SRZD



Valdeci

Valdeci

POLÍTICA. Jornalista da área de política com atuação em jornais, rádios, assessorias de imprensa e produção de TV. Já trabalhou para "O Popular", de Goiânia, e para "Correio Braziliense", "Jornal de Brasília" e "JB". Foi repórter de rádios como "CBN", "BandNews FM" e "Jovem Pan", em Brasília, e noticiarista das rádios "Araguaia FM", "Executiva FM", "Anhaguera AM" e "Terra FM", de Goiânia.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



09/01/2013 18h21

Passou da hora de Lula ser investigado

Houve um bafafá nessa quarta-feira por conta de uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Na matéria, havia a informação de que a Procuradoria-Geral da República tinha decidido pedir investigação sobre a responsabilidade do ex-presidente Lula no caso do mensalão.

O Ministério Público Federal divulgou nota para garantir que o procurador-geral, Roberto Gurgel, não havia decidido ainda que providências tomar em relação a depoimento do operador do esquema criminoso, o já condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) publicitário Marcos Valério.

Marcos Valério contou que dinheiro do maior esquema de corrupção da República irrigou contas pessoais de Lula. Os petistas querem que todos entendam o depoimento do publicitário como desespero de um condenado.

Mas o que acontece é o contrário. Diante de toda a engenharia criminosa para roubar dinheiro público, é inconcebível que o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva não esteja ainda no rol dos investigados.

Mesmo antes de aparecer as maracutaias da ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo Rosemary Nóvoa de Noronha, havia já motivos de sobra para que o dono do PT estivesse sob o crivo de uma ampla investigação.

Além de todos os indícios conhecidos, há uma questão elementar: que presidente da República é este que não tem conhecimento de tamanho propinoduto montado dentro do Palácio do Planalto?

Se não tomou conhecimento ---- algo que, definitivamente, não há como acreditar --- já teria de ser responsabilizado de alguma maneira até pelo despreparo em lidar com a administração pública. Mas só digo isso como exercício hipotético. Lula é uma figura muito diferente do que a maioria do eleitorado enxerga.

O caso de sua "amiga íntima" foi de arrepiar o reino da total inocência --- se se acreditar no que argumenta o ex-presidente e seus aliados ---, na hipótese de Lula não saber que uma mulher com esse perfil não fica com um homem assim, sem nada material em troca.

A reação do presidente a Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), nessa quarta-feira, é patética. Ele respondeu que "é um absurdo que se produza uma nova investigação sobre esse tema envolvendo o presidente Lula. Este é um tema já exaustivamente investigado".

Marco Maia, também ex-metalúrgico como Lula, faz seu papel na defesa de seus "companheiros" ? Não. Como presidente da Câmara deveria situar-se realmente como o comandante de um poder e não na condição de mais um correligionário fiel ao ex-presidente da República e ao partido.

Tenho a impressão de que Lula está sendo "preservado" neste momento por uma questão estratégica. É preciso concluir todo o processo do mensalão, que demorou sete anos até chegar ao plenário do STF.

Lula pensa em mobilizar a opinião pública com o surradíssimo discurso de que as elites --- incluindo, claro, os meios de comunicação --- querem prejudicar um ex-operário que chegou ao cargo máximo do país.

Nada mais falso. Nunca as elites ganharam tanto dinheiro neste país quanto nos mandatos de Lula e da "companheira" Dilma Rousseff.

Já, sim. Já passou da hora de o ex-presidente Lula ter todos os seus atos investigados. Se houver provas do que é acusado, que pague pelos seus crimes, até porque "todos são iguais perante a lei".

O Brasil, para mudar, precisa, entre outras conquistas, mostrar para seus próprios cidadãos que o crime com o dinheiro do contribuinte também não compensa.

Ao leitor que veja partidarismo na minha opinião, informo que não pertenço a nenhum partido político nem sou militante de nenhuma causa que não seja a do bom jornalismo.

E sobre corrupção no governo de Fernando Henrique Cardoso --- que noticiamos na época --- respondo que não existe sentido algum resgatar casos antigos se temos sempre corrupção "quentinha" para ser noticiada e comentada.

Igualmente não é nosso papel fazer comparações quando o PT já ocupa a Presidência da República há uma década. Como é o caso agora, ridículo, de um iminente possível apagão em que petistas ficam lembrando da falta de energia elétrica em 2001. Embromação também tem limite.


Comentários
  • Avatar
    08/02/2013 11:07:31GEROLDO ZANONAnônimo

    eunão dejoo que LULA seja investiga mas morto

  • Avatar
    14/01/2013 21:09:53francisco a guides nettoAnônimo

    Carlos Alberto Metz equivocado. Aqui vai: Cabeça não foi feita pra usar chapéu. Nosso Ministro demonstra inteligência e sabedoria. Atitudes tomadas de quem sabe o que faz. Não é se intimidar; analisou-se momentos, fatos, usando conhecimentos adquiridos com profundidade do saber jurisdicional. Nas hora certa e momento propicio, será tomada a decisão justa sobre malefícios causados pelos maus políticos. Aplicando-se a lei com imparcialidade

  • Avatar
    14/01/2013 20:52:39francisco a guides nettoAnônimo

    Refrescando a ideia do Valdeci. Aqui vai:FHC foi um presidente nocivo ao Brasil, houveram corruptos não denunciados, mal feitos escondidos em baixo do tapete, e tem mais , foi ele o precursor do maior feito lesivo aos aposentados, principalmente os que ganham acima de uma salário mínimo; afim de perpetuar-se no poder ,desviou recursos da previdência, aplicando como bolsa escola. Lula prometeu corrigir a injustiça, analisando achou uma boa idéia mudou para bolsa família e deu uma banana para os aposentados, e Dilma seguiu o mesmo caminho.

