SRZD


21/09/2012 15h14

Mais de 30 milhões de brasileiros são analfabetos funcionais, diz estudo
Redação SRZD

Um levantamento divulgado pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) alerta que mais de 30 milhões de brasileiros são analfabetos funcionais, o que representa 20,4% da população. Essas pessoas são capazes apenas de assinar o próprio nome e compreender mensagens curtas.

O Pnad utilizou dados de 2011 para fundamentar a amostra. Nos últimos três anos, a taxa de analfabetismo caiu 1%, mas a de analfabetos funcionais (que só conseguem entender textos simples) não sofreu alteração.

O Nordeste é a região mais crítica do país, onde 30,9% das pessoas que estudaram pelo menos quatro anos são analfabetas funcionais. O Sudeste representa 14,9% desse índice, obtendo o melhor resultado.

Leia também:

- Computador com internet é o bem que mais cresceu nos lares brasileiros


Comentários
  • Avatar
    22/09/2012 21:01:24carlos albertoAnônimo

    O Brasil pagará caro por este quadro sinistro, um povo em grande parte semi-alfabetizado, sem qualificação ,não lendo minimamente um manual técnico , provavelmente será uma barreira ao nosso crescimento. Como bem disse Arnaldo Jabor , -" Cresce no país, uma cultura da incultura, a profundidade do superficial ". O setor público, o Ensino como exemplo, é ineficaz , com serviços de baixa qualidade , somo ineficientes como país , e poderemos envelhecer sem alcançar o prometido progresso. O envelhecimento é uma viagem lenta mas sem volta. Dá um desânimo , combinado com a descrença , a frustação, a EDUCAÃ?Ã?O é um verdadeiro desastre, um escâdalo público, e as vitimas maiores , nossos jovens, e aí está o retrato , pela alta taxa de analfabetismo que assola nossa população. Vergonha!!. O PT Fede!!.

  • Avatar
    21/09/2012 19:57:22JoãoAnônimo

    Não há duvida que na administração dos PTralhas o Brasil ficou mais burro e pobre, reflexo do próprio presidente Lula que se quer concluiu o primeiro grau.

  • Avatar
    21/09/2012 15:53:47ervalAnônimo

    menos mau, a pessoa ter a habilidade que está notícia, e melhor do que a outra que não tem a noção do alfabeto, e de números, e isso de não conseguir textos um pouco mais longo, talvez, não seja só a culpa do leitor, porque às vezes, nós lemos textos não fáceis de compreender, pode ser falha de quem escreve, que não consegue tornar o seu escrito de forma compreensível. de qualquer forma é válido ter esse desentendimento e ter concluído o fundamental, e é quem deve estar nessa pesquisa. acho, que é isso aí.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.