SRZD


11/12/2012 14h05

Ito Melodia: 'A Ilha fica entre as seis primeiras escolas em 2013'
Gabriel Matturo e Luana Freitas

O intérprete da União da Ilha, Ito Melodia, que se prepara para o próximo Carnaval com um ritmo acelerado de ensaios, conversou com o SRZD-Carnaval sobre o desfile de 2013, superstições e fez agradecimentos à escola que representa.

Supersticioso, Ito disse que, para que tudo saia conforme o planejado no desfile, ele faz orações antes de sair de casa. "Peço proteçã a Deus e aos orixás". O intérprete está confiante de que a escola insulana terá um bom desempenho em 2013, quando levará o enredo "Vinícius no plural: Paixão, Poesia e Carnaval".

"A Ilha está preparadíssima e em 2013 fica entre as seis primeiras escolas", disse, ansioso e animado.

Ito fez questão de ressaltar o preparo dos segmentos da escola, como a bateria, e também elogiou o samba-enredo, que considera muito bom.

Sempre simpático, Ito ainda fez questão de deixar registrado seu agradecimento ao presidente da União da Ilha, por permitir que continue a mostrar seu trabalho e a fazer o que ama. "Um dos melhores presidentes que a Ilha já teve".

Foto: Luana Freitas - SRZD

Leia também:

- Ilha promove ensaios e feijoada nesta semana


Veja mais sobre:União da Ilha

Comentários
  • Avatar
    14/12/2012 02:01:29Adriano Caldas Dos SantosMembro SRZD desde 09/07/2009

    Parabéns Anderson PELA BRILHANTE explanação sobre o samba, muita gente não tem conhecimento da sinopse e da vida de Vinicius e suas obras, acho o samba muito Bom!! tirando vila e Portela e o meu favorito!! e pelo que tenho visto nos barracões a Ilha vem pra um show na Avenida!!!!!!! ITO MELODIA, acho que não só entre as seis, mas vem pra brigar mais em cima!!!!!!!!

  • Avatar
    13/12/2012 18:32:29bernardoMembro SRZD desde 11/08/2011

    parabrns anderson irretocavel o seu comentario, louvavel e de extrema inteligencia

  • Avatar
    13/12/2012 14:29:52AndersonMembro SRZD desde 08/01/2012

    De alma boêmia, Vinícius, desfilava na noite em companhia da lua. Seus shows encantaram tantos palcos do Brasil e do mundo que jamais serão esquecidos. Então, o show não pode parar! Onde anda você... "Poetinha"? Saudade mandou te buscar. A Ilha é paixão na Avenida. Mais que nunca é preciso cantar Com saudade, Vinícius é chamado: "Onde anda você?" A Ilha, pulsando de paixão, vai trazê-lo, em homenagem, à passarela. Mas pra falar do "Poetinha" é preciso cantar, "Mais que nunca é preciso cantar!"

  • Avatar
    13/12/2012 14:29:01AndersonMembro SRZD desde 08/01/2012

    De alma boêmia, Vinícius, desfilava na noite em companhia da lua. Seus shows encantaram tantos palcos do Brasil e do mundo que jamais serão esquecidos. Então, o show não pode parar! Onde anda você... "Poetinha"? Saudade mandou te buscar. A Ilha é paixão na Avenida. Mais que nunca é preciso cantar Com saudade, Vinícius é chamado: "Onde anda você?" A Ilha, pulsando de paixão, vai trazê-lo, em homenagem, à passarela. Mas pra falar do "Poetinha" é preciso cantar, "Mais que nunca é preciso cantar!"

