SRZD


03/02/2013 19h01

'Olhar do jurado': Fantasia
Redação SRZD

O SRZD-Carnaval continua sua série com personagens importantes das escolas de samba, onde essas figuras contam aos leitores como os jurados avaliam cada quesito. 

Já passaram pelo "Olhar do jurado" o casal de mestre-sala e porta-bandeira Julinho e Ruth, o coreógrafo Alex Neoral, o carnavalesco Fábio Ricardo, e os diretores de Carnaval Dudu Azevedo e Ricardo Fernandes.

Quem conta sobre o quesito fantasia é Alex de Souza, carnavalesco da União da Ilhar. Confira:

Manual do julgador (oficial):

"Para conceder notas de 9,0 à 10,0 pontos, julgador deverá considerar:

A concepção e a adequação das fantasias ao enredo as quais devem cumprir a função de transmitir as diversas partes do conteúdo desse enredo; a capacidade de serem criativas, mas devendo possuir significado dentro do enredo.

A impressão causada pelas formas e pelo entrosamento, utilização, exploração e distribuição de materiais e cores; os acabamentos e os cuidados na confecção das fantasias que deverão também possibilitar uma boa evolução dos componentes; a uniformidade de detalhes, dentro das mesmas alas, grupos e/ou conjuntos (igualdade de calçados, meias, shorts, biquínis, soutiens, chapéus e outros complementos, quando ficar nítido esta proposta).

Penalizar a falta significativa de chapéus, sapatos e outros complementos de fantasias, quando ficar nítido que a proposta originariamente com a presença desses elementos das indumentárias.

Não levar em consideração a inclusão de qualquer tipo de merchandising em fantasias; a presença de desfilantes com a genitália à mostra, decorada e/ou pintada; e a quantidade de diretores com camisas da escola, desde que desfilem pelas laterais ou na parte final da escola".

Imagens: SRZD - Gabriel Matturo

Edição: SRZD - Gabriel Matturo

Acompanhe a série:

- 'Olhar do jurado': Enredo

- 'Olhar do jurado': Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira

- 'Olhar do jurado': Alegorias & Adereços

- 'Olhar do jurado': Harmonia

- 'Olhar do jurado': Comissão de frente




Comentários
  • Avatar
    05/02/2013 14:08:22Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    Acho injusto mesmo esse lance de penalizar a escola pq caiu um chapéu de algum componente,pq é super normal desfilo desde 1998 e nunca só não caiu chapéu da minha cabeça pq muitas vezes desfilei segurando o chapéu pra não cair...é a lei da Física o componente quer pular brincar cantar e o chapéu balança e eventualmente cai mesmo.

  • Avatar
    03/02/2013 22:45:16VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Gosto muito do trabalho do Alex, principalmente em fantasias. Pra mim, é um dos melhores - se não o melhor - no conjunto de tal. Sempre criativas, bem acabadas... No vídeo, o carnavalesco está se referindo ao problema que aconteceu no último carro da Ilha - representando as Olímpiadas - que teve um problema em uma única lampada em todo seu painel de LED - representando a tocha olímpica - o qual prejudicou seu conjunto todo. Sim, é triste, mas se fosse com outras escolas - sem contar o peso da bandeira, obviamente - isso também aconteceria, então não deixa de ser justo e equivalente. Algumas coisas realmente precisam ser pensadas no julgamento, mas com muita calma... Abraços aos amigos do site e bom carnaval! VerdeRosaFT olé

Comentar