SRZD


03/04/2013 18h21

Em carta, Max Lopes lamenta dispensa da Viradouro
Redação SRZD

foto:SRZDO carnavalesco Max Lopes divulgou, na tarde desta quarta-feira, 3 de abril, uma carta aberta na qual ele se despede da comunidade vermelha e branca, relembra a importância da agremiação de Niterói em sua vida, e vice-versa, e lamenta a forma como sua dispensa foi coordenada pela diretoria da escola.

Leia na íntegra:

Carta aberta aos torcedores da Unidos do Viradouro, imprensa e público que acompanha o cotidiano do carnaval carioca.

Queridos amigos gostaria de utilizar essas linhas para esclarecer alguns fatos. Durante 34 anos de carreira no carnaval sempre adotei uma postura profissional que primou pela honestidade, dignidade e, sobretudo, a verdade. Por isso me sinto no dever de relatar que o carnaval apresentado pela querida Viradouro no ano de 2013 foi totalmente concebido por mim e minha equipe. Toda a pesquisa histórica do enredo, sinopse, desenho de figurinos e alegorias tem minha assinatura. Um trabalho que fez a escola alcançar o vice-campeonato na Série A. Tenho um enorme carinho por esta agremiação que vi crescer e se tornar uma potência do samba. Quando a vermelha e branca ainda estava no acesso, no início da década de 90, aceitei o desafio de trazê-la para o Grupo Especial. Na época tive a ajuda de Lucas Pinto, já que eu também assinava o carnaval da Imperatriz. Entre 1991 e 1993 foram três grandes desfiles: Dercy, Ciganos e o Amor. A escola marcou para sempre seu nome entre as grandes.  Estes trabalhos me deram muita alegria e renderam diversas homenagens, como o título de cidadão niteroienses, conferido por termos ajudado a divulgar mundialmente o nome de Niterói. Quando topei voltar a Viradouro, no ano passado, meu objetivo era subir com a escola mais uma vez. Infelizmente não tive a estrutura imaginada.  Meu cronograma previa que um assistente da minha equipe estivesse diariamente no barracão, mas a falta de subsídios não permitiu que isso acontecesse. Nesse sentido a figura do João Victor Araújo, como diretor artístico, foi fundamental para o andamento do trabalho no barracão.  Desejo que o João Victor trilhe um caminho de verdade, honestidade e humildade, assim como sempre tentei me pautar. Torço para que esse passo dele como carnavalesco seja o primeiro de um longo caminho de sucesso. Tive mestres como Fernando Pamplona, Arlindo Rodrigues, João Trinta, Rosa Magalhães e Maria Augusta, sempre reconheci e tive orgulho disso. Foi assim que alcancei vitórias na carreira e o título de imortal da Academia Brasileira de Belas Artes. Hoje fui surpreendido com a notícia de que a Viradouro tem um novo carnavalesco. Lamento só ter tomado conhecimento disso pela imprensa, afinal para um profissional é profundamente decepcionante não ser sequer comunicado de sua dispensa. Também é frustrante saber que compromissos honrados ainda não quitados, permanecem em aberto sem qualquer posicionamento da direção da escola. Enfim, meu carinho pela Viradouro e sua linda e calorosa comunidade sempre permanecerá. 

Abraços.

Leia também:

- Viradouro tem novo carnavalesco para 2014

 

 

 

 


Veja mais sobre:Viradouro

Comentários
  • Avatar
    07/04/2013 10:59:22João PauloMembro SRZD desde 27/06/2011

    Max Lopes está merecendo ir lá pra intendente Magalhães, dar expediente no terreirão do samba. Está a cara dele no momento, e olhe lá se alguma escola o aceitar no terreirão, o que acho bem provável.

  • Avatar
    05/04/2013 13:29:22Carlos M. SoaresMembro SRZD desde 16/08/2011

    Qualquer um sabe que, ressalvadas as devidas proporções, a Viradouro 2013 estava muito superior à Imperatriz 2011 e 2012. Até o título de mago das Cores, era mais justo ser dado a seus auxiliares do que ao próprio. Além disso, todo o episódio de "oferecimento de si mesmo próprio" à Mangueira, já enterrou o caixão dele na Viradouro. Agora, como tá sem trabalho, dá uma de viúva chorosa??? Me polpe!! ele deveria ter feito coo maria Augusta e recolher o seu prestígio quando viu que já não dava conta e sair pela tangente, ainda respeitado. Mas não...em nome do ego, tá preferindo fazer uma cagada atrás da outra e começar a ser condenado ao ostracismo. Mais importante do que começar, é saber quando parar.

