SRZD



Claudio Russo

Claudio Russo

Formação em História pela Uerj e pós em História da África. Há 22 anos compõe sambas-enredo, conseguindo algumas vitórias neste espaço de tempo. Desde 2009, faz sambas para Nenê da Vila Matilde, em São Paulo.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



18/09/2012 14h39

Meninos, eu vi!
Cláudio Russo

A imagem que se formava a minha frente parecia ter me deixado em choque, achei que não deveria estar ali ou ao menos não era este seu lugar, ou seu grupo, Cara feia, meu parceiro e irmão do Rogerinho Renascer, me cotovelou e exclamou: Claudio, o que é isso?

Continuava ali estático quando o melhor dos meus sentidos meu deu a noção do que acontecia, estava na concentração da Em Cima da Hora no carnaval de 1999 e a audição me levou ao encontro de Davi do Pandeiro: Pedras preciosas quero me enfeitar, encantar a índia com o meu olhar, só tupã sabia que eu não podia me apaixonar...

Historiadores estimam que de 3 a 4 milhões de indígenas viviam em terras tupiniquins no despertar de 1500. A força da opressão os dizimou, o etnocentrismo cultural os manteve marginalizados, o povo brasileiro os esqueceu e a Unidos da Tijuca pelas mãos de um dos mais inspirados carnavalescos, Oswaldo Jardim, os tornou arte, folia e canção, o gênio da espuma, senhor de grandes enredos, símbolo de cultura.

O Abre Alas começava a fazer o joelho na Marques de Sapucaí e a minha previsão começara a se materializar. Não, não era miragem, não era só um Abre Alas impactante, eram alas e mais alas muito bem vestidas, carros bem acabados, lindas índias, inspiração do artista... pensei em Como era verde o meu Xingu, lembrei Nesta avenida colorida... e o samba sem rima de Ovídio Bessa, Azo e Martinho da Vila: Raízes. Parecia um sonho de cores, Gonçalves Dias veio a memória: São rudos, severos, sedentos de glória, já prélios incitam, já cantam vitória, já meigos atendem a voz do cantor...

E a voz do cantor vibrava em seu melhor momento, voz única, saída da alma, valente como a melodia exigia, bravia, quase gutural. David estava ali, David como nunca havia sido. E as vozes da escola vibravam ansiando o resgate da sua bandeira, profetizei extasiado e incrédulo que nascia assim uma nova Tijuca, unida, Unidos...

Só tupã sabia que eu não podia me apaixonar... Me apaixonei pelo samba lindo, mas verdade seja dito o refrão é antológico, mágico, mágica melodia de Carlinhos, Vicente, Haroldo, Alexandre e Rono.

A escola chegou ao meio do desfile e um carro alegórico cheio de morenas bronzeadas deslizava pela pista ao som de: Me deixa com as guerreiras festejar... O cortejo em seu ápice não deixava dúvidas que estava passando a campeã, o estandarte de ouro de samba enredo do grupo A e a primeira escola a desfilar no sábado das campeãs, só não sabia eu que seria o último ano que a campeã do acesso desfilava com as primeiras do especial. Fiquei feliz, faltava pouco tempo para desfilar com a Em Cima da Hora, da até então promessa Alex de Sousa, promessa materializada pelo talento e bom gosto em realidade.

Tive a certeza em pouco mais de uma hora que acabara de assistir um desses momentos inesquecíveis, que não acontecem sempre, mais sempre ficam na memória, voltei a concentração, mais um segundo antes I-Juca Pirama voltara a dialogar comigo: Um velho Timbira, coberto de glória, guardou a memória do moço guerreiro, do velho Tupi! E à noite, nas tabas, se alguém duvidava do que ele contava, dizia prudente:- Meninos, eu vi!

Nota: Amigos estou inaugurando um canal no YouTube, quem quiser dar uma passadinha poderá ouvir alguns sambas da minha autoria e ver grandes desfiles, aos poucos vou acrescentar mais videos, alguns pequenos textos e curiosidades, grande abraço a todos.

