SRZD


13/07/2013 18h54

Dominguinhos: 'Optaram por ele, fiquei sem chão'
Tatiana Perrota

Dominguinhos. Foto: ReproduçãoDominguinhos, intérprete da Imperatriz Leopoldinense no ano de 2013, não soltará sua voz pela escola no próximo ano. Há um tempo a escola anunciou como sua nova voz para o Carnaval 2014 o intérprete Wander Pires. O SRZD-Carnaval conversou com Dominguinhos, para saber quais são seus planos para o ano que está por vir.

Questionadao a respeito de sua saída da verde e branca de Ramos, Dominguinhos disse que ficou sem chão. "Optaram por ele, fiquei sem chão! Carnaval é feito de resultado, eu não devo ter dado um bom resultado e eles substituiram. Isso é comum. Não fiquei aborrecido não, mas fiquei triste", disse o sambista.

Dominguinhos revela que não tem interesse em estar presente no Carnaval do ano que vem e afirma que merecia um pouco mais de carinho e reconhecimento. " Por enquanto não tenho interesse, não para 2014. Pode até ter tido interesse de escolas, mas não me manifestei a favor. Eu merecia um pouco mais de carinho, não tive, então vou ficar na minha. Vou assistir tudo e se algum dia aparecer alguma proposta para o outro ano, talvez eu aceite. Jogador que tá jogando não gosta de sair, mas o treinador às vezes precisa fazer alguns ajustes, mesmo que o jogador não fique satisfeito. Eu fiquei triste, me abateu muito, mas não tenho raiva de ninguém. É normal, e não foi a primeira vez que aconteceu. O futuro dirá. Lá na frente eles vão procurar outro. É a ordem natural", disse.

Como não tem planos para retornar em breve, cogitou-se uma aposentadoria do Carnaval, mas Dominguinhos disse que é sambista nato e vai morrer sambista. " Não vou me aposentar não. Eu sou sambista nato, nasci nisso e vou morrer nisso. Eu continuo trabalhando, senão eu vou viver de que? Eu tenho 14 discos gravados, faço meus shows, tenho outros caminhos para seguir. Se as escolas não me quiserem, eu canto para o meu povo, para o meu público. Existem vários sambistas que não dependem de escola de samba para viver. Diogo Nogueira, Paulinho da Viola, Monarco, Marcos Moran não dependem de escola de samba, e eu serei mais um", afirma o cantor que faz shows pelas casas noturnas da Lapa.

"Quem nasce no samba morre no samba e é feliz assim. Vou torcer para a Imperatriz no Carnaval porque escolheu um tema lindo, de um cara que eu sou fã que é o Zico, é meu amigo e desejo muito boa sorte para a Imperatriz, se possível ser campeã", disse revelando sua torcida para 2014.

Afastado do meio do Carnaval Dominguinhos faz uma breve análise sobre o atual momento que vive a maior festa do mundo. "Como eu estou meio afastado eu não estou muito ligado nos preparativos, mas acho que o ano que passou não foi muito o que a gente esperava, mas tivemos um Carnaval digno e organizado. Em relação ao crescimento acho que precisa se estruturar um pouco mais, sei lá, eu já passei melhores momentos do que agora. Precisa ter um pouco mais de sinceridade, dignidade no mundo do samba. Muita coisa falsa no mundo do samba que poderia ser abolida, e se Deus quiser assim será".

O cantor encerra dizendo: " Comigo não ficou mágoa, fiquei triste, mas isso passa. Não é ingratidão. Chegou a hora! Tudo muda! É uma questão de gosto, mas se gosta logo se apaixona".



Comentários
  • Avatar
    20/07/2013 15:24:40Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    Desfilo na Imperatriz desde 1998 sempre fui Imperatriz...Mais pra 2014 to fora,quando a escola parecia estar se levantando vem esse Enredo do Zico sem pé nem cabeça...Fora que conheço muita gente da velha guarda e diretoria e pra min foi o cumulo,todos sabem desse Tumor Maligno chamado Wagner...que pra min já deu,comete altos roubos na frente do presidente Luizinho,vende varias fantasias de ala de comunidade e embolsa a grana,alem de exigir dinheiro das poucas alas comercias que ainda se curvam e dão dinheiro a esse safado pra continuar tendo suas alas na Imperatriz...enquanto isso o presidente Luizinho aparenta não está mais ai pra escola já que ele larga a escola na mão desse ladrão Chamado (Wagner Tavares de Araújo).

