SRZD


01/10/2012 18h18

Bancada evangélica do samba aumenta a cada dia
José Carlos Netto

Sempre ouvi os mais velhos dizerem que todas as religiões levam a Deus. Ouço isso desde tempos de Ubá. Minha saudosa vovozinha, por quem fui criado, foi uma católica juramentada e sacramentada que não abria mão de suas orações sempre para os santos, principalmente São Sebastião, da Santa Igreja Católica Apostólica. Isso veio comigo desde então.

O leitor deve estar imaginando o que vai sair dessa coluna. Apenas uma tentativa de minha parte de entender o porquê alguns sambistas resolveram aderir á religião evangélica. Agora volta e meia é anunciado que este ou aquele sambista entrou para igreja tal.

O mais estranho que ao deixar o samba eles saem falando cobras e lagartos, e que agora estavam indo encontrar Jesus, como se o Nazareno não estivesse em todos os lugares.

Eu bem sei que no mundo do samba existem os mais descarados sujeitos, falsos, invejosos, gananciosos e mentirosos, que fazem de tudo para levar sempre vantagem em tudo. Mas o samba, ritmo, em si, não é nada disso. Com o seu ritmo quente, o samba é gostoso e só faz bem á alma para quem o abraça cantando e sambando. Por isso não entendo esse estado de coisas.
Mas isso não é de agora, não. Já na década 70. (Foi um alarido geral tomou conta no meio quando o então famoso Bené da Cuíca que era grande atração da Unidos da Tijuca) anunciou que estava trocando o samba pela igreja evangélica.

O mundo quase foi abaixo. Logo o negão Bené da Cuíca que brilhava de forma sensacional nos desfiles? Mas, segundo ele na ocasião Deus estava o chamando. E lá se foi o Bené da Cuíca e até hoje ninguém mais teve mais notícias dele. Tomara que tenha se dado bem em sua nova religião.
Na mesma ocasião, na Portela, existia um passista extraordinário que atendia pelo carinhoso apelido de Bibiu. Era tão sambando que chegou ser a principal atração da escola, além de chefiar a Ala de Passistas portelense. Um dia Bibiu anunciou para o espanto de uns e desespero do Carlinhos Maracanã, que estava deixando o samba em definitivo.

Motivo: estava ingressando em uma igreja evangélica onde, além de praticar o seu culto, iria fazer um curso de Teologia para se tornar um Pastor. Do Bibiu nunca mais também se teve notícias. Se hoje ele é pastor mestre ninguém do samba, pois sumiu na poeira.

Houve uma época em que alguns presidentes de escolas de pequeno porte se queixavam no plenário da antiga AESCRJ, que estavam em dificuldade para formar suas Ala e Baianas. O motivo era simples: estavam suas componentes sendo arrebanhadas pelas igrejas. evangélicas das redondezas e Isso aconteciam com mais frequência com as escolas de fraldas de morro. Os presidentes, em desespero, achegaram propor o fim da obrigatoriade em apresentar Ala de Baianas, com exige o regulamento de desfile.

Quero deixar claro um fato: tenho o maior respeito por essa ou aquela religião. Só estranho é o fato de certas igrejas evangélicas não aceitarem que seus adeptos e seguidores continuem sambando. Que mal o faz samba? Como disse o samba puro e cristalino faz bem em toda em sua essência, tanto ao corpo como também para à alma.

Mais recentemente o cantante Anderson Paz, dono de uma voz, que lhe prometia um futuro promissor no samba, "jogou a toalha" e foi embora virar adepto do evangelho. Para que todos acreditassem em sua mudança de hábito, passaram pregar aqui faceboock todos os dias sua nova doutrinação e o fazia cheio de fé e ardor. Em algumas ocasiões conclamava até seus amigos do samba o seguirem. O que comprova fico sem saber, porém sei que o Anderson Paz hoje é um fiel seguidor da igreja que abraçou e do samba não que saber mais. É uma pena, pois o Anderson Paz canta e canta muito. Se for fazer parte do coral de sua nova igreja vai ser o destaque, com certeza.

