SRZD


12/10/2008 06h04

Moisés Santiago é tri no Salgueiro
Alberto João e Rafael Lemos

Quem foi para quadra do Salgueiro esperando uma grande e disputada final de samba-enredo deve ter voltado para casa com um gosto amargo. Na manhã deste domingo, às 5h53, a presidente Regina Duran anunciou a vitória da parceria de Moisés Santiago, Paulo Shell, Leandro Costa e Tatiana Leite como vencedora para o Carnaval 2009. Apesar da quadra estar lotada, com oito mil pessoas, o "termômetro" da empolgação e alegria típica salgueirense não ficou alto. Nenhuma obra conseguiu animar o público.

Com o resultado, Moisés Santiago alcança a terceira vitória na agremiação. As outras duas foram nos anos de 2005 e 2006. O compositor Paulo Shell também venceu em 2006.

- Contando apenas os tempos de reunião, foram 48 horas. Elas foram importantes para amarrar a idéia. Quando estou compondo, eu gosto de parar cinco horas para pensar. Não adianta ficar um dia inteiro nisso. Nas reuniões na minha casa sempre tinha alguém bom de harmonia para definir a linha melódica. És vezes levantava de madrugada com idéia com alguma idéia e registrava no gravador - explicou Moisés Santiago.

* Comente: O que você achou do resultado?

A idéia passada pelas apresentações das outras três parcerias concorrentes era que foi preciso colocar o pé no freio e não gastar muito dinheiro em uma "fatura" já consumada. Em um discurso emocionado, a presidente Regina Duran foi dura com os críticos, chorou e falou que não existe panelinha dentro do Salgueiro. "Para quem não estiver satisfeito, a porta da rua é a serventia da casa", esbravejou. Um fato curioso é que a presidente anunciou o número de votos do concurso. Dos 25 votos, 18 foram para o samba de Moisés Santiago, seis para turma de Guilherme Sá e um para a parceria de Josemar Manfredini.

Nos bastidores, as parcerias concorrentes chegaram a cogitar a possibilidade de não se apresentarem na final porque, supostamente, o samba vencedor já teria sido escolhido numa reunião entre diretoria e segmentos da agremiação, realizada na sexta-feira. Regina Duran confirmou a reunião que contou com a presença dos segmentos da escola, na Cidade do Samba, mas negou que o resultado teria sido escolhido no encontro.

Como foi cada apresentação

A disputa de samba começou depois das 2h. Antes, a escola apresentou uma encenação com toques tribais sobre o enredo "Tambor". Empolgado com o tema salgueirense, Carlinhos Brown esteve na quadra e subiu ao palco, levando o público ao delírio com seu ritmo e a famosa música da água mineral. Foi o grande momento da noite. O baiano revelou que vai fazer um show na quadra do Salgueiro até o Carnaval.

A primeira apresentação dos sambas finalistas foi da parceria de Edgar Filho. Apesar da letra perfeita, a obra não caiu no gosto do público. Além da pequena torcida, o samba não foi bem interpretado por Rhichahs, o que pode ser considerado um fato inédito, já que o cantor é conhecido com o Pavaroti do Samba.

- Estou com rinite alérgica. Não cantei no máximo do meu potencial. Entrei com garra, mas senti o problema. Apesar disso, eu tenho certeza que o samba passou muito bem e vai entrar para o hall dos grandes sambas do carnaval - afirmou Rhichahs, após a apresentação da obra.

O segundo e terceiro samba também contaram com torcida pequena e apenas cumpriram o papel de estar na final. O caminho ficou livre para vitória da obra de Moisés Santiago.

Com muitas bandeiras e bolas, a parceria mostrou sua força. Porém, o samba também não conseguiu fazer efeito. Como ainda estamos em outubro e a escola nem realizou ensaio técnico, o diretor de carnaval, Tavinho Novello, está com tempo para fazer a comunidade cantar o samba alto e forte na avenida. É preciso aguardar para ver o que vai acontecer.

Fora a disputa de samba, a quadra do Salgueiro recebeu a visita do ator americano Bill Pullman, que estrelou o filme "Independence Day". A rainha de bateria da vermelho e branco, Viviane Araújo, estava presente na final de samba-enredo.


