SRZD


18/10/2008 09h08

'Segura a Vila que eu quero ver'
Rafael Ribeiro

O professor de História André Diniz entrou na quadra da Unidos de Vila Isabel disposto a fazer história. A final da azul-e-branco coroou o talento do compositor 11 vezes campeão na escola de Noel, desbancando nomes consagrados, como Martinho da Vila.

- Não tenho que fazer rivalidade com ninguém. Não quero fazer história. Não preciso marcar meu nome dessa maneira. Só gosto de fazer samba-enredo pela minha escola do coração - desabafou André, após o anúncio do vencedor.

A reunião da diretoria da escola para escolha do samba campeão não levou mais do que cinco minutos. Logo após a apresentação do último samba da noite, o diretor de carnaval, Ricardo Fernandes, passou o microfone para o presidente Wilson de Souza, o Moisés, para o anúncio da parceria vitoriosa.

- A escola escolheu o samba que melhor vai representar a Vila Isabel, independente de nome ou experiência. Aqui, vai sempre vencer o melhor - anunciou Moisés, resignado pela escolha da junção feita no carnaval 2008, para logo depois, emocionado, passar o microfone para o intérprete Tinga entoar o refrão vencedor.

A apresentação dos sambas

- Tenho um pouco de preguiça. Quero logo que isso acabe para poder voltar pra casa. Acho que não tenho mais idade para isso. Já perdi a paciência - reclamava impaciente André Diniz.

É que, após o sorteio da ordem de apresentação, o samba de sua autoria foi escalado para fechar a noite de festa na quadra da Vila. O público não chegou a lotar a quadra da escola, só foi ocupando todos os espaços por volta das 0h45 - quando o primeiro samba da noite já era cantado por Clóvis Pê.

A composição de Luis Carlos da Vila, Ivanisia, Acyer Marques e Alessandro Silva levou pouca torcida para a final. Talvez prevendo o fraco desempenho na decisão. De nada adiantou os balões, flâmulas, bandeirinhas e fitas com as cores da Vila Isabel.

- Acho que ainda preciso exercitar minha paciência, reflexão. Ainda tem muita coisa para acontecer nessa noite e eu já estou quase indo embora - refletia o sorumbático futuro campeão, André Diniz.

A rainha de bateria, Natália Guimarães, exercia com todo charme seu reinado à frente dos comandados de Mestre Mug. Mesmo com a presença da primeira corte do carnaval carioca - com Rei Momo, Rainha e Princesas de 2009 - Natália esbanjava simpatia ao posar para fotos com anônimos e alguns tietes famosos, como o comediante Luiz Fernando Guimarães.

- Adoro o samba, gosto muito do ambiente. Já me acostumei com todo esse assédio, trato todos com a mesma vontade - explicava Natália, enquanto castigava um tamborim, na tentativa de aprender a tirar algum ritmo do instrumento.

O segundo samba da noite começou com força e tentando provar que também poderia defender com valentia o pavilhão da escola. A composição de Dedé Aguiar, Eduardo Katata, Miro Jr e Carlinhos do Peixe tinha como trunfo a melodia sinuosa, uma torcida aguerrida e o apoio da velha-guarda da escola.

- É preciso entender que o samba tem que vencer no dia da final. A apresentação do concorrente vai melhorando ao longo do tempo, e tem que ser enxergada como um todo - analisava o carnavalesco Alex de Sousa. Dedé Aguiar e parceiros conseguiram empolgar alguns setores da escola que ainda não haviam se manifestado.

O terceiro concorrente da noite deixou claro a satisfação apenas por estar na final. A composição de Dadinho, Antonio da Conceição, Alexandre Moraes e Haroldo agradeceu a presença entre os finalistas. Mostrou com bravura o samba correto e sem brilho que chegou no fim da disputa.

- Temos 80% de apoio dos segmentos da escola. Ano passado tínhamos 60, por isso houve a junção. Mas todos perceberam o erro e acho que dessa vez vai - analisava André Diniz, enrolado em meio a entrega de bandeirinhas para a platéia que aguardava a entrada do favorito da noite.

Os trinta minutos de apresentação foram mais do que suficientes para deixar a certeza de vitória para o samba de André Diniz, Serginho 20, Artur das Ferragens e Leonel. Com bolas, bandeiras,faixas e fogos de artifício, a parceria sacudiu com o forte refrão - fazendo a quadra da Vila Isabel cantar uníssona pela primeira vez na noite.

- Foi unânimidade. Todos os votantes escolheram o melhor samba para a escola em 2009 - revelou o diretor de caranaval, Ricardo Fernandes.

Dois minutos após o fim da apresentação, André Diniz já estava extasiado. Entre incontáveis tapinhas-nas-costas, o compositor era ovacionado. Pela décima primeira vez, um samba de sua autoria era escolhido hino oficial da Unidos de Vila Isabel.

