SRZD


17/10/2008 14h14

Pararam o Cláudio Russo
Eugênio Leal

Maior produtor de sambas-enredo da atualidade, Cláudio Russo perdeu em sua base (e que base): a Beija-Flor. O samba de Tom-Tom tem seus méritos e não se pode questionar a vitória de um compositor que há anos vem fazendo belas obras e ficando pelo caminho.

Acredito que, em qualquer escola - mesmo inconscientemente - exista uma predisposição contrária à sequência de vitórias de uma mesma parceria. Isso com certeza jogou contra a turma de Russo, a parceira que melhor se adaptou à proposta de mudança de estilo de samba feita pela escola. Ao que parece quem não se adaptou a esta mudança foi a própria escola, que escolheu não conseguiu fugir de um samba extenso, melódico e bonito.

No desempate

A safra da Imperatriz era tão equilibrada que a decisão foi no voto de minerva e até o intérprete se enganou na hora de cantar o campeão. Isso prova que nada estava definido até o último momento. Talvez tenha sido a única escola onde tal fato ocorreu. Primeiro pelo bom nível dos sambas e depois por uma diretoria muito fechada que não espalha por aí suas preferências nem parece se deixa influir por outros fatores. O resultado foi justo? Foi, assim como teria sido se qualquer outro finalista tivesse vencido.

PORTELA

A Portela teve uma bela safra e traz para final cinco sambas, reflexo de mais um atraso no início da disputa. Seria mais interessante dar um tempo extra à escola para digerir melhor cada samba em sua quadra, mas esta demora na definição do enredo tem virado rotina em Madureira. O tema (amor) não poderia ser mais romântico - uma das características mais bonitas de qualquer música. Isso fez com que os compositores "brincassem" em algumas partes. Por outro lado existe a velha necessidade de transformar o enredo em visual e por isso são criados setores que muitas vezes atrapalham um desenvolvimento poético mais romântico do samba como um todo. Ossos do ofício.

Ciraninho, Wanderley Monteiro, Diogo Nogueira, L.C. Máximo e Júnior Escafura
Se destaca pelo verso "São vinte e uma estrelas que brilham no meu olhar", de linda melodia. No resto é um samba descritivo de letra apenas correta e melodia sinuosa, cadenciada e pesada, mas boa para o canto dos componentes. Não é o melhor que a parceria bicampeã já fez.
 
Flávio Bororó, Ronaldinho FDQ, Cristiano Moreno, Edmar Oliveira e Luiz Fróes
A segunda parte é de arrepiar até o último fio de cabelo. Toca fundo no coração de qualquer folião. É inteligente no uso das palavras e sensível ao extremo na descrição das emoções. A melodia se encaixa perfeitamente no tom poético. O refrão final, forte, puxa o portelense pelos brios. O central também é emotivo e valente. A letra da primeira parte fica um tanto obscura ao tentar passar por todos os setores do enredo, mas nada que tire o brilho da bela obra.

Cristiane Mazarim, Marcelo Poesia, Marcus Social, Ari Jorge e Fernando Magaça
Boa surpresa, que ganha força pela interpretação de Wander Pires. Tem melodia excelente para o canto com um jeito romântico bem ao que pede o enredo. A letra conta bem o enredo, de maneira poética e resumida. O problema aqui é a concorrência muito forte.
 
Serginho Procópio, Bandeira Brasil, Celso Lopes, Alexandre Fernandes e Charlles André
Destaque para o belíssimo refrão central: singelo, bonito, emocionante. Samba muito bem construído. Melodia fluente e fácil. Letra bem construída. Excelentes refrões.

Eliane Faria, Alexandre Baia e Jair PQD
A filha de Paulinho da Viola vai para a final contra o filho de João Nogueira pegando carona nos versos do pai. Começa o refrão - melhor parte do samba - com o "meu coração tem mania de amor", do clássico "Foi um rio que passou em minha vida", escrito por Paulinho. Além do refrão, o samba tem melodia valente e letra descritiva. Não parece ser suficiente para brigar pela vitória, mas valeu uma vaguinha na final.


