SRZD


18/10/2008 08h41

Parceria de jovens é tri na Portela
Isaac Ismar

Noite histórica na quadra da Portela. Os jovens compositores Ciraninho, Diogo Nogueira e Junior Escafura conquistaram a terceira vitória na disputa de samba-enredo da azul-e-branca. Completam a parceria, L.C. Máximo e Wanderley Marinho, os outros dois autores da obra campeã. O resultado foi anunciado próximo das 5h da manhã, depois de certa demora. A quadra, que recebeu um excelente público, permaneceu cheia depois do anúncio oficial, uma prova de que o samba era o mais querido pela maioria dos torcedores.


Franca favorita, a obra da nova geração de compositores portelenses comprovou a superioridade durante a final. Segundo samba a se apresentar, ele conseguiu mexer um pouco mais com o público do que os outros concorrentes. A torcida, muito numerosa, também fez a diferença. A cascata de bolas de encher coloridas durante a apresentação do samba chamou atenção, além dos fogos e das bandeiras. Mas o que pode ter diferenciado a obra das demais foi o fato de muitas pessoas de fora da torcida organizada da parceria saberem a letra.

- Vencer na Portela é indescritível. Estou sem palavras. O que me deixa mais feliz é ver a comunidade cantando o samba. Quero ganhar samba sempre assim, com a comunidade cantando. Isso é que vale - disse Júnior Escafura, integrante da parceria campeão.

Cada um dos cinco finalistas se apresentou da seguinte forma: duas passadas sem bateria, outras duas com o acompanhamento dos ritmistas, duas passadas apenas com o som da quadra e novamente mais duas vezes o samba com a bateria. A decisão da diretoria de carnaval da escola de Madureira pareceu acertada, pois não exagerou na dose de repetir as obras e poupou um pouco do fôlego do folião, que pôde festejar a vontade a obra campeã. No final ainda teve um pequeno desfile da bateria de Mestre Nilo Sérgio no meio da quadra. Os carnavalescos Jorge Caribé e Lane Santa, além do casal de mestre-sala e porta-bandeira Fabrício e Daniele pareciam satisfeitos com a festa. Bombom, a rainha de bateria, deixou a quadra pouco antes do anúncio da obra campeã.

Em uma noite em que nenhum dos sambas concorrentes conseguiu contagiar literalmente o público, o refrão "Oh! Majestade do Samba/Meu orgulho maior é tua bandeira/Chegou minha Portela! Meu eterno amor/A luz de Oswaldo Cruz e Madureira estava na boca dos portelenses. O trecho que antecede o refrão final também emocionou: São vinte e uma estrelas que brilham no meu olhar/Se eu for falar da Portela não vou terminar/Lá vem minha águia no céu da paixão!/O azul que faz pulsar meu coração!.

- Ser tricampeão na Portela tem um gosto especial, principalmente porque passei por um momento difícil na minha vida. Justamente no dia de fechar o samba, a mãe da minha companheira levou um tiro na cabeça. Por um milagre ela está lúcida. Quando a visitei no hospital, prometi que buscaria o samba pra ela, por isso, esta vitória é muito especial. Além disso, são três disputas e três campeonatos. Ao longo desse tempo, passei por muitas dificuldades, mas graças a Deus hoje estou na Portela. Aqui eu aprendo a cada dia. É uma honra fazer parte da renovação de uma escola que tem em sua história nomes como Monarco, Noca, Candeia, Ari do Cavaco, entre outros - vibrou Ciraninho, de 28 anos de idade, que foi carregado nos ombros de alguns torcedores.

A parceria contou com a torcida que lotou 20 ônibus alugados para esta final. As despesas do concurso para os autores devem chegar a aproximadamente R$ 20 mil.

 


Comentários
  • Avatar
    28/10/2008 08:50:36Coração PortelenseMembro SRZD desde 05/06/2009

    Se é de mim que você está falando, sr azul, saiba que você deve ser uma pessoa totalmente desquilibrada e pobre de espírito, que não sabe respeitar a opinião alheia, pois não sabe expor suas idéias e não aceita o que as pessoas falam e pensam, quer impor de qualquer maneira a sua opinião, então vejo que vc não passa de ser que não merece nenhum tipo de consideração, apenas posso ter dois sentimentos pena ou desprezo. Com relação ao convite que vc fez para ir ao sambola ou qualquer outrolugar para falar pessoalmente sobre meu comentário, eu te proponho até dois: Um pode ser lá na rádio manchete, pois falerei na frente de vc dos autores do samba e para milhares de pessoas, ou se preferir lá na quadra da escola, diante de várias pessoas como testemunhas e quem sabe até na frente do próprio presidente da escola.