  • Avatar
    13/12/2012 14:27:39AndersonMembro SRZD desde 08/01/2012

    Na década de 60 compõe com Baden Powell os famosos afro-sambas, dentre eles o "Canto de Ossanha", onde menciona o canto sedutor e traiçoeiro relacionado ao orixá das matas e das ervas medicinais. Da mesma época, a música "Berimbau" é lembrada como um chamado ao companheiro da roda de capoeira. "Menininha me chamou... vou pra Bahia. Sou da linha de Xangô... Caô meu guia. Odoyá...Yemanjá! A bênção Meu Pai Oxalá!" Mãe Menininha do Gantois, foi a mais respeitável mãe-de-santo de Salvador e Vinícius era seu amigo. Ele então vai para a Bahia. Filho de Oxalá, na linha direta de Xangô, chega louvando o seu orixá guia "Caô". Louva Yemanjá, a rainha do mar - "Odoyá", e pede a benção ao Pai Oxalá. Também é uma referência a famosa canção "Meu Pai Oxalá" que ele compôs com Toquinho. Ã? jangada... na luz da manhã vai navegar. Referência à música "Arrastão", composta com Edu Lobo, vencedora do Festival da Canção de 1965. Segue pra Itapuã, no brilho do sol... é bom vadiar! Itapuã era uma antiga colônia de pescadores, a 20 km do centro de Salvador, onde Vinícius teve uma casa e passava dias na praia. O local é lembrado em uma música "Tarde em Itapoã" onde aparece o verso "O dia pra vadiar", inesquecível composição feita em parceria com Toquinho. Um jeitinho que fascina, Num doce balanço que não tem igual. Referência a "Ela é carioca", que identifica a mulher carioca pelo "jeitinho dela andar" e a "Garota de Ipanema", nossa musa inigualável "num doce balanço a caminho do mar". Quando abrir a Arca de Noé... Um riso de criança em cada olhar. Ele criou dois antológicos álbuns intitulados "A Arca de Noé" musicando o livro de poemas infantis que escreveu para seus filhos "E abre-se a porta da Arca..." Enfim, o que importa é amar. A noite é sua passarela, O show não pode parar! De alma boêmia, Vinícius, desfilava na noite em companhia da lua. Seus shows encantaram tantos palcos do Brasil e do mundo que jamais ser

  • Avatar
    13/12/2012 14:24:50AndersonMembro SRZD desde 08/01/2012

    Para os que ainda criticam segue abaixo uma leitura da letra do samba e as referências relacionadas à vida do Vinícius de Moraes feita pelo Compositor Ginho. Espero que assim fique mais fácil de entender que o samba está perfeitamente de acordo com enredo. Surgiu, ao som do mar, um poeta Que brincava na areia. Na Ilha um menino, sempre a sonhar. Quando criança Vinicius passava suas férias na Ilha do Governador, mais precisamente, na Praia do Cocotá. Foi assim, ouvindo os sons que vinham do mar, que do menino levado e sonhador, surgiu o grande poeta brasileiro de todos nós. Fez da sua vida um poema "Como é bom se apaixonar!" Era apaixonado pela vida intensa, pela poesia e pelas mulheres. Por nove vezes se casou, e por todas as companheiras se apaixonou perdidamente. Sua vida foi um grande poema, cujo título bem poderia ser "Como é bom se apaixonar!" Ã? Pátria amada, recebe esse menestrel! Vinícius foi diplomata e viajou para vários países. Sempre manifestou a grande saudade que sentia de sua terra. Em seu poema "Pátria minha" declara todo seu amor pelo Brasil, suas belezas e contradições. Voz do morro na folia, Orfeu chegou, raiou o dia Levou a bossa no "Tom" d'alegria. A batucada vinda do morro e o fascínio pela lenda grega de Orfeu inspiraram Vinícius a criar a peça Orfeu da Conceição, encenada no Teatro Municipal, e posteriormente adaptada para o cinema. No filme, premiado em Canes e vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1959, as crianças do morro acreditavam que o dia só raiava quando se ouvia o canto de Orfeu. Foi nessa época que conheceu Antônio Carlos (Tom) Jobim. Viraram parceiros, sendo os dois, grandes nomes do inesquecível movimento que revolucionou e trouxe alegria à música popular brasileira - a Bossa Nova Se é canto de Ossanha, menina, então não vá! Um berimbau vai ecoar... Vem, meu camará! Na década de 60 compõe com Baden Powell os famosos afro-sambas, dentre eles o "C

