SRZD


29/08/2012 19h33

Análise dos enredos 2013: Unidos da Tijuca
Redação SRZD

A terceira escola a ter o enredo analisado por blogueiros do SRZD-Carnaval é a Unidos da Tijuca, seguindo a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2013.

A agremiação vai levar para a Avenida o enredo "Desceu num raio, é trovoada. O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada", que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros.

Nesta quinta, a escola a ter o enredo analisado será a União da Ilha!

Confira a análise no vídeo abaixo a opinião de Hélio Ricardo Rainho e, na sequência, o parecer de Cláudio Russo e Rachel Valença:

Rachel Valença

Este pode não ser um grande enredo, pode não ser o enredo dos sonhos de um carnavalesco, mas o fato é que Paulo Barros já deu o seu jeito. A boa sinopse, feita em parceria com a equipe da Casa da Ciência, que desde 2002 colabora com o carnavalesco, já mostra muito claramente a marca dele. Pois, de tantas coisas a serem destacadas na cultura germânica, ele elege seres que "brincam com a imaginação humana, atiçam a curiosidade, construindo um imaginário misterioso e caótico". Afinal, não é isso que Paulo Barros adora fazer, qualquer que seja o enredo?

Lá estarão, conforme nos promete a sinopse, os mendigos e prostitutas do teatro de Brecht, o Fausto de Goethe e seu pacto com o diabo, o cabaré O Anjo Azul, do filme da década de 1930. É ou não é Paulo Barros puro? Completam o quadro as invenções e a tecnologia, que também darão ao criativo carnavalesco oportunidade de se superar.

Tal como o enredo da Inocentes de Belford Roxo, sobre a Coréia do Sul, a Unidos da Tijuca deve acabar seu desfile com a homenagem aos imigrantes que trouxeram até nós "os gostos de outras terras". Pelo menos é o que se entrevê na sinopse. Uma válida tentativa de associar culturas, tornando o enredo um pouco menos frio e distante.

Cláudio Russo

Vejo que a Unidos da Tijuca começa muito bem para o carnaval de 2013, quando o seu carnavalesco, Paulo Barros, adota no primeiro contato com os compositores uma sinopse simples e objetiva. Parece-me ser uma proposta muito clara ao buscar elementos que a Alemanha trouxe para o engrandecimento da civilização, então fica evidente o passeio pela cultura alemã (literatura, cinema, música...) como também pela ciência e seus inventos, adota como fio condutor, o que é uma característica muito própria no trabalho deste artista, a mitologia nórdica e aí ficou para alguns a grande interrogação, mas se formos buscar os primórdios daquela região que hoje pertence a Alemanha temos uma cultura difundida por povos bárbaros, principalmente os Germanos, que cultuavam deuses como Odin e Thor.

Acho que a Tijuca sempre vem forte, têm uma equipe extremamente profissional capitaneada pela gestão de seu presidente e o talento de seu carnavalesco e, o que poderia ser uma incógnita, que é a escolha do enredo começa a se dissipar com a abordagem adotada de forma inteligente.

Confira as análises já publicadas:

- Análise dos enredos: Inocentes de Belford Roxo

- Análise dos enredos 2013: Salgueiro



Comentários
  • Avatar
    20/10/2012 23:26:21Pedrinho HgvMembro SRZD desde 20/10/2012

    eu acho que a tijuca fez um otimo desfile no ano de 2012 ate porque ganhou acho que muitos em vez de criticar tem e que ser jurado para parar de falar besteiras...

  • Avatar
    17/09/2012 18:43:34LucasMembro SRZD desde 06/07/2012

    Vila campeã moral de 2012, ava é tão campeã que ficou em 3º lugar se realmente fosse campeã tinha ficado em 2º. E esse povo que fala isso não deve ter visto o acabamento das alegorias no desfile, tenho certeza que tava vendo o desfile pela Globo. E a Tijuca foi sim campeã de 2011 porque o roubo da beija flor foi comprovado. Quero ver quem vai tirar minha razão.

  • Avatar
    10/09/2012 13:23:28Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    Não gosto do Trabalho do Paulo Barros,nem da comissão de frente que copia tudo la de fora...não merecia mesmo ganhar esse ano nem de longe mais ganhou,Pra quem falou da Beija-Flor 2011,a Tijuca esse ano foi Horrenda e ganhou então ta empatado esses 2 desfiles que pra mim foram péssimos,Beija-flor 2011 e Tijuca 2012.