  • Avatar
    27/10/2008 17:22:28azulMembro SRZD desde 07/10/2010

    resposta eu nao sei quem essa palhaço ae em baixo pq nau fala pessoalmente com a gente pode ser onde vc quiser..ok se quiser pode ir ao sambola pra falar isso pessoalmente estaremos te esperando ...

  • Avatar
    27/10/2008 17:10:16marcos madureiraAnônimo

    o samba é lindo agora quanto os empregados do piruinha esses eu anu gosto nen um pouco valdimir, e o renatinho do sambola acho q o piruinha deve pargar mto bem a eles esse tal de valdimir é marrento de mais e o renatinho nau presta pra nada nau sei como o garoto guenta eles parabéns aos vencedores o samba é lindo verdadeiramente

  • Avatar
    23/10/2008 17:22:50CORAÃ?Ã?O PORTELENSE DESTROÃ?ADO IIAnônimo

    Com relação ao que foi dito por um determinado comentarista aqui, vale apenas frisar que não sou puxa-saco de filha de cantor e compositor que tem nome consagrado na nossa MPB,apenas reclamo de que se faça justiça, pois cantei espontâneamente a composição da Eliane Faria, já não posso falar dos compositores do samba vencedor, pois com 20 ônibus lotados qualquer um ali ganharia.

  • Avatar
    23/10/2008 17:03:24Portelense Apaixonado IIIAnônimo

    Respeito os comentários feitos, cada um deve expressar tudo aquilo qu pensa, mas continuo a dizer que este samba não é o melhor passará na avenida com apenas mais um samba, com a diferença que será assinado por Diogo Nogueira, se não fizer nenhum efeito na sapucai vão chorar na cama que é lugar quente, pois não vejo nele nenhuma obra excepcional.

  • Avatar
    22/10/2008 17:29:49LeviAnônimo

    A Portela náo julga o samba por ele próprio ou pela torcida que cada obra trás e sim pela quantidade de dinheiro que certos integrantes podem dar para fazer o carnaval. Uma pena. Mas em todo caso, o samba da Portela mesmo assim é o melhor do ano.

  • Avatar
    20/10/2008 22:21:55azulMembro SRZD desde 07/10/2010

    nau adianta ficarem aqui criticando,tentem fazer melhor ano q vem,pois lugar de chorar e na cama...kkkkkkkkkkkkkkkkkk criticas sempre vao existir isso faz parte dos perdedores eu só lamento..ok sejam mais portela tenham mais personalidadee sejam mais criativos na hora de fazerem samba enredo. pois tem compositores q nen aparecem na portela como querem ganhar samba assim só aparecem na hora de desfilar,isso conta tbm quanto ao samba vencedor realmente foi unanimidade,e todo seguimento da escola tbm apoiou o samba... nau é refrao q ganha samba,mais sim um samba com melodia linda,e pricipalmente todo certinho com o enredo aqueles q querem falar mau dos compositores tenham carater ...pq nau falam na frente do propio...ok agora nau adianta vao ter q engulir e cantar o samba ou entao sairem fora da magestade do samba...acho q seria melhor.....kkkkkkkkkkkkkkkk parabéns aos compositores tricampeao por essa linda obra para PORTELA realmente venceu o MELHOR PARA PORTELA.

  • Avatar
    20/10/2008 22:05:46azulAnônimo

    Podem falar oq for mais o samba q ganhou realmente é fantastico,nau ah pq ficarem aqui se lamentando,deveriam esta todos mto feliz pois foi o melhor para PORTELA. SE OUTROS COMPOSITORES NAU ACHAM O SAMBA BOM,TRATEM DE FAZER UM SAMBA MELHOR PRO PROXIMO ANO MAIS NAU ESQUEÃ?AM Q O SAMBA DEVE DE ESTAR TODO CERTINHO COM O ENREDO ESCOLHIDO..OK o SAMBA Ã? PERFEITO UMA MELODIA MARAVILHOSA Q DEUS CONTINUE ILUMINANDO A CABEÃ?A DESSES COMPOSITORES CADA VEZ MAIS .... SENDO ASSIM TEREMOS OTIMOS SAMBAS COM ESSA PARCERIA DIOGO E CIA.... PARABÃ?NS

