SRZD



Tunico da Vila

Tunico da Vila

CARNAVAL. Cantor, compositor, percussionista, bi-campeão pelo Grupo de Acesso e tri-campeão do Grupo Especial do Carnaval carioca pela Vila Isabel.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



17/05/2013 16h22

Rainhas, musas e passistas
Tunico da Vila

Eita cargo disputado esse de rainha de bateria!
É sonho de consumo de várias famosas.

A primeira rainha de bateria famosa foi Monique Evans, que esteve à frente da bateria mais quente de Padre Miguel e de lá pra cá uma chuva de famosas foram rainhas. No cenário atual eu destaco Patricia Nery pela elegância, Cris Viana pela sua beleza e pelo seu modo cativante de sambar, Viviane Araújo que dispensa comentários, Milena Nogueira, que é rainha de bateria da Águia de Ouro, e Bianca Salgueiro, rainha da Caprichosos de Pilares.

Juliana Alves é a Rainha da Bateria da Unidos da Tijuca, e acho que nem preciso falar algo dela. Essa negra tijucana a tempos merecia ser rainha. Juliana frequentava as quadras de Salgueiro, Vila e Tijuca e esse ano reinou absoluta defendendo a comunidade do Borel. Luiz Brunet, ah a Luiza... que rainha foi Luiza Brunet! Referência entre as rainhas, da era das famosas, junto com a Luma de Oliveira.

Foto: Acervo Pessoal

Uma que fez história, foi a ex-rainha da campeã Mocidade Alegre, Nani Moreira, que fez um golaço. A primeira rainha a tocar um tamborim a frente de uma bateria, acabou imitada por algumas rainhas daqui do Rio e hoje foi substituída pela formosa Aline de Oliveira.

A Vila Isabel já teve grandes rainhas e atualmente temos a carismática Sabrina Sato. O povo daqui a adora e eu confesso que também gosto muito de vê-la a frente da swingueira de Noel. Uma pessoa que estreou esse ano à frente de uma bateria foi a jornalista, modelo e enóloga, Lucilene Caetano. Adoraria vê-la um dia como musa daqui da Vila Isabel.

Temos rainhas das escolas da Série A ou que desfilam na intendente Magalhães que são grandes rainhas. Dois belos exemplos disso são Sane Belusi, do Jacarezinho, e Natasha Botafogo, da União de Vaz Lobo.

De muito longe, lá na fronteira, vem Elusa dy Luz, rainha dos Rouxinóis de Uruguaiana, destacando-se junto com as belas Fernanda Penteado, da Cova da Onça, Dandara Fidélis, da Bambas da Alegria e Gabriela Varisco.

Já falando em beleza e graça não podemos esquecer das musas. Minha amiga Andrea de Andrade (ex-rainha da Mocidade), Suzana Pires, a grande e divina Regina Volpato, Dandara Oliveira, Taiane Perfeito, Miriam Barreto, Déborah Caetano, Natália da São Clemente, Gabriela Alves e Gleyce Santos. As musas não desfilam à frente da bateria, pois são o que antes chamávamos de destaque de chão, em em sua maioria, mais interação com o enredo do que as própias rainhas, ficando em pontos estratégicos nos desfiles das escolas.

E as passistas? 

A cinderela negra ganhou o mundo sambando com maestria e elegância. Quem é ela? Pinah... É, Pinah que é a musa inspiradora de muitas passistas como a Kelly estandarte de Ouro Amaral, Roberta Glória, Elaine Oliveira, Patricia Pontes, Daiane Machado, Diana Prado, Michelli Bill, Claudinha Chocolate, Vanessa Passos, Dani Passista, Jéssica Lopes, Priscilinha Passista, Naty Costa, Naty Durando, Cinthia Mazinne e tantas outras passistas maravilhosas do Rio ou de outros estados que lutam por seus espaços no cenário do samba.

