SRZD


01/11/2012 12h08

'Estou fora do Carnaval', diz Afonsinho
Raul Machado

Foto: Acervo Pessoal - AfonsinhoEle começou a desfilar em ala pela Vai-Vai em 1976. Depois, ingressou na ala de compositores onde se tornou presidente nos anos de 1992 e 1993.

Na Saracura, assinou os hinos dos desfiles de 1991/1993/1998/1999/2010/2011 e 2012.

Afonso Carlos de Campos, o Afonsinho, além de compositor é intérprete de samba-enredo com passagens por grandes escolas como Nenê de Vila Matilde, Unidos do Peruche, Camisa Verde e Branco, Leandro de Itaquera e Império de Casa Verde, agremiação em que fez parte do carro de som no último Carnaval.

"Se for contar por títulos, acho que não tem ninguém que tenha mais campeonatos na história. Participei das 14 conquistas da Vai-Vai, dois pela Império e um pela Nenê", afirma Afonsinho.

O tradicional grito de guerra "Vai começar tudo de novo" deixará saudades entre os sambistas que acostumaram-se a contar com o talento e vibração na largada dos desfiles embalados pela voz marcante do cantor que defendeu as cores da "Caçula do Samba" no Carnaval de 2012.

Mesmo diante de tantos desfiles inesquecíveis e de marcas históricas, o cantor e autor que é considerado pelos sambistas como marca registrada da folia paulistana está se despedindo oficialmente das passarelas dos desfiles.

Leia carta aberta

"Passando para agradecer a todos os amigos que conquistei nestes 36 anos de avenida. Infelizmente o tempo passa para todo mundo e nós, pessoas sensatas, sabemos exatamente nosso momento de parar e deixar que a vida nos leve a novos rumos. Agradeço a Deus pelas conquistas, aos amigos de verdade pelo apoio, companheirismo e lágrimas. Deixo o meu abraço e menção honrosa, à todas as entidades carnavalescas que me proporcionaram os melhores e mais felizes dias de minha vida e, principalmente a todos os suspostos inimigos que a vida me deu, pois sem eles, eu não chegaria ao patamar que alcancei. Que possamos um dia sorrir novamente ao relembrar todas as nossas peripécias. 2013 se aproxima, trazendo novos caminhos, novas experiências e principalmente novos rumos. Que Deus abençoe a todos !!!"

Em entrevista exclusiva ao SRZD-Carnaval/SP, Afonsinho comenta o seu desligamento do Carnaval Paulistano.

Foto: Acervo Pessoal - Afonsinho

SRZD-Carnaval/SP: Qual o motivo te levou a tomar a decisão de sair do Carnaval?

Afonsinho: O Carnaval tá perdendo sua essência e o seu brilho. Os interesses pessoais estão maiores do que o coletivo. A visão de prioridade é o ganho financeiro. Não há cultura, não há mais festa, só interesses particulares e que beneficiam a minoria.

SRZD-Carnaval/SP: Algum motivo em especial foi pontual para esta escolha de deixar a passarela?

Afonsinho: Se eu for enumerar os motivos, vamos passar o dia todo aqui. Eu já havia decidido parar no ano passado e voltei atrás devido a pedidos de alguns amigos. Mas me arrependi de ter voltado. Eu odeio me arrepender das atitudes que tomo.

SRZD-Carnaval/SP: Se depois desta entrevista para o SRZD-Carnaval/SP, surgir contato de alguma escola. Você pode voltar atrás?

Afonsinho: Para ser bem sincero até tenho um convite, mas as decepções são maiores que a minha vontade de trabalhar. Infelizmente está faltando seriedade. Algumas escolas exigem comprometimento e seriedade por parte dos cantores mas não dão a menor condição para que nós possamos realizar nosso trabalho com dignidade. Não estou falando de dinheiro não, pois o retorno financeiro nem sempre é prioridade.

SRZD-Carnaval/SP: Você fala em novos rumos. Existe algo já encaminhado?

Afonsinho: Recebi um convite para participar do Carnaval do Rio de Janeiro mas creio que deixei esse momento passar. Estou trabalhando em um projeto de um CD (tem muita gente que acha que este é o momento). Não que eu pretenda fazer sucesso mas quero mostrar um pouco do meu trabalho fora avenida. Gostaria de agradecer a todos os parceiros com quem tive o prazer de compor, em especial ao grande amigo Zeca do Cavaco, parceiro que quase todos os meus trabalhos. Agradecer também aos amigos Agnaldo Amaral, Carlos Junior e Washington da Mangueira, parceiros inseparáveis de avenida.


Comentários
  • Avatar
    05/11/2012 13:01:19MárciaMembro SRZD desde 10/04/2012

    Sentirei Saudades!!! Boa Sorte na sua nova caminhada, Sucesso!!! Quem perde com isso é o Carnaval infelizmente!

  • Avatar
    05/11/2012 08:09:47José Jorge Teles SantosMembro SRZD desde 11/05/2009

    Ã? assim...Nada nas nossas vidas é pora ACASO, por isso trilhe o caminho que vc escolher com a mesma dedicação que vc teve pelo "carnaval", sei de alguns motivos que o levaram a tomar esta decisão, tem hora que a nossa decepção com alguns acontecimentos nos deixam em reflexão e com vontade de largar tudo MESMO...O melhor de tudo isso é saber que VOCE criou a SUA história no CARNAVAl e isso NINGUÃ?M e NADA poderão apagar...Grande Abraço e que DEUS te guie nessa nova caminhada.

  • Avatar
    03/11/2012 18:24:26alex perucheMembro SRZD desde 25/02/2012

    Parabéns por tudo que vc fez pelo samba. Carnaval agora é negócio.

  • Avatar
    02/11/2012 14:30:57ViníciusMembro SRZD desde 29/09/2010

    Bota lenha na fogueira, pra não azedar o pé do frango pra alegria do meu povo vai começar TUUUUUUUUUUDO DE NOVO! Afonsinho é uma lenda no meu império vai fazer muita falta, e ele tem toda razão carnaval virou negócio.

  • Avatar
    01/11/2012 22:00:58Mestre AlaniMembro SRZD desde 01/11/2012

    Ã? pessoal infelizmente "AZEDOU O PÃ? DO FRANGO" e como a algum tempo ja vem acontecendo é por falta de respeito e seriedade de algumas escolas e ou diretorias com o sambista que nosso carnaval perde mais um grande intérprete, Desejo muita felicidade e sucesso na sua nova caminhada e que Deus continue sempre iluminando o seu caminho. Abraços sambísticos.

  • Avatar
    01/11/2012 18:51:44Luiz PinhoMembro SRZD desde 11/02/2012

    Simplesmente.....Sucesso sempre; Abraços.

  • Avatar
    01/11/2012 15:04:04irapuanMembro SRZD desde 17/08/2012

    Parceiro respeito sua posição e agradeço em muita a força que voce me deu no momento do meu ingresso na Vai-Vai, foi pouco o tempo de convivência mais o sufuciente para ver que voce é um grande parceiro, siga em paz o caminho que Deus esta lhe traçando e que continue nos dando brindando com a sua alegria, vida que segue e com certesa fora dos "bastidores" a nossa amizade vai continuar.

Comentar