  • Avatar
    17/07/2013 11:07:12Mustafa Hussein JuniorMembro SRZD desde 21/06/2013

    Acho o Dominguinho o MELHOR interprete em atividade, tem a leveza de cantar um sambana avenida que na minha humilde opinião nenhum outro tem, depois de Jamelão o MAIOR interprete de todos, mas infelizmente assim como outros sambistas FANTÁSTICOS são deixados de lado, como Mestre Divino em SP, a velha guarda da Portela sendo IMPEDIDO de DESFILAR pela escola que ELES ajudaram a estar la.... Uma vergonha!!!! Mas pq o samba está dessa forma? Pq não olham o que eles fizeram la atrás,dizem estar ''ultrapassado'' querem um novo, mas esse novo não consegue chegar nem perto do ''ultrapassado''. Destaco a frase "Precisa ter um pouco mais de sinceridade, dignidade no mundo do samba. Muita coisa falsa no mundo do samba que poderia ser abolida, e se Deus quiser assim será", infelizmente Dominguinhos isso deveria estar presente em nosso dia a dia, é do ser humano não só do sambista, é o mínimo, mas infelizmente nem esse minimo temos....

  • Avatar
    17/07/2013 10:11:57Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Parceiro Luiz Cláudio, para você, o que você se refere se deu em 2008 sob o enredo â??Do verde de Coarí vem meu gás, Sapucaí!â? desenvolvido pelo carnavalesco Roberto Szaniecki. Considero o último samba-enredo Nota 10 da Tricolor Caxiense, poesia pura, o da parceria dos compositores bambas Arlindo Cruz, Mingau, Maurição, Carlos Sena, Edu da Penha mais o compositor-intérprete então apoio Emerson Dias. Ao final relembrarei a letra. O ocorrido com o excelente Wander Pires foi o seguinte por ele revelado e tornado público. Devido a um medicamento para controlar sua pressão arterial, ele dormiu excessivamente, chegando minutos antes do desfile. Depois disso ele foi demitido pela autoritária diretoria da agremiação. Tanto que seu sucessor o também excelente Wantuir também foi injustamente demitido após o desfile de 2012. A letra do sambão é: â??Grande Rio vem cantar/Minha Escola é o gás na Sapucaí/Se a lição é preservar/Meu grito é verde, Amazonas, Coarí (REFRÃ?O). Da explosão, um novo planeta/Água berço da vida/Com a destruição/Das plantas e dos animais/Origem do petróleo e do gás/Surgiu na Pérsia/Bem usado no Japão/â??Fogo eternoâ?? adoração/Desprezado na Europa/Nova York iluminou/No Brasil, medo e deslumbramento/O gás é natural é nosso dia-a-dia/Ã? energia, desenvolvimento. Com todo gás vou te dar amor/Com muito amor vem me dar paixão/Ã? tão brilhante nossa chama que clareia/Incendeia o meu coração (REFRÃ?O). Lindo!/Como se fosse a primavera/O guardião da vida â??Pai-Mãe-Terraâ??/No ritual Araueté/Repousa no lago senhor/Exala o perfume da flor/Na aldeia a paz do luar/Pássaros, cantando, borboletas pelo ar/Então vamos cuidar, pra não se acabar/Em Urucu o amanhã é um novo dia/Onde o Brasil vai estudar!/Se formar e ensinar/Ecologiaâ?.

  • Avatar
    16/07/2013 23:07:22Luiz ClaudioMembro SRZD desde 11/01/2012

    Tomara que não se repita, mas ocorreu, não me lembro o ano, mas foi recentemente, em que o Vander Pires, a quem acho um ótimo intérprete, chegou atrasado para o desfile da Grande Rio. Até hoje ninguém explicou o que aconteceu. Isso não pode acontecer. Foi seu último ano lá. Repito, tomara que não se repita!!!

  • Avatar
    16/07/2013 22:55:26Luiz ClaudioMembro SRZD desde 11/01/2012

    Campeão na Imperatriz, mais de uma vez. Campeão na Estácio com a "Pauliceia Desvairada" em 1992 e campeão com a Viradouro em 1997. Há algum com currículo parecido, campeão em três escolas diferentes? Eu não conheço. Repito, podia voltar para a Estácio ou mesmo a Viradouro. Dominguinhos é história e cantaria perfeitamente com um bom apoio. Assim como para todos, a idade para ele também chegou, porém, sua experiência não deve ser desprezada!!!

  • Avatar
    16/07/2013 19:14:43Mauro A,AlmeidaMembro SRZD desde 08/10/2010

    Assistí ao desfile da minha querida Imperatriz , neste ano de 2013.Estávamos eu e minha família, todos gresilenses,setor 11, num dado momento sentimos que o Dominguinhos quase trocou a letra do samba, ele teria que repetir o refrão e não o fez, o Vander qdo sentiu que a vaca iria para o brejo, corrigiu rapidamente com maestria e talento. Portanto não foi ingratidão da IMperatriz com o Dominguinhos, mas sim que pra cantar na Avenida tem que estar em boa forma física também. O Wander foi um dos melhores do Carnaval carioca em 2013.Espero que continue assim , com profissionalismo e talento. E talento ele tem de sobra.Um abraço à todos os gresilenses e a todos que gostam do samba como eu1

