SRZD



Tunico da Vila

Tunico da Vila

CARNAVAL. Cantor, compositor, percussionista, bi-campeão pelo Grupo de Acesso e tri-campeão do Grupo Especial do Carnaval carioca pela Vila Isabel.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



10/07/2013 19h06

Quem gostou da ordem dos desfiles do Grupo Especial?
Tunico da Vila

Depois de algum tempo, volto aqui a escrever para esse meu blog sobre o sorteio das escolas de samba do grupo especial.

Achei que foi um bom sorteio para algumas escolas e péssimo para outras. Exemplo?

Sendo muito bem vinda de volta ao Grupo Especial, a Império da Tijuca abre o Carnaval de 2014 com o enredo "Batuk" e a Mocidade Independente de Padre Miguel, escola que sou admirador e fã, mas que há tempos não vem com enredos à altura de sua grandeza e da grandeza de sua bateria. A escola vem falando sobre Pernambuco com o enredo "Pernambucópolis" e abrir o segundo dia dos desfiles não é a posição das mais favoráveis para essa agremiação.

Grande Rio e União da Ilha serão as segundas escolas. A Grande Rio virá falando sobre a cidade de Maricá e a União da Ilha sobre brinquedos. A Ilha deve levantar mesmo a Sapucaí se vier com um bom samba, pois sua bateria tem força e tradição pra isso.

Jorge Castanheira. Foto: Henrique Matos

São Clemente e Vila Isabel serão as terceiras em seus dias. A São Clemente vem falando sobre favela e a Vila Isabel sobre "Retratos de um país Plural". Conversando com o carnavalesco boa praça Cid Carvalho, vi que a Vila Isabel vem de novo com um enredo que é a cara da escola e de seus compositores.
Aí vem junto com Vila Isabel as favoritas para o carnaval do ano que vem. Imperatriz Leopoldinense vem falando sobre o Zico e o Salgueiro sobre Gaia.

Mangueira e Portela entram renovadas e tiveram sorte nesse sorteio. Mangueira é sempre uma escola perigosa pois sua comunidade é de uma tradição sem igual e a Portela... bem, Portela não vence há anos e teve anos que merecia inclusive a queda para o Grupo de Acesso, mas os Deuses conspiraram a favor da Portela.

Há dois anos seguidos, Portela vem com bons sambas e esse ano tem o campeoníssimo Alexandre Louzada e um enredo falando sobre o Rio. Alguém tem dúvida que a Portela do meu amigo Procópio e do parceiro Falcon vem forte esse ano?

Beija-Flor e Unidos da Tijuca são escolas complicadas pra falar. Há anos no carnaval carioca a Beija Flor vem brigando pra ser campeã e quase sempre graças a força de sua comunidade vem ganhando carnavais, e a Unidos da Tijuca tornou-se escola pra brigar por títulos há algum tempo. Beija-Flor vem falando sobre o Boni e a Tijuca sobre Ayrton Senna.

Muito se fala e critica o enredo das duas, mas vamos lembrar que os homenageados têm história de vida muito importantes para os brasileiros. Boni ajudando a erguer o império Global e por ele veio muitas novelas, programas de TV que marcaram nossas vidas e Ayrton Senna dispensa qualquer comentário.

As duas vêm fechando o Carnaval desse ano e são sim favoritíssimas junto com Vila Isabel para o ano que vem. Façam suas apostas, meu povo, quem desce e quem vence.

Pra mim, Vila Isabel, Beija Flor e Tijuca são favoritas mas.. Mangueira, Portela e Salgueiro também entram pra brigar em 2014.



