SRZD


07/01/2013 02h15

União da Ilha canta Vinícius e ecoa sua força na Marquês de Sapucaí
Patrícia Raposo

foto: Wilson Spiler

O enredo "Vinícius no plural. Paixão, poesia e carnaval", de autoria do carnavalesco Alex de Souza, foi cantado na Marquês de Sapucaí, neste domingo, 6 de janeiro, a plenos pulmões pela comunidade insulana. 

Entoado pelo intérprete Ito Melodia, o samba-enredo dos compositores Ginho, Junior, Vinicius do Cavaco, Eduardo Conti, Professor Hugo e Jair Turra foi ganhando força e o ensaio técnico da azul, vermelha e branca mostrou que a agremiação vem para brigar no Carnaval de 2013.

Veja também:

- União da Ilha: imagens do ensaio técnico

- Vídeo: Ito Melodia canta samba-enredo no ensaio técnico

- Vídeo: Bateria 40º no ensaio técnico

- Vídeo: 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira

- Vídeo: comissão de frente

foto:Wilson Spiler

Por volta das 22h, a bateria dos mestres Odilon e Riquinho animava o Setor 1, que contava com torcedores da escola empolgados com cartazes, bandeiras e bolas nas cores da agremiação. 

A comissão de frente, comandada pelo coreógrafo Sérgio Lobato, passou com 16 bailarinos que apresentaram apenas 50 % da coreografia oficial, mantendo o suspense para o dia do desfile.

Wilson SpilerEm seguida, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Ubirajara e Cristiane Caldas, bailou com leveza, simpatia e entrosamento defendendo o primeiro pavilhão insulano. Com um vestido azul e branco cravejado de pedras, Cris dançou embalada pelo hino que canta Vinícius de Moraes, acompanhada pela desenvoltura e elegância de Bira.

Com cerca de 33 alas, os componentes usavam camisetas e adereços diferenciados. Bolas, chapéus, máscaras, além de setores coreografados, deram o tom da organização da escola.

Os atores Eriberto Leão e Letícia Spiller abrilhantaram ainda mais o treino da agremiação insulana, que teve também a graciosidade da rainha da bateria 40º, Bruna Bruno, interagindo com o público e mostrando seu samba no pé.

A ala de passistas e a tradicional ala das baianas veio logo atrás do carro de som, empolgando o público que saudava os segmentos da azul, vermelha e branca.

A União da Ilha do Governador desfilará no dia 11 de fevereiro,  segunda-feira de Carnaval, na Passarela do Samba.

Fotos: Wilson Spiller

Leia também:

- Blogueiros analisam ensaio e bateria da União da Ilha

- Mestre Riquinho testa paradinha

- Cris Caldas fala sobre sua dança no ensaio

- Coreógrafo leva swing brasileiro para treino técnico

- Ito Melodia elogia samba-enredo



Comentários
  • Avatar
    12/01/2013 09:25:40Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Quanto à União da Ilha, vou fazer um comentário: O samba-enredo é MA-RA-VI-LHO-SO. Melhores sambas, pela ordem: Portela, Ilha, Vila, Mangueira, Imperatriz e Grande Rio. Quanto aos outros sambas (sambas???), é melhor eu NEM comentar!

  • Avatar
    09/01/2013 08:36:36Quinha da portelaMembro SRZD desde 28/01/2012

    Senhores Bernardo e Wilmar,não adianta ficarem discutindo ,já que são amantes da mesma escola.O que posso afirmar é:Como sou diretor de Harmonia da Portela,digo-lhes que :realmente e errado,componente ficar tirando foto seja de celular ou outra coisa qualquer.Isso está no regulamento,o diretor de harmonia não deve deixar,pois isso vira vício e no dia do desfile tira pontos da harmonia,podendo tirar pontos até de alegorias e adereços,por não fazer parte do mesmo,fantasias,por não constar no enredo como acessórios e outras mais,o componente tem que ser avisado,para não cometer esse erro grave e botar tudo a perder,espero que não me levem a mal,não estou aqui,querendo mostrar que sei mais que ninguém,só pra esclarecer que todo o diretor de harmonia tem que mostrar ao componente o que é o regulamento e o quanto certas atitudes pode colocar um campeonato a perder,saudações portelenses,valeu.!!!!!