Comentários
  • Avatar
    20/10/2008 18:13:46J.L.FROESAnônimo

    Prezado Eugênio, Gostaria de parabeniza-lo pela sua qualidade técnica na análise dos sambas finalistas da Portela.Me impressionou a precisão de suas considerações. Inclusive da observação muito pertinente que fez sobre a vulnerabilidade da primeira parte do nosso samba a qual já vinha também sinalizando. como tenho dito sem desmerecer o mérito dos campeões por sua inteligência e competência, nós perdemos para nós mesmos.

  • Avatar
    18/10/2008 19:07:32humberto martinsAnônimo

    Já temos nosso hino para o carnaval de 2009, o que interessa agora e a nossa luta, a garra da nossa escola,,, a nossa comunidade que adotou o samba vencedor... aqui em nilópolis acabou a disputa, somos o samba vencedor... nossa meta e o tri... com muta força, luta, garra e disposição... e com fantasisas lindas.. AVANTE BEIJA FLOR... NO CHUVEIRO DA ALEGRIA,,, RUMO AO TRI...

  • Avatar
    18/10/2008 18:58:16CassiusMembro SRZD desde 28/05/2010

    Walter, sou fãzaço da dupla mesmo. E "Guelédes" é o meu samba-enredo preferido de todos os tempos, sério. Como os caras são do Arranco... Por falar nisso, a sinopse do Arranco foi a melhor de todas que eu li este ano e tem boa safra; não fosse a última e o fato de terem limitado a 1 escola para subir, apostaria na escola.

  • Avatar
    18/10/2008 10:21:10Fabrício SmiderleAnônimo

    O melhor samba que tinha na safra da Beija-flor caiu na semifinal, que era o samba do Amendoim, Serginho e cia. Dentre os que ficaram, acho que podia dar qualquer um, pois não via, realmente, grandes diferenças entre eles. O samba do Russo era, sem dúvida, o pior que ele já fez na Beija-flor. O samba do Tom-tom precisa de correções e espero que, agora que foi escolhido, elas sejam feitas. Sobre a escolha de samba na Imperatriz, não achei ruim não. Ã? um samba muito agradável de se ouvir e mereceu a vitória sim. Ramos vem desfilar feliz, certamente.

  • Avatar
    18/10/2008 09:23:09FMADRUGAAnônimo

    O fato da BEIJA ter escolhido este samba NÃ?O siginifica que seja o MELHOR!! Ã? certo que o samba do RUSSO é SUPERIOR.!!!! Com o samba escolhido, o DESFILE da BEIJA será parecido com os dos anos anteriores!!!!!Agora,o que ficou claro é que "QUEM" escolheu este samba na BEIJA tem medo de OUSAR !!! Isto é que faz a DIFERENÃ?A,no CARNAVAL e principalmente na vida!!!Logo, é uma pena que a BEIJA não tenha OUSADO,..para fazer um DESFILE DIFRENTE!!!

  • Avatar
    18/10/2008 08:37:01everaldo guilhermeAnônimo

    mais uma vez Laila e comissão, mostrou porque a Beija Flor vem papando tudo, sempre escolhendo o melhor samba, e este ano não foi dferente, tem muita gente falando besteira, pois o samba do Claudio Russo só foi para final porque alem de ter uma grande torcida e carisma, tem o melhor interprete do Pais, se não nem na final ia, como já disse nesse espaço, foi o pior samba do Claudio Russo na escola.

  • Avatar
    18/10/2008 00:14:56diogoMembro SRZD desde 19/06/2009

    Bem, eu preferia o do russo por ser diferente de td q EU vi na beija ,mas esse samba tbm e bom e com td q beija promete e na voz do neguinho,vem mais um estandarte de ouro por ai,so espero que a comissao de frente venha diferente.afinal vcs n concordam q as comissoes da beija sao meio chatinhas,a eu acho q podia melhorar,e essa e uma opiniao de quem ama essa escola desde que a conheceu entao e uma opiniao construtiva ao meu ponto de vista e so.AVANTE BEIJA PQ VC MERESSE ESSE TRI!!!!!!!

