SRZD


05/03/2013 13h14

Parabéns, Salgueiro! Escola completa 60 anos
Gabriel Matturo

Foto: LIESA

"Se esse ano o Salgueiro não ganhar, eu posso até chorar, mas no ano que vem novamente na Avenida eu vou sambar". O SRZD-Carnaval parabeniza o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro pelo o seu 60º aniversário, afinal, são 60 anos explodindo corações e batendo tambores no Carnaval carioca.

História 

A GRES Acadêmicos do Salgueiro nasceu em 5 de março de 1953 após uma junção de duas escolas de samba do Morro do Salgueiro: "Azul e Branco" e "Depois eu Digo". Logo em seu primeiro desfile, com o enredo "Romaria à Bahia", em 1954, a Acadêmicos do Salgueiro surpreendeu o mundo do Carnaval e terminou na terceira colocação, à frente da Portela. 

O primeiro presidente da vermelha e branca foi Paulino de Oliveira que foi marcado pelo fato da escola colocar os negros em destaque em seus enredos. A grande mudança na escola aconteceu em 1960, quando o então presidente Nélson Andrade, que adotou o lema usado até hoje "Nem melhor, nem pior, apenas uma escola diferente", levou o carnavalesco Fernando Pamplona para a agremiação dando início a uma grande mudança visual no Salgueiro, conquistando o seu primeiro título com o enredo "Quilombo dos Palmares". 

Em 1980 a vermelha e branca deu início a um longo jejum de títulos que durava 13 anos, sendo quebrado em 1993 com o histórico enredo "Peguei um Ita no Norte", com Mário Borriello, Demá Chagas, Arizão, Celso Trindade, Bala, Guracy e Quinho, sendo considerado um dos melhores sambas-enredo e desfile que a Marquês de Sapucaí já viu.

O nono e último título da escola aconteceu em 2009 com o enredo "Tambor", de Renato Lage, com samba composto por Moisés Santigo, Paulo Shell, Leandro Costa e Tatiana Leite, quebrando outro jejum, que dessa vez durou 16 anos.

Foto: SRZD - Diogo Silva

Quinho: "Os melhores anos da minha vida estão no Salgueiro"

Botafoguense, com 22 anos de Salgueiro, dois títulos e um grito de guerra irreverente e marcante que mexe com toda a torcida da escola: "Arrepiiiiaaaaa Salgueiro! Pimba, pimba! Ai, que lindo! Que lindo!". Quinho e Salgueiro se misturam, hoje quando se fala de um, se lembra do outro. O intérprete abriu o coração para o SRZD-Carnaval e fala sobre sua trajetória na aniversáriante.

"Eu fui criado na União da Ilha, mas em 1991 fui para a Acadêmicos do Salgueiro. Nesse ano, o presidente Miro queria que eu levasse a alegria e a irreverência da União da Ilha para uma escola pesada e luxuosa como o Salgueiro, aceitei a missão e prontamente tivemos um bom resultado, fomos vices nesse mesmo ano e quebramos o jejum de 16 anos sem título com o histórico "Peguei um Ita no Norte", em 1993. Sem dúvidas foi um dos melhores sambas que eu cantei na minha vida e um dos melhores desfiles que presenciei também", disse.

"Eu fui abraçado pela comunidade e hoje sou o Quinho do Salgueiro! Se agora eu sou um pouco conhecido é tudo culpa da Acadêmicos do Salgueiro. São 22 anos de escola, é muita história. Tenho o prazer de dividir o microfone com grandes cantores como Leonardo Bessa e Serginho do Porto, não temos vaidade e sabemos que um dia morreremos, mas o Salgueiro ficará. Todo o nosso trabalho é para a escola, só para ela. Costumo dizer que o Salgueiro é igual ao Botafogo, nada é fácil, mas a nossa comunidade sabe que sempre desfilamos para o título e não poderia ser diferente, afinal, uma escola do tamanho do Salgueiro não pode desfilar por desfilar", finalizou.

Em 2013, a escola apresentou na Marquês de Sapucaí o enredo "Fama", do casal de carnavalescos Renato e Marcia Lage. A escola foi a segunda a desfilar no domingo de Carnaval e ficou na quinta colocação. 

Leia mais:

- Bateria do Salgueiro recebe Prêmio SRZD-Carnaval


Veja mais sobre:SalgueiroCarnaval 2014

Comentários
  • Avatar
    17/03/2013 11:00:41Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Peço desculpa, por parabenizar depois da data, o aniversário da Academia do Samba. Estendo tapete vermelho para a presidenta Regina Celi Fernandes. Que, é gabaritada para tornar-se presidenta da LIESA. Os grandes méritos de suas gestões comandando a Academia do Samba estão nos grandiosos desfiles, na atual exportação de dirigentes talentosos, principalmente, no título de 2009. Curiosamente, homenageio o aniversário da agremiação relembrando 2011 quando injustamente foi 5ª colocada (merecia ser a campeã) com enredo e samba-enredo notas 10 unânimes, mas, não, para os equivocados julgadores da LIESA. Desenvolvido pelo carnavalesco Renato Lage o enredo intitulou-se â??Salgueiro apresenta: O Rio no cinemaâ?. Já o samba-enredo (o mais belo do ano) foi o da parceria dos compositores Dudu Botelho, Miudinho, Anderson Benson, e Luiz Pião. Cujos versos principais da letra são: â??O cenário é perfeito/De braços abertos sobre a Guanabara/O filme mostrou maravilhosa chanchada/Sob a direção do Redentor (Bis/Refrão) Salgueiro/Apresenta o Rio no cinema/Já não há mais lugar pra nos ver na passarela/Cada um é um astro que entra em cena/No maior espetáculo da tela/A Cinelândia reencontrar/A luz se apaga, acende a vida/Projeta sonhos na Avenida/A â??Terra em Transeâ? mostrou visão singular/E o tesouro de Atlântida foi abraçado pelo mar/(Bis/Refrão): Onde está?/Diz aí/Carlota Joaquina veio descobrir/Na busca o bonde da Lapa, Madame Satã/Pequena Notável requebra até de manhã (...)â?. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé, torcedor-amante da Majestade do Samba a Águia Altaneira ou Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira.

  • Avatar
    13/03/2013 01:30:16niltonMembro SRZD desde 25/10/2009

    Bom na verdade existem erros nesse texto acima. quem levou o negro a primeiro plano através do Salgueiro foi o Fernando Pamplona. Antes os mesmos queriam se vestir de nobres, perucas e roupas afrancesadas. Mas o salgueiro começou a revolução do carnaval com o casal Nery, e foi pelo trabalho do casal em 59 com Debret, que fez o fernando Pamplona querer fazer carnaval com o Salgueiro. Salgueiro é pioneiro em diversos aspectos do moderno carnaval, como estruturas de ferro em carros alegoricos, enfoque dos enredos, colocar o negro em plano de destaque e cantando suas historias....aproximando as classes sociasi em torno do samba, e quebrando a hegemonia , Mangueira, Portela, Imperio Serrano. e o jejun do Salgueiro não começou com o enredo de 1980, começou sim em 1975, com o enredo " As minas do rei salomão", executado pelo João Trinta, ano do bicampeonato. Seu novo titulo só viria em 1993, enredo realizado plasticamente pelo carnavalesco Mario Borriello, com ajuda do escultor Yarema. o enredo de 1980, " O bailar dos ventos, trovejou, mas não choveu", acabou apenas sendo usado pela imprensa como uma brincadeira em anos seguintes, onde o dsalgueiro fez desfiles magnificos, como 87, 88, 89, e 91, onde a escola parecia que faria chover, ou seja, ser campeã, mas apenas trovejava...

  • Avatar
    11/03/2013 23:20:12antonio carlosMembro SRZD desde 14/06/2012

    PARABENS AO SALGUEIRO. Ã? UMA DAS POUCAS ESCOLAS QUE MANTÃ?M A TRADIÃ?Ã?O DE PRATICAMENTE TER PREDOMINANCIA DE SUAS CÃ?RES ( VERMELHO E BRANCO ) AO DESFILAR.MAIS UMA VEZ PARABENS.

  • Avatar
    06/03/2013 20:36:34Sol da meia-noiteMembro SRZD desde 09/04/2012

    Parabens salgueiro vc é a cara do nosso Rio!

  • Avatar
    06/03/2013 09:20:57Duquesa Dholores: o pau nobre que matou a cobraMembro SRZD desde 18/10/2010

    Salgueiro tem uma história digna de um longa metragem... essa escola, com seus profissionais inesquecíveis, foi responsável por grandes tranformaçãoes no mundo do samba. Certamente foi acusada de tentar "destruir" a essencia do samba que muitos tantos defendem. Mas o que se viu foi uma melhor maneira da escola cantar seus e mostrar seus carnavais através de enredos inusitados, bem justificados, bem trabalhados cenicamente. Pamplona tem haver com essa história. Trouxe a escola de Belas Artes pra dentro de uma escola Bela... Parabéns Salgueiro, parabéns aos salgueirenses... "feliz é quem tem o Salgueiro no coração"

  • Avatar
    05/03/2013 22:17:37julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Nem melhor, nem pior apenas uma escola diferente, parabéns! Amanhã é a Imperatriz e depois de amanhã é a Ilha, que trinca hein?

  • Avatar
    05/03/2013 21:22:13Felipe MorenoMembro SRZD desde 18/07/2012

    Salve salve, Salgueiro! Parabéns à Academia, por seus 60 anos de glórias!!!

  • Avatar
    05/03/2013 16:51:34Nidia Jussara FdasilvaMembro SRZD desde 25/06/2012

    Parabéns Salgueiro!!!

  • Avatar
    05/03/2013 14:27:25VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Salve a Academia do Samba! Parabéns Salgueiro! VerdeRosaFT olé

Comentar