SRZD


19/10/2008 07h12

'A voz do samba é verde e rosa'
Alberto João

Foto: Divulgação/Peter IlicievAconteceu o esperado na Mangueira. Na manhã deste domingo, a escola anunciou que o samba-enredo para o Carnaval 2009 é da parceria de Lequinho, Gilson Bernini, Junior Fionda e Gusttavo Clarão. Na quadra, a parceria, que é composta de grandes campeões em outros anos e tem forte poder financeiro, não deixou dúvida quanto a qualidade da composição.

Todo o público cantou o samba durante a apresentação, independente de torcida ou não. Foi bonito ver a nação mangueirense novamente cantando forte, após os problemas sérios vividos no pré-carnaval 2008, quando o presidente renunciou e ainda houve denúncia de envolvimento do tráfico na agremiação. Em 2009, a Mangueira precisa "reviver sua história" (como diz o samba de 2009) e fazer bonito na Sapucaí. O primeiro teste foi cumprido com louvor.

Após o resultado, o compositor Lequinho, pentacampeão na disputa de samba da verde-e-rosa, conversou com o SRZD-Carnavalesco sobre a emoção de ouvir o samba cantado por toda quadra

- É uma grande satisfação ouvir o público todo cantando seu samba. Todos estavam cantando, não só a minha torcida. Isso toca o coração do compositor. Quando decidimos reunir essa parceria com grandes e vitoriosos nomes, pensamos em fazer um samba forte para unir toda escola. Não adiantava apenas um bom samba de cada compositor. A vaidade de cada um ficou fora das reuniões.

Perguntado sobre os problemas vividos pela Mangueira no pré-carnaval 2008, Lequinho disse que a união da Mangueira vai ser fundamental para o sucesso da escola.

- A parceria do ano passado (Carnaval 2008) foi uma oportunidade que demos para um pessoa na comunidade. Não me envolvo com a parte jurídica, eu sou do samba. Procurei o meu caminho. As críticas prejudicaram o ano, mas tudo vai mudar e essa vitória mostra que temos talento para elaborar um samba, se alguém ainda duvidasse disso. A parceria é super-campeã, mas foi respeitosa com os outros compositores durante toda disputa. Esquecemos o que tínhamos feito antes e o grupo parecia ser de quatro meninos e o primeiro samba - afirmou Lequinho.

A final de samba da Mangueira contou com a quadra cheia, mas não como nos bons tempos. Uma ausência foi identificada. O camarote da presidência não recebeu nenhuma visita de mangueirense ilustre.

Nas exibições dos sambas finalistas, a disputa foi apenas regular. Apenas o terceiro samba da noite, da parceria de Paulinho Rocha, teve uma atuação mediana. As outras duas obras ficaram devendo em termos de qualidade

Em um momento emocionante da final, Jamelão Neto cantou alguns sambas, do alto do palanque dos compositores. A imagem lembrou o inesquecível Jamelão, que dá nome para o espaço.


Comentários
  • Avatar
    25/10/2008 18:12:38JORGE WILSON MATIASAnônimo

    Sou a cara do povo, Mangueira eterna PAIXÃ?O.Precisa falar mais alguma deste samba?Esses versos dizem tudo ao coração de um mangueirense.10NOTA10....Lindo.....Mangu eira não cabe explicação....

  • Avatar
    21/10/2008 20:01:44WALTER GUILHERME F. DE CARVALHOMembro SRZD desde 07/04/2009

    Que inveja ZÃ?.

  • Avatar
    21/10/2008 18:06:41Jose PdilhaAnônimo

    Gostaria de parabenizar a MANGUEIRA pelo belo samba de Bloco que foi escolhido de acordo com o ano passado ,pois viu-se que nem a Presidente Chininha e a sua diretoria mandam em nada na escola , e sim a QUADRILHA DA "FAMÍLIA FIUNDA " MELHOR DIZENDO QUE MANDA NA MANGUEIRA PELO JEITO VAI COM CERTEZA PARA O DESFILE DO GRUPO DE ACESSO NO PROXIMO CARNAVAL EM 2010 !!!!! COM UM REFRÃ?O DESSE Ã? PIADA NÃ? JÁ FOI MANGUEIRA HOJE Ã? O LIXO DO LIXO!!!!!

  • Avatar
    21/10/2008 14:58:42walterMembro SRZD desde 07/04/2009

    Junior, meu primo, parabéns mais uma vez foi feita justiça, sem dúvida nenhuma foi o melhor samba apresentado, valeu.

  • Avatar
    21/10/2008 08:56:38De nilopolisAnônimo

    Mangueirenses,o nosso samba da beija flor pode não ser brilhante,mas da um banho no de voces,é por isso que a mangueira esta decadente com tantos problemas,a Beija flor vai mais uma vez tirar onda neste carnaval 2009,não temos concorrentes,nossas alegorias e fantasias virão ainda mais luxuosas ano que vem,é banho na avenida.Beija flor tri no carnaval.