Foto: Acervo Pessoal

Não posso cometer o erro de não destacar grandes rainhas vindas das próprias comunidades...

Renata Santos da Mangueira ficou à frente da surdo um nos anos 2010, 2011 e 2012. Ela encantava a todos sendo super aplaudida pelo povo. Renata samba demais e é super credenciada pra ser rainha ou musa de qualquer escola.

Em 2014, a Surdo Um vem trazendo a Evelyn Bastos que vem a ser filha da Valéria Bastos que foi também rainha da Mangueira na década de 80 e é moradora do Morro da Mangueira? Começou bem esse Chiquinho da Mangueira. E a Bruna Bruno? A Bruna é rainha de bateria da queridíssima União da Ilha do Governador, completará 10 anos de reinado entrando para história por ficar mais tempo à frente de uma bateria, hoje é referência no cargo de rainha.

A Beija-Flor de Nilópolis sempre traz rainhas de sua comunidade e quem ocupa esse cargo é nada mais nada menos do que Raissa Oliveira, que samba uma barbaridade e é soberana à frente da bateria Nilopolitana.
Rainhas que nascem em suas comunidades sabem muito bem desempenhar o verdadeiro papel, pois sambam sem atrapalhar a harmonia da escola, apresentam a bateria para os jurados, apresentam a bateria para o povo das arquibancadas, frisas e camarotes. Não ficam apenas balançando os silicones, com os seios de fora fazendo caras e bocas feito certas famosas por aí.

Deixei pra falar por último dessa fenomenal negra rainha pois pra mim é a Rainha das Rainhas. É uma mulher absurdamente incomparável na arte de sambar. Essa não samba, ela simplesmente flutua. Pra mim é a melhor de todos os tempos. A minha queridissima e idolatrada amiga Quitéria Chagas.

Ela não vende e não compra. Ela simplesmente samba!!!!!

Isso é a Quitéria Chagas purinha e hoje ela é rainha do Império Serrano e musa daqui da Vila Isabel.Alô nação imperiana que bom que dividimos a Quitéria, ganha a Vila, ganha o Império e ganha o carnaval.

Tunico da Vila

"Deus existe, é meu amigo e não me desampara"

Leia também no blog do Tunico da Vila:

- 'Lembranças'


Veja mais sobre:Carnaval 2014

Comentários
  • Avatar
    24/05/2013 19:17:33papiza do sambaMembro SRZD desde 28/01/2010

    MERECEM UM ENREDO NOSSAS ETERNAS PERSONALIDADES!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    24/05/2013 19:05:01papiza do sambaMembro SRZD desde 28/01/2010

    são todas belissimas, nunca vi uma rainha de bateria que não brigasse pela escola essas sim merecem ser enredos não essa enchurrada de personalidades midiaticas que não tem nada a ver com o samba, o que zico, senna e boni fiseram pela nossa gente???????acordem sambistas de verdade digam não a essas imposições compradas!!!!! Os proprios dirigentes estão usando vc para se promoverem e levarem a grana dos patrocinadores das personalidades!!!!!!

  • Avatar
    21/05/2013 18:31:07Luiz ClaudioMembro SRZD desde 11/01/2012

    Parabéns Tunico da Vila pelo caráter, hombridade e humildade. Em tempo você fez justiça. Não precisa rasgar o texto. Parabéns e obrigado pela atenção!!!