Comentários
  • Avatar
    16/07/2013 20:16:20Haroldo Pereira Do Nascimento PereiraMembro SRZD desde 20/09/2012

    no grupo especial para 2o14, nao tem favoritas, todas estao no pareo, isso vai depender do juri ultrapassado da liesa ou talvez mal intencionado, pois so dao notas baixas as escolas que eles acham fracas,isso acontece todos os anos, assim é facil julgar, e o que eu acho interessantes é que ninguem faz nada para mudar, os presidentes das escolas prejudicadas aceitam graciosamente, que se cuide a imperio da tijuca, pode ser a proxima vitima, escolas fracas nao tem nenhuma, todas apresentam um orçamento financeiro altissimo igual as chamadas de grandes, o carnaval de 2o14 sera muito equilibrado enredos fantasticos, muito bons, agora o que sobressai sao os sambas enredos, o envolvimento das escolas com o publico o nao erros, tao bom que nao tivesse as possiveis injustiças as sacanagens a falta de respeito as agremiaçoes que fazem tudo para apresentar um bom desfile e apresentar para o povao a alegria de poder participar do melhor carnaval do mundo.. e isso ai

  • Avatar
    16/07/2013 17:38:36Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    Eu acho uma palhaçada esses sorteios que de sorteio não tem nada...é só pra equilibrar os dois dias de desfile...eu na minha opinião deveria ser assim(A escola campeã por mérito escolheria a posição no desfile,de resto todas entrariam no sorteio mesmo,sem pares definidos e jogadas a própria sorte...ai sim ia ser bacana e sem a escola que sobe abrir o desfile...deixar as bolinhas decidirem mesmo a sorte das escolas na posição dos desfiles).

  • Avatar
    15/07/2013 13:49:46Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!Membro SRZD desde 18/10/2010

    Muito interessante como a balança somente pesa pro lado desejado. Hoje a Tijuca é a escola da mídia. E essa colocação é feita com um desprezo tão ácido que até parece verdade que é ruim está na Mídia. Tijuca está na mídia porque ocupou o lugar de alguma outra escola. Depois de 89, a BF com seu revolucionário ratos e urubus, tornou-se a escola da mídia. Não tinha jornal, televisão, rádio que não desse voz ao J30 para falar daquela ousada empreitada arriscada apresentada na avenida. Como viria a escola pós ratos e urubus? Que outras revoluções faria o J30 na BF? Esse foi o ti ti ti midiático do fim da década de 80 momescamente falando. Depois disso, assistimos ao duelo Imperatriz X Mocidade. Mocidade saiu na frente e era a escola esperada, midiatizada, aclamada por todos os canais de comunicação. Todos os olofotes iluminavam o pavilhão de Padre Miguel. Imperatriz coseguia uma excelência em seus carnavais, isso em termos prásticos e harmônicos. Foi estereotipada como escola fria, militarizada, mecanizada, chata. Mas estava na mídia, sobretudo na momesca, por realizar desfiles certinhos com o aval da professora Rosa Magalhães. Passou essa fase e ai chegou a hora do deus mercadão dá o ar de sua graça ao instituir uma nova filosofia â??carnavalescaâ? pra folia carioca: a BF organizou uma comissão sob a batuta do lalá, e, inicio-se assim a era da pinicaria e a consequente volumetria excessiva em carros e fantasias.

  • Avatar
    15/07/2013 13:49:13Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!Membro SRZD desde 18/10/2010

    A BF estava na mídia. Era a escola a ser batida. Conseguiu restaurar o perfil competitivo que teve na era do João e passou até a fazer parte de programas globais como o BBB. Chamada de rolo compressor pela mídia especializada, ninguém poderia dizer que levaria o caneco sem antes assistir aos desfiles volumetricamente descomunais apresentados pela BF. Assim como essas escolas citadas, no passado, décadas de 50, 60, 70, outras agremiações ganhavam seu espaço na mídia. Era uma mídia ainda tímida, em termos de expressividade, mas estavam elas estampadas em folhas de revistas, jornais e em filmagens de telejornais. Salgueiro é uma dessas escolas. Ficou famosa por inovar. Império Serrano está no rol. Portela, certamente, é a escola que, naquele tempo, por seus carnavais e pela força persuasiva do Sr Natal (isso não vem ao caso) despontava nesse cenário como a majestosa escola que arrebanhava uma multidão de fieis torcedores Brasil afora, ou melhor, adentro.