Soube ainda que o grande sambista Mauro Diniz, primogênito do grande Monarco da Portela, para usar uma gíria popular, "bolou no santo" e foi ele e parte da família integrar uma igreja, cuja sede fica em Osvaldo Cruz. O mais interessante de tudo isso que a igreja que o Mauro Diniz abraçou não proibiu que ele continuasse sambista. Tanto é verdade que ele continua fazendo shows e o que é mais importante frequentando o samba da Portela onde consta até samba enredo defende tocando o seu fenomenal cavaquinho.

Outro exemplo de igreja fica por conta do Diretor de Bateria, Aílton Nunes, que apesar de fazer suas rezas, orações e cânticos, quando está na igreja que frequenta, não deixam em momento algum de dirigir bateria Surdo Um da Estação Primeira de Mangueira, tudo dentro do maior respeito, é claro.

Finalmente a grande surpresa: Vânia Love, cabrocha de mil quilates, que brilhou na passarela como Rainha de Bateria da Império Serrano e também como musa da Portela, anunciou que está largando o samba para se integrar em uma igreja evangélica.

Bato palmas para as igrejas evangélicas que não proíbem seus adeptos de curtir o nosso bom, acalentador e envolvente samba. Porque o mais importante é que o ritmo nunca vira cabeça para nada de ruim da vida.

Pelo contrário: o samba é acima de tudo uma coisa que só traz paz de espírito e muita das vezes felicidade. Cantar e sambar é uma arte que a todos envolve. Deveria ser também considerado uma religião, pois só assim ajudaria afastar as ervas daninha e estaria mais perto de Deus. Podem acreditar.

Leia também:

- Blog do Thiago Lacerda: 'Receita de bolo'


Veja mais sobre:ReligiãoCarnaval

Comentários
  • Avatar
    03/10/2012 08:09:21Ernani PeixotoMembro SRZD desde 08/04/2009

    O que eu tenho a dizer é: Vai, Vai, vai, vai com fé. Esse problema é um caso socio cultural. Quando não se tem Deus no coração, e uma vida de principios, as pessoas chegam ao desespero, e a única religião que estende a mão para esses fracos são os evangelicos. Pois pra quem não tem o que falar de bom, só deus mesmo para recebelos dos seus arrependimentos Mas Deus está em todos os lugares, para os justo ou não. A minha religião em Deus , é ser honesto, querer o bem ao seu semelhante, ter dignidade, batalhador, isso sim é ter um Deus no corção. Esse meu Deus me quer bem , pois não existe um Deus que não aprove o bem. Quando vejo uma ala de baiana passar, com aquelas senhoras suando, rodopiando com vontade, querendo força pra viver e poder fazer aquilo tudo de novo, eu só posso acreditar que isso é força de Deus, pois ele não é injusto com os honestos e amam de coração suas vidas.

  • Avatar
    02/10/2012 21:33:49ROBERTOMembro SRZD desde 11/04/2009

    Como sempre, eu sou CURTO Ã? GROSSO, eu conheço muita gente que se arrumou se endinheirou,montou um p-u-t-a patrimônio as custas do samba,e´agora abandonou tudo, meteu o pé pra igreja pra conseguir á salvação, "ir para o céu",quer dizer não cuspiu,e sim vomitou no prato que comeu, beleza,agora como é que fica esse patrimônio todo montado com o dinheiro amaldiçoado do samba? vai continuar desfrutando?. Eu quero ver essas pessoas vender tudo, EU DISSE TUDO que conseguiu com o dinheiro maligno conseguido quando era sambista,é fazer umas doações para instituições de caridade,asilos etc, zerar tudo e começar tudo de novo na igreja, aí eu acredito que essas pessoas serão salvas. Enquanto isso não acontece, VAI ME DANDO PIRULITO ZORRO,E BALAS JUQUINHA. Saudações nilopolitanas.