Comentários
  • Avatar
    20/10/2008 14:26:58JuradoAnônimo

    Sambas julgados com o manual do julagador da LIESA de 2008 NA MÃ?O .... Sem nenhuma interferência de torcida .................. PORTO DA PEDRA 10.0 -- IMPERATRIZ 10.0 -- IMPÃ?RIO 10.0 -- BEIJA-FLOR 9.9 -- GRANDE RIO 9.9 -- MANGUEIRA 9.9 -- MOCIDADE 9.9 -- VILA ISABEL 9.8 -- SALGUEIRO 9.8 -- TIJUCA-9.8 -- VIRADOURO 9.7 -- PORTELA 9.7

  • Avatar
    20/10/2008 06:26:53ANNAMembro SRZD desde 11/10/2009

    Estou feliz com a vitoria essa parceira.O samba do Moises ta lindo e mereceu a vencer. Abs, Anna

  • Avatar
    19/10/2008 14:36:17AntonioAnônimo

    Não gostei. Dos quatro finalistas, para mim, era o mais fraco.

  • Avatar
    19/10/2008 05:34:59veraMembro SRZD desde 27/09/2009

    Um enredo maravilhoso, e sambas fracos.... Gostei muito do número 6,letra totalmente dentro do enredo, linda poesia e melodia ,infelizmente sem a "empolgaçaõ"dos sambas atuais, samba para uma escola tipo Beija Flor, aonde a comunidade prevalece;dos restantes, apenas o do Guilhesrme Sá. Agora é aprender o samba e cantar....

  • Avatar
    19/10/2008 02:37:10monica paivaMembro SRZD desde 12/05/2009

    eu achei muito bom foi um samba que todos quiseram naõ foi escolhido por um so e sim por todo seguimento da escola.

  • Avatar
    17/10/2008 18:42:42rogerio cotrimMembro SRZD desde 13/06/2009

    pois parabems ao salgueiro ao moises o samba e muito bom e vamos volta na festa de sabado na av. parabens tb p/presidente d. regina duran mandou muito bem agora e contar com vcs da comunidade na av levantar o SALGUEIRO/2009 PARABENS A TDS.

  • Avatar
    17/10/2008 18:37:22TiagoAnônimo

    Uma lástima; com a poesia cantada que era o samba número 6, uma obra-prima com cara de década de 80, vão escolher logo este? Salgueiro desperdiçando oportunidade de ouro de ser campeã

  • Avatar
    16/10/2008 22:34:16EduardoAnônimo

    Algumas coicidências melódicas tudo repetido até samba da X9 entra no meuio hehehe.. hehe Invade a alma... Alucina Ã? vida, força e vibração! Vai meu Salgueiro... Salgueiro Esquenta o couro da paixão! CHAMA VIVA QUE CLAREIA... CLAREIA...CLAREIA DEIXA QUEIMAR, DEIXA QUEIMAR... QUE O SANGUE VAI FERVER NA VEIA Nas civilizações... Cultura Arte, mito, crença e cura! DO FOGO QUE ILUMINA A VIDA VERMELHO INCENDEIA A AVENIDA Tem batuque... Tem magia... Tem axé! O poder que contagia... Quem tem fé! BOTA LENHA NA FOGUEIRA... Ã?, IAIÁ O SABOR DO SEU TEMPERO...VOU PROVAR Repique, tamborim, surdo, caixa e pandeiro, Salves os mestres do Salgueiro! NÃ?O VAI DAR PRA TERMINAR, EU TAVA DE BOBEIRA UM PIVETE BATEU MINHA CARTEIRA Ressoou da natureza... Primitiva comunicação! Souvenir da natureza Gigante de encantos mil ------------- X-9 2001

  • Avatar
    16/10/2008 14:13:39Marcio HenriqueMembro SRZD desde 08/06/2009

    Não entendo quando pessoas de outras escolas interferem de maneira tão escrota e medíocre. Concordo com alguns quando dizem que a Presidente Regina Duran foi deselegante. Se roupa suja se lava em casa, ela poderia desabafar em reunião fechada. As pessoas presentes não mereciam tal desconsideração. Coisa de bicheiro, e não se esperava tanta grosseria de uma mulher de rosto fino e aparentemente tão educada. Mas acontece... Salgueiro, Salgueiro... Nem melhor, nem pior. 2009 no tambor da academia, Salgueiro é samba é show é carnaval...

