SRZD


01/10/2012 20h43

'Fui agredido. Estou indignado com o que ocorreu na X-9', diz Royce
Redação SRZD

Foto: Raul Machado - SRZDDécima colocada no Carnaval de 2012, a escola de samba X-9 Paulistana elegeu na noite deste domingo, 30 de setembro, o samba que embalará o seu próximo desfile.

A esperada festa de celebração pela escolha do novo hino teve desfecho triste para os sambistas que estiveram na sede
da agremiação, na Vila Guilherme, zona norte da cidade.

Após a divulgação do samba campeão que irá ilustrar o tema "Se pra ter diversidade basta viver com alegria: sorria...pois São Paulo hoje é só harmonia!", houve um princípio de confusão na área de camarotes.

Um tumulto envolvendo algumas pessoas que se mostraram contrárias a decisão da obra vencedora também ocorreu na parte externa da quadra.

Um dos alvos da fúria dos revoltados foi o intérprete oficial da escola, Royce do Cavaco, que foi coagido e agredido por pessoas ligadas ao samba dos autores Fabinho NT, Jair Roberto, Vitor e André Valêncio.

Em entrevista exclusiva ao SRZD-Carnaval/SP, o cantor, considerado como um dos mais consagrados e respeitados intérpretes do Carnaval paulistano descreve o ocorrido.

"Logo após o anúncio do samba vencedor acompanhamos a revolta de pessoas despreparadas e sem capacidade alguma de participar de um concurso de samba. Foram cenas lamentáveis e que me deixam profundamente triste e revoltado. Estou internamente machucado e com nojo de tudo o que aconteceu ontem", afirma.

Bastante chateado com o ocorrido, Royce diz que chegou a ser agredido na parte externa da quadra e que apesar de alguns integrantes da X-9 pedirem para que ele ficasse dentro da quadra, não havia motivo algum para tomar tal postura.

"Sou apenas o cantor da escola. Não fui jurado e não participei em momento algum de reuniões para analisar os sambas que participaram do concurso. Por este motivo fiz meu trabalho de forma costumeira e não entendo as acusações mentirosas e a revolta sem nexo de alguns compositores que não aceitaram o samba que a escola escolheu. Todos me conhecem e sabem da minha postura ao longo de minha trajetória no Carnaval ao longo destes últimos trinta anos", diz o cantor.

Sobre o motivo das ameaças e da cobrança, Royce explica que foi acusado de escrever ou ter ligação com o samba vencedor composto por Rafael Pínah.

"Isso é uma grande inverdade. É uma covardia alguém falar uma besteira deste tamanho. A falta esportividade, o despreparo e a falta de bom senso, infelizmente fazem parte hoje do ambiente do Carnaval. É lamentável estar diante de tamanha injustiça e ver pessoas totalmente desqualificadas, individualistas e que não pensam na escola, agindo com ignorância e selvageria.

- Ouça o samba escolhido

Royce afirma também que episódio poderia ter sido evitado ou minimizado.

"Acho que a diretoria, harmonia e membros da X-9 Paulistana poderiam ter evitado o ocorrido. Faltou postura. Acho que mereço respeito. Não pelo que já fiz pelo Carnaval e pela X-9, mas por que hoje sou integrante que defende as cores da escola e que estava apenas realizando o meu trabalho da forma como sempre me comprometi e fiz em toda a minha carreira", finaliza.

Compositor concorrente da X-9 entrou em contato com o SRZD-Carnaval/SP

Horas depois em que a entrevista com Royce do Cavaco foi publicada, o compositor Jair Roberto da Silva Junior entrou em contato com o SRZD-Carnaval/SP.

Através de carta aberta, o autor exerceu seu direito de resposta. Leia o texto na íntegra:

"Nós, compositores, Fabinho NT, Jair Roberto, Vitor e André Valêncio, lamentamos muito o fato ocorrido na final da eliminatória da X-9 Paulistana na qual uma torcedora no auge da emoção acabou se exaltando com o intérprete Royce do Cavaco. Quanto ao termo desqualificado usado pelo próprio cantor, venho ressaltar que temos músicas gravadas de sucesso com Grupo Malícia, além do prêmio de melhor samba-enredo de 2012 pela escola de samba Morro da Casa Verde, o que não condiz com o adjetivo utilizado. Para encerrar, gostaríamos de nos retratar com toda comunidade xisnoveana".