  • Avatar
    02/10/2012 12:08:49Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Este assunto é histórico e polêmico. Por isso é que sempre enalteci o trabalho deste mangueirense sambista-blogueiro, JCN. Que, diferentemente da quase totalidade dos chamados especialistas ou intelectuais do mundo do samba, tem consciência de classe social assim como é um miscigenado e assumido negro antirracista. Como ele - nem ninguém é o dono da verdade - quando JCN se equivocou cometendo preconceito étnico-racial ao enfatizar os predicados do caráter do ótimo intérprete e negro como ele, Wantuir, muitos que aqui agora comentam o insultaram e até mesmo o ofenderam. Bem, é historicamente natural que por ter sido fundadas pelo povo trabalhador pobre majoritariamente negro, as agremiações do mundo samba acabem se confundindo com as crenças das religiões de matriz negro-africanas (Candomblé e Umbanda). Porém, atenção: As agremiações tem que ser laicas porque nelas participam sambistas, artistas, poetas, dirigentes, componentes, adeptos e ou torcedores de todas ou de nenhum credo religioso - conforme é o meu caso de muitos outros e outras. Que, exatamente por isso, respeitam todas as religiões. O maior herói negro mundial, o mártir internacional da Consciência Negra, o sindicalista e líder socialista sul-africano Stephen-Steve Bantu Biko (1946-1977) ensinou: "Racismo e capitalismo são os dois lados de uma única e mesma moeda". Em relação a respeitar especificamente as religiões de matriz negro-africanas, por eu ser filho de saudozíssimos pai branco (gráfico, jornalista e poeta) e mãe miscigenada de negros e indígenas (empregada doméstica), o pessoal do Candomblé e da Umbanda respectivamente dizem que sou "filho de Olorum ou Oxalá de cabeça ou de frente mais Xangô no juntó e que sou protegido por muitos caboclos e caboclas". Obviamente que eu respeito muitíssimo isso. Saudações carnavalescas, Almir um mero torcedor-amante portelense de Macaé.

  • Avatar
    02/10/2012 06:22:03Quinha da portelaMembro SRZD desde 28/01/2012

    O fato em si não é de ir e vir e sim, da proibição de certas seitas religiosas(A maioria das igrejas evangélicas não são consideradas religião)que seus membros não possam mais desfilar no carnaval.A bem pouco tempo ,nos temos um exemplo:O malandro Bezerra da Silva,deixou de fazer samba e foi prá igreja evangélica.Dito pela sua mulher depois de sua morte,que ele não mais sorria,mal falava,vivia amoado pelos cantos da casa,ia a igreja ,mas não era aquilo que ele queria,simplesmente ele se entregou.O melhor exemplo é do poeta Mauro Diniz que é evangélico e continua frequentando e desfilando pela portela sem medo de ser feliz.Como disse o amigo Ted com muita propriedade,nos espiritas sofremos preconceitos diariamente.Só que já sofro por ser negro o resto é mole de aturar.Só que vagabundo tem que me aturar,porque Graças ao meu pai Xangô e a mamãe Oxum eu sou muito bom na minha profissão e faço valer tudo aquilo que eu aprendi,fazendo curso ,me especializando cada vez mais,prá não dar motivo prá essa gente preconceituosa,seja de raça ou religião tentar me pisar e me exculachar.Calofé quem é de Calofé,Mutumbá,quem é de Mutumbá e Abenção quem é de abenção.Valeu!!!!!

  • Avatar
    02/10/2012 03:04:39Augusto de OliveiraMembro SRZD desde 28/02/2012

    MATERIA SEM FUNDAMENTO! TODOS CIDADÃ?O TEM O DIREITO DE IR E VIR, AGORA COM UM SAMBISTA LARGA O MUNDO DO SAMBA, ALGUNS SAMBISTA, CRITICAM, AGORA QUANDO O SAMBISTA E DISPENSADO PELA ESCOLA AE E OUTRA COISA. ESSE Ã? O MUNDO DO SAMBA.

