SRZD


23/10/2008 14h29

Detalhes do CD do Grupo Especial
Pedro Ayres

Foto: Pedro AyresOs sucessivos recordes de acessos ao SRZD-Carnavalesco têm uma explicação: todos querem samba. E agora, com todas as disputas do Grupo Especial concluídas, todos querem áudio. A curiosidade para saber como vai ficar o samba na voz do intérprete da escola. Será que vão alterar a letra do samba? Como serão os alusivos do CD? Em 2009, haverá homenagem para Jamelão? A chave para todas essas questões está em uma modesta galeria na Rua Barata Ribeiro, em Copacabana. É que, dentro dela, há um estúdio de proporções nada modestas oferecendo sua infra-estrutura em tempo integral para a gravação do CD oficial.
 
Parece, na verdade, uma convenção de sambistas. A agenda de gravações favorece. Na parede da sala ocupada por Zaccarias Siqueira de Oliveira, dono da Gravadora Escola de Samba LTDA, um enorme cronograma - que abrange desde o calendário das finais às datas reservadas para cada escola gravar os pedaços de sua obra. Pedaços de obra porque a produção é fragmentada. Primeiro gravam as bases - com marcação e harmonia - e o intérprete faz uma gravação chamada de "guia". O trabalho segue em cima disso. Em um outro dia gravam os tamborins, os repiques e por aí vai. Até que, após todos os instrumentos estarem prontos, o intérprete volta e grava, agora sim, a sua voz final em cima do samba.
 
Foto: Pedro AyresE, então, explica-se a sensação de estar em uma convenção de sambistas. O tamanho do Estúdio Cia. dos Técnicos e suas instalações modernas são um bom cenário. Depois, como cada escola ocupa - teoricamente - duas horas do estúdio para gravar o seu "pedaço", pelos corredores membros de outras agremiações aguardam. É mestre Marcão sentado no chão conversando com os ritmistas. Mestre Paulinho tomando água encostado na parede. Luizito andando de um lado para o outro, aparentemente incomodado com o atraso da gravação da Imperatriz - que ocupou o estúdio antes da verde-e-rosa. Laíla sentado no sofá, nitidamente cansado.

Os trabalhos começam às nove da manhã e não têm hora para acabar. Tanto que Zaccarias Siqueira de Oliveira tenta explicar, dizendo que estúdio é que nem hospital: a cirurgia tem hora marcada para começar, mas nenhum médico sabe a hora que vai voltar para casa. Assim, as escolas se revezam, mas os cirurgiões responsáveis ficam lá o dia inteiro. Na mesa de som: Mario Jorge Bruno, Laíla e o próprio Zaccarias. Esses não têm hora para chegar em casa. Resta esfregar os olhos e encostar um pouco no sofá, às vezes.

Mangueira entra no estúdio com mais de duas horas de atraso
 
Quando os músicos da Imperatriz começam a deixar o local da convenção, o pessoal da Mangueira começa a invadir o estúdio. Paulinho Mocidade se despede e Luizito já procura o microfone. Mas ainda falta. Agora os ritmistas que vão participar da gravação ficam reunidos com Alceu Maia, responsável pelos arranjos do CD juntamente com Jorge Cardoso. Ali, em coisa de dez minutos, Alceu prepara as partituras com as melodias e compassos que irão guiar a gravação. Gusttavo Clarão, Lequinho e Fionda também acompanham o processo.
 
Começa a gravação da base de Mangueira. Luizito coloca a sua "voz-guia". Ficou bonito.

Homenagem a Jamelão
 
Mesmo com todas as críticas, parece nítido que os sambistas não queiram o fim do CD. Como ficaria a tradição de ir às lojas, ansiosamente, dia após dia, para verificar se já está lá o tão esperado álbum estampado com a foto da campeã do último carnaval? Além disso, mais uma vez reconhecendo os esforços da equipe de produção, há sempre as tentativas de buscar um atrativo, uma surpresa.
 
Para 2009, o destino foi o responsável pela grande ausência do CD e levantou a questão: como será a homenagem ao mestre Jamelão? Como a gravação final só acontecerá no sábado, algo pode mudar. No entanto, a intenção dos produtores e dos compositores do samba da Mangueira é que aqueles que comprarem o CD possam ouvir a voz de Jamelão, recuperada de anos anteriores.
 
"Minha Mangueira". Na voz do mestre, que também já é homenageado pelo refrão do samba da Mangueira, sendo ele, "a voz do samba". Essa, provavelmente, será a reverência feita ao mestre Jamelão no CD 2009.


Comentários
  • Avatar
    24/10/2008 12:23:11PAULO ROBERTOAnônimo

    Realmente foi um trabalho com muita qualidade realizado pela equipe SRZD. levando as informacões necessárias para quem não estava presente nas quadras, vale lembrar que juntamente foi realizado pela RÁDIO MANCHETE uma das transmissões de finais de sambas mais completa que até hoje foi realizada no carnaval. Parabéns à todos os profissionais que estiveram envolvidos com este brilhante trabalho.

  • Avatar
    24/10/2008 11:00:07Juliano GomesMembro SRZD desde 13/12/2011

    SZRD gostaria de Parabenizar toda a equipe pelo grande trabalho de divulgação do Carnaval 2009, o acompanhamento e reportagens feitas por vocês são excelentes Parabéns! Vocês sempre trazem e fazem a alegria de diversos foliões no Brasil todo, eu porém moro em Maceió - Alagoas, e não deixo de visitare esse site nem um dia pra conferir as novas! E gostaria de dar uma sugestão? Será que posso? Bom vou postar! Gostaria de uma reportagem com o Tema relacionado aos ingressos do Carnaval 2009, preços, explicações, quando será efetuado o pagamento. Por que a realização destes sistemas utilizados pela Liesa? Pronto é isso desde já agradeço pela atenção! Juliano Gomes.

  • Avatar
    24/10/2008 10:37:01julinho di ojuaraMembro SRZD desde 13/04/2009

    Este é o Oásis que todos os compositores de samba sonham visitar e ficar por muito tempo, espaçoso, confortável, bom café. Sempre lembrando da dedicação de quem trabalha no local, prinicpalmente do parceiro Magrão, que se desdobra para agradar a todos. Discordo da maioria que diz que o Cd é frio, não passa emoção da escola e etc..., CD é cd tem que exibir a obra com clareza e belza , o show é na avenida !!!

  • Avatar
    23/10/2008 21:10:11Evandro Malandro de Friburgo RJAnônimo

    Karraaaakaaa... eu sou um cara apaixonado por carnaval... e acho muito legal esses bastidores do samba!!! POXA AQUI VAI UMA PERGUNTA... SERA QUE Ã? PROIBIDO FAZER UM VIDEO DESSES BASTIDORES DE GRAVAÃ?AO? nao precisa ser nada profissional nao... é pra que pessoas como eu o tenho certeza que muitos... vejam !!! sou fã das escolas de Samba e fico diodo pra que chegue essa época... Aqui vai meus parabens também ao Pedro Ayres pela coluna.... Evandro Malandro de friburgo RJ!!! Vlw!!!!!

Comentar