SRZD


31/08/2012 12h35

Olha a Crítica!
Claudio Rocha de Jesus

Era com esse grito de guerra que o interprete Izaías de Paula da escola de Botafogo começava a cantar os sambas da São Clemente E bota crítica nisso! Só para lembrar, não foram poucos, e trago aqui algumas das mais cativantes obras com essa temática. Em 1990 a escola levou para avenida o enredo "E O SAMBA SAMBOU".

A obra já começa com um verso que dizia: "Vejam só! O jeito que o samba ficou... E sambou" Um samba que com muita irreverência fazia uma dura crítica aos rumos que o carnaval estava tomando, isso em 1990. Já em 1986 com o enredo "POUCA SAÉDE, MUITA SAÉVA. OS MALES DO BRASIL SÉO", a escola fazia uma crítica ao estado Precário da saúde no Brasil. Em 1988 com o enredo "MAIORES SÉO OS PODERES DO POVO! SE LIGA NA SÉO CLEMENTE!", ela prestava uma homenagem ao povo sofrido e descriminado do nosso país. No ano de 1985 veio com o enredo "QUEM CASA, QUER CASA" E em 1984 com "NÉO CORRA, NÉO MATE, NÉO MORRA - O DIABO ESTÁ SOLTO NO ASFALTO" ambos dos carnavalescos Carlinhos Andrade e Roberto Costa, que conseguiram traduzir muito bem a preocupação da grande maioria da população brasileira, que é, o sonho da casa própria e a violência no transito!

Para finalizar não poderia deixar de fora o que considero uma das obras mais felizes de todos os tempos! Enredo e samba-enredo que prima pelo seu forte apelo social, sem ser piegas. No carnaval de 1987 a escola de Botafogo nos presenteia com o enredo "CAPITAES DO ASFALTO" dos mesmos carnavalescos de 1984 e 1985. Com um samba de autoria dos compositores Isaías de Paula, Jorge Moreira e Manuelzinho Poeta a escola obtinha a 7ª colocação no desfile do grupo especial (grupo 1 na época). Com um samba que hoje figura entre os melhores de todos os tempos, e que traz versos como: "Seu moço dê-me um trocado Eu quero comer um pão Sou menos abandonado Nesse mundo de ilusão" A mais pura tradução do que é a vida do menor abandonado no Brasil.

Essa é a São Clemente! Escola que sempre esteve ao lado do povo e preocupada com as questões sócias!


Veja mais sobre:Memórias do Carnaval

Comentários
  • Avatar
    06/09/2012 12:15:58Claudio RochaMembro SRZD desde 07/04/2009

    S.Gonçalo, Eu até gosto desse enredo para o carnaval de 2013 da escola de Botafogo! Acredito que vá render um ótimo desfile para a São Clemente.

  • Avatar
    31/08/2012 13:28:48S.GonçaloMembro SRZD desde 17/07/2011

    Realmente enredos muito interessantes e criativos. Pena é não vermos mais a São Clemente de antes agora em 2013, com um enredo global vendido a certos interesses.

Comentar