  • Avatar
    20/10/2008 18:19:21Marcos FernandesMembro SRZD desde 14/04/2009

    Analista de sambas, ao ver suas notas tive vontade de dar um tiro na cabeça( com uma escopeta calibre 12). PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ã? DOSE PRA TIRANOSSAURO-REX ENFURECIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    20/10/2008 12:12:47MicaAnônimo

    Grande samba, será muito bem representado na avenida e gostei mais ainda da entrevista do Lequinho ao SRZD principalmente em relação ao samba do ano passado. No qual ele diz que deu a oportunidade da uma pessoa da comunidade, participar com samba ao altura de vencer. Gostei pela humildade e pelo reconhecimento dos verdadeiros Mangueirenses que choram e riem mais não abandonam a Escola e tem o orgulho de viver nessa comunidade Maravilhosa da Mangueira.

  • Avatar
    20/10/2008 09:27:44Sergio Rodrigues - RJAnônimo

    Saudades dos sambas da Manga dos anos 80 e até de alguns dos anos 90 e do de 2000...Mais um refrão oba-oba (pelo ultimo desfile, vimos que isso não dá em nada), cansativo. A letra até que é razoável, mas falta alguma coisa. Não adianta, não consigo gostar desse estilo que minha Manga tem adotado nos últimos anos (com exceção de 2006), são sambas para se esquecer no pós carnaval.

  • Avatar
    19/10/2008 23:44:19MahAnônimo

    Hoje todos os sambas são OBA OBA, o que ia fazer a diferença esse ano era do Edgar Filho do Salgueiro que foi eliminado.Manga parábens entre os sambas OBAS OBAS do ano que vem, esse do Lequinho é um dos melhores!!!

  • Avatar
    19/10/2008 22:27:54ANALISTA DE SAMBASMembro SRZD desde 27/07/2009

    NOTAS PARA OS SAMBAS ANALIZADOS ATÃ? AGORA. MANGUEIRA NOTA- 8.5 BEIJA FLOR NOTA- 9 GRANDE RIO NOTA- 9.5 SALGUEIRO NOTA- 8.8 PORTELA NOTA- 9.5 IMPERATRIZ NOTA- 9 VIRADOURO NOTA- 9.9 PORTO DA PEDRA NOTA- 9.5 VILA ISABEL- NOTA 9 IMPÃ?RIO SERRANO não vale nota pois é reedição e acho que reedição é apelação . UNIDOS DA TIJUCA NOTA- 9.0 E MOCIDADE QUE FALTA ESCOLHER SEU HINO. VOLTO A DIZER QUE ESSAS NOTAS FORA MINUSIOSAMENTE ANALIZADAS PROFUNDAMENTE E DIZER QUE MINHA ESCOLA Ã? PORTELA,MAS TEMOS QUE SER IMPARCIAIS NESSAS HORAS DE JULGAMENTOS.BOA NOITE A TODOS

  • Avatar
    19/10/2008 22:14:10cesarMembro SRZD desde 27/07/2009

    OBA OBÁ PURO ESSE SAMBA Ã? SÃ? PULA PULA,REALMENTE O POVO GOSTA DE SAMBA PULA PULA,MAIS ISSO PRO POVO QUE NÃ?O ENTENDE DE SAMBA.BLOQUINHO NA CERTA,NA HORA DAS NOTAS NÃ?O FIQUEM RECLAMENDO DE QUE OS JURADOS DERAM 7.5 OU 7 PARA O SAMBINHA DA MANGUEIRA NÃ??

  • Avatar
    19/10/2008 21:54:27Colibri SafadoAnônimo

    O Enredo é sobre frevo de novo???? Não, pq o samba parece um!!! Direto de Olinda!!

  • Avatar
    19/10/2008 19:47:35renatinho do sambolaMembro SRZD desde 13/04/2009

    Parabens Junior e Cia e parabens tambem para os sambas que chegaram a final da Mangueira, E podem ter a certeza absoluta que perderam para um tremendo Sambão, e a prova do que estou falando vai estar junto com as notas dos Jurados. Tambem este time de compositores parece a Seleção de Futsal campeã do Mundo, Só falta o Carlinhos Careca no Gol. Parabens Rapaziada e fiquem com DEUS.

  • Avatar
    19/10/2008 19:08:58Celso RodriguesAnônimo

    Marquinho fico muito feliz em ver que mangueirenses como você se emocionam e vibram com a nossa escola,é disso que precisamos.Um grande abraço.

  • Avatar
    19/10/2008 18:44:36MARQUINHOMembro SRZD desde 10/04/2009

    GOSTARIA DE LEMBRAR QUE ESTAMOS NUM PAÍS DEMOCRÁTICO,QUE TODOS TEM O LIVRE ARBÍTRIO DE DEFENDEREM SEUS SAMBA DE CORAÃ?Ã?O.ACONTECE QUE ESTE SAMBA ERA O MELHOR DESDE O COMEÃ?O DA DESPUTA.ACREDITO QUE MUITA GENTE QUERIA TER IDO A ESCOLHA DE SAMBA ONTEM(18/10,E QUE EU VEJO AQUI SÃ?O PESSOAS METIDAS A ANALISAR SAMBA DE ENREDO.

Comentar