SRZD



Cadu Zugliani

Cadu Zugliani

CARNAVAL. Jornalista, trabalha no Sportv há 7 anos e na TV Globo há 18. Compositor campeão da Mangueira em 2004, 2015 e 2016. Louco, amante, apaixonado por Carnaval, onde já fez de tudo um pouco, ou muito.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



15/02/2013 12h10

Julgamentos: melhoraram, mas ainda não podemos comemorar
Cadu Zugliani

Uma análise fria do mapa de apuração nos traz algumas boas conclusões. Os resultados finais, no geral, me agradaram. Vi algumas notas bem coerentes, mas ainda acho que os jurados precisam ser analisados, individualmente, para que voltemos a ter total confiança nestes julgamentos.

São algumas notas que nos fazem acreditar que não entendemos nada de carnaval e que há um mundo paralelo entre o que vemos e o que realmente acontece na Sapucaí. Notas, no mínimo, muito estranhas. Por isso, vou deixar no ar algumas questões e este post, que, para ficar completo, precisará da ajuda de vocês, leitores do SRZD, para podermos respondê-las.

Vou começar por uma nota que me irritou bastante, um 9,8 dado ao samba da Vila. Tudo bem que, no descarte, não atrapalhou, mas este samba já estava consagrado antes mesmo dos desfiles começarem. Que disparidade é essa???

A vice-campeã Beija-Flor tem motivos para reclamar, mas foi beneficiada também. Explico: a escola de Nilópolis perdeu décimos importantes no quesito alegorias e adereços (9,9 em todos os jurados), a meu ver injustos. Podem até dizer que viram erros aqui e ali, tudo bem, mas como deram duas notas 10 para a Grande Rio ,que passou com um dos conjuntos alegóricos mais mal acabados entre as doze desfilantes???? Um tripé imitando um posto de saúde que, com todo respeito às nobres escolas que desfilam em Campinho, parecia retirado de uma das últimas colocadas do grupo D da Intendente Magalhães. Quer dizer que os carros da Grande Rio estavam melhores do que os da Beija-Flor??? Precisamos rever os desfiles. Aliás, o sábado das campeãs nos dá esta grande chance.
Por outro lado, houve um desacoplamento e um enorme buraco se abriu em frente ao primeiro módulo de jurados, nas barbas do julgador, e a Beija-Flor, com estes dois graves problemas, foi penalizada em apenas um décimo. Penalização justa????

Rogerinho e Lucinha, da Inocentes de Belford Roxo, um dos melhores casais do nosso carnaval, tiveram um ótimo desempenho na Sapucaí mas foram duramente penalizados. Alguém pode me ajudar com estas justificativas???

A Mocidade pode ter tido inúmeros problemas neste carnaval, mas se teve uma coisa que funcionou na escola foi a evolução. Pois bem, a escola foi penalizada em sete décimos neste quesito. A Mangueira, que já chegou bem atrasada no último módulo, teve um carro enganchado na torre de tv, retrocedeu e perdeu seis minutos de desfile, foi descontada em apenas três décimos. Na opinião de vocês, houve justiça nestas avaliações???

Sabemos que algumas notas são dadas de forma subjetiva. A análise dos enredos, por exemplo, passa pelo desenvolvimento e pelo que foi mostrado na avenida. Por isso, não adianta a gente reclamar e tentar comparar um tema com outro. Prefiro me fixar nas notas que são mais práticas e objetivas e, a partir de agora, espero a ajuda de vocês nos comentários para que possamos entender melhor o mapa de notas e, até mesmo, cobrar e fazer com que a LIESA entenda que só o que queremos é um julgamento mais justo.

Leia também:

- Kizomba na Roça


Veja mais sobre:Carnaval 2013

Comentários
  • Avatar
    22/02/2013 15:52:32Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Acabei de postar em meu blog (almirptmacae.blogspot. com.br) texto jornalístico intitulado: â??Carnaval Carioca 2013: Os balanços do presidente da LIESA e de dois intelectuais sambistasâ?. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé, torcedor-amante da Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira.

