SRZD


15/05/2013 15h42

Psicóloga comenta relacionamentos com grande diferença de idade
Ana Luiza Albuquerque

Foto: Reprodução de internetNos últimos dias está em crescimento a polêmica sobre o suposto relacionamento entre a ex-panicat Nicole Bahls, de 27 anos, e Enzo Celulari, de 15 anos, filho dos atores Edson Celulari e Claudia Raia. Em entrevista, Claudia Raia comparou Nicole às antigas chacretes e insinuou que o envolvimento dos dois seria apenas diversão, dizendo que está na hora de Enzo "brincar disso". Nicole se mostrou ofendida e afirmou que as declarações foram desnecessárias.

Diante desta situação, o SRZD entrevistou a psicóloga com experiência em terapia de casal, Jaqueline Bobok, para entender a dinâmica de um relacionamento entre pessoas com diferença de idade significativa. "Muitas vezes, a pessoa mais nova do casal estava procurando alguém que ocupasse o papel de pai e mãe. Mas, na verdade, aquele com quem você se relaciona não deveria assumir essa função", explica Jaqueline.

A psicológa comenta, também, as possíveis dificuldades que o casal poderia enfrentar. "A própria forma de diversão pode ser um problema. A pessoa mais jovem provavelmente vai gostar mais de 'baladas', e a pessoa mais velha não vai buscar isso. A questão física também é um problema, o mais velho vai cansar mais", ela aponta. "O jovem precisa de uma rede de amigos para se afirmar. Já o adulto precisa de uma rede de amigos para ter uma relação social parecida, dividir os mesmos gostos, e não para autoafirmação", completa a terapeuta.

"O sucesso do relacionamento vai depender muito da família de cada um, de como a família enxerga a diferença de idade e o que passou para a pessoa. Se uma das famílias não concordar, o casamento está fadado ao fracasso", defende Jaqueline.

Segundo ela, o preconceito é um sério obstáculo, e para contorná-lo é preciso ter certeza da própria decisão. "Todas as questões de preconceito vêm da sociedade como um todo. Os mesmos que apontam o dedo dizem que todos tem que ser tratados de forma igual. A sociedade é hipócrita", critica a psicóloga. "O casal vai acabar ouvindo comentários do tipo 'A garotinha com o coroa' e variantes. A pessoa precisa ter certeza do que quer para estar preparada quando apontarem o dedo para ela. Caso contrário, vai desgastar o relacionamento", conclui Jaqueline.

Leia também:

- Mês das noivas: 10 pedidos de casamento inusitados para se inspirar


Veja mais sobre:Relacionamento

Comentários
  • Avatar
    25/06/2017 16:58:54Gabriel CarvalhoAnônimo

    Eu tenho 17 anos e o "príncipe" que eu gosto, 30. É o meu professor, o melhor dos mundos "adulto" e "jovem". Um corpo natural, de tonalidade "branco-moreno", revestido de muitos pelos e bochechas barbadas , estas complementam a face, que possui forma quadrada, seguida de expressivos olhos castanhos (esbugalhados mesmo). O cabelo, de anjo, porém, liso e marrom escuro. A voz é um mel: Grave como o último "Dó" de um piano clássico, cuja madeira é de uma árvore extinta. E me ensina física, uma disciplina para poucos. Só o vejo 45min por semana, as sextas. Seu nome é Roberto, com R de Rústico.

  • Avatar
    29/05/2017 10:44:29Vanessa Pereira dos SantosAnônimo

    Oi estou apaixonada por um homem doze anos mais velho do que eu conhecemos desde quando criança mas nunca olhei pra ele antes pois tinha mais interesse nos meninos da minha idade mas conforme fiquei adulta gosto mais de homens maduros ele tá separado vivia brigando com a esposa que humilhava ele vai se divorciar estou apaixonada por só que minha família vai ser contra concerteza e ainda tem minha mãe que acho que está afim dele quando ele brigou com a mulher outra vez acho que os dois teve algo só que agora não sei o que fazer to muito apaixonada por ele e é correspondido

  • Avatar
    29/05/2017 10:42:37Vanessa Pereira dos SantosAnônimo

    Oi estou apaixonada por um homem doze anos mais velho do que eu conhecemos desde quando criança mas nunca olhei pra ele antes pois tinha mais interesse nos meninos da minha idade mas conforme fiquei adulta gosto mais de homens maduros ele tá separado vivia brigando com a esposa que humilhava ele vai se divorciar estou apaixonada por só que minha família vai ser contra concerteza e ainda tem minha mãe que acho que está afim dele quando ele brigou com a mulher outra vez acho que os dois teve algo só que agora não sei o que fazer to muito apaixonada por ele e é correspondido