  • Avatar
    13/12/2012 09:56:16Paulo ProençaMembro SRZD desde 30/01/2012

    S. Gonçalo vc leu a sinopse? Se não me engano consegue ver aqui no SRZD. Enfim leia dps tire suas conclusões...

  • Avatar
    12/12/2012 18:19:06Belfedo de RealengoMembro SRZD desde 05/12/2012

    GOSTO MUITO DA ILHA E O ITO Ã? UMA EXCELENTE PESSOA!!!

  • Avatar
    12/12/2012 00:22:29VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Eu, como vários usuários que já comentaram, adoro a Ilha! Um dos momentos mais marcantes da escola em minha opinião, foi em 2010, quando o Ito puxou o grito e a comunidade cantou com ele: "OH, A UNIÃ?O VOLTOU, A UNIÃ?O VOLTOU, A UNIÃ?O VOLTOU....". Sempre me emociono quando vejo no Youtube! A escola tem muitos artifícios ao seu favor. Tem um dos melhores enredos do grupo (quem sabe O melhor), tem um grande intérprete, tem um ótimo carnavalesco, que é um dos melhores da atualidade e é uma escola muito alegre! Só que infelizmente, a escola tem alguns, digamos, "problemas". O samba, não é muito bom. Vinicius de Moraes merecia uma letra mais poética, o que tinha em outros da disputa. O casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira não é conhecido e não costuma obter tanto sucesso quanto a escola merece. Os quesitos Harmonia e Evolução não receberam muito boas notas, como outros quesitos, onde mereciam melhores, que talvez aconteça por um certo preconceito que tem que acabar, principalmente com a Ilha. Desejo toda sorte para a escola! Ano que vem vai ser difícil! Todas as agremiações estão se esforçando muito! Infelizmente, ainda acho que a Inocentes vai cair. Mas, minha principal pergunta é: quem vai abrir o desfile de segunda em 2014, ou seja, quem vai ficar em penúltimo-lugar no Carnaval 2013? Será que a São Clemente terá essa missão novamente? Ou será que uma das gigantes ficará com essa responsabilidade? Deixo-lhes a dúvida. VerdeRosaFT olé

  • Avatar
    11/12/2012 23:09:49S.GonçaloMembro SRZD desde 17/07/2011

    Pelo enredo excelente fica com certeza até entre as 3 primeiras, mas pelo samba fica entre as últimas, o samba não é de boa qualidade e foge muito do enredo, parece um samba que fala da Bahia ou de cultura afro, nada haver com o Vinicius que era pura Bossa Nova, sem forçação de barra, por favor.

  • Avatar
    11/12/2012 22:46:56Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Gosto muito da União da Ilha, de coração. Como a minha Portela é a mais séria candidata a ir para o grupo Acesso A em 2013, devido a INCOMPETÃ?NCIA da gestão Nilo Figueiredo, ficaria muito feliz em ver a União da Ilha entre as 6 primeiras colocadas, na qualidade de CAMPEÃ? (1ª colocada). Competência, a nossa afilhada já mostrou que tem! Saudações portelenses.

  • Avatar
    11/12/2012 17:08:17bernardoMembro SRZD desde 11/08/2011

    se a ilha quer ser GRANDE tem que pensar grande , e parar com esse negócio de se contentar em ficar entre as 6 , tem que pensar em titulos. infelizmente em 2013 o samba mal escolhido vai de novo prejudicar a escola assim como aconteceu em 2012 , a escolha estava linda no que dependeu do alex . mais bateria, harmonia , ms pb e principalmente samba enredo afastaram a ilha das campeãs.,

Comentar