  • Avatar
    15/07/2013 13:48:36Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!Membro SRZD desde 18/10/2010

    Hoje, Paulo Barros conseguiu o mermo feito na Tijuca. A escola do Borel, antes tida como escola pequena ( ainda considerada assim por poucos), conseguiu uma vira espetacular desde a chegada do Barros à agremiação. Não quero, nem vou discutir as já cansativas argumentações de que â??o que ele faz não é carnavalâ?. Esse fato não vem ao caso, novamente. O importante é que, Barros, com sua criatividade ímpar, de construir alegorias com garrafas pet, panelas, canudos de refrigerante, dentre tantos outros materiais alternativos, e, sua marca maior, as alegorias humanizadas (que até hoje ninguém soube expricar de qual site ele copiou quá quá quá quá), tornou a Tijuca numa escola midiática sim. A mídia está onde o povo está. A mídia dá foco a eventos, dentro dum certo contexto, fora do comum. Foi assim com o Salgueiro de Pamplona e sua reformulação e introdução de enredos executados por profissionais da Escola de Belas Artes; foi assim com o Impéiro Serrano, que introduziu o primeiro destaque numa escola; foi assm com Fernando Pinto e seu tropicalismo; foi assim com o inquieto João na BF com seus enredos contestadores; foi assim com lage com seus carnavais abstratos temáticos com seus neons a mostra chamado de futurista; foi assim com a barroca Rosa com seus carros e fantasias milemetricamente bem decorados... foi assim com Barros e sua maneria diferente de fazer carnaval. Sai do lugar comum. Inquieta-se com a mesmice dos temas, das concepções prásticas.

  • Avatar
    15/07/2013 13:44:45Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!Membro SRZD desde 18/10/2010

    Na verdade, toda escola procura seu lugar ao sol, ou melhor, à luz dum olofote. Esses são os tempos em que vivemos. Glória, competitividade, reestruturação para uma escola signigica cair no gosto de quem paga para vender a imagem. Não é assim que funciona? Não concorda? Então aprovieta pra se queixar ao Pala já que ele estará por aqui nos próximos dias. Escola vencedora é aquela que apresenta algo diferenciado. Atrás da vitória estão todas elas. E por vivermos numa sociedade midiatizada, as escolas podem se valer desse recurso para afirmar suas intenções a cada carnaval. Com qual estilo ela prenderá a atenção da mídia e, do povo consequentemente, até pode ser discutivel. Agora, menosprezar uma agremiação pelo fato de ela hoje gozar do privilégio de viver sob holofotes é de uma hipocrisia enkaraida vinda de mentes tão atrofiadas quanto o bilau da coroada arrombada dos cavalos de Zezé, né?

  • Avatar
    14/07/2013 17:49:02Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Concordo plenamente com você, lenilson ozorio Dutra... Acho que o Cid já mostrou ter capacidade, sim, de realizar grandes desfiles. Ã? bem verdade que ainda da umas derrapadas aqui e acolá. Mas, quem não dá? A própria Rosa, nesse desfile campeão da Vila deu belas derrapadas, já que tinham alegorias com acabamentos e estruturas dignas do grupo de acesso 03. Porém, como bem frisou você, toda a estrutura por trás da Rosa era competente e o conjunto da obra sobressaiu-se às falhas. O resultado foi o campeonato. Se o Cid dispuser de uma excelente estrutura e uma equipe competente que o auxilie, nada o impede de realizar um belíssimo desfile. Ele já o fez na Estácio, na Beija (juntamente com os demais companheiros) e a na Manga que, embora todos os percalços estava muito bonita como há muito não se via. Quanto à Rosa na Manga, é preciso lembrarmos sempre que carnavalesco, por mais competente que seja, faz carnaval e não milagre. Logo, tomara que a Rosa tenha toda estrutura para poder trabalhar, do contrário, nem toda a sua competência, nem toda a sua inteligência e nem toda a sua experiência darão jeito.