  • Avatar
    08/01/2013 17:33:27bernardoMembro SRZD desde 11/08/2011

    senhor wilmar não sou ritimista , e quanto a recalcado se ser um torcedor que não varre a sujeira pra baixo do tapete então sou . vamos fazer um teste. em 2010 e 2012 quantos 10 tirou a bateria da ilha? quantos 10 tirou a harmonia da ilha? ano passado 2012 bateria, samba enredo ms pb , e harmonia . impediram a escola de voltar nas campeas tou errado? e por amar a ilha que não gostaria que isso voltasse a acontecer. e a melhor que podemos fazer é não tampar o sol com a peneira. moro fora do rio assisti o desfile pela net na radio tupi. eu posso não entender de bateria mais nesta radio estava reunida gente com muitos anos de samba , e foi uma unanimidades a decepção deles um chegou a dizer ;. ou a ilha esta escondendo o jogo ou a bateria vai ser um fiasco. isso deve estar gravado procure. e em relação a harmonia , foi criticado na radio , no jornal extra etca ilha tem problemas de harmonia sim e antigo. ja desfilei muito pela ilha principalmente nos anos de acesso , ao contraio de muita gente nunca abandonei a ilha mesmo de longe , agora por exemplo queria camisetas . comprar pela net pra ajudar escola mais a loja virtual esta fora a meses uma vergonha devem estar com muito dinheiro. mais vou pra sapucai com minha bandeira que tem 14 anos torcer por minha paixão. agora dizer dizer que ta tudo lindo maravilhoso não faço pois vou prestar um deserviço a escola. um abraço

  • Avatar
    08/01/2013 13:38:29wilmar caranguejólaMembro SRZD desde 02/02/2010

    Sr. Bernardo, li seu comentário e estou de acordo quando vc cita as condutas dos componentes batendo fotos ou falando ao celular (se é que dá para conversar, risos), mas em relação a alegria dos mesmos eu não vejo erro algum, pois a UNIÃ?O DA ILHA é, e sempre será alegre, pelo que vejo o Sr. é minoria ao criticar o andamento do ensaio pois pelo que venho lendo em TODOS os sites de carnaval, a ILHA cantou e cantou muito; acho que essa turma do celular estavam cantando para seus endereçados e não conversando na hora do ensaio. Em relação ao seu comentário sobre o andamento ou cadenciamento da bateria dos mestres Riquinho e Odilon eu achei que vc deve ser ou está recalcado, não sei se vc é um ritimista ou entendido em bateria de escolas de samba, só digo a vc que existe uma diferença entre bateria e fanfarra, talvez vc goste da 2ª opção, bateria não precisa explodir na avenida e fazer barulho sem cadência, quero ver milhares de ritimistas que estão acostumados a dar porrada em instrumentos na cadência rápida e depois fazer da mesma forma em uma batida CADENCIADA. Na união da Ilha não tem fanfarra, tem ritmo cadenciado do início ao fim, quem gosta de pancadão e viradão são pessoas que adimiram o RAP ou o FUNK. Desconfio que vc seja um ritimista que DEVE ter sido cortado pelos mestres Riquinho ou Odilon por falta de ritmo ou audição, Saudações rítimicas.

  • Avatar
    08/01/2013 12:57:08dioneMembro SRZD desde 08/01/2013

    Tia Maria, com todo o respeito por uma pessoa que eu nem sei quem é. venho lhe enformar que: a foto que a ´´Sra.`` viu ou que viram e lhe contaram, do Harmonia junto com os componentes, foi num momento de descontração na consentração da escola antes de começar o ensaio. Por favor, ates de fazer qualquer comentário sobre a conduta de qualquer pessoa, se certifique do que esta falando, para que não haja intrigas dentro da escola. Grato ! Parabéns União pelo belo ensaio.

  • Avatar
    07/01/2013 20:42:57Tia MariaMembro SRZD desde 14/01/2011

    Ola meus queridos... A tia gostou do ensaio da Ilha sim. Não foi nenhum estrondo mas a escola passou bem. Infelizmente logo depois da bateria quase ninguem mais cantava estava bem bagunçadinho. Ã? só entrar no facebook que vemos até nas alas mais tradicionais da Escola componentes parados tirando fotos, tem fotos até com integrantes da harmonia da escola. Se um harmonia para pra tirar foto, que moral ele tem pra proibir os demais componentes? Ito Melodia deu um show. Mestre sala e porta bandeira, apesar de dançarem juntos pela primeira vez, foram muito bem. Esperava mais da bateria com mestre Odilon... Desnecessário o discurso do presidente falando que o chão da Ilha é insuperável mas acho que foi na empolgação... O diretor de carnaval pra variar falou só caquinhas.... Confio no trabalho do menino Alex tenho certeza que apesar do samba mediano, a Ilha vem linda e empolgante. Beijos da Tia

  • Avatar
    07/01/2013 20:29:58Jonathan BessaMembro SRZD desde 07/04/2009

    Confesso que tbm fique surpreso. Foi perfeito. Não gosto muito do samba, mas confesso que deu um toque diferente no ensaio. A comunida realmente tem abraçado o enredo. E de fato quando isso acontece, tem tudo pra da certo. To confiante por uma boa colocação. Já que de barração a escola está nota 10 !

