SRZD


14/10/2012 04h10

'O que é meu, é meu': Grande Rio define samba para 2013
Daniel Guimarães e Gabriel Matturo

A Acadêmicos do Grande Rio definiu, na madrugada deste sábado, dia 13 de outubro de 2012, o seu samba-enredo para o Carnaval 2013.

O público começou a chegar na quadra por volta de 00h e só saiu momentos após a divulgação do resultado na voz de Emerson Dias, intérprete oficial da vermelha, verde e branca de Duque de Caxias. A parceria vencedora foi a de Mingau, Junior Fragga, Deré, Mingauzinho e Arlindo Neto.

A festa

O evento iniciou com o DJ Julinho agitando o público que ia chegando na quadra com muito hip-hop e pop. Por volta de 00h15 o presidente Edson Alexandre fez o sorteio que definiu a ordem de apresentação dos sambas finalistas. O primeiro a ser sorteado foi o da parceria de Márcio das Camisas, Mariano Araújo, J.L Scafura e Luizinho. A segunda obra escolhida foi a de Edispuma, Licinho Jr, Marcelinho Santos, Foca e Melo. A parceria de Paulo Onça, Marceo Dutra, Fabinho Mendonça e Alan Vasconcelos foi a terceira a ser sorteada. E quem ficou com a missão de fechar a final foi a parceria de Mingau, Junior Fragga, Deré, Mingauzinho e Arlindo Neto.

Logo após o sorteio, o rapper norte-americano Baby Boy da Prince subiu ao palco para animar ainda mais a galera que estava presente com seus sucessos. A bateria Invocada aproveitou a presença do rapper para tietar e cantar com ele.

A partir daí, o intérprete Emerson Dias subiu ao palco para cantar os principais sucessos da Grande Rio, sendo acompanhado pela bateria Invocada de Mestre Ciça.

Além de conhecer o samba que vai embalar o desfile da Grande Rio na Marquês de Sapucaí, o público ainda foi contemplado com uma apresentação especial da bateria de Mestre Ciça, que anunciou oficialmente sua nova rainha, Carla Prata, repórter do programa "Domingão do Faustão", da TV Globo. O curioso é que na hora que a nova musa estava sendo apresentada, um telão mostrava a luta de Anderson Silva no UFC RIO 3. Com a vitória do brasileiro, o público que lotava a quadra da Grande Rio foi a loucura.

Finalíssima

Por volta de 2h da madrugada, o samba de Márcio das Camisas, Mariano Araújo, J.L. Scafura e Luizinho foi interpretado por Luizito, da Mangueira e Nego, da . A obra foi muito cantanda pela vasta torcida que estava na quadra com muitas bandeiras e balões.

A segunda parceria, formada por Edispuma, Licinho Jr, Marcelinho Santos, Foca e Melo, animou o público presente com muita festa dos seus compositores.

A obra de  Paulo Onça, Marcelo Dutra, Fabinho Mendonça e Alan Vasconcelos, foi a terceira a subir no palco e defendeu um futuro melhor com muita animação.

O último samba-enredo a entrar em cena foi o de Mingau, Junior Fragga, Deré, Mingauzinho e Arlindo Neto, que saiu com gritos de "é campeão".

- Vídeo: apresentação da parceria de Arlindo Neto

O resultado

As 4h da madruga o tão esperado resultado foi anunciado. A parceria de Mingau, Junior Fragga, Deré, Mingauzinho e Arlindo Neto. 

- Grande Rio: ouça o samba campeão para o Carnaval 2013

Arlindo Neto, visivelmente emocionado, abriu o coração sobre o seu samba campeão

"É um sentimento maravilhoso, meu primeiro samba e já fui campeão. Vencer numa escola do tamanho da Grande Rio é ótimo. A torcida abraçou o samba, cantou muito na final, até me surpreendeu. Foi maravilhoso", disse.

O mestre de bateria Ciça, comandante da invocada, conversou com o SRZD-Carnaval sobre o samba escolhido. Ele parabenizou a escolha, mas lamentou o calendário apertado.

"A escola teve um processo de escolha apertado pelo calendário. De 30 sambas inscritos, tivemos que cortar 20 e levar dez para as finais. Mesmo assim, a escola escolheu o samba certo. Teve grande aceitação da bateria, do carnavalesco e de todos nossos componentes e torcida. A expectativa agora é fazer um grande Carnaval", disse Ciça.

- Vídeo: veja o anuncio do samba-enredo campeão da Grande Rio

O intérprete da vermelha, verde e branca de Duque de Caxias, Emerson Dias, ficou feliz com a escolha do samba e falou sobre a expectativa do primeiro desfile como cantor oficial da escola.

"Graças a Deus a escola escolheu o samba certo. Um samba ótimo e animadíssimo. Há muito tempo a Grande Rio vem merecendo conquistar o Carnaval e se Deus quiser, com a ajuda desse samba, vamos fazer um belo desfile", disse.

