SRZD


28/08/2012 16h42

Análise dos enredos 2013: Salgueiro
Redação SRZD

Dando continuidade à série "Análise dos enredos 2013", onde blogueiros do SRZD-Carnaval conversam sobre cada tema escolhido, divulgamos nesta terça o debate sobre "Fama", enredo que o salgueiro levará para a Avenida no próximo Carnaval.

Os blogueiros Cláudio Russo, Hélio Ricardo Rainho e Rachel Valença são os protagonistas da análise.

Nesta quarta, não perca a análise da terceira escola a desfilar em 2013, a Unidos da Tijuca!

Confira o vídeo: 

- Análise dos enredos 2013: Inocentes de Belford Roxo


Veja mais sobre:SalgueiroCarnaval 2013

Comentários
  • Avatar
    16/09/2012 15:44:15LucasMembro SRZD desde 06/07/2012

    Se em 2011 a Comissão de Frente do Salgueiro se chamava "Em Busca da Fama" será que em 2013 será o mesmo nome ou a mesma comissão ? (Sei q a mesma comissão não é mas quem sabe o nome)

  • Avatar
    09/09/2012 11:49:38Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    Acho que ser a Segunda Escola a Desfilar + Esse Enredo Porcaria =Salqueiro não vai arrumar nada nesse Carnaval.

  • Avatar
    06/09/2012 10:23:29Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Querido amiguinho paulistano Antônio Carlos... não entendi muito bem o que significa pra ocê "pegar pesado". Se for com relaçãos as críticas, as vezes são necessárias. Mais não são descabidas. Todas são embasadas em fundamentos sólidos, de argumentos retirados daquilo que as escolas nos apresenta em termos de preparativos de carnaval. Sempre ouvi falar que quem tá na xuva é para si molhar, então... Quanto a pegar mais leve com certas pessoinhas é quase inevitável, pois muitas delas são arrogantes e prepotentes, algumas difalçadas de humildezinhos e dipromáticos. Mais é só acossar um pouquinho a maquiagem disbota fazendo aparecer quem realmente tá apor trás da cara enlatada. No mais, agradeço sua lembrança de eu. Ã? muito bom e salutar ver pessoas bem humanas e cordiais tecrando nesse espaço. E o melhor de tudo é saber que o samba pode provocar encontro entre nós. Obrigado pelas palavras. Não sei si vou poder postar com tanta frequencia, mais diante de palavras tão doces não tenho como, no mínimo fazê um esforço pra continuar entre pessoas como você. Um grande abracinho e seje feliz por toda sua vida. Inté!!! Olé!!! (com a devida licencinha do Felipe Verderosa)

  • Avatar
    06/09/2012 10:15:15Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Querido Felipinho verde e rosa... uma das coisas que mais detesto e detestei nesse laongo pecurso da minha nada mole vida foi viver jogando confetes aleatoriamente pra ganhar FAMA de dipromática e gente boa. Portanto, tudo quando falo, falo com o coração. Você faz análises bem interessantes sim e quando elas se referem a sua querida Manga, cê não isenta ela de críticas e de expor a realidade dos fatos. Por isso te admiro e quero ter vosmicê sempre na galeria dos meus amiguinhos virtuais imortais. Sinceros abracinhos e muito sucesso na sua vida. Até!

  • Avatar
    05/09/2012 17:27:39Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Considero-me contemplado pelas análises dos três blogueiros-sambistas, que têm suas carcterísticas, digamos, um pouquinho discordantes umas das outras. Mas, nada que possa ser considerada divergência de princípio na concepção ou filosofia de analisar enredo carnavalesco. Para não me alongar e ser o mais objetivo possível. Considero que do ponto de vista da informação, aqui sem nenhum sentido corporativista pelo fato de eu também ser jornalista, a existência do "racha" entre o departamento cultural salgueirense e a dupla de carnavalescos Lage, por ela prestado enaltece as qualidades de Rachel Valença. Parabéns. Por fim, considero, agora, analisando os sambas concorrentes que a Academia do Samba historicamente nem sempre combinou belos e grandiosos enredos & desfiles com excelência em samba-enredo. Considero um exemplo disto, o emblemático, popularíssimo "Peguei Um Ita No Norte", que não tem letra e melodia assim tão belas. Ã? isto que analiso no texto acerca dos sambas concorrentes da Vermelho-Branco Tijucana. Quem se interessar em lê-lo enviarei-o com satisfação através de meu E-mail [email protected] Saudações carnavalescas, Almir portelense de Macaé.

  • Avatar
    03/09/2012 23:45:19antonio carlosMembro SRZD desde 14/06/2012

    CORRIGINDO: DUQUESA AO INVÃ?S DE CONDESSA.

  • Avatar
    03/09/2012 23:42:39antonio carlosMembro SRZD desde 14/06/2012

    Condessa. Voce não morre mais. Segundos antes de linkar neste texto de análise do enredo do Salgueiro lembrei-me de voce. A Condesa sumiu ( sei que vc é SALGUEIRENSE). EIS QUE AO LER OS COMENTÁRIOS ESTAIS AQUI NOVAMENTE. BOM RETORNO. Só não pegue muito pesado nas "broncas" pois nós na maioria somos bebezinhos ao comentar carnaval ante seu vasto conhecimento do carnaval carioca. Um abraço paulista e continue conosco.

