SRZD


04/04/2013 13h48

TAM é empresa aérea líder de reclamações na Anac e no Procon-RJ
Gustavo Ribeiro

Após o caso de uma passageira da TAM que teve a bagagem furtada em um voo da companhia aérea e não teve sua denúncia atendida porque o peso do material roubado não chegava a um quilo, o SRZD levantou com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e com o Procon do Rio de Janeiro (Procon-RJ) os rankings de reclamações das empresas de aviação nos últimos anos. Em todos os levantamentos, a TAM Linhas Aéreas aparece liderando o número de queixas.

Em 2013, a TAM já contabiliza 684 reclamações na Anac, considerando apenas janeiro e fevereiro. A Gol é a segunda empresa com o maior número de insatisfações relatadas pelos passageiros nesses dois meses (528). Depois delas, as companhias mais citadas em denúncias foram Azul (290), Avianca (153), Passaredo (94) e Trip (44).

Nos levantamentos de janeiro e fevereiro de 2013, o assunto "Bagagem" é o segundo mais recorrente entre os consumidores na Anac. Outros itens reclamados com frequência são atendimento, bilhete aéreo, cancelamento de voo, atraso de voo e preterição de embarque.

Em 2012, 2011 e 2010, a TAM foi novamente o maior alvo dos passageiros de aviões na Anac. Em 2012, a empresa teve 4.189 queixas; em 2011, 8.015; e em 2010, 14.863 manifestações de usuários refistradas no "Fale com a Anac". Veja as listas dos rankings da Anac completas abaixo:

A TAM também ocupa o topo do ranking de reclamações do Procon-RJ referente às companhias aéreas nos últimos anos. Em 2013, a empresa já tem 27 reclamações, seguida da Gol (25), Azul (8), American Airlines (2), Webjet Linhas Aéreas (2), Avianca (2) e United Airlines (1).

Em 2012, a TAM recebeu 128 denúncias no Procon-RJ. Depois dela, aparecem a Gol (70), Webjet (45), Azul (17), Avianca (16), Trip Linhas Aéreas (13), American Airlines (7), Tap Air Portugal (5), Aerolineas Argentinas (4), United Airlines (4), Air France (2), Copa Airlines (2), Iberia (2) e Lan Chile (1).

Em 2011, as empresas mais reclamadas no Procon-RJ foram a TAM (116 reclamações), Gol (68) e Webjet (55). Veja os últimos levantamentos do Procon-RJ na íntegra:

Fonte: Procon-RJ

Fonte: Procon-RJ

Fonte: Procon-RJ

Leia também:

- TAM exige que furto seja superior a um quilo para indenizar passageira


Veja mais sobre:TAMAnacProcon

Comentários
  • Avatar
    06/01/2016 13:33:46AndreizaAnônimo

    Oi Pessoal o meu nome é Andreiza Freitas, meu irmão Na sexta-feira dia 01/01/16 por Volta da 2:00pm comprou 2 passagens para o dia 16/01/16 para ele e à Esposa virem me visitar ja que Moro nos Estados Unidos, so que infelizmente no mesmo dia à noite Ele teve um rompimento do vaso sanguineo da garganta e perdeu muito sangue e foi levado as pressas para o hospital, Na segunda-feira 01/04/16 apos Ele ter alta do hospital e o medico falar que não o liberaria para a viajem eu e à esposa dele começamos a tentar em contato com a viajenet e à TAM, já que Ele não esta podendo falar, foi ai Que começou o jogo de empurra empurra, expliquei a situação e a viajenet pediu para enviar por email o laudo medico com codigo da doença, CRN do medico etc. Assim ò fizemos só que com menos de 2 horas eles deram a resposta que à TAM não aceitou o pedido de remarcação ou cancelamento das passagens sem cobrança de taxa à não ser por causa de obto, e Que à TAM não abriria mão da taxa de remarcação Que é de U$200.00 por cada passagem, mas com o valor Que o dolar esta hoje daria quase 2 salarios minimos, entrei outra vez em contato com à TAM e eles me falaram Que isso não era com eles e sim com a viajenet ja que havia comprado as passagens pelo site da viajenet. Mas eu podería enviar 1 email para o setor de pedidos especias da TAM e Que eles iriam avaliar a situação e que entrariam em contato em até 24 horas. Foi aí que questionei sobre o artigo 49 do consumidor que fala que o consumidor tem direito ao cancelamento até 7 Dias Depois da compra, eles me falaram que isso não Se aplicava a empresas aereas, Mas eu li Na internet que isso Se aplica a tudo ate para compras de passagens aereas e não só à compras online. Mas essa da TAM só levarem em conta obto não existe, porque afinal morto não precisa de assento para viajar.