Comentários
  • Avatar
    06/10/2012 19:37:27antonio carlosMembro SRZD desde 14/06/2012

    O Royce é uma pessoa maravihosa e um grande sambista.Não merece ser trratado assim. Uma pena que coisas assim ainda aconteçam. O amigo Quinha da Portela tem razão. Se nada for feito no máximo 10 anos o carnaval de Sampa será invadido por escolas oriundas de torcidas organizadas. Já tem tres ( Gaviões/Corinthins-Mancha/Palmeiras e agora Dragões/S. Paulo. Está chegando mais duas muito breve ( Torcida Jovem/Santos e TUP/Palmeiras ) que já estão no Grupo 1 de acesso. Como estas "escolas" tem patrocinio/dinheiro dos clubes sobem bastante rápido e tomam os lugares de escolas tradicionais. Vejam que Camisa-Peruche-Leandro e outras, escolas verdadeiras tem dificulçdade de se manter no especial. Imaginem uma apuração com cinco ou seis escolas e futebol. Será o caos e a descrédito e decadência do carnaval paulistano. Se nada for feito é isso que vai acontecer. Vamos torcer para um G. especial com Pérola-Camisa-Peruche-Leandro-Imperador -Barroca competindo com as que já lá estão.

  • Avatar
    06/10/2012 11:23:49Gisa OliveiraMembro SRZD desde 04/10/2012

    Ã? uma vergonha como o Carnaval de SP tem ficado cada vez mais agressivo, hj em dia qquer discordia é motivo de pancadaria e confusão! Mas isso é atitude de quem nem sambista é, pq quem é sambista sabe perder, sabe participar e fica feliz ou triste com o samba de um parceiro de escola. Infelizmente o nosso Carnaval tem se sujado com esse tipo de pessoas! Adoro o Royce, conheço sua indole e carater, exemplo de sambista pra mtos q estão chegando agora e acham q brigar por um samba é, literalmente sair na mão, e não ir lá e escrever um samba melhor! Só espero q tudo seja resolvido da melhor maneira possivel, pois o nosso carnaval não merece isso! Tem mta gente trabalhando pra q ele seja maravilhoso pra chegar uns e estragar tudo isso! Abraços!

  • Avatar
    05/10/2012 09:54:18Quinha da portelaMembro SRZD desde 28/01/2012

    O carnaval de São Paulo é um carnaval expetacular,não deve nada pro Rio de Janeiro,só acho que deveriam fazer duas coisas banirem dos desfiles essas escolas que levam nome de torcidas Organizadas de futebol( Gaviões da Fiel e Mancha Verde),depois que essas duas escolas foram aceitas para desfilarem com as verdadeiras escolas de samba o carnaval de São Paulo não saiu mais das paginas policiais.Essas duas escolas tem vários marginais infiltrados,porque torcidas organizadas,tanto do Rio como em São Paulo deveriam se chamar torcidas marginalizadas.Só assim serviria de exemplo prás outras.Graças a Deus aqui no Rio esses marginais não vingaram no samba.Boa sorte carnaval paulista,torço por vocês.Valeu.!!!!!

  • Avatar
    02/10/2012 21:34:56Constanza MachadoMembro SRZD desde 02/10/2012

    Royce é um grande homem e ele é um orgulho para qualquer escola. Todos no grupo desses Agressores não são sambistas, São delinquentes!

  • Avatar
    02/10/2012 18:32:16Luiz PinhoMembro SRZD desde 11/02/2012

    Lamentável acontecido, falta de respeito de pessoas não comprometidas primeiro com a vossa escola de samba, pois respeito é sempre bom, minha solidadriedade ao companheiro Royce, Abraços .