  • Avatar
    16/10/2008 13:59:40Marcio HenriqueMembro SRZD desde 08/06/2009

    Estão falando que o samba 3 era melhor, que o samba escolhido é repetitivo, que foi armãção e escambau a quatro. Por favor, respeitam o samba do Moysés. Desde a primeira vez que ouvi, eu já sabia e ficaria decepcionado se outro se não esse ganhasse. O Samba 3 é bonitinho, gostosinho de cantar, mas dava sono. Os integrantes dormiriam em meio ao desfile. Samba arrastado e chorado não dá certo no salgueiro que também não conta com a boa vontade dos jurados. Se o Moysés não ganhasse, o do Miudinho da comunidade deveria ser o vencedor. Pra calar a boca dos chatos, seremos campeões em 2009. Salgueiro é samba, é show, é carnaval.

  • Avatar
    16/10/2008 13:01:34Marcio HenriqueMembro SRZD desde 08/06/2009

    O samba vencedor só não empolgou por dois motivos; havia uma certa indecisão na quadra sobre o melhor samba, fato natural em finais; além disso a apresentação começou muito tarde, ao longo da madrugada as pessoas já estavam desanimada e muitas já haviam ido embroa. A organização pecou nesse quesito.

  • Avatar
    16/10/2008 12:56:02Marcio HenriqueMembro SRZD desde 08/06/2009

    Sou Salgueirense e sempre acompanho as escolhas de samba da escola. Assim como no ano passado, venceu o melhor samba. A letra mais coerente e integrada com as necessidades da escola durante o desfile; vai facilitar a vida do Mestre Marcão e dos componentes da bateria. Samba fácil de cantar, melodioso, sem ser cansativo. Havia um apelo pelo samba do Morro, mas a escolha foi correta e baseada no aspecto técnico. O Quinho agradece. Salgueiro 2009 é samba é show é carnaval !!!

  • Avatar
    14/10/2008 21:40:32FAGNERMembro SRZD desde 01/10/2009

    um samba com refroes fortes e que combinam com a escola e com a voz do quinho o samba conta perfeitamente o enredo setor por setor a prova disso é a sinopse e as fantasias bem construido e com uma melodia que faz bem aos ouvidos porem um samba sem novidades é um samba que da a imprençao que ja ouvimos em outro ano mais com certeza ganhara muita força ate o carnaval arrepia salgueiro

  • Avatar
    14/10/2008 16:38:09Charisteu NevesAnônimo

    Pensei muito antes de mandar algum comementário, mas minha tristeza solicitou-me falar. Quando não haviam escolhido ainda o samba do Salgueiro eu (que moro no Rio Grande do Sul) fiz um espalha geral. Falei pra todo mundo ouvir o samba do Salgueiro ano que vem que iria entrar para história como um dos maiores. Era o samba do Edgar e cia, e se não fosse ele seria o do Luizinho Professor e cia. Mas venho a tristeza. Era um samba que pouco eu tinha ouvido e até nem acreditava que poderia ganhar, embora eu não desemreca a qualidade e a licenciatura ao cargo de hino da agremiação da tijuca para 2009. Fiquei muito trsite pela escolha de um estilo de samba corriqueiro e tendencioso. Ocioso. Ah, menina quem foi teu mestre: um batuqiero que arrastava o povo do Salgueiro... e aquele povo se arrastava como uma serpentina num dia de carnaval.Igualzinho a década de 60,70 tempos imortais...era o tambor...o baticum que desde então não queria parar, zambae zabumba iluabá, angoma, tumba, candongueiro,...e logo o Salgueiro... Logo o Salgueiro que tantas vezes mostrou o valor do seu tambor... O Salguerio de tanta gente bamba... O Salgueiro sempre diferente... o Salgueiro que "de arvores tombadas torno-se um tom grave" dando a a cadencia sempre original...um gênio anônimo...um futuro grande ancestral. Um caçador que tantas feras enfrentou quando sua vitória quis anunciar...e que sempre bateu o seu tambor. Muita gente já esperava o estrondoso hino do salgueiro para 2009... O tambor que arrasta...que nos leva...que levanta a massa... o Academicos do Salgueiro... ou simplesmente o Salgueiro. (mensagem de um GRESILense de 19 anos que simplesmente gosta de BOM SAMBA independente de qualquer escola espero que tenhamos sim..um bom carnaval)

  • Avatar
    14/10/2008 16:05:33Jurado - Samba EnredoAnônimo

    Ã? Cesár, pode até ser que a Império perca pontos em originalidade porser uma reedição, mais falar que aquela "machinha" sem vergonha da viradouro é a melhor, me poupe ... Aquela melodia vai por todo mundo pra dormir na sapucaí.

Comentar