"Ser o intérprete da escola é mais do que maravilhoso. Em março, quando foi feito o anúncio e eu vi que tinha chegado o momento comecei a me preparar, com aulas e tudo mais. Quero muito agradecer ao presidente e a todos da escola e dizer que me sinto preparado para este momento", completou o intérprete.

- Veja fotos da grande final da Grande Rio

O diretor de carnaval da agremiação, Milton Perácio, falou sobre o hino da Grande Rio para o Carnaval 2013 e sobre o criticado enredo.

"Na hora da escolha, a Grande Rio buscou o samba que conciliasse a garra da comunidade com a garra da escola para fazer um grande Carnaval", opinou.

"Os enredos 'carnavalizados' já estão saturados. Nosso assunto é atual e tem muita influência na nossa cidade. O que nós queremos fazer é um alerta a todos contra essa grande covardia que querem fazer contra o Rio", finalizou Perácio.

O presidente Édson Alexandre falou o que espera para 2013 e destacou a famosa garra da escola.
"A nossa expectativa é muito boa sempre. A escola se supera a cada dia que passa, com muito amor e muita garra", disse.

Roberto Szaniecki, carnavalesco da agremiação, falou sobre o samba campeão e saiu em defesa do enredo.
"Na realidade trabalhamos todos os sambas para que eles atendem a escola na avenida. Se o samba está na final é porque é atende à todos nós. Antes da escolha eu já sabia que viria coisa boa", disse.

"O enredo não fala apenas do petróleo. Nós falaremos sobre o povo do Rio que trabalha para o petróleo", finalizou o carnavalesco.


Veja mais sobre:Grande RioCarnaval 2013

Comentários
  • Avatar
    24/10/2012 10:31:32DiogoMembro SRZD desde 17/10/2011

    Esse ano cai.... mas o amigo João Ribeiro disse tudo só escola de bicheiro volta no sábado mas esse samba é pífio demais samba acertado.... só caindo a escola vai ter um choque de realidade o samba de Marcio das Camisas e o samba do Licinho até que esse ano estava bom merecia menos esse ai

  • Avatar
    22/10/2012 18:36:24JOÃ?O RIBEIROMembro SRZD desde 09/09/2009

    Cara até gosto da Grande Rio por morar próximo de Caxias e ir muito na quadra... mas pessoal, vms acordar! Só escola de bicheiro vai pro sábado das campeãs... pra mim a campeã de cada carnaval é a escola que não tem contraventor e fica melhor colocada... essa sim merece respeito! Tem samba no pé! Só de lembrar os campeonatos conquistados pela Imperatriz... dá raiva! Falta chão pra Grande Rio! Escola da Globo e de bicheiros! Igual a Mocidade no tempo do Castor... a diferença é que a Mocidade tinha chão! Enfim... lugar de bicheiro é na cadeia! Pela volta do samba no pé! Abs

  • Avatar
    22/10/2012 13:42:57Walace RaulMembro SRZD desde 21/08/2011

    Grande Rio,só tem a comemorar,pois é a escola mais nova do grupo especial,conseguiu status,reconhecimento,já conquistou o segundo lugar várias vezes,apresentou enredos belíssimos na avenida,e sempre se mantêm entre as campeãs,falar o que dessa escola inovadora?

  • Avatar
    19/10/2012 08:28:09Carlos Gomes da MottaMembro SRZD desde 18/10/2012

    Pegou fogo, perdeu TUDO, fez outro carnaval em 24 dias, desfilou sem concorrer, levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima. Ficou em 5º lugar no desfile desse ano. Se achar pouca coisa, procure ler mais sobre a vida das escolas de samba.

  • Avatar
    19/10/2012 08:23:24Carlos Gomes da MottaMembro SRZD desde 18/10/2012

    Criticar a Grande Rio é fácil. Quero ver voltar nos desfiles das Campeãs todo ano, ter 24 anos e ser a segunda no Ranking da Liesa e estar na mídia quase que diariamente. Meter a mão no bolso e ir tomar uma cerveja na quadra (se souber onde é Duque de Caxias) para ajudar na organização do desfile, fazer festa para as crianças distribuindo vários brinquedos, fazer a melhor Festa Junina do Rio e a Ceia de Natal da Diretoria melhor. Entrem no site da escola e vejam.

  • Avatar
    16/10/2012 16:00:48Diego MedeirosMembro SRZD desde 02/07/2012

    Considerando o "enredo"...Ã? um samba mediano (tiraram leite de pedra) assim como na Mocidade, pode render na Avenida...

  • Avatar
    16/10/2012 09:08:05FelipeMembro SRZD desde 04/02/2011

    Muito estranho foi aquela junção forçada do samba da São Clemente que não teve jeito... O samba da Grande Rio é bom e atende Ã?s necessidades de enredo... Bem, se levarmos em consideração quer a portela Teve o melhor samba da década este ano e quase ficou de fora do sábado das campeãs... São dez quesitos, tenho certeza de que esse samba vai exercer a função, exigida pelo momento em que o carnaval se encontra, além é claro, dos outros nove quesitos , que complementarão a festa caxiense... Essa galera saudosista é muito chata, as vezes!!!