Clique aqui e acesse o canal de Claudio Russo no Youtube, com vídeos e sambas.


Veja mais sobre:CarnavalUnidos da Tijuca

Comentários
  • Avatar
    24/09/2012 17:31:28Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    Ã? Sidnei jr, o preço que nós pagamos pelo sucesso da festa, é muita gente querendo aparecer, e ganhar dinheiro com ela, é uma coisa difícil de controlar.

  • Avatar
    24/09/2012 12:02:21Sidnei JrMembro SRZD desde 11/01/2012

    Binoca, concordo que a disputa de sambas hoje está complicada... um monte de "compositores" que só colocam o nome no samba por estatus, mas não escrevem nada e só bancam o samba. Mas é fato que uma disputa de samba hoje movimenta muita grana, para disputar um samba em condições de igualdade em uma escola especial se gasta pelo menos R$15.000,00. Precisa de um bom intérprete, de torcida (aí temos que bancar transporte e cerveja) e muito trabalho, o que faz com que seja necessário um grande grupo de trabalho, incluindo aí os chamados banqueiros. Componho no Império Serrano e sem meus parceiros não conseguiria realizar um bom trabalho. Ou seja, precisamos de até mesmo quem não escreve para ajudar... Quanto a comparação de sambas antigos com os novos o assunto também é complexo, pois hoje as exigências com o enredo é maior!

  • Avatar
    21/09/2012 12:17:53Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    Eu estava assistindo das frisas com minha família que é toda do mundo do samba, foi muito bonito e emocionante.

  • Avatar
    20/09/2012 09:31:28Wagner ProfissionalMembro SRZD desde 24/08/2012

    chorei...!

  • Avatar
    19/09/2012 13:26:23poluxMembro SRZD desde 20/04/2010

    eu julguei!

  • Avatar
    18/09/2012 18:31:06riana amaralMembro SRZD desde 07/07/2011

    Eu estava nesse desfile! uma emoção só! as arquibancadas gritando o tempo inteiro "é campeã!" foi tão emocionante. tem tempos que esse fenômeno não acontece.

  • Avatar
    18/09/2012 18:04:53Alex N.SouzaMembro SRZD desde 03/11/2009

    Cara,um dos momentos mais incrÍveis do carnaval ,quando assisti na tv também fiquei em estado de extase, foi bonito demais, parecia grupo especial e se fosse seria forte candidata a título. Oswaldo Jardim nunca deve ser esquecido, foi e sempre será o mago da espuma,eternamente .Um desfile não precisa ser campeão do especial para ser inesquecivel ,e em 1999 a Tijuca provou isso .foi inesquecível....

  • Avatar
    18/09/2012 17:23:48Gustavo MaiaMembro SRZD desde 07/04/2009

    Além da qualidade do samba, do talento do carnavalesco, da voz do David, tinha o fato de a comunidade da Tijuca estar mordida com o resultado do ano anterior. Juntando tudo isso, deu esse desfile fantástico, que mostrava que dá pra fazer um grande espetáculo mesmo sem os recursos das escolas patrocinadas do grupo especial. Depois de 99 a Tijuca passou a fazer seus carnavais de melhor resultado, a começar pelo ano 2000, abrindo brilhantemente o desfile com o trabalho do Chico Spinoza. Abraços!

  • Avatar
    18/09/2012 16:53:57Nidia Jussara FdasilvaMembro SRZD desde 25/06/2012

    Inesquecível!Até hoje nas festas em família,tem que tocar esse samba lindíssimo e marcante.Foi show de carnaval!

  • Avatar
    18/09/2012 15:06:33Valdojulio PinheiroMembro SRZD desde 10/12/2010

    Eu desfilei nesse desfile antológico, emocionante. Saudações Ilhense.

  • Avatar
    18/09/2012 14:43:14Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    Eu vi ao vivo das frisas,foi um desfile de grupo Especial,e se ta no grupo Especial ia disputar titulo,ainda bem que não estava rs.

Comentar