- Estou muito emocionado! O trabalho não é só meu, é de todos. O samba era o melhor e mereceu a vitória. Dedico essa conquista àqueles que contribuíram para essa felicidade. Não é apenas meu nome que entra para a história, mas o de todos que estiveram juntos - declarou emocionado o campeão.

- O título que quero ver amanhã é esse aqui: 'Segura a Vila que eu quero ver' - ordenava André.

Por onze vezes, a Sapucaí terá a chance de ouvir o talento deste multi-campeão do carnaval.


Comentários
  • Avatar
    24/10/2008 22:59:31Integridade do SambaAnônimo

    Ah. Preciso comentar sim, vim depois que li os comentários, já ia esquecendo: Ã? nesta hora que vemos, que realmente torce pela Escola, agora alguns citados compositores, torcerão até para a Vila Isabel descer, só porque não tiveram o samba campeão, só para poderem falar mal. Mas sabe do que mais, a escolha de samba, não é simplesmente, ter seu nome anunciado, fama, dinheiro e meros tustões, cada vez que o samba é tocado é sim fazer um grande e belíssimo samba para ganhar o Grande Espetáculo. Quando alguns mudarem esta consciencia talvez possam realmente competir.

  • Avatar
    24/10/2008 22:54:11Integridade do SambaAnônimo

    Falaram tudo. Ze Carlos e Ronaldo. Eu nem precisarei comentar.

  • Avatar
    24/10/2008 22:52:27Ronaldo CastanhoAnônimo

    Ã? muito engraçado, criar fakes, como já o fizeram falando barbaridades desta parceria que ganhou. Agora não adianta chorar o leite derramado, você deve ser um dos componentes, ou amigo. Porque, outros sambas melhores, talvez,... antes da finla, depois, a parceria do Dedé até tentou, mas foi unanime, será que todos os julgadores são Diniz, ... Ã? melhor ficar calado, que falar merda, aliás como costuma fazer pelas ruas da Vila Isabel cantar Vitória antes do tempo e desfazer de outras parcerias. Que Lastima.

  • Avatar
    23/10/2008 18:31:39Sou da Vila...Anônimo

    Vamos analisar as colocações dos sambas escritos pelo grande â??Gênioâ? André Diniz ganhou na Vila???? 2008 - Trabalhadores do Brasil, Colocação â?? 9º ligar, 2007 - Metamorfoses: Do Reino Natural Ã? Corte Popular do Carnaval As Transformações da Vida, Colocação â?? 6º lugar, 2006 - Sou Loco Por ti América A Vila Canta a Latinidade, Colocação â?? 1º lugar, 2005 - Singrando em Mares Bravios... Construindo o Futuro, Colocação â?? 10º lugar, 2004 - A Vila é Para Ti, Colocação â?? 1º lugar (Grupo A), 1995 - Cara ou Coroa as Duas Faces da Moeda, Colocação â?? 8º lugar, 1994 - Muito Prazer! Isabel de Bragança e Drumond Rosa da Silva, mas, pode mechamar de Vila, Colocação â?? 9º lugar. Seriam 11 não é isso???? Onde está o restante que nem no site oficial da Vila Isabel informa? Campeonatos com samba de André Diniz foram só 02, apenas 01 no Grupo Especial, muito pouco para quem é Gênio concordam??? E Estandartes, alguém sabe me responder isso???? Ganhar samba, independente da quantidade de vezes não significa ser Gênio, há de se ter muito mais para ser Gênio... Ã? simplesmente um absurdo mais um samba de André Diniz, Moises e Bocão... o pior é ter que desfilar depois disso tudo cantando um samba como este... até que o deste ano não é um dos piores, mas com certeza não era o melhor... Quem foi a final na quadra pode notar, a torcida do â??Gênioâ? nem agüentou cantar o samba, em contra partida o samba do Dedé foi do inicio ao fim cantado por todos, na maior alegria... Infelizmente mais um ano injustiçado...

  • Avatar
    23/10/2008 17:02:41Ronaldo CastanhoAnônimo

    Sr. Zé Carlos, você disse tudo! Conseguiu resumir uma realidade. Nossa ... Parabéns sinceros pelo comentário!

