SRZD


17/06/2013 23h28

Leia a sinopse da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2014
Redação SRZD

Fernando Horta, Paulo Barros e equipe da Tijuca

A Unidos da Tijuca apresentou, na noite desta segunda-feira, a sinopse do enredo "Acelera, Tijuca!". A escola levará para a Sapucaí uma homenagem a Ayrton Senna.

Leia abaixo o texto na íntegra:

Enredo: 'Acelera, Tijuca!'

"Mais veloz que o tempo, mais real que um sonho"

O Brasil e o mundo estão ligados no Grande Prêmio Tijuca 2014! São oitenta e dois minutos de muita expectativa! É realmente para fazer o coração do torcedor explodir de tanta emoção! O Sambódromo está lotado e o público das arquibancadas está aqui para sentir toda a adrenalina da velocidade. É uma grande torcida!

A Unidos da Tijuca criou um percurso fantástico, com momentos marcantes de grandes corridas que consagraram os mais rápidos competidores de todos os tempos. Quem é o mais veloz e pode realizar proezas inesquecíveis. Conquistar a vitória é uma tarefa difícil, pois esse é um circuito que exige muito dos pilotos.

Mais alguns instantes e lá vem a largada do Grande Prêmio da Tijuca. Depois de uma emocionante disputa pela Pole Position, os competidores se preparam nos boxes para enfrentar o grande desafio. Tudo pode acontecer na pista da Marquês de Sapucaí!

Os mecânicos fazem os últimos ajustes. Vamos conhecer em alguns minutos quem será o vencedor dessa prova. São os últimos momentos antes da corrida.O público observa os competidores. E lá estão alguns dos mais fortes concorrentes! No boxe 1, os animais mais velozes da natureza, que já inspiraram a aerodinâmica de tantos carros. As incríveis inovações tecnológicas que correm o mundo, rompendo barreiras e desafiando limites, se agitam no segundo boxe. Nos outros boxes, não poderiam faltar os personagens inesquecíveis, criados pela ficção para brincar com a eterna paixão do homem pela velocidade, e os esportes que exigem rapidez, superação, agilidade e ousadia. É pura emoção! Quem vencerá o GP da Tijuca. Quem será capaz de escrever o nome na história da velocidade. Os pilotos estão prontos para arrancar para a vitória!

Os carros já estão enfileirados para o início da corrida. Os pilotos buscam o melhor aquecimento dos pneus, dos freios, procuram se concentrar, se preparar para essa grande prova! Os motores começam a ser acionados. E agora está tudo pronto para a grande largada! Vamos ao ronco dos motores, eles vão roncar alto! Acende a luz vermelha, vem a verde. Largaram!

Logo no início da prova, os pilotos enfrentam uma emocionante curva. Ela é perigosa e exige muita habilidade. Qualquer erro pode definir o resultado da disputa. Todo cuidado é pouco! O trecho desafia os competidores, como a lendária e apaixonante curva Eau Rouge (Água Vermelha), do circuito da Bélgica, que atravessa uma belíssima floresta e requer uma incrível capacidade de aderência aerodinâmica dos carros.

E lá vem eles! O cavalo cruza a pista usando toda a potência de seu motor. O beija-flor mantém sua posição por causa do novo bico, mais longo e estreito, e de asa menor, que garantem mais velocidade e equilíbrio. O peixe-agulhão mergulha por dentro da curva, seguido pelo guepardo, que dá o bote e encosta no falcão peregrino. Olha a tartaruga e a lebre se metendo por ali para entrar na disputa e erguer a bandeira da vitória!

Agora eles entram na grande reta. Esse é o momento que arrepia porque passam rasgando numa velocidade impressionante! Nesse trecho, a Internet é sempre uma adversária muito poderosa. O Homem Elétrico acelera e diminui a diferença. O Avião Supersônico, no final da reta, acha um vácuo e encosta no Satélite. O Trem Bala desliza, mas a Velocidade da Luz não permite uma aproximação maior. Todos pensam em poupar pneus porque essa é uma corrida desgastante, sem dúvida alguma, e que exige, agora mesmo, um Pit Stop.

Alguns corredores reduzem e se preparam para entrar nos boxes. É incrível ver a rapidez, a sincronia e o trabalho perfeito dos mecânicos. Em segundos, a equipe troca os pneus e manda o carro de volta para a pista.