  • Avatar
    23/11/2013 16:37:29RobertaAnônimo

    TAM linhas aereas tempo de espera para atendimento superior a 30 minutos!!!! Toda vez que compro uma passagem da TAM, tenho MUITA dificuldade em alterar a passagem, quando necessario. Agora, estou tentando cancelar uma passagem de ida que comprei pelo site e manter a passagem de volta. Porem, quando tento acessar a reserva pelo site (com codigo do pedido e sobrenome), so da ERROR. E nao tenho acesso a minha reserva. (obs. nao eh a primeira vez, isso sempre acontece comigo...Azar? Ou algum problema cronico do site?). Entao, resolvi tentar cancelar pelo telefone de atendimento ao consumidor... Depois de perder 10 minutos no telefone, fui atendida pelo Gabriel que me informou que o cancelamento deve ser feito pelo site... Informei que estava com problemas no site e que isso era recorrente no site da TAM e pedi que ele realizasse pelo telefone o cancelamento para mim, pois eu ja havia aguardado 10 minutos no telefone. Ele disse que nao conseguia e tinha que me TRANSFERIR para o atendimento de ajuda ao site, para que alguem tentasse resolver/ desvendar o misterio de eu nao ter acesso a minha reserva pelo site. Pedi entao que ele registrasse a minha reclamacao sobre a dificuldade de alterar passagem nesta "companhia" aerea... e se ele realmente nao podia fazer o cancelamento para mim, que me transferisse entao, embora eu achasse um absurdo. Enfim, ele me transferiu e fui informada pela gravacao que o tempo de atendimento eh: "SUPERIOR A 30 MINUTOS". Ja estou com o telefone no viva voz ao meu lado ha 25 minutos e ainda nao fui atendida!!! Minha reclamacao eh: o site eh irritante e nao funciona direito, o SAC eh um absurdo, um verdadeiro teste de paciencia. Que desrespeito ao consumidor!! Sou cliente Diamante da GOL, e viajo muito com a Gol, justamente porque SEMPRE consigo alterar e cancelar meus voos pelo site, o site funciona muito bem e as regras e multas para alteracoes sao claras e justas. E todas as vezes que precisei usar o SAC, fui muito bem atendida e prontame

  • Avatar
    05/10/2013 11:25:58Andrea PerioliAnônimo

    Quando vc cancela um pacote internacional a TAm te desconta 200 USD por passageiro(só eu ia viajar), e o restante do vaor do pacote te deposita em 30 dias corridos em DINHIEIRO em conta bancária, pois foi a forma que paguei, á vista em $ vivo. Sobraram então cerca de 400 USD para ser devolvido a mim. Que obviamente não foi. Para mim regras são regras, eu assinei um contrado bilateral onde eles tb devem cumprir a parte deles. O Que ocorre é que mediante não terem devolvido meu $ , ontem tentaram a manobra de __Não devolvemos ainda pois a sua multa foi muito alta...queremos baixar para Sra.. Qdo cancelei o pacote acordei que a multa seria aplicada em 200 USD, e a empresa que trabalho é que paga mesmo. Não aceitei a tal quebra de multa , quero o dinheiro, nada mais justo já que cumpri a minha parte.. A TAM me deve, ou [editado pelo Reclame Aqui] meu Dinheiro. Só sossego depois deste $ depositado na íntegra em minha conta do Banco do Brasil, ou pode ser devolvido por uma agencia local tam. Eu busco . Cumpri miha parte do contrato, esperei os 30 dias e preciso do $ para efetuar outra compra de viajem com a própria TAM o que é mais engrçado....Eu vou pegar o $ e pagar a eles numa viagem similar a que cancelei. Espero que resolvam até segunda -feira 07/10/2013 como me foi prometido por Igor e Renata Lucena. Grata Andrea Perioli Voucher:6840732

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.