Obrigad o por suas palavras contundentes!!!!

  • Avatar
    28/08/2012 11:44:27Felipe DamicoMembro SRZD desde 28/04/2009

    "Esta proposta do Marcelo Freixo do PSOL extremamente de direita, fascista e autoritarista," Ã? pra rir né? Muito infeliz tal coluna, mostra o despreparo intelectual do autor.

  • Avatar
    28/08/2012 00:48:37Thiaguinho FonsecaMembro SRZD desde 05/04/2012

    Pra cima deles Salgueirãoooooo

  • Avatar
    28/08/2012 00:25:22Salgueiro Academia do SambaMembro SRZD desde 24/03/2012

    Obrigado pelo carinho com a Academia do Samba! Nossa presidente é 10 mesmo! NÃ?O FECHO COM O FREIXO!

  • Avatar
    27/08/2012 21:58:41Daiana LewrysMembro SRZD desde 03/04/2012

    Gente, as pessoas gostam mesmo de polêmica, o blogueiro publica matéria de nível cultural ninguém comenta, é só largar uma bomba, geral aqui presente. Gosto muito kkkk

  • Avatar
    27/08/2012 21:35:17Fernando GabeiraMembro SRZD desde 17/02/2012

    Pelo que conheço deste rapaz, blogueiro neste site, ele não votaria em Eduardo Paes, como a presidente do Salgueiro Regina Celi já declarou seu voto. Por este motivo acho não se tratar a opinião do blogueiro de um fato político, e sim de opinião, como deve ser a função de um, blogueiro. Boa matéria. Agora é certo também, que num período eleitoral militantes de diversas vertentes irão se posicionar aqui a favor de seus candidatos.

  • Avatar
    27/08/2012 21:18:06Cacá RibasMembro SRZD desde 07/04/2012

    Havia um tempinho que eu não publicava aqui, mas quando vi a propaganda na matéria do facebook, não me contive. Esta proposta do Marcelo Freixo do PSOL extremamente de direita, fascista e autoritarista, mas tudo bem, esse rapaz não vai ganhar mesmo eleição... Salgueiro de parabéns. Valeu pelo toque Raymondh

  • Avatar
    27/08/2012 21:12:10Dênnis FerrMembro SRZD desde 07/04/2012

    Concordo em gênero, número e grau com o blogueiro, essa luta é pelo samba, e esse Freixo é mesmo um fanfarrão, oportunista, pensou que ia ganhar os sambistas com uma proposta ridícula, não se trata de defender enredo patrocinado, se trata de liberdade pra todos. Eu não voto FREIXO, eu não voto no EDUARDO PAES, mas eu sou do samba SIM Valeu Raymondh Júnior

  • Avatar
    27/08/2012 14:50:39RICARDO DELEZCLUZEMembro SRZD desde 10/04/2009

    Engraçado como estes presidentes que hoje se apresentam como paladinos da democracia. Estes que defedem a "liberdade" de receber verbas públicas a qualquer custo. Estes que hoje se reunem para discursos e notas de repúdio a um candidato de oposição ao que eles representam. Estes presidentes são os que perseguem e defenestram os que discordam de suas idéias. São os que expurgam componentes rebeldes das escolas. São os que fulminam oposições perpetuando-se no poder. São os que defenestram os critícos de suas geniais gestões. São os que tornam "personas non gratas" até quem simplesmente apoia as idéias do Freixo. Sem lucro não tem democracia? Amanhã vai ser outro dia

Comentar