  • Avatar
    22/10/2008 15:24:47ze carlosAnônimo

    o André ganha só por causa do presidente ! com o Moisés ele ganha, mas também ganhava com Waltinho, Olício, Bocão ou será por causa do Tinga ? mas ele ganhava quando era o Gera e o Tropical... deve ser o carnavalesco, esse tal de Alex... mas o Paulo Barros, o João 30, o João de Moura, O Oswaldo Jardim, o Max eo Jorge Freitas também votaram nele Deve ser o dir de harmonia... o jaiminho, Peri, Ricardo ou Décio ? resumindo: chora , não vou ligar... e mais, enquanto ficarem dizendo que é armado, vão continuar perdendo. Façam samba... tenho certeza que o Moisés tá doido pra dar samba pra outro,... mas não consegue

  • Avatar
    18/10/2008 20:21:11Alex TerraAnônimo

    Como já, era de se esperar....palhaçada......Não tinha..... como ser diferente...... Todo ano a mesma coisa..... André Diniz....... Roubalheira.... Moises pede pra sair

  • Avatar
    18/10/2008 19:52:26DENISWAGNERMembro SRZD desde 08/04/2009

    Com certeza existe uma competencia na arte de criar essas maravilhas que ouvimos na sapucai todos os anos, OS SAMBAS. Politicagem sempre vai haver no meio. No caso da Vila prevaleceu o melhor com certeza, diferente da Imperatriz e a campea de Nilopolis Beija-Flor que estão insatisfeitos com seus sambas escolhidos...Particularmente eu não gostei e tenho certeza que outras pessoas também não gostaram... Mais como somos apenas torcedores..............temos que aceitar........não se ganha carnaval somente com carros alegoricos e fantasias luxuosas. O samba a ser cantado tem 50 % de participação para a vitória. Comunidade Azul e branco vcs sairam na frente.Basta os carnavalescos e sua comissão de carnaval fazerem seus papeis ruma ao titulo. Abraços.

  • Avatar
    18/10/2008 19:22:02ADVOGADO DO DIABOAnônimo

    Ã? POR ISSO QUE NÃ?O TENHO COMPRADO O DISCO DAS ESCOLAS DE SAMBA, SEMPRE OS MESMOS CARAS...HÁ ALGO DE ESTRANHO NISSO....COMPREENDO QUE POSSA OCORRER VITÃ?RIAS SUCESSIVAS, MAS ACHO QUE HÁ FAVORITISMO, OU OUTRAS JOGADAS ENVOLVIDAS....MEUS PÃ?SAMES AO CARNAVAL CARIOCA...MAIS UMA VEZ SERÁ MORTO E FRIO

  • Avatar
    18/10/2008 19:02:14Luiz ResendeMembro SRZD desde 04/08/2009

    26 vezes! Então ele assume o posto do Guga como super gênio, mas o Fernando de Lima que tem 50 ganhos continua como Macro gênio com seus IMBATÍVEIS 50 sambas ganhos! Ã? campeão! Ã? campeão! E o Jurandir da Mangueira só ganhou uns 3 ou 4 sambas lá na Manga, mas são eternos. Ã? só puxar o samba que todo mundo canta até hoje. Aquele era gênio.

  • Avatar
    18/10/2008 18:46:01Paulinho do OuroMembro SRZD desde 04/05/2010

    Respondendo ao Luiz Resende: Ele não ganhou 11 vezes não, ele ganhou só no especial, 26 vezes. Fora as vezes que ele foi vitima de preconceito bobo igual ao que estou vendo aqui neste forum. Teve uma vez Luiz, que ele perdeu na Grande Rio, foi no ano que a escola falou do Carlos Prestes, que foi "caso de policia." E tenho certeza que na sua escola, que não sei qual é, ele já foi unjustiçado. Um abraço Luiz.

  • Avatar
    18/10/2008 17:51:27Luiz ResendeMembro SRZD desde 04/08/2009

    Gênio? Porque ele ganhou 11 sambas? Então o Guga é super Gênio e o Fernando de Lima é Macro gênio. Quantidade não é qualidade.

  • Avatar
    18/10/2008 17:33:28Cláudio FrancioniMembro SRZD desde 11/05/2009

    Concordo com o Joselito. Seria melhor pros concorrentes e também pra escola, que não perderia tempo e não correria o risco de errar como errou no ano passado. Apoiado !! Queremos samba encomendado ao André nos próximos 50 anos pra garantir boas obras para a Vila.

  • Avatar
    18/10/2008 17:29:17Cláudio FrancioniMembro SRZD desde 11/05/2009

    Paulinho do Ouro falou tudo: feliz da escola que tem o André como compositor. Mesmo que a safra seja ruim, temos o cara pra nos garantir coisa boa ! Parabéns a todos.

  • Avatar
    18/10/2008 13:02:03Integridade do SambaAnônimo

    Resumindo: O melhor samba da noite foi o da parceria do André Diniz, enquanto a maioria dos compositores, fazerem composições na intensão apenas da fama, dinheiro e não pensar que o samba escolhido, irá concorrer com outra escolas, não será paril para a parceria do André. Isto é um fato. Eu li em algum luigar e gostei: raras exceções, os compositores da Vila estão igual a jogadores de futebol, não tem mais amor a camisa. Só pensam na disputa, poucos lembram que a grande festa ainda estar por vir. então meu caro André Diniz, parabéns pela parceria, pelo trbalho de base, pela humildade e pela contagiante força que seu samba traz.

Comentar