Eles disparam, aceleram tudo para tirar a diferença e quase tocam na mureta de proteção da pista. Lá vem o mexicano Ligeirinho botando pressão para cima do Papa-Léguas, que precisa frear para evitar o choque. Todo mundo colado ali e quem entra na disputa é o Speed Racer. O garoto vem com tudo! The Flash vai tentando evitar que Speed abra muito. Vem colado nele, olha a diferença! Mas o Sonic segue bem de perto tentando botar frente, acelera de novo e vem voando baixo!

Logo atrás estão os volantes mais birutas do mundo para realizar mais uma corrida maluca. Todo mundo embolado ali! A máquina do mal e seu volante ardiloso, Dick Vigarista e Mutley, sempre prontos para aplicar um golpe sujo, vão atormentar Penélope Charmosa, a boneca do volante! O Professor Aéreo parte para cima dos Irmãos Rocha. A Quadrilha da Morte é um pouquinho mais rápida e evita aproximação do Cupê Mal-Assombrado. O Barão Vermelho dá combate ao Tanque de Guerra, que acelera e cola no Caipira Luke. Peter Perfeito encosta e quase tira o Rufus Lenhador da pista! Sensacional! Eles forçam o ritmo do início ao fim, Todo mundo junto tentando ultrapassagens alucinantes!

Agora falta pouco para a final, a competição fica mais acirrada! Você vai vendo aí o Velocista se impor e assumir a dianteira. O Ciclista consegue ainda mais velocidade, pedala sem parar e dispara! Mas o Motociclista se aproxima só na força do motor! Que Grande Prêmio, que corrida fantástica! E, para a nossa surpresa, o Remador disputa no braço para alcançar a chegada! É inacreditável o que a gente vê nesse circuito do samba! O Velejador não quer ficar para trás e aderna, quase vira, tentando ficar na frente! Quem vai chegando devagar e sempre é o Calhambeque que entra na pista para matar as saudades!

Quem aparece na primeira posição. Aí vem Ayrton Senna, lá na frente de todos! Aí vem Senna, o Brasil na frente! Ele já faz o V de vitória. Bandeiras agitadas em verde e amarelo em todo o circuito! Senna, que ainda menino já dominava o volante, vem, desde pequeno, abrindo dianteira, emocionando o público com suas conquistas! Aí vem Senna no final da reta, é o final da prova, na Linha de Chegada, Ayrton Senna! Sobe a bandeira quadriculada! Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil! Ninguém mais segura a torcida! Os torcedores oferecem bandeiras do Brasil para ele! A festa é dele aqui no Sambódromo. Faz a festa o Brasil com a vitória de Ayrton Senna no Grande Prêmio!

É a volta da vitória! A última volta no Sambódromo para mostrar que Senna veio para ficar. Acelera, Brasil, junto com Ayrton Senna! Meninos e meninas entram na pista para lembrar que Senna é capaz de inspirar seus sonhos! Que o desejo de vencer requer trabalho, dedicação e competência! Ayrton Senna carrega na ponta dos dedos a esperança de cada brasileiro! Ele pega a bandeira e leva à loucura a arquibancada da Sapucaí. Sobe mais uma vez no pódio, o Campeão. No GP da Tijuca, o Brasil revive com ele a emoção da vitória. Não há tempo que ele não ultrapasse, não há sonho que ele não inspira se tornar realidade! Brilha a estrela de Ayrton Senna na Sapucaí!

Ana Paula Trindade
Fátima Brito
Isabel Azevedo
Paulo Barros
Simone Martins



Comentários
  • Avatar
    02/07/2013 20:19:54Robson BarbosaMembro SRZD desde 21/12/2011

    Gostaria de expressar minha indignação por algumas postagens, pois a anos que desfilo tanto pela Unidos da Tijuca quanto pela Portela, que são minhas escolas de coração. Estou sentindo um pouco de inveja de alguns portelenses em seus comentários, mais digo que ambas são grandes escolas e espero que com o novo presidente possamos ver a nação portelense novamente sorrir. Ã? verdade que algumas invenções do PB são de difícil entendimento e aceitação de alguns, mais ele inovou e fez principalmente das alegorias uma diversão para os olhos. Temos a agradecer ao Joãozinho Trinta, mais não podemos desprezar o que o PB está fazendo pelo carnaval, que hj em dia está de acordo com a tecnologia atual. Mundo da reciclagem, da internet e de outras variações que no tempo do Joãozinho não tinhamos. Eu gosto do samba e de automobilismo, onde acompanho a anos e muitos aqui não sabem nada de Senna e de velocidade, portanto, se informem e depois escrevam. Se perguntar, quase ninguém aqui saberá o nome de 10 dentre os 22 pilotos da F1. Vão ter que aturar, pois Unidos da Tijuca é Unidos da Tijuca. Agora jamais desprezaria a Portela, meu coração, não desmerecendo também as demais. Ah, para finalizar, fiquemos de olho em uma nova revelação, o Fabio da Grande Rio, que recebeu um pepino para descascar na Grande Rio. Esse carnavalesco ainda dará o que falar.