  • Avatar
    10/01/2013 16:34:24carlos albertoAnônimo

    Lula tá na "moita" , a tempos atrás era o "cara" , agora é o MOITA. Já dona Marisa, a mulher Samambaia ( meramente decorativa) , na moita está ,onde sempre esteve. Estão no mato (êpa! moita) sem cachorro!.

  • Avatar
    10/01/2013 10:56:53corruPToAnônimo

    Os petralhas tem um medo danado que o 09 seja investigado.Quem não deve não teme. Estão com o "furingo" apertadinho.

  • Avatar
    10/01/2013 01:53:44José AméricoAnônimo

    Valdeci......me admiro muito um camarada da seriedade do S. Rezende manter vc como colunista.....ridícula a sua coluna......mas pra não me alongar....vou mencionar só uma baboseira que você falou......"E sobre corrupção no governo de Fernando Henrique Cardoso --- que noticiamos na época --- respondo que não existe sentido algum resgatar casos antigos se temos sempre corrupção "quentinha" para ser noticiada e comentada.".......Como não existe sentido em resgatar???? Seu interesse é o "ibope" que a notícia do momento dá (seu papagaio) ou, verdadeiramente, contribuir com o país???? Porque se quer contribuir para que o país seja mais justo e menos corrupto....não pode empurrar o mensalão tucano pra debaixo do tapete justificando que faz muito tempo....pelo contrário, justamente por serem suspeitos primeiros os tucanos deveriam estar na frente da fila para serem investigados......desculpe.....mas sua coluna é infeliz.....

  • Avatar
    09/01/2013 23:03:29silvioAnônimo

    O que acho interessante e que os pais do mensalão, mensalão esse criado em Minas Gerais, nunca passaram da HORA de serem investigados NE !

  • Avatar
    09/01/2013 22:32:24José Francisco de CarvalhoAnônimo

    Há muito tempo o povo brasileiro parece estar dormindo pois, este grupo que se preparou para dominar o país, e as pessoas e as intituiçoes não fazem nada.

  • Avatar
    09/01/2013 21:26:28Carlos Alberto MetzAnônimo

    D Ministro do STF, Joaquim Barbosa, "O grande afro descendente Brasileiro", que foi elogiado por todos, menos por mim e alguns outros poucos observadores de pessoas falsas.! Já negou o pedido de prisão imediata dos condenados do mensalão e não vai aceitar a investigação do chefe da quadrilha, ou vai retardar o maximo para que ganhem tempo para apagar provas..

  • Avatar
    09/01/2013 20:39:08ronilson moraes dos santosAnônimo

    O que vai acontecer, é que alguns dos pilantras julgados vão realmente pegar cana enquanto que outros vão se beneficiar de alguma forma . E neste contesto uma parte do povo brasileiro vai sentir sua vontade satisfeita e da a causa como encerrada. Quanto ao Lula o mesmo vai sair pela tangente e se colocar como vitima de uma armação orquestrada pela oposição .Não duvidem de jogadas, igual a do Carlinho Caichoeira, que depois de tudo por recomendação medica foi para um paraiso na Bahia curtir sua lua de mel, pagando segundo a imprensa , no minimo uma bagatela de 3 mil reais a diaria no referido resort alias paraiso.

  • Avatar
    09/01/2013 20:20:02ronilson moraes dos santosAnônimo

    O proprio Lula. se não tivesse culpa em cartorio deveria colocar seus sigilos banacario, fiscal e etc em aberto e exigir que o MPF o investigasse, para acabar de vez com suposiçoes. Mas se o fizer a casa cai, ele ainda tem a blindagem do planalto e isso lhe assegura a impunidade ! Vamos ver até quando isso vai durar !O bom é que ele sabe que nas atuais circunstancias o mesmo pau que da em chico da em Francisco.

  • Avatar
    09/01/2013 20:03:28paulo afonsoAnônimo

    o mais triste dessa historia e saber que ainda tem gente que apoia a frase. # roubou mas fez # e esquecem que poderia ter feito muito mais.

  • Avatar
    09/01/2013 19:42:06Miguel de AccacioAnônimo

    Valdeci, pauta prá você: Falar sobre a expulsão de PMs que praticam crimes. Abordar o fato analisando dois momentos: o primeiro, quando a PM vem à sociedade buscar o jovem de comportamento impoluto e ilibada conduta, submetendo-o, inclusive, a rigorosa sindicância social, e o segundo, quando, depois de transformá-lo em bandido, o devolve para sociedade. Aguardamos sua opinião.

  • Avatar
    09/01/2013 19:32:39Miguel de AccacioAnônimo

    Ã? propósito, ainda que fora de contexto, mas falando de eufemização, a polícia de São Paulo não pode mais prestar socorro a quem com ela troca tiros. Disse o Secretário de Segurança de SP que "policiais não têm preparo técnico para atendimento de emergência". Traduzindo: "a polícia não mais vai poder matar os feridos dentro da viatura e depois dizer que "não resistiram". This is Brazil.

  • Avatar
    09/01/2013 19:27:49LADIR DO AMPARO SANTOSAnônimo

    Esta materia do Valdeci,deve ter sido comprada pela oposição, este cabloclo deve ter ganho uma grana violenta para derramar seu ódio contra Lula, Dilma e o PT.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.