  • Avatar
    16/07/2013 18:56:45Haroldo Pereira Do Nascimento PereiraMembro SRZD desde 20/09/2012

    na vida tem inicio meio e fim, no caso meu amigo dominguinhos, tem que sair para outra, vc nao perdeu para o wander, vc perdeu para uma pessoa mais nova, mesmo essa pessoa sendo meia irresponsavel, tem ainda a juventude da maturidade, para vc nao vai faltar portas abertas, o mais importante é se aprimorar nos sambas enredos, vc sabe que tem uma das vozes que todo interpetres gostaria de ter , com a idade chegando tem que ir devagar, devagarinho vc ja teve problemas com a saude, ve se pega leve porque o que tu tionhas de ganhar ja ganhou varias vezes faloooou meu camarada boa sorte e na manha

  • Avatar
    16/07/2013 13:02:51Rafael RinöMembro SRZD desde 01/01/2013

    Adoro o Dominguinhos, mas em alguns vídeos de apresentação do samba enredo, na minha opinião, ficou nítido que ele não estava conseguindo acompanhar o samba, muitas vezes errando a letra. Pra quem quiser ver, é só procurar pelo Youtube.

  • Avatar
    16/07/2013 11:36:12L.imperadorMembro SRZD desde 08/04/2009

    Quem comenta de injustiça, não curtia um ensaio de domingo lá na quadra da GRESIL! Refrão de samba cantado 3 ou 4x Refrão de samba cantado 1x é já partia pra cabeça do samba Erra nitidamente a letra do samba! Entre outras coisas... Obs: Não era uma vez ou outra era sempre, já fazia parte da rotina dos ensaios (acredito que deveria fazer parte da letra do samba e ninguém sabia,kk) Wander o melhor do carnaval na atualidade! samba é feito de momento, Dominguinhos já fez oq tinha que fazer, deveria encerrar a carreira em 2005, achou por bem em continuar, teve a chance de ouro em 2010, achou por bem continuar mais um pouco... Enfim ele teve a chance dele de sair ...

  • Avatar
    15/07/2013 19:09:54COMPONENTE Nº 01Membro SRZD desde 05/09/2010

    ENTRE JESUS E BARRABÁS, O POVO ESCOLHEU BARRABÁS. AS ESCOLHAS QUASE SEMPRE SÃ?O FEITAS DA PIOR MANEIRA. LIGA NÃ?O, AMIGO, BREVE VEREMOS O DESASTRE, RESULTADO DESSA ESCOLHA. TODA SORTE DO MUNDO, MUITA SAÃ?DE E SUCESSO!!!

  • Avatar
    15/07/2013 15:03:20Luiz ClaudioMembro SRZD desde 11/01/2012

    Corrigindo...Dominguinhos do Estácio!!!

  • Avatar
    15/07/2013 15:02:12Luiz ClaudioMembro SRZD desde 11/01/2012

    Corrigindo... Dominguinhos do Estácio!!!

  • Avatar
    15/07/2013 15:00:21Luiz ClaudioMembro SRZD desde 11/01/2012

    Podia voltar para a Estácio. Afinal ele é o Dominguinhos da Estácio!!!

  • Avatar
    15/07/2013 10:03:06Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Dominguinhos conforme praticamente todos & todas enfatizaram antes é um dos clássicos cantores-intérpretes-puxadores do mundo do samba. Que, sendo um meio comunitário de excelência na qualidade em Arte, Cultura e Dignidade, não está apartada da sociedade que é dividida em classes sociais coisa que faz da mesma uma fábrica de desigualdades e opressões. Por um lado, uma delas é essa do excelente Dominguinhos ficar fazendo chororô, sem se dispor a mostrar consciência de trabalhador que foi oprimido, discriminado, injustamente demitido cuja responsabilidade maior por tal opressão é do dublê capo-presidente da agremiação e um dos membros-comparsas vitalícios do Conselho Fiscal da caixa-preta LIESA. Isso é um fato. Por outro lado, além do â??lamentoâ? do excelente cantor-intérprete-puxador é lamentável se ler â??comentárioâ? conformista defendendo a citada fábrica de desigualdades e opressões disfarçada â?? conscientemente ou não â?? através da palavra m e r c a d o. Reafirmo, eu sei que o compromisso essencial no mundo do samba é com a excelência em Arte, Cultura e Dignidade. Porém, exatamente por isso, nada impede de todos e todas nós mostrarmos um mínimo de consciência pela mudança disso. Axé.

  • Avatar
    15/07/2013 09:06:16Marcelo RomãoMembro SRZD desde 15/07/2013

    Excelente interprete e um monstro da composição ! Trocaram o certo pelo duvidoso (Wander Pires).

Comentar