  • Avatar
    22/02/2013 08:50:35Carlos Eduardo SáMembro SRZD desde 22/02/2013

    Almir, releia o texto, quando falo em três décimos descontados foi na nota de evolução e não nas penalizações. Maximiliano, a Mangueira foi corretamente penalizada em carros e fantasias também. A televisão engana muito, ao vivo se via que o conjunto era fraco. A escola fez um bom desfile sim mas plasticamente muito fraco e os problemas do final pioraram a situação. Paty, a Beija foi a vice-campeã e não a Tijuca e os décimos a que me refiro não são da penalidade e sim das notas de evolução que é onde a Mangueira teria que ter perdido mais pontos do que perdeu. A penalização não vem do julgamento mas sim das regras de desfile.

  • Avatar
    21/02/2013 11:47:53FabioMembro SRZD desde 29/08/2009

    Já há muitos anos que os jurados dão notas olhando a "camisa" da escola. As que estão por cima na última década, quando erram, pedem 1 décimo. As que estão por baixo, se errarem, perdem 1 ponto. As notas de evolução de Beija Flor, Mangueira e Mocidade mostram isso muito claramente, como apontou o colunista.

  • Avatar
    18/02/2013 20:22:52Jorge LimaMembro SRZD desde 20/02/2012

    Olha,vamos resumir e falar a verdade.maestro,baterista.professora,enp resaria.carnaval pede quem REALMENTE entende de carnaval.tem umas figuras que tem 10 anos julgando'algumas escolas'que não é do seu agrado pessoal.socorro.

  • Avatar
    18/02/2013 10:28:55André Luiz Coelho PinheiroMembro SRZD desde 22/06/2009

    CONTINUANDO: Baiana tira ponto, mas não dá. Critérios subjetivos permitem â??manipulaçaoâ? no resultado, mesmo que não orquestrada. Ã? preciso esclarecer. Ã? pra mim, pra tv ou pra jurado? Se for pra mim, fico feliz. Pra tv, aceito. Pra jurado, desisto. abs, RicaPerrone E aí, Cadu, o que acha? E os amigos?

  • Avatar
    18/02/2013 10:26:17André Luiz Coelho PinheiroMembro SRZD desde 22/06/2009

    Muito já se falou sobre os critérios, as notas, com alguns corcordo, com outros não, mas acho que muito mais importante se faz uma discussão que me veio à cabeça lendo o texto abaixo do Rica Perrone: "Ã? contestável a forma de fazer carnaval de algumas escolas? Ã?, até é. Realmente cansa, não levanta quase ninguém, é técnico, chato, masâ?¦. é o sugerido. Quando a LIESA determina, sob o aval das escolas, que você entra com 10 na avenida e lá só pode PERDER pontos, comete o maior erro que existe para um espetáculo popular. Qualquer coisa espetacular busca â??ganhar pontosâ?, nunca â??não perderâ?. Alguns carnavalescos entram pra buscar notas no risco enquanto outros entram para â??não perde-lasâ? na covardia. E no final, a covardia vence.Tem sentido? Em que competição do mundo alguém é eleito melhor por â??errar menosâ?? A Liesa, e portanto as próprias escolas, são as maiores culpadas por parte dos desfiles ignorarem o público na Sapucaí.Algumas escolas chegam a incomodar quando desfilam, tamanha competência. Ã? possível dar 10 pra uma bateria que não correu nenhum risco na avenida e 9.8 para aquela que fez 30 paradinhas e cometeu um ou dois errinhos? Se a regra fosse â??buscarâ? o 10 e não â??perderâ? será que não teria a conservadora levado 9,3 e a ousada 10 em bateria? Porque um carro cheio de detalhes, movimento e surpresa leva a mesma nota de um carro â??comumâ? que â??dá o recadoâ? de outra escola? Afinal, basta cumprir o basicão ou estamos falando de um espetáculo popular? A Mangueira fez tudo errado, mas me respeitou. Estourada no tempo, parou e fez a paradinha pra mim, que paguei pra vê-la. Outras tantas não fariam, passariam correndo pra â??não perderâ? pontos e dane-se o público. Ela fez. Perdeu. As que não fizeram, estão nas campeãs. A Mocidade levantou a Sapucai com paradinhas e saiu aplaudida pelo público. Foi penultima. A Grande Rio passou, ninguém notou, ninguém cantou, tá nas campeãs. Bai