  • Avatar
    27/06/2013 21:59:46MarcosMembro SRZD desde 29/12/2011

    Bom, pra começar acho o Paulo um carnavalesco bem legal. mas sinceramente esta sinopse não tá muito boa não (minha humilde opinião), pelo que eu vi, o foco são corridas ou velocidade como quiserem e o "homenageado" simplesmente passa na história, da mesma forma que a Penélope charmosa, o pápa-léguas, o cavalo e etc. ele é o homenageado ou o fio condutor do enredo?? Cara o que eu não entendo é o porque anunciar um enredo dizendo que vai homenagear x ou y se na sinopse o fulano não é o foco, com a beija ocorre a mesma coisa, se o enredo lá é comunicação o boni passa dentro da história a ser contada, mas anuncia-se como uma homenagem à pessoa dele! cade a coerência?? PB é genial em suas sacadas, criação de fantasias levíssimas, no seu jeito lúdico de transmitir, o desfile fica divertido, mas todo ano ver hollywood na avenida ja tá meio chato, esta na hora de PB se renovar, deixar de transportar e passar a carnavalizar as coisas!!

  • Avatar
    25/06/2013 12:46:25Antonio Raimundo Guimaraes PereiraMembro SRZD desde 25/06/2013

    estou até com o samba pronto com esta sinopse é mole, preciso de parceiros pra defesa na quadra, vamos ganhar e dividiremos o premio. Acelera pessoal

  • Avatar
    25/06/2013 12:46:25Antonio Raimundo Guimaraes PereiraMembro SRZD desde 25/06/2013

    estou até com o samba pronto com esta sinopse é mole, preciso de parceiros pra defesa na quadra, vamos ganhar e dividiremos o premio. Acelera pessoal

  • Avatar
    22/06/2013 12:06:01Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Entitulado "Enredo 2014 da Unidos da Tijuca é caô" acabei de postar texto em almirptmacae.blogspot.com.

  • Avatar
    22/06/2013 12:00:06Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    Com certeza o Paulo Barros acrescentou muito ao nosso carnaval, mas não é o grande transformador do carnaval,em qualquer área com o passar dos anos mudanças são necessárias,quem revolucionou o de verdade o carnaval carioca foram os carnavalescos:Fernando Pinto,Fernando Pamplona,Joãozinho Trinta e Renato Lage que com o auxílio da tecnologia acrescentou muito com o seu estilo futurista, o Paulo Barros passa na avenida com muita coisa que já passou, mas de uma forma diferente e debochada como diria o carnavalesco Milton cunha, e acaba sendo engraçado, mas criar de verdade ele não cria nada e sim copia, mas ele têm feito o povo sorrir e isso é o que importa.

  • Avatar
    22/06/2013 00:13:34FELIPE ALEXANDRE ROMÃ?OMembro SRZD desde 12/04/2011

    Quando o carnaval começou a perder a graça, chegou Paulo Barros.A Sapucai já não aguentava mais, fantasias pesadas, comissão de frente que mais pareciam soldadinhos literalmente de chumbo isso tudo mudou em 2004. E acredito que em 2014 comemorando essa continua transformação do Carnaval Carioca, a Tijuca vai realizar um Carnaval empolgante e emocionante.....Acelera, Barros!

  • Avatar
    21/06/2013 21:27:52Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Essa sinopse parece que foi escrita por alguém que estava DROGADO. Sinceramente, já está na hora de o Paulo Barros procurar outra coisa para fazer. Ninguém aguenta mais as babaquices desse pseudo-carnavalesco. Enredo no melhor estilo "Ctrl + C, Ctrl V": copia e cola os personagens de historinhas americanas. Até quando o samba vai sobreviver a isso???