  • Avatar
    21/05/2013 14:57:43Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Parabéns, sambista-blogueiro Tunico da Vila pela essência deste texto bem definido pelo título "Rainhas, musas e passistas". Todas essas sambistas mais as citadas depois por você próprio e pelos leitores, são desse enaltecimento. Bancando o oportunista (rsrsrs) e crítico, já não digo o mesmo na notícia deste site intitulada "Divas (sic) do samba sobem na passarela em defile de moda beneficente" que se refere a evento promovido pela Associação de Mulheres Brasileiras Empreendedoras (AMEBRAS). Das sambistas anunciadas como participantes desse evento merecidamente exaltadas enquanto tal, todas merecedoras da homenagem. Entretanto, considero (com exceção da Cantora e sambista-bamba Alcione) imerecido chamar as demais de divas. A propósito da classificação de divas, está postado em almirptmacae.blogspot.com o texto intitulado: "Dona Ivone Lara e Rita Lee: Divas e poetisas da MPB". Saudações carnavalescas, Almir de Macaé um aficionado pela MPB e pelo mundo do samba no qual é torcedor-amante da Majestade do Samba ou da Águia Altaneira ou ainda da Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira.

  • Avatar
    20/05/2013 14:14:07Naty DurandoMembro SRZD desde 20/05/2013

    Grande Tunico Da Vila, Obrigado pelo Carinho, fiquei muito honrada pelo seu reconhecimento! Obrigado mesmo, Sucesso a nós! Abraços

  • Avatar
    20/05/2013 09:59:34Diana PradoMembro SRZD desde 12/11/2012

    Olá amigo, parabéns pelas matérias como sempre e obrigada pelo carinho! Bjs Diana Prado

  • Avatar
    20/05/2013 01:27:41Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Esse Tunico da Vila só fala da Vila Isabel. Esquece essa coisa e fala de escola de verdade!

  • Avatar
    19/05/2013 23:03:57Tunico Da VilaMembro SRZD desde 16/10/2012

    Ta certo Luis Claudio....ta certo...mas Rasgo também por não falar da Pagung ou da Aldione....grande abraço pra vc

  • Avatar
    19/05/2013 22:11:15domingos lopezMembro SRZD desde 11/06/2009

    VALEU PROCÃ?PIO A DIFERENÃ?A DE DOIS VOTOS FEZ A DIFERENÃ?A DO PLEITO E O NILO FOI VENCIDO , AGORA Ã? TRABALHAR PARA SUPERAR AS DIFICULDADES QUE COM CERTEZA SERÃ?O MUITAS!

  • Avatar
    19/05/2013 18:45:39Patrícia Pontes Pereira CostaMembro SRZD desde 28/02/2012

    E por falar em rainhas, musas e passistas gostaria de deixar registrado aqui o meu profundo respeito, admiração e amor que tenho por uma das maiores divas do nosso samba que se chama Aldione Sena...Um "salve" todo especial a esta mulher que é um exemplo de sambista e ser humano!!

  • Avatar
    19/05/2013 14:13:05Luiz ClaudioMembro SRZD desde 11/01/2012

    O título da coluna é: "Rainhas, musas e passistas". Você fala de passistas e não menciona a premiadíssima Nilce Fran da Portela? Sem comentários. Melhor rasgar o que você escreveu!!!

  • Avatar
    18/05/2013 10:54:11Xavier di MacaéMembro SRZD desde 13/06/2010

    Como diria Vinícius - as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental - e o Tunico que não é bobo nem nada só colocou na passarela "puro suco". Daqui de Macaé mando um salve para o -Wilson- velha guarda da Vila e papai da Bianca Salgueiro. Mando um salve também para os passistas Pelezinho estandarte de ouro Tijuca; Ana Cláudia, Nega e Cristiano do Estácio. Muito boa a matéria reverenciando esses jovens baluartes de nossas Escolas de Samba.

  • Avatar
    17/05/2013 21:02:32aidagomesMembro SRZD desde 25/07/2010

    Parabéns Tunico , viva a BRUNA BRUNO, eu e meu marido gostamos muito dela, bjos...

  • Avatar
    17/05/2013 19:55:03Tunico Da VilaMembro SRZD desde 16/10/2012

    Tenho que retificar aqui que a primeira rainha de bateria a tocar tamborim não foi a Nani Moreira e sim a Renata Santos quando foi Rainha da Acadêmicos da Santa Cruz Desculpa aí Renatissima. =).

Comentar