  • Avatar
    05/04/2013 12:35:07Sempre verdadeiro!Membro SRZD desde 23/03/2013

    Velho caduco da poha

  • Avatar
    05/04/2013 11:48:56Marcelo GomesMembro SRZD desde 11/06/2009

    Max está desorientado e ultrapassado. No último carnaval que assinou na Imperatriz, por acaso eu estava concentrando atrás. Fiquei perplexo com as fantasias que ele desenhara, não consegui ver UMA fantasia bonita, Estavam todas de feias para horrosa, a menos feia que não posso chamar de bonita e a fantasia das baianas... Vai fazer outra coisa Max...

  • Avatar
    04/04/2013 15:31:39julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Engraçado, bem que dizem que o pavão na olha para os seus pés porque são feios, quando a Imperatriz fez a mesma coisa com a Rosa ele não saiu em defesa da sua mestra, pelo contrário ocupou o seu lugar, e não fez um carnaval dos 3 sem problemas que somente amadores cometem.

  • Avatar
    04/04/2013 15:25:30Riquinho da ViradouroMembro SRZD desde 07/04/2009

    Carta aberta agora virou moda no mundo do samba? O Max pode até ter sido o responsável pelo enredo, mas todos nós sabemos que ele não dava expediente no barracão da Viradouro. Largou o projeto de mão, e se não fosse o João Victor não teríamos tido carnaval. Há pouco tempo estava se jogando para a Mangueira, e o Cid nem tinha saído ainda. Como cobrar ética se ele mesmo não possui. A única coisa que concordo com ele, é a postura do presidente de não chama-lo para conversar e dispensá-lo. Isso está se tornando comum no Carnaval. Acho uma tremenda falta de respeito com os profissionais do samba.

  • Avatar
    04/04/2013 13:34:40Raphael PiresMembro SRZD desde 13/11/2012

    Querido Max, não liga não, a VIradouro costuma ter essa educação toda com seus funcionários, rsrsrs Mas boa sorte a vermelho e branca!

  • Avatar
    04/04/2013 13:17:57João PauloMembro SRZD desde 27/06/2011

    Ouvi dizer que o Max agora vai dar expediente na Intendente Magalhães, lá no terreirão do samba.

  • Avatar
    04/04/2013 11:09:38Duquesa Dholores: o pau nobre que matou a cobraMembro SRZD desde 18/10/2010

    Uma pena a dispensa do Max. Esse ano ele fez um carnaval campeão. A Vira voltou a conquistar o púbrico e também a crítica especializada. A homenage ao Sal foi digna do caneco, mas Candaces, ou melhor, pérola negra mulher tijucana, conquistou os juradinhos. Tudo bem. Acredito que escola perdeu com essa dispensa. Max ainda tem muita lenha pra queimar. Só precisa dar uma repaginada do estilo rococó, se atualizar, desenvolver enredos mais modernos, atuais, latentes no inconsciente coletivo e estará pronto pra brigar novamente. Viradouro corre o risco de ser uma escola comum caso esse novo carnvalesco não nos apresente algo inusitado e criativo. Sem esses requisitos, a escola apresenta mais do mermo e continua na merma. Viradouro precisa dum enredo tipo Trevas, Luz.... pra sacudir a escola e não deixar dúvida que é uma escola tipicamente de elite.

  • Avatar
    04/04/2013 00:17:15VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Sérgio, sobre o que seria esse enredo "Negócio da China"? Tem mais alguma informação? Estou curioso! Obrigado.

  • Avatar
    04/04/2013 00:16:20VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Realmente o Max já havia se desligado da Viradouro e inclusive comentou que tinha um enredo pronto caso assumisse a Mangueira. Acredito que seria muito bom a volta dos tempos de 2001 até 2007, em que Max fez grandes carnavais na Verde e Rosa. Ainda mais como é um enredo patrocinado e, como ele disse, "a cara da Mangueira". Mas, como Rosa Magalhães está livre, seria uma benção tê-la fazendo um carnaval na Mangueira. Acredito que ela se daria bem com a escola, que está precisando de um carnavalesco a altura, já que o Cid se foi. Vamos esperar as eleições para ver. Soube que somente 4 escolas estavam interessadas nela, o que é um absurdo: alguma(s) chapa(s) da Portela, a São Clemente, duas chapas da Mangueira e a Mocidade, que já se arranjou com o Paulo Menezes. Ainda tenho esperanças que a Rosa entre na escola, sonhar não custa nada... Vamos esperar pra ver! VerdeRosaFT olé