  • Avatar
    17/02/2013 20:26:54MARQUÃ?S DE SAPUCAÍMembro SRZD desde 07/04/2009

    Torcidas e incoerências à parte, não podemos deixar de observar o grande monstro que vem se criando com essa gestão da LIESA com o passar desses anos. De fato, as escolas que mais SACUDIRAM a avenida, e para quem estava lá é incontestável, foram Mangueira e Portela, e tal qual os últimos anos, nenhuma das duas voltou nas campeãs, perdendo vaga pra Gde. Rio e Imperatriz e Tijuca. Venho dizendo isso a alguns anos, na prática, o julgamento hoje se resume a um CONCURSO DE CARROS ALEGÃ?RICOS. Toda a cultura e representatividade das comunidades foi exterminada das avaliações.

  • Avatar
    17/02/2013 10:08:57Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Preliminarmente, tenho plena consciência de que não existe texto jornalístico perfeito. Consequentemente, não pretendo bancar aqui o â??ombudsmanâ??. Agora, cá entre nós, observemos: O jornalista mangueirense autor do texto em questão se equivoca dizendo: â??A Mangueira, que já chegou bem atrasada no último módulo, teve um carro enganchando na torre de TV, retrocedeu e perdeu seis minutos de desfile, foi descontada em apenas três (sic) décimosâ?. Aí, vem a leitora Paty Silva e afirma: â??Só observando que a Beija Flor foi a 3ª (sic) e não vice-campeãâ?. Modéstia à parte, sugiro que acessem o meu blog almirptmacae.blogspot.com.br no qual não cometo tantos equívocos assim e me exponho sendo crítico e também propositivo, ao falar dos fatos ocorridos no maior espetáculo da Terra. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé, torcedor-amante da Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira.

  • Avatar
    17/02/2013 09:55:04Quinha da portelaMembro SRZD desde 28/01/2012

    Porisso que no outro comentário eu falei que não vale a pena eu perder meu tempo prá ler comentários desses colunistas,até previsão o cara faz,ele é o que?mãe diná,pai bibi,maria mulambo do srzd,me poupe!!!O julgamento melhorou aonde?,na Itália,Japão,a tá em São Paulo,aí sim,que no Rio está cada vez píor,ou a televisão dele não mostrou os erros gritantes na frente dos jurados ou ele também deve pertencer a folha salarial da LIE$A e só encherga o que ela quer que ele enchergue.Que quem ama de verdade o carnaval carioca tome uma atitude,pois o nosso carnaval está a muito tempo no CTI em estado terminal,perdendo prá São Paulo de goleada,porque lá escola grande desce.Só prá citar a minha indignação,foi o que fizeram com a Inocentes:investiu num casal de mestre sala e porta bandeira,estandarte de ouro,nunca tiraram notas baixas e derrepente,em um ano desaprenderam o que vem fazendo durante mais de 20 anos juntos e ninguém venha me contestar porque eu estava lá e vi a apresentação deles nos quatro módulos e uma estreiante como porta bandeira neta de um bamba da Vila,tira 10,dançando melhor que muitas que estão na estrada a anos.Ã? de inojar o que estão fazendo com o carnaval e os presidentes das escolas não tomam nenhuma providência é meio estranho,a algo de podre no reino do carnaval

  • Avatar
    17/02/2013 06:42:13Maximiliano Souza DezoltMembro SRZD desde 19/10/2010

