SRZD



Sidney Rezende

Sidney Rezende

ATUALIDADE. Jornalista, diretor do SRZD e um dos profissionais mais inovadores do país.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



20/10/2008 13h09

Início da carreira
Sidney Rezende

LEIA TAMBÉM:

Início da carreira

Encontro com a Imprensa

Panorama Brasil

Baleia Verde

CBN

Globo News e TV Globo

Eu não pretendia fazer jornalismo. Queria ser diretor de cinema. Era apaixonado pelo Cinema Novo. Durante um curso de Filosofia na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, conheci uma freira da chamada Igreja Progressista, Maria Edna Brito. Uma religiosa diferente, alegre, risonha, para cima e que usava calça Lee, hoje jeans. Quase uma ousadia. Para mim e para muitos, freiras eram somente as que usavam hábito.

Essa extraordinária mulher, que mais tarde passou a se dedicar aos índios ianomami, na floresta, me convenceu a não parar os estudos. Por seu incentivo, fiz vestibular para Comunicação na Puc e mais tarde optei por Jornalismo. Lá, conheci outra pessoa que mudaria o rumo da minha história pessoal: Ana de Ava Câmara. Por sua indicação passei a integrar a equipe do programa por ela criado, "Gente da Terra, Terra da Gente", na "Rádio Roquette Pinto". O programa ficou pouco tempo no ar. Fomos dispensados. E um dia o meu telefone toca. Era o novo diretor, Procópio Mineiro.

Ele disse que havia ouvido a "antiga programação" e que havia gostado da minha atuação. E perguntou se eu gostaria de integrar a equipe que ele estava montando. Dois anos depois de formado, sem qualquer perspectiva profissional na área eu disse "sim", imediatamente. Passei um período de aprendizado constante com jornalistas egressos da "Rádio Jornal do Brasil". Eles saíram de lá por denunciar o Proconsult, empresa que pretendia fraudar as eleições de 1982. Ricardo Bueno, Pery Cotta, Regina Boldstein, Nery Vitor, Ines Valladão e Martha Salomon eram apenas alguns dos brilhantes companheiros. Eu era o foca mais feliz do mundo!!!!


Veja mais sobre:Biografia Sidney Rezende