  • Avatar
    17/10/2008 21:39:03Willian TadeuMembro SRZD desde 11/11/2011

    Desculpe, Eugênio, mas o samba campeão se adequa, sim, à nova proposta, especialmente nos refrões, que são super "pra cima" e na segunda parte. Letra extensa não significa muita coisa, nesse caso. Acho muito positivo. Tomara que seja um sinal de novos tempos. Queda de homogeneizações, pasteurizações e supremacias. Que venha mais por aí! O samba-enredo pede passagem!

  • Avatar
    17/10/2008 21:30:20PH-FERAHAnônimo

    o samba do TOM TOM é o melhor mesmo, pq é mais alegre. O do Claudio Russo é muito bom tb, mas é poético até demais, e tem um refrão q nao me agrada muito pelas palavras ''desconhecidas". Acho q si fazer uma pequena modificaçao da primeira parte do samba do TOM TOM, pq é um pouco lento, mas vai ficar um belo samba. O refrao é perfeito. Achei certo a escolha da Beija pq o samba do Claudio na minha opiniao era pequeno demais e tbm ( acho q na avenida nao iria da certo).

  • Avatar
    17/10/2008 21:17:35Flavinho MiguelAnônimo

    Com certeza um belo samba, mais uma vez a Mocidade virá com um brande samba para 2009, em relação à Beija-flor, estive láe ouvi dizer que o samba que a comunidade queria venceria, pelo amor de Deus, esse samba foi senão o terceiro ou quarto dos quatro finalistas que o povo menos cantou, tinha pelos menso dois outros sambas melhores do que esse, tanto que grande parte da comunidade foi embora depois do resultado......um decepção, no meu ponto de vista,Cláudio Russo teve a melhor apresentação e a comunidade aceitou muito bem o samba, foi uma pena, Mas Boa sorte Beija, vc é 10 !!!

  • Avatar
    17/10/2008 18:51:31joselitoAnônimo

    tomtom é o melhor! embala em mamae! é isso ae. menos uma pro abranovict

  • Avatar
    17/10/2008 18:19:12JUAN RODRIGUEZMembro SRZD desde 09/04/2009

    REALMENTE PARARAM O CLAUDIO! O seu samba era o melhor!

  • Avatar
    17/10/2008 18:14:54RONALDOMembro SRZD desde 08/04/2009

    O SAMBA DA IMPERATRIZ QUE ERA UMA OBRA DE ARTE E NAO GANHOU ERA DA PARCEIRA DE ARMENIO, OTTO E CARLINHOS DA PENHA. UMA PENA A IMPERATRIZ TIHA UMA SAMBA NOTA 10 E DEIXARAM DE LADO. AGORA TORCER PRA COMUNIDADE CANTAR ESSE SAMBA QUE NO SEU REFRÃ?O LEMBRA UM PLÁGIO DO SAMBA DA PORTELA DA DECADA DE 90.

  • Avatar
    17/10/2008 18:11:40RONALDOMembro SRZD desde 08/04/2009

    O SAMBA DO CLAUDIO RUSSO ERA BOM, MAIS A LETRA DO SAMBA FALAVA POUCO SOBRE O ENREDO DA ESCOLA. O SAMBA CAMPEÃ?O DO TON TON FOI MERECIDAMENTE O MELHOR CANTADO PELA COMUNIDDAE DE NILÃ?POLIS..

  • Avatar
    17/10/2008 18:09:25LeonardoDMSMembro SRZD desde 01/09/2009

    Sobre as outras escolhas, vou ficar dando uma de chato, mas os resultados de Imperatriz e Salgueiro também não me agradaram muito. Acho que o samba do Guga em Ramos era lindo e no Sal, a parceria do Guilherme Sá tinha um samba diferente e belo. Os sambas vencedores têm um quê de dèja vú que me incomoda. Aí eu faço a mesma pergunta que você: será que alguma escola vai ter, com o perdão da palavra, culhões pra colocar um samba realmente criativo (sem deixar de ser bom, claro) na avenida? Pelo menos uma boa notícia: minha outra escola de coração, a Mocidade, não vai passar por esse problema. Os três sambas são maravilhosos, apesar de eu estar torcendo muito pra turma do Igor Leal. Vamo que vamo. Outro abraço, agora sim, pra terminar rs.

Comentar