  • Avatar
    02/10/2012 18:19:32Ana Maria RosárioMembro SRZD desde 02/10/2012

    infelizmente se pessoas de respeito,dentro do carnaval,não tomarem uma atitude firme contra acontecimentos como o que envolveu Royce,corremos o risco de vermos o carnaval se igualar ao futebol.já estive em uma quadra paulistana,em que amigos estavam concorrendo e fizemos uma torcida ,porque tinhamos confiança na qualidade do samba,mas não sabemos o que aconteceu nos bastidores e os organizadores resolveram dar o resultado na semana seguinte,porque um samba já estava escolhido.gente,carnaval é uma festa e será melhor que assim continue,não vamos tirar do povo mais essa alegria

  • Avatar
    02/10/2012 17:09:18Anderson BarraMembro SRZD desde 02/10/2012

    continua: começam um trabalho baixo pra derrubar seu samba. Inegável que muitos sambas merecedores transpõem estas malditas barreiras e conseguem a vitória, mas, inegável também são os inúmeros fatos que apontam em vários e vários concursos, senão com provas, mas com fortíssimos indícios de manipulação pelos mais escusos motivos, que um samba inferior se sagre como o hino da escola para determinado ano. A manipulação acontece de forma fácil, quase que transparente, fruto de uma mistura de desconhecimento do enredo, jurados submissos escolhidos a dedo, â?? bravõesâ? e suas ameaças, â??donosâ? de escola impondo sua vontade, regulamentos fajutos, tudo isto temperado com o suor dos compositores concorrentes. Fato também é que existem os compositores de fachada, aliás aos montes, uma classe de â??poetasâ?, como muitos se intitulam. Estes emprestam seu nome e usam seu prestigio e poderio financeiro, acobertando as famigeradas firmas e compositores â??queimadosâ? naquela agremiação, para alcançar a vitória e poderem se vangloriar diante de desconhecedores e incautos. E os argumentos usados para este ou aquele samba ter ganhado ou perdido? Nem vale a pena comentar! Só frases risíveis. Mas, apesar de tudo, a agressão verbal ou física deve ser criticada, condenada e punida de forma exemplar, independente de o ofendido ter sido o Royce, um ícone do samba paulistano, pessoa querida e de ótima índole. Cabe aos compositores de verdade se organizarem, buscarem participação, respeito e reconhecimento real de suas atividades no ambiente das escolas paulistanas.

  • Avatar
    02/10/2012 17:07:46Anderson BarraMembro SRZD desde 02/10/2012

    continua: começam um trabalho baixo pra derrubar seu samba. Inegável que muitos sambas merecedores transpõem estas malditas barreiras e conseguem a vitória, mas, inegável também são os inúmeros fatos que apontam em vários e vários concursos, senão com provas, mas com fortíssimos indícios de manipulação pelos mais escusos motivos, que um samba inferior se sagre como o hino da escola para determinado ano. A manipulação acontece de forma fácil, quase que transparente, fruto de uma mistura de desconhecimento do enredo, jurados submissos escolhidos a dedo, â?? bravõesâ? e suas ameaças, â??donosâ? de escola impondo sua vontade, regulamentos fajutos, tudo isto temperado com o suor dos compositores concorrentes. Fato também é que existem os compositores de fachada, aliás aos montes, uma classe de â??poetasâ?, como muitos se intitulam. Estes emprestam seu nome e usam seu prestigio e poderio financeiro, acobertando as famigeradas firmas e compositores â??queimadosâ? naquela agremiação, para alcançar a vitória e poderem se vangloriar diante de desconhecedores e incautos. E os argumentos usados para este ou aquele samba ter ganhado ou perdido? Nem vale a pena comentar! Só frases risíveis. Mas, apesar de tudo, a agressão verbal ou física deve ser criticada, condenada e punida de forma exemplar, independente de o ofendido ter sido o Royce, um ícone do samba paulistano, pessoa querida e de ótima índole. Cabe aos compositores de verdade se organizarem, buscarem participação, respeito e reconhecimento real de suas atividades no ambiente das escolas paulistanas

