SRZD


07/10/2008 13h31

Saúde animal
Nanci Corbioli

 

O mau hálito é o primeiro sinal de algo não vai bem na boca do seu animal de estimação. Da mesma forma que os seres humanos, os pets das mais variadas espécies também estão sujeitos a diversos problemas bucais, tais como formação de placa bacteriana, gengivite, periodontite ou posicionamento incorreto dos dentes. A maioria está livre apenas das cáries, uma vez que o pH salivar é diferente do humano e a alimentação não costuma incluir açúcar.

Todos esses problemas desencadeiam dor e, conseqüentemente, mudam o comportamento do seu animal de estimação, que deixa de se alimentar e dormir corretamente e perde a vontade de brincar e interagir com a família. A boa noticia é que esses problemas podem prevenidos e tratados, evitando complicações mais graves à saúde de seu pet e devolvendo a ele sua antiga disposição e alegria.

                            A  saúde começa pela boca

Em cães, gatos e ferrets as doenças periodontais são as mais freqüentes entre os animais adultos, explica a médica veterinária e cirurgiã dentista Michèle Venturini, da Clínica Odontovet, de São Paulo. "Cerca de 85% apresentam algum grau de problema periondontal, desde uma simples inflamação da gengiva (gengivite), que é reversível, até a destruição das estruturas que sustentam os dentes (periodontite), que é irreversível mas pode ser controlada". Cães de raças pequenas, tais como poodle ou maltês, são os mais sujeitos a esses problemas. Quanto mais cedo o animal receber tratamento, menos graves serão as conseqüências.

No caso de chinchilas, porquinhos-da-índia e coelhos, as consultas ao dentista veterinário costumam ser motivadas pelo crescimento contínuo dos dentes, o que é natural desses animais, mas pode provocar lesões internas na boca e levar à formação de abscessos dentários, explica a especialista. "Os dentes desses roedores crescem continuamente e se desgastam naturalmente. Porém, é comum acontecer o desgaste incorreto devido ao mau posicionamento dentário ou à alimentação inadequada. Nessas situações, é preciso fazer o desgaste artificial periodicamente, caso contrário o animal poderá até deixar de se alimentar devido à dor", alerta a especialista.

                      Prevenção e tratamento

A escovação diária dos dentes, usando creme dental e escova específicos para animais, é a melhor forma de prevenir a maior parte das afecções bucais em cães, gatos e ferrets. "Sem esse cuidado preventivo, formam-se camadas de placa bacteriana e tártaro calcificadas sobre os dentes", detalha a médica veterinária. Com isso, o animal pode vir a perder os dentes ou ainda ter que extrai-los. Oferecer courinhos para seu pet roer até ajuda a reduzir os problemas, mas não substitui a escovação diária. O ideal é começar a escovar os dentes do seu animal de estimação o mais cedo possível. Visitas periódicas ao médico veterinário também ajudam a evitar e controlar os problemas.

As infecções de origem bucal também podem se espalhar pelo organismo e causar infecções em diversos outros órgãos, como por exemplo, no coração (miocardite). No caso de animais que não permitem a escovação dos dentes, recomenda-se a limpeza periódica em clínicas veterinárias, sempre sob efeito de anestesia inalatória, que é a opção mais segura e eficiente em qualquer tipo de procedimento. (Nanci Corbioli)

Foto: Divulgação/Odontovet
 


Comentários
  • Avatar
    20/07/2011 15:13:17Anna MariaAnônimo

    Eu tenho uma cachorrinha que tem quase 8 anos e percebi que ela está com o dente quebrado.o que devo faze? ela não chora nem nada mas sei que emcomoda ela...

  • Avatar
    28/06/2011 22:52:21Leandro dos santos SilvaAnônimo

    Olá , tenho um chow chow de 2 meses e ele quebrou o dente canino, e eu quero saber se tem como restaurar? Obg.