  • Avatar
    03/09/2012 22:34:10VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Duquesa! Obrigado pelos elogios! Receba todos em dobro! Como diz nosso amigo Almir, você tem gabarito para ser blogueira do site. Venha comentar mais! Ã? sempre bom ter pessoas intelectuais e coerentes neste espaço! Até! VerdeRosaFT olé

  • Avatar
    03/09/2012 09:39:52Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Mais não resisto por isso vou comentar um pouco. A grande discussão sobre esse enredo do Sal feita por alguns comentaristas fica apenas restrita a revista Caras. A tal revista vai patrocinar. Não será a história dela que será decantada na avenida, mais sim o objeto do seu conteúdo: a fama de celebridades. Fama... eis a questão em foco. Palavrinha tão nanica, mais com uma repercussão fuderosa na trajetória humana. Este tema é um novo desafio para Renato, sobretudo pro Salgueiro. Embora carnavais com este perfil já tenha sido testado com bons resultados como foi o caso do fogo e do tambor. Fama não reúne elementos tão folclóricos (elementos retirados da cultura popular), com por exemplo sugeria Tambor e Rio no cinema. A principio, esse negócio de busca pela fama parece ser um desejo atual por causa das mídias que hoje invadem nossas casas provocando tentação. Mais a sinopse deixa claro que não. Eles foram aos primórdios pra argumentar, mostrar como esse desejo se manifestou nos homens que não se fizeram de rogados e decidiram escalar essa subida iluminada pela vaidade. O texto segue o padrão dos anos anteriores: leve, solto, conciso, cordilizada igual a desse ano (sinônimo de 10 novamente). Em cada estrofe, praticamente retrata-se um setor. Senti falta de deboches mais escancarados, principalmente quando se faz referência aos alucinados pela fama nos tempos modernos. Mais existe um tom crítico e um leve tom irônico permeando toda sinopse. Isso é observado já na citação das tumbas e das múmias egípcias que até hoje figuram no rol da fama cinematográfica e por pouco eles não tem seus nominhos escrevidos na calçada da fama hollyoowdiana (é só baixar num centro esprita e resolvê esse probreminha). Não tenho dúvida que Salgueiro fará um belo carnaval.

  • Avatar
    03/09/2012 09:19:26Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Meu querido... como tu tá? Como tá tu? Também tive saudades. Pessoas como você engrandecem esse espaço. Não é fanático. Não é alucinado. Sabe das dificuldades da sua escola e não tem medo de colocar o dedo na ferida. Eu o considero isento de intenções medonhas. Sempre comenta com imparcialidade. Realmente, tou sem tempo. Talvez nem comente mais. Tenho saudade de está no espaço e ter contato com comentaristas como você. Abracinho e até qualquer dia, mô bem.

  • Avatar
    31/08/2012 08:01:27VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Duquesa! Quanto tempo... Comente mais! Até! VerdeRosaFT

  • Avatar
    30/08/2012 17:59:45Marcelo Rio RioMembro SRZD desde 30/08/2012

    O SALGUEIRO TEM HISTORIA,,,,,,,,,,,TEM RESPONSABILIDADE, E SO ESCUTAREM OS SAMBAS, QUE VERAO A HISTORIA RETRATADA POR UM, CARNAVALESCO SUPER CAMPEAO.

  • Avatar
    30/08/2012 16:08:35Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Finalmente um muié pra comentar sobre enredos nesse crube do Bolinha. Gostei da senhorinha aí, mais espero sempre algo mais profundo. Nesses dias eu boto minhas fuças de novo aqui pra fazê umas observaçõezinhas sobre o pífeo, engessado, pinicado e pataquado carnaval de 2013. Até lá criançada!

  • Avatar
    30/08/2012 13:10:35Josias de FreitasMembro SRZD desde 18/07/2012

    Gosto dessa coisa que duvidem do Salgueiro e da sua capacidade. A escola é voltada para quebra de paradigmas. A escola tá quietinha fazendo o seu trabalho da melhor maneira. Como o Julio Schittini disse: Isso tá parecendo Tambor que todo mundo falava mal sem ver o desfile. Salgueiro sem o peso do favoritismo ele vai leve. E esse ano não somos favoritos, somos candidatos ao titulo, porém não favoritos. A escola tá mantendo uma regularidade de enredo, Rio no Cinema, História sem fim, Cordel Branco Encarnado, Rio cidade maravilhosa, todos enredos leves, com a cara do Salgueiro e muito bem desenvolvidos. Esse enredo é mais um que vai entrar pra galeria da Academia do Samba. E se deixarem chegar, o Salgueiro pega esse titulo.

  • Avatar
    29/08/2012 15:54:00HeltonMembro SRZD desde 30/06/2011

    O que ficou claro é que tudo pode só depende de qual escola fazer ou trazer . Isso esta acabando com o carnaval!

Comentar