  • Avatar
    02/10/2012 00:11:34ALEXANDRE MOCIDADEMembro SRZD desde 08/04/2009

    QUERO DEIXAR AQUI OS MEUS PARABÃ?NS AOS INTERNAUTAS "TED E WANDERSON DE AQUINO" PELAS PELAVRAS POSTADAS AQUI.A CULTURA AFRO ESTÁ SENDO ESTAGNADA POR TANTA GENTE HIPÃ?CRITA!!!NÃ?O ACEITO O QUE OS EVANGÃ?LICOS VEM FAZENDO,NO PASSADO PULAVAM E CANTAVAM NO CARNAVAL E AGORA QUEREM ELEGER O DIABO COMO CULPADO.CARNAVAL Ã? CULTURA,EXPRESSÃ?O POPULAR,CANTO E DANÃ?A,E DEUS ABENÃ?OA E MUITO QUEM TAMBÃ?M Ã? DO SAMBA.POR ISSO QUE EU DISSE QUE Ã? UM POVO QUE VIVE DE MENTIRAS,SE ESCONDEM POR DETRÁS DE BÍBLIAS QUE ELES MESMO INTERPRETAM AO SEU BEL PRAZER."NÃ?O DEIXEM O SAMBA MORRER,NÃ?O DEIXEM O SAMBA ACABAR,O SAMBA TAMBÃ?M Ã? UMA RELIGIÃ?O.

  • Avatar
    01/10/2012 23:50:04uanderson de aquinoMembro SRZD desde 04/12/2009

    Cada um tem direito de buscar sua religião, sua fé. Porem e nítido que muitas igrejas, que não cabe aqui falar qual â??facçãoâ?, tem trabalhado para converter novos fies, e para isso seguem a táticas de: se a montanha não vai a Maomé, então Maomé vai ate a montanhaâ?, como assim? Simples vão para atrair fieis em mais diferentes habites, passam então a falar a língua de quem os quer buscar. A bancada evangélica do samba dita no post não tem objetivo algum de acrescentar nada ao samba em si, simplesmente quer atrair que â?? esta no mundoâ? e curte samba. Da mesma forma vemos os funkeiros evangélicos, os roqueiros evangélicos, que trabalham no mesmo estilo que os sambistas evangélicos. Ate porque, o samba e um ritimo musical que requer dança, uma dança que requer molejo, e neste caso serás que alguém ira â??rebolar para jesusâ?? . Não quero aqui fazer polemicas de credos, estou dando apenas minha opinião, e minha opinião é: igreja, religião não salva ninguém, ter Fe em Deus e em Cristo e o mais importante, e não precisa seguir uma igreja para alcançar isso. Algumas igrejas, prestem atenção! Digo, ALGUMAS igrejas, impõe que a salvação vem para quem os seguir, ou seja obedecer seus princípios e doutrinas, como: Não pode andar com roupas assim ou assado, não pode ver TV, enfim, transformam as pessoas como massa de manobra para que seus idealizadores ganhem poder, assim como fez a própria igreja católica a séculos e séculos atrás, onde esta dominava, seu veredito era quem prevalecia ate para quem deveria ser queimado na época das â??caças as bruxasâ?.

  • Avatar
    01/10/2012 23:47:52uanderson de aquinoMembro SRZD desde 04/12/2009

    O passado esta escrito, mas os erros se repetem, mudam apenas de nome, endereço, mas se olháramos o passado vemos que nos seres humanos parecemos cachorros rodando atrás do próprio rabo! Não podemos nos deixar a regredir a idade media, ou virarmos um Irã de hoje. Vivemos em um pais Laico, e democrático, sendo assim que cada um siga sua Fe, sua religão, e respeite a cultura dos demais independente do que seja, sem artifícios ou artimanhas. E voltando ao artigo, se essa bancada evangélica do samba e do samba porque gostam do ritimo musical, ótimo, que sejam bem vindos, porem se for uma tática de guerrilha, meu medo e como seria a bancada da â??macumba evangélicaâ?!

