SRZD



Julio César

Julio César

Ganhou projeção ao descobrir beldades e formatar um grande espetáculo de Carnaval. Após anos de dedicação na formação de grandes musas, se tornou um dos principais empresários de shows ligados ao Carnaval e recebeu título de mulatólogo (descobridor de passistas).

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



13/05/2013 12h02

Ex-rainha da folia paulistana revela por que se afastou do Carnaval
Julio César

Foto: Divulgação

Ela conseguiu tudo que uma grande rainha sonhava. Através de um concurso, foi eleita em 1999, rainha de bateria da Gaviões da Fiel, posto que ocupou até 2002. No ano seguinte, e até 2005, se tornou madrinha da bateria.

Além de desfilar pela  agremiação oriunda da maior torcida organizada do Corinthians, se tornou rainha do Carnaval de São Paulo por dois anos seguidos, em 2003 e 2004.

Neste momento, Juliana Oliveira encantou os sambistas e se tornou sinônimo de samba no pé, simpatia e carisma, atributos dignos de uma rainha. Mesmo em uma época em que o samba paulistano tinha várias beldades reinando diante das batucadas, ela conseguiu se destacar, sempre com humildade e simpatia natural.

Quer conhecer um ser humano? De poder a ele. Juliana obteve o poder em suas mãos durante anos de sua vida, mas nem por isso, perdeu sua humildade, dignidade e caráter.

Talvez, por isso, seja lembrada, até hoje, nas redes sociais e na memória de todos os sambistas como uma grande rainha que o Carnaval de São Paulo teve.

Mas este sucesso e glamour não afastam os problemas que nós, simples mortais, temos que enfrentar no cotidiano.

Em uma conversa especial com a bela, acabei me emocionando com sua história de vida, pois até hoje ninguém entendeu o seu afastamento do Carnaval.

Pela primeira vez e com exclusividade ao SRZD-Carnaval/SP, Juliana abre o coração e revela os motivos que a levaram a abandonar a carreira no instante em que vivia, aparentemente, um grande momento.

Início

Foto: DivulgaçãoIniciamos nossa conversa falando de sua adolescência. A musa me contou que teve muitos sonhos e que conseguiu realizar praticamente todos. Com quinze anos de idade, foi eleita a garota "Exaltasamba", um dos grupos de pagode em bastante evidência na época. Já maior de idade, em 1999, resolveu participar do concurso para escolha da rainha da bateria da escola de samba de seu coração, a Gaviões da Fiel.

"Vivi exclusivamente da dança. Além de apresentações na televisão, fiz diversos trabalhos como modelo e várias viagens internacionais para a Rússia, Japão, África do Sul e Estados Unidos", afirma.

Desilusão

Aos vinte e dois anos, uma grande perda abalou a rainha. A morte de Willians, companheiro em que viveu cinco anos inesquecíveis foi um golpe muito duro que inegavelmente mudaria o rumo de sua trajetória.

"Foi o grande homem da minha vida dela. Foram cinco anos maravilhosos entre namoro, noivado e casamento", revela.

A alegria que ela precisava transmitir para o público não condizia com a sua realidade. Um turbilhão de anseios, dúvidas e incertezas levaram a rainha a questionar sua razão de viver.

Afastamento

Um tempo depois e buscando seguir sua caminhada, Juliana se envolveu com  outra pessoa. No início a aposta de que o novo relacionamento poderia ser um caminho de retomada de forças para a volta dos bons momentos.

Infelizmente a nova fase trouxe uma série de complicações e desavenças e o consequente afastamento do Carnaval em 2006. Neste momento, Juliana priorizou novos caminhos.

"Tive que mudar de profissão. No começo foi muito difícil se adaptar com a nova vida. Resolvi estudar e fiz duas faculdades, psicologia e pedagodia".

Depressão e complicações de saúde

Emocionada, Juliana revela ao SRZD-Carnaval/SP que sofreu depressão profunda e que desde 2008 faz tratamento para se recuperar totalmente.