  • Avatar
    02/10/2012 17:06:13Anderson BarraMembro SRZD desde 02/10/2012

    Infelizmente a disputa de sambas de enredo em São Paulo se transformou numa coisa triste, perversa e interesseira. Quem realmente participa ou participou das disputas sabe que as maiores dificuldades passam muito longe da criação de um samba de qualidade. Atualmente os compositores de verdade, que lutam pela sua agremiação de coração são poucos, o que impera é o ego, o parco dinheiro das conquistas, o interesse. Algumas escolas estipulam um grande número de eliminatórias com qual objetivo? Alguns irão argumentar que isto ocorre para que os sambas tenham oportunidade de â??crescerâ? na quadra, será, inocente é aquele que acredita nisto, pois, um samba â??pancadaâ?, vencedor se faz merecedor de cara, em no máximo três audições. Exige-se de formas direta e indireta que os compositores gastem os tubos bancando torcidas, que em sua maioria são falsas, compradas, organizadas a troco de dinheiro. Exige-se de formas direta e indireta que os compositores divulguem seus sambas com panfletos, folders, banners, CDs, etc, aos montes. Exige-se de formas direta e indireta uma gravação primorosa e custosa. Exige-se de formas direta e indireta que os compositores â??invistamâ? em alegorias de mão, adereços e outros recursos â??pseudo espetáculososâ? durante sua árdua caminhada em busca da vitória. Exige-se de formas direta e indireta que os compositores montem uma equipe de músicos e intérpretes de primeira grandeza para a defesa de sua obra no palco, lembrando que alguns compositores incentivaram, colaboraram, para que muitos intérpretes de renome passassem a cobrar quantias no mínimo extorsivas para fazer seu trabalho. Exige-se de formas direta e indireta que os compositores engulam, sapos, cobras e lagartos, que se calem, se rebaixem durante a disputa de samba de enredo, diante de alguns diretores ou pessoas influentes nas agremiações, pois uma simples piscadela em falso e estes que se dizem sambistas começam um trabalho baixo pra de

  • Avatar
    02/10/2012 14:44:22Juninho BerinMembro SRZD desde 02/10/2012

    Ã? necessário mais do que 5 apresentações para se escolher um samba enredo ? Lembro que na maioria das disputas não se inscreveram mais de 12 sambas. Ã? necessário tanta torcida ? Acreditem... já ouvi dizer em parcerias que gastaram 20 mil reais em um concurso. Tudo isso, mais gente despreparada tanto para ganhar quanto para perder e outras coisinhas, que não vale nem a pena falar aqui, resulta nisso que aconteceu com o Royce. Infelizmente a cada ano que passa, a tendência é só piorar. O dia que houver unidade entre os compositores muita coisa vai melhorar, mas a meu ver, isso é quase impossível.

  • Avatar
    02/10/2012 10:38:52Sérgio DinizMembro SRZD desde 02/10/2012

    Tá aí...esse é o nível do carnaval paulistano. Dúvidas sobre o crescimento ou não do mesmo? Eu não tenho. Amo muito o carnaval, principalmente o de SP, más infelizmente não o vejo na crescente que alguns vejam. São fatos negativos todos os anos, e nos últimos com mais agravantes. Há anos atrás, quando realmente estava em uma crescente, até mesmo o horario de desfile era respeitato, hj........

  • Avatar
    02/10/2012 07:16:43MAYCON MERSSMembro SRZD desde 12/04/2012

    infelizmente existe esses tipo de pessoas que acham que são os donos da razão e que não aceita um não como resposta, esse tipo de acontecimento é por pessoas desqualificadas sim... por causa desses desqualificados, cada vez mais escolas vão querer mudar a forma das eliminatórias, e fazer de portas fechadas, assim como algumas já fazem, no ano passado já aconteceu o episódio na tucuruvi envolvendo o vaguinho, é lamentavél como esses tipos de pessoas se alto julgam sambistas...

  • Avatar
    02/10/2012 00:58:52Leni CamargoMembro SRZD desde 02/10/2012

    INFELIZMENTE NO MUNDO DO SAMBA ESTAMOS CAMINHANDO P/ISTO E Ã? LAMENTAVEL ESTE OCORRIDO,HOJE TODO MUNDO SE ACHA COMPOSITOR DE QUADRA,MAS ESTÃ?O DESPREPARADOS,NÃ?O ENTENDEM QUE A COMUNIDADE Ã? QUEM VAI CANTAR O SAMBA NA AVENIDA E Ã? ELA QUEM DECIDE,PADRINHO ESPERO QUE VC ESTEJE BEM,GISA SIMPATIA

  • Avatar
    01/10/2012 21:39:13SilvioMembro SRZD desde 20/09/2012

    Lamentável, que acontecimentos como esses não se tornem frequentes. Todos sabem q em disputa de samba enredo quando não há fusão de sambas, só um ganha. Todos sabem disso, q podem ganhar ou perder. Sambista de verdade não age dessa forma, isso não combina com o samba e é simplesmente vergonhoso.

Comentar