  • Avatar
    14/07/2013 12:00:23QUINHA DA PORTELAMembro SRZD desde 28/01/2012

    BOM DIA AMIGOS,ONTEM EU ESTIVE NO BARRACÃ?O DA NOSSA QUERIDA PORTELA E ATÃ? LÁ O CLIMA Ã? OUTRO,ÁREA TOTALMENTE LIMPA,CARROS DESMONTADOS,TUDO ARRUMADO ESPERANDO O CARNAVALESCO PARA OS TRABALHOS PRO PROXIMO CARNAVAL.OS PROFISSIONAIS CONTENTES,RECEBENDO ATÃ? ANTES DO COMBINADO,ENFIM,UMA ENERGIA MAIS QUE POSITIVA,COISA QUE NÃ?O ACONTECIA A ALGUNS TEMPOS ATRAS,O CLIMA Ã? OUTRO.ASSIM DÁ GOSTO DE VER O RESURGIMENTO DA PORTELA,DISPUTAREMOS O TÍTULO COM 11 ESCOLAS E NÃ?O COM A PRESIDÃ?NCIA,FATO QUE ESTAVA OCORRENDO NA GESTÃ?O PASADA.A GARRA DOS PORTELENSES SE FEZ PRESENTE,O GRITO,O DESCONTENTAMENTO,ISSO TUDO NOS ORGULHA,A NOSSA ESCOLA VOLTARÁ A MOSTRAR QUE A PORTELA ESTÁ VIVA E SE DEUS QUISER,LUTARÁ PARA GALGAR POSIÃ?Ã?ES DE ELITE NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO,QUEM SABE O TÃ?O SONHADO CAMPEONATO.ESTOU MUITO FELIZ COM O CAMINHO TRAÃ?ADO PELA ESCOLA E BONS CARNAVAIS SERÃ?O REALIZADOS.SAUDAÃ?Ã?ES PORTELENSES,VALEU.!!!!!

  • Avatar
    14/07/2013 09:48:34lenilson ozorio dutraMembro SRZD desde 16/02/2012

    Meu nobre amigo Tedy, com esta imagem do glorioso São Jorge, primeira mente, um beijo no seu coração, por ter falado no nossa Vila. Tedy, quando a grande carnavalesca Rosa Magalhães veio pra Vila Isabel, a mídia do mundo do samba falou que: ela já ia aposentar, que estava superada, que fazia alegorias pequenas etc,etc, e tal, agora todos dizem que a Rosa é a melhor carnavalesca, sabe porque. ai veio o campeonato da Vila, então, a Rosa é a melhor carnavalesca, mais esqueceram que a escola tinha uma boa Diretoria, o povo do samba e um boa ala de compositores, para dar sustentação á esta Grande carnavalesca que ainda é Rosa Magalhães. Meu nobre Amigo, Cid de Carvalho, já provou que também é um grande carnavalesco, é só olhar a nossa co-irmã, mangueira que estava passando por uma dificuldade financeira, mais não fez feio no seu desfile. Meu amigo vamos var um voto de confiança todos carnavalesco que estão chegando. Cid de carvalho com este enredo da Vila vai fazer um grande desfile, " vem viver verá" . lenilson da velha guarda da vila com muito prazer.

  • Avatar
    14/07/2013 09:25:03Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Ã? verdade, Sir Almir! Falha minha. Mas o "Sir" serve para os dois. Valeu?

  • Avatar
    13/07/2013 12:16:04Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Prezado, ilustre & letrado parceiro amante portelense Fabiano de Vila-Forte, me sinto lisonjeado por você se reportar a mim ao invés de se reportar ao nosso não menos prezado parceiro Quinha da Portela. Salve, salve somos acima de tudo, parceiros-irmãos-amantes portelenses. Meu caro Fabiano de Vila-Forte, você falou. Tá falado! Axé!!!