  • Avatar
    03/04/2013 21:49:29Sol da meia-noiteMembro SRZD desde 09/04/2012

    Ah, fala sério tava dizendo que tinha a cara da Mangueira.E não esquenta de saber pela imprensa que isso também aconteceu com varios inclusive com a Rosa quando vc foi para a imperatriz. e lamento vc já está desgastado para o carnaval do rio já esgotou sua bagagem cultural e artistica, já era pouca agora então super gasta e nada, nadinha de inovador, a mascara caiu e vc não sustentou que não és tão bom assim, o Mauro quintaes é que era o genio, siu da sua aba, vc max revelou o que é verdadeiramente um engodo das cores.

  • Avatar
    03/04/2013 20:58:59Julio MattosMembro SRZD desde 03/04/2013

    lendo postagem no facebook à respeito da dispensa do carnavalesco MAX LOPES, comentei q ele não deveria se abater, e nem ficar magoado. Passando vistas em outras postagens, existiu mais um comentario a respeito do carnavalesco, onde ate perguntei se era verdade o q esta pessoa havia postado, com a afirmativa ele pediu q eu entrasse neste maravilhoso portal de noticias do carnaval. constatado , estou mais revoltado por ter lido a declaração do carnavalesco, q dizia ter tido grandes mestres, ate citando nominalmente, e esquecido de relatar q quem colocou o atual famoso MAX, foi um tal de JULIO MATTOS(MEU FALECIDO PAI), mas como morto não fala, deixo a minha declaração para q este se quizer ainda dizer se realmente foi assim, está tudo bem

  • Avatar
    03/04/2013 20:34:19biancaMembro SRZD desde 23/08/2012

    MEU DEUS!! QUE FALTA DE VERGONHA.......LEVANTOU A BANDEIRA SE HUMILHANDO PARA VOLTAR PRA MANGUEIRA, SEM QUALQUER NÍVEL Ã?TICO...E AGORA LAMENTA NÃ?O TER SIDO INFORMADO....AHHHH SR. MAX , POR FAVOR.... 32 ANOS DE CARREIRA NÃ?O ADIANTARAM DE NADA PRA TER SENSO DE RIDÍCULO... ESSE MENINO JOÃ?O VICTOR Ã? MERECEDOR.....CARREGOU O CARNAVAL NAS COSTAS COM SUA EQUIPE POR QUE O MAGO ANDA SUMIDO ...DA MESMA FORMA QUE FEZ NAS BANDAS CORINTHIANAS......INSS POR FAVOR;.....

  • Avatar
    03/04/2013 20:33:04Amigo do SambaMembro SRZD desde 07/04/2009

    Amigos do samba. A matéria postada acima com certeza tem mais de uma versão.Nós que vivemos neste mundo(do samba)sabemos disso.Acredito que o carnavalesco Max Lopes foi o pai do enredo da Viradouro para o carnaval de 2013,acredito que sua equipe foi a responsável pelos figurinos das fantasias e dos carros alegóricos,isto eu acredito de verdade. Porém o que foi falado durante todo o período do protótipo,da reprodução de fantasias e das alegorias e adereços,foi que o Sr.Max Lopes não dava plantão no barracão da vermelho e branco de Niterói,e sim,na Escola de samba Gaviões da fiel de São Paulo,isto é fato.Neste período o garoto(João Vitor)administrava a parte artística da escola,fato este postado em vários sites e jornais ligados ao carnaval,eu mesmo li várias matérias feita com o João Vitor. Resumo da Ã?pera:O Max Lopes fala a verdade em uma parte de sua carta,e joga ao vento em outra.Em relação a dívida(q ele deixou no ar),a falta de subsídios para seu organograma,cabe a direção da escola vir a público e contar sua versão. Todos que leiem minahs postagens aki ,sabe muito bem que sou de Nilópolis(já deixei bem claro isto por varias vezes),mas acima de tudo sou do carnaval,amo o carnaval e sei das falcatruas,verdades e mentiras que envolve o maior espetáculo da terra. Abraços Amigo do samba

Comentar