SRZD


11/12/2012 16h16

Marquês de Sapucaí, Cândido José de Araújo Viana
Claudio Rocha de Jesus

Jurista brasileiro nascido em Congonhas do Sabará, Estado de Minas Gerais no ano de 1793, um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o qual presidiu por cerca de trinta anos. Respeitado por sua retidão de caráter, foi membro do conselho de estado e obteve o reconhecimento de D. Pedro II, que lhe deu o título de visconde (1854) e, quando já aposentado, MARQUÉS (1872).

O Marquês de Sapucaí, apesar da intensa vida pública, cultivou a música, compondo canções famosas à época. Entre as de que se tem notícia estão às modinhas "Mandei um eterno suspiro" e "Já que a sorte destinara" e a quadrilha "Primeiro amor". Hoje ele é mais lembrado pelo nome da avenida do carnaval carioca.

Mais de 100 anos após sua morte, em 1984, Darcy Ribeiro (um antropólogo, educador, professor universitário, político, ex-ministro, e vice-governador do Estado do Rio de Janeiro na época da construção) é tido como um dos principais articuladores da construção da passarela do Samba, e a ideia de uma parte mais larga, em forma de praça cercada por arquibancadas ao final da passarela, são atribuídos a ele, assim como o nome "Praça da Apoteose" é tida como sendo de sua autoria.

Inaugurada na avenida Av. Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro nos bairros Centro e Cidade Nova, o "Sambódromo", foi projetado por Oscar Niemayer.

O Marquês de Sapucaí faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 23 de janeiro de 1875, e foi sepultado no Cemitério da Ordem de São Francisco de Paula, em Catumbi. A Avenida Marquês de Sapucaí acolhe o maior espetáculo da terra, os desfiles oficiais de escolas de samba do carnaval carioca. O Marquês tem sido citado em inúmeros sambas de enredo, como por exemplo o da Imperatriz Leopoldinense 1993: "Vou passar mais uma vez Na avenida da ilusão Carnaval, alegria geral no meu coração Vem de lá, da Corte Imperial (lá vem marquês) O Marquês iluminado".


Veja mais sobre:Memórias do Carnaval

Comentários
  • Avatar
    13/12/2012 10:43:43Claudio RochaMembro SRZD desde 07/04/2009

    Obrigado meu querido Joaquim! Um Forte Abraço.

  • Avatar
    12/12/2012 00:22:28joaquimMembro SRZD desde 22/11/2010

    Caro amigo, adoro sua coluna no site, suas dicas de livros são muito boa, abraços e continue assim!

Comentar