  • Avatar
    20/06/2013 19:46:05BIXXA LOUCAMembro SRZD desde 02/04/2010

    CONTINUANDO........ ENTAO, LA DE ONDE SE ENCONTRA NA 4 dIMENSAO, o fofo do Senna com toda certeza esta feliz com mais essa homenagem. bjussssssss da Bixxxa Louca

  • Avatar
    20/06/2013 19:44:01BIXXA LOUCAMembro SRZD desde 02/04/2010

    AGORA ENTENDI... lendo mais atentamente,AQUI ESTA A PROPOSTA DO ENREDO A Unidos da Tijuca criou um percurso fantástico, com momentos marcantes de grandes corridas que consagraram os mais rápidos competidores de todos os tempos. Quem é o mais veloz e pode realizar proezas inesquecíveis. Conquistar a vitória é uma tarefa difícil, pois esse é um circuito que exige muito dos pilotos. Bom... Muito bom ! Paulo Barros, meus lindos, irá viajar fantasticamente,no louco mundo das corridas... Nao apenas a corrida de F-1, mas todos os tipos de corridas imaginaveis... até daria para incluir nisso, a "corrida" ou luta pela Vida... e porque não ? Adorei a proposta, pois entendi perfeitamente a proposta do carnavalesco, e vislumbro um enredo colorido, divertido, e cheio de surpresas. Finalizando e claro, com o maior campeão de todos os tempos, o nosso foferrimo do Senna, que la da 4ªdimensao onde se encontra ( kkkk gente e q não chamo o plano espiritual de mundo dos espiritos, devido a minha crença rssss.... pois na verdade é apenas a 4ª dimensao... onde existe muito mais do que desencarnados rsss.... um outro mundo rsss.... enfim,,,, mas isso e outra historia q a Bixxxa Louca vai falar depois rsss..... E atenção aquela figurinista copiadora que está em Sao Paulo ( kkkkk) NAO COPIA MINHA IDEIA NAO HEIM FOFA !!! KKKKKKK SUCESSO A TIJUCA, ENREDO NOTA: 10

  • Avatar
    20/06/2013 17:04:47Adriano Caldas Dos SantosMembro SRZD desde 09/07/2009

    Bem pelo que entendi, o PB vai transformar o Senna em um personagem de desenho animado, embora a sinopse não fale abertamente no contexto"corrida Maluca" era um desenho antigo. Creio que Senna vai fazer uma corrida com vários outros personagens animados!! Vamos ver!!!

  • Avatar
    20/06/2013 14:26:58MAJESTADE DO SAMBAMembro SRZD desde 27/06/2011

    LEBRES, TARTARUGAS, FALCÃ?O, CAVALO, BEIJA FLOR, PEIXE, GUEPARDO, CACHORRO, GAVIÃ?O... o enredo é sobre AYRTON SENNA ou sobre A FAUNA BRASILEIRA?

  • Avatar
    20/06/2013 14:25:17MAJESTADE DO SAMBAMembro SRZD desde 27/06/2011

    kkkkkk "E lá vem eles! O cavalo cruza a pista usando toda a potência de seu motor. O beija-flor mantém sua posição por causa do novo bico, mais longo e estreito, e de asa menor, que garantem mais velocidade e equilíbrio. O peixe-agulhão mergulha por dentro da curva, seguido pelo guepardo, que dá o bote e encosta no falcão peregrino. Olha a tartaruga e a lebre se metendo por ali para entrar na disputa e erguer a bandeira da vitória!" O QUE QUE LEBRES, BEIJA FLORES E CAVALOS tem a ver com Ayrton Senna? e o Peixe-Agulhão? e o Guepardo, eo Falcão, e a Tartaruga?... O ENREDO Ã? SOBRE O AYRTON SENNA ou sobre a Fauna Brasileira?

  • Avatar
    20/06/2013 14:23:00MAJESTADE DO SAMBAMembro SRZD desde 27/06/2011

    Trem bala, homem elétrico, peixe-agulhão, avião supersônico, velocidade da luz, papaléguas, sonic, satélites, esquadrilhas, the flash, tanque de guerra, velejador... que raios isso tem a ver com Ayrton Senna? ta mais parecendo uma salada de assuntos que se desencontram...

  • Avatar
    20/06/2013 11:28:06Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!Membro SRZD desde 18/10/2010

    Querido Felipe... ainda é uma icógnita porque ainda não foi lançada. Pra avaliar bem alguma coisa precisamos de argumentos concretos porque se não for assim corremos o risco de cair na leviandade. Vamo esperar para ler com atenção e só ai fazermos uma análise sobre esse tema proposto pela Rosa. Quanto a São Cri Cri, estou levando fé nesse casal. Eles não pertencem ao mundo do carnaval mas será interessante ver a visão de alguém de fora concebendo um desfile. Ã? risco? Sim, tem um certo risco. Mais vale apena apostar no novo... porque o novo sempre vem e assusta, né? Abracinhos.

Comentar