  • Avatar
    01/10/2012 22:44:48TedMembro SRZD desde 12/04/2012

    Digo e repeito, pra mim religião é a igreja CATÃ?LICA, digo isso porque já passei por tudo quanto é igreja e posso falar com experiência de causa. Hoje em dia, o negócio é querer abafar a voz das religiões de matriz africana. Daí vem o preconceito religioso, e até racial. Ã? por isso que dados do governo federal mostram que o preconceito racial contra os negros cresce a cada ano, pois o negro foi diminuido em tudo nesse país, até chegarem ao ponto de quererem calar a voz das nossas religiões africanas. Eu por exemplo, ando com minhas guias, até mesmo no trabalho, e não me importo com a opinião dos outros. Sou umbandista, quem gosta bom, quem não gostar, paciência. Hoje em dia, a pessoa de Umbanda e de Camdomblé não pode mais dizer que é de Camdomblé, que logo vem um crente e diz: "Tá com o diabo no corpo". Gente, isso é ridículo, é simplesmente voltarmos a idade média em pleno século 21. Aí agora o negócio é querer calar a voz dos quilombios negros chamados escolas de samba, já que o negro foi renegado nesse país em tudo, só faltava agora nos renegar o direito a nossa fé. Era só o que faltava mesmo, né? O pior é a hipocrisia de alguns que passam uma vida ganhando dinheiro com o samba, pra depois cuspir no prato que comeu e dizer que carnaval "não presta". Em tempos de tanto preconceito que o pai Olorum(Deus), e a mãe Iemanjá e nossos Orixás nos protejam. Viva o samba, e como diria a diva Alcione: "Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar, o morro foi feito de samba, de samba pra gente sambar!"

  • Avatar
    01/10/2012 20:34:34ALEXANDRE MOCIDADEMembro SRZD desde 08/04/2009

    EU RESPEITO A TODOS AQUELES QUE BUSCAM UMA RELIGIÃ?O PARA SEGUIR MAS QUANDO UMA PESSOA LARGA O SAMBA E DIZ QUE AGORA ENCONTROU JESUS,Ã? MENTIRA!!!JESUS ESTÁ PRESENTE NA VIDA DE QUALQUER PESSOA DE BEM,NÃ?O EXISTE ESSA COISA DE QUE ACEITOU JESUS.O GRANDE PROBLEMA DA RELIGIÃ?O EVANGÃ?LICA Ã? QUE SEUS PASTORES NÃ?O PERMITEM QUE SEUS SEGUIDORES TENHAM OPINIÃ?O,POR ISSO AS PESSOAS BAIXAM A CABEÃ?A E COMEÃ?AM A VER O DIABO EM TODO LUGAR,INCLUSIVE NO SAMBA.ISSO Ã? UM ABSURDO,DIZER QUE OUVIU DEUS CHAMANDO E LARGA O SAMBA Ã? MENTIRA.E AS TIAS BAIANAS DO CANDOMBLÃ??DA UMBANDA?NÃ?O SÃ?O ABENÃ?OADAS?DEUS AS RENEGA?EL ANTIGAS REZADEIRAS AGORA PERDERAM SEU VALOR?REALMENTE ACHO ISSO UMA TREMENDA HIPOCRISIA,TEM MUITA GENTE FICANDO RICA COM ESSA HISTÃ?RIA DE EVANGÃ?LICO.ALIÁS UMA COISA QUE NINGUÃ?M ASSUME Ã? QUE QUANDO VÃ?O PARA ESSAS IGREJAS SÃ? PENSAM NO BEM MATERIAL E ANTES QUANDO ESTAVAM NA CURIMBA SÃ? PENSAVAM NO BEM ESPIRITUAL.O MUNDO ESTÁ TOMANDO UM RUMO DE FALSIDADE MAIOR AINDA,GRAÃ?AS A ESSAS PESSOAS QUE NÃ?O TEM PERSONALIDADE E FALAM AQUILO QUE NÃ?O SABEM.JESUS SEMPRE ABENÃ?OOU E IRÁ ABENÃ?OAR O SAMBISTA!!!

Comentar