SRZD


23/01/2013 11h48

Vacina faz 800 jovens desenvolverem doença incurável na Europa
Redação SRZD

Foto: DivulgaçãoCerca de 800 jovens na Europa desenvolveram narcolepsia, doença que causa grande sonolência, depois de terem tomado, em 2009, a vacina Pandemrix, da farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), contra a gripe suína. Países como Suécia, Finlândia, Noruega, Irlanda, França e Grã-Bretanha foram observados como locais em que houve aumentos expressivos dos casos da doença. A agência de vigilância europeia decidiu que a Pandemrix não poderá mais ser aplicada em pessoas com menos de 20 anos.

Segundo o chefe de vacinas da GSK, a farmacêutica ''está comprometida a investigar as causas'', mas ressalta que não há como comprovar uma relação de causalidade entre a vacina e os casos de narcolepsia.

No entanto, Emmanuel Mignot, especialista em narcolepsia que está sendo pago pela GSK para investigar o caso, afirma que, apesar de haver grande necessidade de mais pesquisas, as evidências mostram que há relação entre a vacina e o surgimento dos surtos da doença. ''Não tenho dúvidas de que a Pandemrix aumentou a ocorrência de narcolepsia em crianças'', afirma Mignot, da Universidade de Stanford.

Pelo menos 30 milhões de pessoas em 47 países tomaram a vacina Pandemrix durante a pandemia mundial de gripe suína de 2009-2010. Os primeiros casos de narcolepsia em pessoas que receberam o imunizante começaram a ser observados em agosto de 2010.

A sueca Emelie Olsson, hoje com 14 anos, é uma dessas pessoas. A menina tem sofrido com pesadelos e alucinações, além de ter grande dificuldade de ficar acordada, chegando até a perder aulas e atividades sociais.

Os cientistas ainda não sabem qual a relação entre a vacina e os surtos e nem se algumas pessoas possuem suscetibilidade genética que facilite o desenvolvimento da doença. Apesar de ser grande o número de casos no mundo, o Ministério da Saúde afirma que o Brasil não utilizou o imunizante.

Leia também:

- Capacidade de liderança pode estar ligada a genes, afirmam cientistas


Veja mais sobre:VacinaEuropa

Comentários
  • Avatar
    13/02/2013 19:25:59cotAnônimo

    esse é só o primeiro do que pode ser varios efeitos colaterais que essas vacinas contra gripe suina podem ter... pois teve varios cientistas importantes avisando que aconteceria coisas desse tipo e q jamais tomariam essas vacinas... sorte que eu nao tomei e to aqui firme e forte ainda e nao pego gripe nunca x)

  • Avatar
    25/01/2013 02:12:00MoniqueAnônimo

    Coitadas dessas pessoas ...... nunca poderia imaginar que por conta de uma simples vacina preventiva poderia causar outra doença .. e foi bom ter lido esse relato pois eu nos meus 13 anos nunca poderia imaginar uma coisa dessas ... e tambem acho que pessoas da minha idade deverriam se informar diso

  • Avatar
    24/01/2013 18:57:06Emilia nunesAnônimo

    Quem sera responsabilizado pelo tratamento desses jovens,e o que fazer contra essa tal nascolepsia.ainda bem que o Brasil não usou esse imunizante.ufa....

  • Avatar
    23/01/2013 13:09:59Manoel Claudio VieiraAnônimo

    Gostaria de saber quem sera responsabilizado pelo tratamento das doenças desenvolvida nessas pessoas - no minimo terão sua vida comprometida por conta de uma vacina ate então com efeitos desconhecidos. Com certeza isso vai dar pano p manga pois a questão é mais do que delicada - de saúde publica

  • Avatar
    23/01/2013 12:42:38Wilson da Silva FilhoAnônimo

    Já é hora da comunidade científica estudar mais profundamente o método de sáude do Sr. Mokiti Okada. Nada contra remédios e vacinas, apenas uma nova opção com resultados fartamente positivos.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.