  • Avatar
    20/10/2008 16:12:16J.L.FROESAnônimo

    Participei na disputa do samba como finalista, era um dos autores da parceria do Bororó e respeito a parceria vencedora. São disciplinados,organizados inteligentes e fizeram um trabalho perfeito no meu modo de ver. O samba é completo,totalmente aderente ao enredo de forma irretocável. entendo que nossa parceria perdeu pra nós mesmos, ao acreditar no requisito da escola para o samba desse ano ser de fato "uma musica que emocionasse" e não uma histório sobre o amor, ou um samba descritivo. Nosso samba atingiu esse objetivo, emocionou muito as pessoas que estavam na quadra (e não era torcida fisiológica não), mas com isso perdemos um pouco em conteúdo. assim como o samba campeão perdeu um pouco em emoção poesia também, mas foi perfeito em aderência ao enredo. Outro aspecto importante da parceria vencedora é que não é samba de escritório como existe espalhado por ai, ainda que nos tenham imputado esse rótulo, o que eu repudio e provo para qualquer um que queira duvidar.Vale ressaltar também a esquizofrenia das sinopses feitas por alguns carnavalescos.só para se ter noção contava no enredo desse ano coisas do tipo riquezas minerais,medalha de outro prata e bronze,campeão dos gramados, isso para falar de amor???? vi por exemplo a sinopse da mangueira em am cada setor dava para ser um outro enredo. Quanto ao poder economico e das torcidas de aluguel isso não tem mais solução, assim como deixar comunidade escolher samba, é pueril imaginar que por qualquer mimo, gracejo ou mesmo um presentinho um samba não passe de um grande boi com abobora se torna uma obra de silas de oliveira.por fim como tudo no Brasil o critério é sempre mais político do que técnico.humanos são assim. escolhem por empatia seja emocional ou finaceira. portanto não há o que questionar ganhou o melhor para escola, nosso samba era ousado e a Portela é uma escola conservadora, até nisso a parceria campeã teve sabedoria em observar.

  • Avatar
    20/10/2008 15:17:12juradoAnônimo

    Sambas julgados com o manual do julagador da LIESA de 2008 NA MÃ?O .... Sem nenhuma interferência de torcida .................. PORTO DA PEDRA 10.0 -- IMPERATRIZ 10.0 -- IMPÃ?RIO 10.0 -- BEIJA-FLOR 9.9 -- GRANDE RIO 9.9 -- MANGUEIRA 9.9 -- MOCIDADE 9.9 -- VILA ISABEL 9.8 -- SALGUEIRO 9.8 -- TIJUCA-9.8 -- VIRADOURO 9.7 -- PORTELA 9.7

  • Avatar
    19/10/2008 18:08:48wladimirMembro SRZD desde 18/08/2009

    Deixem falar o que quiserem,,, venceu o melhor,,, o estandarte de ouro,,,, nunca vi um samba tão bem construído,,, sou formado em música,,, lindo,, linda melodia,,, as pessoas abaixo que estão criticando não sabem o que é samba,,, nem tampouco o que é letra,,, estão puxando o saco de filha de cantor,,, venceu o melhor,,, o melhor pra portela,,, valeu,,,, eheheheheh

  • Avatar
    19/10/2008 13:30:53NeivaAnônimo

    o samba tem condições de ajudar a escola, quanto a questão da letra muitos carnavalescos em especial renato e rosa costumam mudar suas ntenções de enredo depois da escolha do samba, a portela vai ter que mostrar garra pra fazer o samba acontecer, o interprete parece não ter ficado muito satisfeito, mais um bom trabalho de quadra tira essa diferença, e vejo que poucas escolas aproveitaram e sairam na frente nas escolhas em matéria de samba só Vila, Tijuca e Imperatriz deram o que realmente queria a verdadeira comunidade e a portela pode chegar nelas, pois a tijuca não tem grana, a vila sempre erra e a imperatriz não tem cantor.

  • Avatar
    19/10/2008 11:06:46EuAnônimo

    Não achei que fosse o melhor samba da noite, tinha samba com uma letra muito superior...será mesmo que letra ganha samba? começo a colocar isso em dúvida...acho mesmo que o que ganha samba é nome e não samba...e isso é muito triste dentro de uma escola de samba

  • Avatar
    19/10/2008 09:53:24PORTELENSE APAIXOMADO IIAnônimo

    Concordo com alguns comentários, pois sou democrata, acho que cada pessoa deve expressar livremente suas opiniões, porém, não posso admitir que um determinado samba concorrente leve um grupo de torcedores em 20 ônibus dizer que aquela turma seja da comunidade portelense, ora tudo me pareceu meio orquestrado. Quero deixar ainda registrado que não estou dizendo que o Diogo e cia não seja pessoas competentes em matéria de composição, mas no meu ponto de vista este samba não vai contagiar a escola, passaremos apenas com um samba qualquer que terá como mérito ser do Diogo Nogueria e cia,mas torcerei e pedirei a Deus todos os dias até o desfile para que esteja enganado.

  • Avatar
    18/10/2008 23:11:57Lucio FlávioMembro SRZD desde 07/04/2009

    Fascinante esse samba vencedor, pois vim conhcê-lo pelo site e então o acompanhei pela quadra nas últimas três apresentações e tive a certeza q ñ tinha outro pra abatê-lo. Parabéns às outras obras finalistas, mas, venceu o melhor, parabéns tb aos jovens compositores e q se dessa forma, q eles vençam então nos próximos anos. Sorte agora pra Portela!!!

Comentar