  • Avatar
    13/07/2013 09:54:48Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Sir Almir da S. Lima, fique tranquilo! Aceito o ponto de vista do colega Beija sempre, assim como o seu, também. Eu me entendo bem com o pessoal da BF, pois tenho grande carinho pela escola nilopolitana. Ã?s vezes brigo, discuto, boto pilha, mas tudo se resolve. Quanto à grande escola Unidos da Tijuca, não gosto do estilo do Paulo Barros. Jamais gostaria de vê-lo trabalhando na nossa Portela. Quanto ao Portuga, também não me simpatizo com esse camarada. Sou contra essa história de escola de samba ser administrada por estrangeiros, comandantes de marinha, exército, aeronáutica etc... Para mim, escola de sempre carioca tem que ser administrada por pessoas da nossa cidade (ou estado, que goste de samba e carnaval. Tenho minhas dúvidas se o Portuga gosta de samba ou está SE APROVEITANDO da escola para fazer "SEI LÁ O QUE". Interesses ocultos. Aquela cara "simpática" daquele cidadão não combina com samba e carnaval. Ainda bem que a nação portelense se livrou do "outro simpático" (risos). Enfim, é isso! Gostou do Sir???

  • Avatar
    12/07/2013 11:51:35Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    PROTESTO: Abaixo a hipocrisia! Abaixo a nefasta Censura! Na notícia intitulada â??Jr Schall: Perdemos cinco soldados, mas outros soldados vieramâ? postei um comentário a respeito da mesma. No entanto, fica aparecendo a seguinte mensagem: O seu comentário somente ficará visível após aprovação do â??moderadorâ??. Este protesto, então, imagina...

  • Avatar
    12/07/2013 11:32:19QUINHA DA PORTELAMembro SRZD desde 28/01/2012

    prezados amigos beija sempre e fabiano de vila-forte,só prá responder aos dois:beija sempre,concordo com você em alguns pontos a unidos da tijuca sempre será esperada pelo público prá saber que novidade o paulo barros trará,não acredito em arquibancada vazia,ela é uma escola que vem prá brigar pelo título,em relação a portela o nosso enredo pode não ser o mais popular mais dará um excelente samba,pode ter certeza,o fato dá troca foi porque a portela sempre gostou de concentrar do lado dos correios e prá mim as escolas mais aguardadas do carnaval serão a mangueira e a portela justamente pela mudança em suas diretorias.fabiano vila-forte:esse que você chamou de pseudo-carnavalesco tem 02 títulos recentemente,não pode ser desprezado e o português desagradável deu 02 títulos prá escola,prefiro meio português na portela do que a volta daquela mumia paralítica na escola.espero que meus comentários não tenham causado aborrecimentos com os amigos citados.saudações portelenses,valeu!!!!!

  • Avatar
    12/07/2013 06:11:36Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Beija Sempre, respeito o seu ponto de vista, mas DISCORDO totalmente. Mas também não quero polemizar, tampouco brigar. Hoje estou sem gás(risos). No meu ponto de vista, o público que dá preferência às MACAQUICES do Paulo Barros e despreza um desfile da Portela (uma escola de samba DE VERDADE) é público que NÃ?O ENTENDE DE SAMBA E CARNAVAL. Outra coisa: foi o portuga que PEDIU à Portela para fazer a troca. O Serginho Procópio, que não é bobo nem burro, aceitou imediatamente. Continuo com o mesmo pensamento: a Sapucaí estará praticamente vazia quando a Tijuca passar com as MACAQUICES AMERICANIZADAS do pseudo-carnavalescozinho, com todo respeito à agremiação Tijucana, ela não tem culpa que aquele português desagradável se INSTALOU por lá há anos e não sabe contratar carnavalesco. Abraços a todos.

Comentar