  • Avatar
    15/10/2012 19:13:12NickaMembro SRZD desde 12/09/2011

    Não gostei do samba escolhido, esse samba é fraco demais.

  • Avatar
    15/10/2012 11:04:03Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Prezados Lucas e João Ribeiro, me comunicarei com os parceiros por ordem. Caro Lucas, não apenas o nosso parceiro João Ribeiro tem razão em relação a esse espaço aqui ser destinado às opiniões, conceitos e debate de idéias. Banco o causídico do nosso parceiro amante da Deusa da Passarela Ted. Que, democratica, legitima e corretamente respeitou sim tanto a Tricolor Caxiense quanto a Academia do Samba. O que o parceiro Ted fez foi democraticamente criticar os enredos e os 'hinos' oficiais escolhidos por essas duas respeitabilíssimas agremiações. Parceiro Lucas, reflita sobre isso em nome do nosso amor ao mundo samba. Agora, sobre o bamba do Samba & da Música Popular Brasileira, Arlindo Cruz, tanto ele quanto o ícone Martinho da Vila merece nossos enaltecimentos às suas obras musicais. Porém, não, idolatria. Atenção: Arlindo e Martinho não são "Deus". Quero dizer, ambos, embora amem suas agremiações, têm esse grave defeito de serem granaleiros. Isto é, são escravisados pela ambição de ganhar a milionária grana paga pela gravadora da LIESA. Tanto Arlindo Cruz quanto Martinho da Vila são muito bem sucedidos profissionalmente, eles não precisam disso. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé, torcedor-amante da Majestade do Samba.

  • Avatar
    15/10/2012 09:13:08JOÃ?O RIBEIROMembro SRZD desde 09/09/2009

    Lucas esse espaço é de opiniões... e cada um tem a sua! Se gostou, legal! Na minha opinião realmente é fraco e o samba foi negociado... mas pra frente tem um show do Arlindo pra arrecadar verba pra escola! Ã? assim onde ele ganha! Embora seja um grande compositor ele usa esses recursos para ganhar.

  • Avatar
    15/10/2012 00:20:34lucasMembro SRZD desde 23/01/2011

    Eu só acho que o Ted e os outros estão julgando sem conhecer o samba direito. Puxa vida, nem foi desenvolvido tudo, e vocês já estão criticando, falando que o samba é ruim não vai dar nada... que vão dormir. Ted você dever ser um babaca, que só gosta de falar da sua escola. Respeite as agremiações meu amigo. Eu estou doido para a escola surpreender a todos e jogar leite na cara de quem a criticou na escolha do enredo e do samba. Vocês está criticando só a capa, sem conhecer a música do cd. Seu babaca. Espero que a escola se saia bem como em 2008 que jogou na cara de todos, com o luxo e poder da escola em que todos a criticava.

  • Avatar
    14/10/2012 21:41:34TedMembro SRZD desde 12/04/2012

    Minha Nossa Senhora, que samba CHATO! ... Isso é uma escândalo se a gente comparar com a obra prima da Portela, e da Vila Isabel. A letra é um porr.e!... Nossa Senhora, a que horas a Grande Rio desfila mesmo? pra eu ir pra minha casa dormir. Foi o que eu esperava, as duas escolas com os enredos mais chatos tiveram o samba mais chato, a Grande Rio e o Salgueiro. O samba não diz coisa, com coisa, se falassem de Maria Antonieta, e Fátima Bernades no samba, eu não iria achar estranho. Tenho pena é da Porto, que só porque falou de "iogurte", vai pagar o pato no acesso.

  • Avatar
    14/10/2012 20:01:11vingadorMembro SRZD desde 19/09/2011

    outro samba fraco , o samba do foca era disparado melhor , mais a tal da media com compositores é o que vem tirando o brilho das disputas de sambas

  • Avatar
    14/10/2012 16:03:51Carlito BF - Puro Sangue Azul e BrancoMembro SRZD desde 09/02/2010

    Gostei do samba, mas até agora não entendi o enredo.

  • Avatar
    14/10/2012 14:19:31VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Vocês podem me chamar de maluco, mas não desgostei do samba não. Só soube ontem do carnavalesco, que deu uma explicação melhor do enredo para a imprensa, sobre o que realmente se tratava o tema. O desfile começa com o petróleo sendo extraído, depois os benefícios que ele tem para a população. Esse é o que vai mais se focar, os benefícios que teriam se os os royalties de petróleo ficassem só para o Rio, uma melhor saúde, educação... Não acho que o samba se desencaixe no aspecto do enredo, acredito que foi uma boa escolha... Gostei muito da parte: "o que é meu, é meu". Ã? diferente! Enfim, boa sorte a escola! VerdeRosaFT olé

Comentar