  • Avatar
    07/09/2012 00:20:27Eduardo SilvaMembro SRZD desde 01/09/2012

    Eu só não sei - ou melhor não entendo - qual a razão da crítica à mangueira e o elogio a Tijuca? uhm? Oras bolas, pode a tijuca juntar thor com alemanha (não entendo e não vejo a menor ligação - pode ser que faltei a um episódio dos vingadores em berlim contra hitler), e não pode a mangueira falar de cuiabá ou a imperatriz de pará... por perder a cara da escola....a sua história??!!!! Eu devo estar muito enganado, por certo a tijuca é alemã? Pois não vejo a mínima identidade da escola, muuuuuito menos a sua história ligada ao enredo escolhido. Ã?bvio que paulo barros vai bota o falcão negro pra sambar e tudo vai ser lindo....Eu já sei disso.... Até porque na viradouro ele inovou e não foi visto. Ou NÃ?O QUIS SER VISTO, tanto pela mídia quanto pelo povo do samba. Mas voltando aos enredos, não acho o tema da mangueira bom não, mas não elogio o da tijuca, porque NENHUMA tem a sua história envolvida no enredo escolhido. Isso é papo pra quem aposta no cavalo ganhador das últimas corridas, sem qualquer argumento. Será que alguém podia me explicar? Me apresentar o histórico alemão da tijuca?? Ou o episodio dos vingadores e paulo barros contra hitler na berlim sob nevoas???? Ah! Esqueci do raio!!! Ele talvez tenha caído na tijuca, bem na cabeça do Capitão América. ?!

  • Avatar
    05/09/2012 18:05:07Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Com excessão da que "atravessou o samba", revelando preconceito de cunho homofóbico, considero as análises, isto é, os comentários dos leitores mais concretas do que as dos três blogueiros-sambistas. Me recuso a crer que possa ser por "jogação de confete e serpentina" na atual campeã. Sem estar fazendo "profissão de fé", reafirmo, como não existe jornalismo acrítico, redigi um texto sobre os sambas concorrentes da campeã Unidos da Tijuca. No texto, escolho os dois que considero melhores e obviamente critico o fato da agremiação cujo símbolo oficial é um pavão ter-se tornado rica, suntuosa, bela, competitiva e eficiente. Porém, considero-a fora das que apresentam sambas com excelência na qualidade. além de analisá-la política e institucionalmente. Terei prazer de enviá-lo através de meu E-mail [email protected] Saudações carnavalescas, Almir portelense de Macaé.

  • Avatar
    05/09/2012 09:44:39fabiano da silva reisMembro SRZD desde 27/11/2009

    Enredo horrendo esse da tijuca,com relação ao que o Miro Resac falou: que não viu a Vila Isabel levantar trófeu em 2012 posso lhe dizer o seguinte: Vila Isabel Campeã moral de 2012.Ganhou quase todos os premios em 2012: Melhor escola pelo estandarte de ouro,melhor enredo,melhor mestre sala e porta bandeira,melhor ala de baianas,personalidade Rosa Magalhães.Tamborim de ouro como melhor escola. E foi aclamada por todos na sapucaí como a verdadeira campeã.Vc quer melhor vitória que o reconhecimento do publíco? O que fica claro infelizmente para muita gente sobre o carnaval carioca é que é um carnaval de compensação,digo isso por acontecer algus resultados estranhos como foi com o desfile do Salgueiro em 2007 sobre candaces onde a escola havia feito o grande desfile e armagou um sétimo lugar e em 2009 ganhou o carnaval, aonde teve escola que se apresentou ou mereceria ter ganho o carnaval daquele ano. O fato mais recente foi com o desfile de 2011 onde a beija flor ganhou o carnaval e muitos diziam que a tijuca era a merecedora daquele carnaval; aí chega 2012 onde quase todo mundo apontava a Vila para ganhar o carnaval de 2012 e quem ganha como se fosse uma compensação pela perca do carnaval de 2011? Tijuca. Tem ou não tem compesação por resultados estranhos no carnaval carioca? Tem! Só não vê isso quem é cego. A vila Isabel perdeu pontos aonde deveria ter perdido,ou seja, em alegorias e talves bateria esse ultimo não entendo muito sobre o julgamento. E a Tijuca não mereceia perder ponto em alegorias com aquele ultimo carro que se via as ferragens? A Tijuca não merecia perder pontos em Samba Enredo vide que o samba da Vila era infinitamente superior ao da Tijuca,já que os quesitos são comparativos de escola para escola?! Sim merecia!Só que infelizmente o carnaval do Rio vive de consertar erros do passado compesando uma escola que deveria ter ganho o carnaval do ano anterior.

