SRZD



Alemão do Cavaco

Alemão do Cavaco

CARNAVAL/RJ. Formado pela Faculdade de Música Carlos Gomes em São Paulo, é compositor, arranjador, produtor musical e multi-instrumentista (cavaquinho, bandolim e violão). Como compositor, é autor de diversas obras em escolas de samba, sendo 8 na Gaviões da Fiel, uma na X-9 Paulistana, duas na Estação Primeira de Mangueira, agremiação em que foi diretor de harmonia e musical no Carnaval de 2013.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



09/07/2013 15h52

As eliminatórias de samba-enredo
Alemão do Cavaco

Notas musicais. Foto: DivulgaçãoChegou novamente aquela época do ano que divide muito as opiniões dos sambistas do nosso Carnaval.

Alguns adoram, matam a saudade das quadras, baterias, amizades de suas agremiações e principalmente voltam a entrar no clima da folia.

Outros não gostam tanto devido a disputa das eliminatórias, período em que muitas vezes ocorrem divergências de opiniões por gosto musical, interesses pessoais e até financeiros, uma vez que os concursos ficam cada vez mais acirrados, concorridos e badalados.

Inegavelmente, este modelo tradicional que a maioria das escolas de samba utilizam para escolher seus novos hinos tem pontos positivos e negativos.

Eu, particularmente nunca coloquei acima de amizades, valores morais e éticos, um título de campeão de samba-enredo e até mesmo, quando perecebi que tinha alguma obra concorrente melhor, de certa forma, fiquei feliz em perder.

Da mesma forma, fiquei algumas vezes bastante chateado e triste com alguns julgamentos que consagraram obras inferiores, fato que se comprovou nos desfiles e resultados. Tudo isso faz parte desta fase de escolha de samba que as agremiações passam neste período do ano.

O fato é que nós compositores quando criamos uma obra, não apenas fazemos um samba, mas plantamos uma semente que consideramos como um "filho". O carinho que temos pela criação é tão grande que queremos sempre ver seu crescimento e evolução. Só esquecemos que outros poetas colegas também fazem o mesmo e possuem o mesmo sonho.

Quando passa este momento de disputa e de praticamente "eleições" sambísticas, tudo volta ao normal e todos os sambistas se unem a um único samba que se torna o hino oficial para mais um Carnaval.

Desejo a todos os compositores uma disputa serena, acirrada, emocionante, justa e verdadeira, e que as melhores obras se tornem vencedoras. Somente assim teremos um grande Carnaval.

Quem ganha, somos nós que mais uma vez seremos agraciados com poesias e melodias emocionantes para embalar o maior espetáculo cultural do planeta!

Salve o Samba e o Carnaval!


Comentários
  • Avatar
    11/08/2013 19:07:26Tadeu dos SantosMembro SRZD desde 01/03/2013

    Gostei da honestidade consigo mesmo e da imparcialidade do compositor quando percebe que existe alguma obra mais harmoniosa que a sua, em todos os sentidos, e fica feliz pelo outro ter vencido; isso é saber ser justo e leal e ter grandiosidade de alma. Meus parabéns !!!

  • Avatar
    19/07/2013 12:40:37Irineu Antonio TeixeiraMembro SRZD desde 19/07/2013

    Fala ai Alemão!!! Saudações Alvinegras!!! rsrsrsr.....Parabéns pelo Blog...ficou show de Bola!!.. Olha estou deixando meu contato ai para voce dar uma força para aqueles que precisam de serviços de gravação e impressão de CDs para Compositores das escolas de samba! Meu Nome Irineu, me encontre no iat2br no Hotmail Abraços a Todos e Boa Sorte a todos Compositores! vlew Alemão!!!

  • Avatar
    12/07/2013 17:57:12Maurício PitoMembro SRZD desde 12/07/2013

    Falou e disse, Alemão! Parabéns pela coluna! abração!

  • Avatar
    09/07/2013 19:11:34Luiz PinhoMembro SRZD desde 11/02/2012

    Parabéns pelo texto meu caro Alemão é bem por aí.....acima de tudo respeito à todos.....Sucesso !!!

Comentar