SRZD


23/04/2013 11h11

Conheça a história e a oração de São Jorge, o Santo Guerreiro
Redação SRZD

Foto: DivulgaçãoPadroeiro da Inglaterra, Portugal, Grécia, Sérvia, Canadá, dos soldados, dos escoteiros e dos corintianos, São Jorge tem um grande número de fiéis no Brasil, tanto que seu dia, comemorado em 23 de abril, tornou-se feriado no estado do Rio de Janeiro.

O mito se originou nas atuais Síria ou Turquia, em algum momento entre os séculos II e III. De lá, a devoção ao santo se espalhou pela Itália. Mas só chegou ao restante da Europa por volta do século V, acompanhando as rotas de peregrinação.

Guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano, Jorge converteu-se ao cristianismo e não aguentou assistir calado às perseguições aos cristãos ordenadas pelo inclemente imperador Diocleciano.

Considerando-se traído, o imperador condenou o guerreiro às mais terríveis torturas. E Jorge conseguiu vencer a todas elas. Suportando uma dor atrás da outra, ele enfrentou as lanças dos soldados, permaneceu firme sob o peso de uma imensa pedra, obteve a cicatrização imediata das navalhadas que recebeu e resistiu ao calor de uma fornalha de cal.

A cada vitória sobre as torturas, Jorge ia convertendo mais e mais soldados. O imperador, contrariado, chamou um mago para acabar com a força de Jorge. O santo tomou duas poções e, mesmo assim, manteve-se vivo.

O feiticeiro juntou-se à lista dos convertidos, a exemplo da própria esposa do imperador. Estas duas últimas "traições" levaram Diocleciano a mandar degolar o ex-soldado em 23 de abril de 303.

Conta-se ainda que o bravo militar matou um dragão para salvar a filha do rei de Selena e todos os habitantes desta cidade da Líbia.

Oração a São Jorge

Foto: Divulgação"Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos tendo pés, não me alcancem, tendo mãos, não me peguem, tendo olhos, não me vejam, nem em pensamento eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça.

Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que, debaixo das patas de seu fiel cavalo, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito. São Jorge, rogai por nós".

Leia também:

- Brasileiros acreditam que Papa Francisco será o mais popular 


Veja mais sobre:Feriado

Comentários
  • Avatar
    27/07/2015 00:18:35[email protected]Anônimo

    Sou cristão e nada tenho contra São Jorge,aliás contra nenhum santo. Excelente testemunho de cristão merecendo sim, ser chamado de santo! Esse foi querreiro!

  • Avatar
    22/12/2013 10:25:23Flávio HenriqueAnônimo

    Bom dia... Como posso adquirir uma oração, livros e como outros objetos de São Jorge, e mim tornar um devoto ao São Jorge. Estarei aguardando seu retorno assim q for possível. Abraços... Um feliz natal e um 2014 com muita saúde e prosperidade... Att: Flávio Henrique.

  • Avatar
    25/11/2013 18:05:06leollskAnônimo

    tem cristãos que ainda fala mau de são Jorge ele defendeu os cristão quando era vivo e deu sua vida por eles.

  • Avatar
    20/08/2013 05:49:01AlexandreAnônimo

    Roberto S Pinto, você deve ser evangélico. Entre vocês é tudo perfeito. Então me diga qual o faturamento mensal da sua igreja? Ela bate a meta de arrecadação todo mês? Quem é o líder? Está em algum presidio ou mora na Zona sul na beira da praia? Fala sério. Se isto fosse algo a ser castigado por Deus como você explica tantas preces atendidas? Tantos milagres?

  • Avatar
    24/04/2013 17:12:47Roberto S, PintoAnônimo

    Isso é IDOLATRIA.!

  • Avatar
    24/04/2013 17:12:18Roberto S, PintoAnônimo

    Isso é IDOLATRIA.!

  • Avatar
    23/04/2013 20:48:38Jose carlosAnônimo

    Oração

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.