    Bom-dia, Sr. Cadu! Só para começar, o Sr. achou justo as terríveis notas recebidas pela Mangueira em alegorias e aderecos, em fantasia, em samba-enredo e em harmonia! Há de convir comigo que não! Certo?! E essa escola chatíssima, a Acadêmicos do Grande Rio, que tirou o 5º lugar foi, de fato, justo, com tudo supermal-acabado em todos os quesitos? Sem contar a força que ela faz, por meio da plêiade da Globo, para tentar ficar entre as melhores escolas do ano e, ainda, ter direito à conquista do título de campeã do Carnaval carioca! Isso, deveras, um grandecíssimo absurdo aos olhos da maioria dos espectadores e entendedores dos desfiles carnavalescos! Não é mesmo, meu caro amigo?! Se o GRES Estação Primeira de Mangueira não tivesse tido a má-sorte da estourar o tempo limite regulamentar, com toda a certeza universal, teria tido todas as chances de disputar o Carnaval com a Vila Isabel, décimo a décimo! E não teria sido surpresa alguma para ninguém se ela tivesse-se sagrado a grande campeã dos desfiles de 2013, inclusive!

  • Avatar
    17/02/2013 03:23:29MarcosMembro SRZD desde 29/12/2011

    Só o que me leva ainda a desfilar e a assistir é o meu amor pelo samba, pela minha escola do coração e as que simpatizo. pq o nosso Carnaval Infelizmente esta uma PALHAÃ?ADA COMPLETA, se ganham rios de dinheiro e o samba mesmo os poderosos fazem nas nossas caras. Concordo com Fabiano de Vila-Forte quando diz FORA CASTANHEIRA, FORA LIESA E FORA JURADOS CARIOCAS! contratem jurados paulistas! eu ACHO que são mais "Honestos" no que se propoem a fazer.

  • Avatar
    17/02/2013 03:18:23MarcosMembro SRZD desde 29/12/2011

    Não acho que os julgamentos melhoraram, acho é que a cada ano pioram. existe um jogo de interesses muito maior do que imaginamos por tras de tudo isso, por tras desse espetáculo que mais me parece um circo, onde os palhaços somos nós. algumas coisas me irritaram nesses "julgamentos", Vou citar mais quero que fique bem claro o meus sinceros respeitos a cada escola, mas é irritante ver o carnaval que a Grande Rio apresentou em 6º com um carnaval sobre Vinicius de Morais amargar lá embaixo, com um carnaval sobre Madureira bem executado por ex. outra coisa que me intrigou foram as notas de alegorias da Tijuca, quando se expuseram claramente os problemas, a não penalização da beija com aquele buracão deixado que gritou na sapucaí e na frente deles. Gente que protecionismo é esse, parece que existem medo de despontuar essas escolas, aposto que se isso acontecesse com uma Portela, Ilha, a própria Imperatriz que veio belíssima e sem contar na coitada da Mocidade que eu achei uma sacanagem o lugar que ela ficou.

  • Avatar
    17/02/2013 02:54:20Victor GonçalvesMembro SRZD desde 16/11/2012

    Perfeita sua análise Cadu, curti e compartilhei, agora temos é que nos manifestar contra está corja da Liesa!

  • Avatar
    17/02/2013 02:21:32LoyanaMembro SRZD desde 05/07/2011

    Fico me perguntando....se a Vila tivesse tido algum problema, quem seria a campeã do carnaval carioca de 2013?..l.... A tijuca....... seria um absurdo, a escola estava horrorosa, ñ empolgou ninguem n arquibancada....... esta neste desfile ds campeâs sem merecimento, assim como a Grande Rio...quem deveria estar la, pelo menos, era a União da Ilha, q fez uma bela homenagem ao "poetinha" e ficou la embaixo

  • Avatar
    16/02/2013 23:35:04Sergio Rodrigues - RJMembro SRZD desde 15/04/2009

    O problema do carro da Mangueira foi na torre de TV, já chegando à praça da Apoteose, teoricamente já após o modulo dos jurados. Agora, se a Mangueira atrasou foi justamente porque a escola preferiu não correr e evoluir bem, embora sabendo que iria estourar o tempo, o que a escola não esperava era o enrosco do carro, que com isso perdeu mais decimos do que o esperado. Injustas mesmo foram as notas dadas em alegorias, principalmente o 9,3, que foi o maior simbolo do mau caratismo de um jurado de carnaval. Ou por acaso vc achou justo?!

Comentar