"Essas complicações fizeram meu esposo me abandonar sozinha, doente e longe dos amigos. Essa foi a postura do homem que contribuiu para que eu parasse com o samba e tudo na minha vida", explica Juliana que sofre de bulimia nervosa.

Do retorno

Foto: DivulgaçãoAtualmente, Juliana é professora de cidadania e cultura afro-brasileira e afirma que este tempo em que ficou distante da folia serviu para amadurecer.

"Amadureci muito. Acabei construindo um pensamento crítico e consegui analisar de maneira mais racional tudo o que passei", afirma.

A vida é feita de escolhas que resultam em acertos e erros. Sambar sempre foi o maior prazer de Juliana. Mais do que lhe conceder prêmios, notoriedade e reconhecimento, o samba sempre foi o combustível que colocou o sorriso em seu rosto e a alegria em seu coração.

Após passar por altos e baixos e se afastar da folia devido a um relacionamento, a rainha que encantou o samba paulistano na década passada anuncia que está se preparando para voltar para a avenida.

"O mais importante é sentir motivação para fazer algo. O Carnaval é algo especial em minha vida, por isso, quero voltar e estou me preparando para este final feliz", finaliza Juliana.            


Comentários
  • Avatar
    23/05/2013 23:46:38Stefano MelloAnônimo

    Nossa, há um tempo atrás peguei me perguntando dela e agora tenho notícias, espero que esteja bem e que logo volte a desfilar conosco em nosso ANHEMBI o seu belo samba e o seu doce sorriso !!!

  • Avatar
    16/05/2013 21:10:57jacy molaAnônimo

    tive um problema meio parecido, mas graças ao orixás, voltei a trabalho, retomei minha vida, e aos poucos,com meus 42 anos de vida, estou retornando ao carnaval... torço para que ela volte tb ao carnaval......

  • Avatar
    16/05/2013 01:45:03Camila DiasMembro SRZD desde 06/07/2012

    Mulata linda, e com muito samba no pé...

  • Avatar
    15/05/2013 14:29:18Adriano BejarAnônimo

    Boa sorte em seu retorno....

  • Avatar
    14/05/2013 11:33:17FabinhoMembro SRZD desde 23/10/2013

    Juliana você faz falta no mundo do samba, pessoa com simpatia e carisma, admirava como você chegava e tratava as pessoas nos Gavioes, faz como o samba de 2005 " RENASCE, SACODE A POEIRA DÁ A VOLTA POR CIMA",

  • Avatar
    13/05/2013 19:32:30Fernando CasamassaMembro SRZD desde 15/06/2016

    Juliana Oliveira, Rainha das Rainhas, a Top, a Mais Mais, Não tem Igual, Maravilhosamente Maravilhosa, "Eterna Rainha dos Gaviões"..... #VoltaJuliana, o Carnaval Precisa de vc...rs

  • Avatar
    13/05/2013 15:33:06Diogo Lima OliveiraMembro SRZD desde 16/06/2009

    A Juliana foi uma das melhores rainhas que o carnaval de São Paulo já teve. Linda, simpática, carismática e com um samba no pé fenomenal! Volte Juliana! Você faz parte da história do carnaval paulistano e seu retorno será uma grande alegria para aqueles que, como eu, tiveram o prazer de lhe ver reinar!

  • Avatar
    13/05/2013 14:00:30Ioio Vieira de CarvalhoMembro SRZD desde 13/05/2013

    UM SONHO REVER JULIANA A FRENTE DA INCRIVEL BATERIA RITMÃ?O ELA JUNTAMENTE A THAINARA PRIMO E SHEILA MUSA DA BATERIA VERDADEIRAS MULATAS DE SAMBA NO PÃ? PRODUÃ?Ã?ES IMPECÁVEIS E UM CURRICULUN NO MUNDO DO SAMBA E NO CORAÃ?Ã?O DE MUITOS SAMBISTAS INESQUECIVEISSS VOLTA JULIANA O SAMBA DE SÃ?O PAULO CADECE DE MULATAS COMO VOCE..

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.