  • Avatar
    07/01/2013 19:23:34tetéco da viradouroMembro SRZD desde 06/02/2010

    Meus parabéns a União da Ilha...foi um ensaio surpreendente! Superou minhas expectativas...se continuar nesse caminho, a briga vai ser boa e com certeza (se não tiver um roubo no meio do julgamento...) a Ilha fica entre as 6! E pra quem acha q o samba não tem nada a ver com o poetinha Vinicius, repito o q algumas pessoas disseram abaixo...procurem saber o enredo primeiro antes de criticar ok?! Parabéns comunidade Insulana!

  • Avatar
    07/01/2013 18:02:22Marcelo de JesusMembro SRZD desde 21/04/2009

    Ã? ISSO AÍ PRISCILA PEREIRA. RECOMENDO TAMBÃ?M AOS QUE NADA CONHECEM DA VIDA E OBRA DE VINÍCIUS QUE PROCURE O ARTIGO "ITO MELODIA" DESTE SITE.

  • Avatar
    07/01/2013 17:23:05Priscila PereiraMembro SRZD desde 27/04/2012

    Pros incultos que não conhecem NADA da vida e obra do Vinicius (e nem se deram ao trabalho de pesquisar antes de postar bobagem), recomendo ler o maravilhoso detalhamento da letra do samba feito pelo Anderson no artigo "Ito Melodia: 'A Ilha fica entre as seis primeiras escolas em 2013" deste mesmo site. Se ainda assim tiverem dúvidas sobre a pertinência da LETRA, podemos conversar. Dizer que não tem a ver com o enredo é piada... se gosta ou não, se empolga ou não, daí é outra conversa....

  • Avatar
    07/01/2013 14:06:08S.GonçaloMembro SRZD desde 17/07/2011

    Enredo Dez, bateria Show de bola (acredito que o Odilon fez a diferença), para mim a Ilha desponta como umas favoritas, embora não tenha um samba bom, pois não explica o enredo, quem ouve sem saber acha que é sobre a Bahia e Castro Alves, quando diz poetinha, como associar Vinicius à Bahia, culturas afro? Associa-se a Bossa Nova, Ipanema, Rio.

  • Avatar
    07/01/2013 12:47:34TedMembro SRZD desde 12/04/2012

    Não sei como foi o ensaio. Mas uma coisa não passa despercebido, como esse samba da Ilha é ruim, mas é muito chato. Desde de 2011, a Ilha vem com sambas arrastados, pra botar o povo pra dormir. Mas o desse ano, se "superou" em termos de chatice. Só escutei esse samba até hoje duas vezes, mas do que isso, não dá pra ouvir, é cansativo.

  • Avatar
    07/01/2013 12:45:54Kleber Harmonia-Rocinha...Membro SRZD desde 08/09/2009

    E não podia ser diferente, vi uma Escola de Samba, forte, com um chão maravilhoso, cantando do inicio ao fim. Parabéns União da Ilha, belíssimo ensaio!

  • Avatar
    07/01/2013 11:34:35MarceloMembro SRZD desde 06/05/2009

    Então...julgar bateria é só pra quem conhece. Odilon (intitulado Mestre dos Mestres, votado como o melhor mestre por todos os outros mestres do grupo especial na época) tem um refinamento que alguns não percebem. Mas a qualidade de seu trabalho se reflete na quarta-feira de cinzas. Ninguém NUNCA tirou notas tão altas, durante tantos anos consecutivos! E tenho dito.

  • Avatar
    07/01/2013 11:21:43Vagner TolledoMembro SRZD desde 27/03/2012

    Foi um bom ensaio que só não foi perfeito por causa do samba ruim que não ajuda em nada. Outra coisa, gosto muito de baterias cadenciadas, mas a da Ilha tava de mais, passou do ponto, vi aqui no site que o Odilon disse que só iria realizar uma paradinha no ensaio, tomara que seja só no ensaio pois se for a mesma coisa no desfile oficial, vai ser difícil pra Ilha...

Comentar