  • Avatar
    01/06/2016 16:46:16angelaAnônimo

    Quando eu era mas jovem gostava de homens mas velhos. hoje tenho 40 e a meu namorado 23 anos estamos juntos a 2 ANOS.ALGUMAS VEZES DIZEM QUE NEM PARECE A DIFERENÇA DE IDADE OUTRAS VEZES PERGUNTAN SE ELE É MEU FILHO E ELE RAPIDAMENTE RESPONDE NÃO! !ELA É MINHA NAMORADA.FICO CONFUSA AS VEZES, MAS,AGENTE DE SENTE TÃO BEM JUNTOS QUE LOGO ESQUEÇO TUDO. ATÉ ACONTECER O PROXIMO EPISODIO RSS.

  • Avatar
    06/03/2016 22:42:02shirleyAnônimo

    no meu relacionamento ele é 27 anos mais velho. 14 anos juntos agora pesou muito a idade. antes eu gostava de homens mais velhos hoje tenho pavor... é o fim

  • Avatar
    18/07/2014 17:32:46euAnônimo

    E quando essas duas pessoas são do mesmo sexo e a diferença é de 33 anos ou seja um tem 16 e o outro 49? Pra mim é pedofilia.

  • Avatar
    04/03/2014 21:04:36PamelaAnônimo

    Ã? complicado, sempre gostei de me relacionar com homens mais velhos. E por esse meu "gostar" estou morando junto de um cara que é 20 anos mais velho que eu. Adoro sair, gosto de tomar cerveja e fazer coisas de jovens, porém ele não gosta de nada disso. Estou gravida de 4 meses, não sei se DEUS enviou meu pequeno pra melhorar ou acabar de vez com meu relacionamento que já não anda bem das pernas faz algum tempo, mas seja o que Deus quiser, na maioria das vezes nos damos super bem, mas apenas se faço o que ele quer do jeito que ele quer... caso contrário é discussão na certa.

  • Avatar
    30/01/2014 03:46:29Renato PinaliAnônimo

    a nicole com esse garoto...nada a ver...diga a ela que o cara não tem grana, nada mais...quero ver...

  • Avatar
    30/01/2014 03:45:05Renato PinaliAnônimo

    nada a ver...tem muito mais casais de mesma idade que diferentes...e as mães solteiras estão por ai aos montes, e separadas e desquitadas e tudo...e não é a idade um fator primordial...são as atitudes...um homem de 56 anos pode ter uma esposa de 34 tranquilamente...saudáveis os dois, inteligentes, que se querem...vão ser feliz sim!

  • Avatar
    08/01/2014 20:12:47FATIMAAnônimo

    tenho 24 e ele 42 as vezes é um saco... ele nao gosta de sair pra fazer nada... nem pra jantar, nem pra cinema... nem pra caminhar no parque ... só fazemos o que ele gosta...é mto ciumento pois implica com tudo que eu visto,se uso maquiagem se uso salto alto...e ainda por cima trabalhamos juntos o que agrava a situaçao, por que sou meio inesperiente é meu 1° casamento e as vezes nao sei como dividir o relacionamento no trabalho e pessoal... mas na maioria das vezes a gente se da mto bem... as vezes me pego pensando sei lá se vai dar certo...hehehe

  • Avatar
    06/12/2013 09:15:39CristianAnônimo

    Viver com uma pessoa mais velha, tem muitos aprendizados e cada um aprende a viver com o outro, mas sempre vai a ver o preconceito de pessoas fora do relacionamento, mas se vocês gostam realmente um do outro, a opinião conta de vocês e não das pessoas de fora, então o que importa é vocês serem felizes.

  • Avatar
    27/11/2013 22:11:12MaraAnônimo

    Eu me relaciono com um homem 27 anos mais velho que eu e vivemos muito bem. Lógico que pensamos muito se nossas famílias aceitarão, ou como irão reagir. No momento não podemos assumir nosso relacionamento, mas ele já demonstrou que deseja casar comigo. Sempre preferi homens mais velhos porque eu acho que um rapaz mais novo não teria capacidade de me satisfazer ou não seria experiente o suficiente para mim. Lógico que isso não tem haver, mas não me imagino com um rapaz da minha idade.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.