  • Avatar
    05/09/2012 09:01:32Miroa ResacMembro SRZD desde 06/04/2012

    S.GONÃ?ALO, Você quando não esta chorando pela queda da Porto da Pedra, tá falando besteira,você deve ser bastante culto e esta no lugar errado pois o seu município nunca serviu de enredo pra uma grande escola (talvez nenhuma em outro grupo) praias podres, sujeira nas ruas(não sabe escolher políticos) quer entender de cultura de enredos. cultura não só tem no nosso estado ou país. a cultura de um povo se faz também com os imigrantes (pesquise sobre os povos que vieram pra cá). AH! não vi a Vila levantar troféu. nos mostre, sofredor. Se não fosse o carnaval carioca, o quê você estaria fazendo ? pegando na titica de suas praias ou catando lixo nas ruas ao invés de participar de um site desse nível.

  • Avatar
    05/09/2012 00:05:06ISSO E SAMBAMembro SRZD desde 27/08/2011

    ESSE CARA FALOU... FALOU...FALOU PUXOU O SACO, E NAO FALOU NADAAAAAAAAAAAAAAAA!

  • Avatar
    02/09/2012 01:35:07S.GonçaloMembro SRZD desde 17/07/2011

    Agora como se não bastasse a cultura norte americana que a Tijuca traz todo ano teremos que aguentar a cultura europeia, alemã, achei que a escola depois de anos e anos americanizada, com o carnaval do ano passado fosse se voltar mais pro Brasil, mas foi só um desfile de fachada mesmo e que nem merecia ganhar, Vila Isabel foi a verdadeira campea de 2012, mas carnaval carioca sabe como é.....

  • Avatar
    01/09/2012 11:15:26matheusMembro SRZD desde 13/07/2010

    Ã?timas colocações... este enredo da Tijuca é mesmo muito bom! Acho que o site é bom o suficiente para editar melhor estes vídeos... ficou muito a desejar.

  • Avatar
    31/08/2012 20:08:50VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Parabenizo o site por colocar os comentários dos outros blogueiros-comentaristas na notícia. Ã? bom saber que nossas reclamações ou sugestões são ouvidas. Em relação aos comentários, concordo com eles. A sinopse é curta, simples, bastante direta, objetiva... Acredito que isso facilita o compositor na hora de montar a letra do samba. Acredito que Paulo Barros pode transformar água em vinho. Só que este enredo, está mais para uma cerveja... Acredito que a escola seja uma das favoritas (para campeã popular) de domingo junto com a Ilha e a Portela. Espero um grande trabalho visual, com bastante surpresas (alguns sites falaram que o desfile irá ter uma MESA DE PEBOLIM - TOTÃ? - GIGANTE, UM TOBOÁGUA EM UMA PISCINA COM BANHISTAS, A BATERIA VIRIA COM A CABEÃ?A DE ANIMAIS...) e impactos. Só peço novamente mais cuidado estético com as alegorias que pecaram esse ano... Boa sorte! VerdeRosaFT olé

  • Avatar
    31/08/2012 14:58:55pedro ernestoMembro SRZD desde 22/11/2010

    Ã? importante lembrar que a mitologia nórdica está presente nas óperas do compositor alemão Richard Wagner.

  • Avatar
    30/08/2012 21:37:35VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Concordo MUITO com o comentário do Thiago Laurentino, por isso vou repeti-lo com todo o respeito! "Também estou sentindo falta de ouvir a opinião dos três. Além disso, é "feio" a reportagem acabar de repente. Acho que o site não impôs tempo máximo a eles, não? Os comentários são bem feitos, com respeito, cautela e seriedade às escolas e seus artistas. Falem mais, por favor!" VerdeRosaFT olé

  • Avatar
    30/08/2012 17:06:15Rubem da Silva Moreira NetoMembro SRZD desde 04/07/2011

    só um que vai comentar,nas outras escolas,tinha quase 8 minutos,nessa só 3.e pouco,acho que esta faltando coisa ai.

  • Avatar
    30/08/2012 14:48:10Thiago Laurentino de OliveiraMembro SRZD desde 22/12/2011

    Também estou sentindo falta de ouvir a opinião dos três. Além disso, é "feio" a reportagem acabar de repente. Acho que o site não impôs tempo máximo a eles, não? Os comentários são bem feitos, com respeito, cautela e seriedade às escolas e seus artistas. Falem mais, por favor!

Comentar