  • Avatar
    09/03/2011 20:28:51suellen paduaAnônimo

    Gostaria de saber se os dentes de chinchilla costumam cair pois tenho uma e ela não está aceitando comer nada,quando aceita alguma coisa sente dificuldade para engolir,pensei que era dor de garganta mas percebi que seus dentes superiores estão muito pequenos e ele coloca muito a lingua para fora. por favor me orientem no que devo fazer. Ela nem se levanta mais!!!!

  • Avatar
    04/10/2010 21:30:15ADRIANA OLIVEIRA DO NASCIMENTO ALVESAnônimo

    Minha Poodle mais nova tem 09 meses cairam os seus dentes de leite e agora ela fica mordendo panos a caminha desesperada a impressão é que esta coçando os dentes e estou preocupada o que devo fazer

  • Avatar
    04/10/2010 21:25:58ADRIANA OLIVEIRA DO NASCIMENTO ALVESAnônimo

    tenho duas cachorrinhas poodle toy

  • Avatar
    09/09/2010 11:50:02Nayara CarollynaAnônimo

    Olá, gostaria de fazer uma pergunta. Tenho uma poodle de 4 meses, ela caiu o meu colo e quebrou 3 dentinhos da frente, mas eles sairam completamente, ficou como se ela nao tivese dentes naquela area. Estou preocupada, nao sei se esses detes nasceram de novo. O que fazer? Obrigada!

  • Avatar
    23/07/2010 19:17:13FátimaAnônimo

    Gostaria de saber se os dentes de chinchilla costumam cair pois tenho uma e ela não está aceitando comer nada,quando aceita alguma coisa sente dificuldade para engolir,pensei que era dor de garganta mas percebi que seus dentes superiores estão muito pequenos e ele coloca muito a lingua para fora. por favor me orientem no que devo fazer.

  • Avatar
    27/03/2010 12:35:38ElenAnônimo

    O meu cachorro quebrou a pontinha de alguns dentes, pq comeu uma ração dura e seus dentes eram fininhos . E agora ta dificil de alimentar ele, pq ele não ta comendo quase nada ... O que eu posso fazer ???

  • Avatar
    01/10/2009 23:47:54jean solonAnônimo

    uma pergunta, sou de porto alegre RS, quando um cão perde um dente ele se regenera, volta outro no lugar ?

  • Avatar
    19/05/2009 12:23:29NanciAnônimo

    Olá Conceição Desculpe demorar a responder, mas só agora vi sua mensagem. Você não informou sua cidade. Eu sou de São Paulo e sei que as faculdades de veterinárias oferecem tratamentos a preços mais acessíveis. Você pode ver se eles realizam esse procedimento. Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP - (11) 3091-1244 Hospital Veterinário da Anhembi Morumbi - São Paulo: (11) 2790-4642 e 2790-4643 Hospital Veterinário da FMU - São Paulo: (11) 3758-1461 e 3758-1462 Hospital Veterinário da UNIP - São Paulo: (11) 3767-5000 Hospital Veterinário da Universidade Metodista - ABC/SP: (11) 4366-5301 Se você é de outra cidade, procure universidades reconhecidas e entre emcontato com eles. Abraço pra você e um cafunezão para o Spike Nanci

  • Avatar
    19/04/2009 09:02:38Maria da Conceição MouraAnônimo

    Olá nanci gostaria de saber se existe alguma sociedade q realiza o procedimento de limpeza dentária no animal,gratuitamente?ou q seja com um custo mais baixo,meu cachorro é da raça coker e teve quando filhote cinomose,ficou com sequelas nos dentes,não enxerga mais,já levei no veterinário e me passou q a cegueira dele é neurológica.estou com dificuldades financeiras e não tenho como pagar o tratamento dentário.O que eu posso já fiz pro bem estar dele,bem fico desde já agradecida.o nome dele é spike e tem 5 anos.obrigada,att:maria

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.