SRZD



Tunico da Vila

Tunico da Vila

CARNAVAL. Cantor, compositor, percussionista, bi-campeão pelo Grupo de Acesso e tri-campeão do Grupo Especial do Carnaval carioca pela Vila Isabel.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



17/07/2013 19h16

Vila Isabel: 120 não é pra qualquer um
Tunico da Vila

Agora em todas as escolas estamos vivendo momentos cruciais com as entregas das sinopses e as composições dos sambas de enredo para o próximo carnaval. É o momento de ajustes no enredo e nos sambas, principalmente agora que samba e enredo voltaram a trazer campeonatos para uma escola.

Esse é o momento em que as escolas voltam com seus ensaios. As disputas são longas e servem para que a Harmonia sinta como o samba se comportará dentro da quadra e nos ensaios de rua. Serve para sentir o clima que fica no pessoal da bateria e também com as baianas, passistas e velha guarda.

Aqui na Vila Isabel a entrega da sinopse aconteceu no dia 15 de julho e foi lido pelo magnífico Cid Carvalho e pelo genial e timido Alex Varela que perde sua timidez quando começa a defender seu enredo. Pude perceber que enquanto eles estavam lendo para o povo, vi um grande sorriso estampado no rosto do pessoal da Harmonia 120 da Vila Isabel. 120? Sim, pois a Harmonia da agremiação é a única Harmonia a tirar 10 em todos os jurados por 3 anos consecutivos e isso não é pra qualquer um.

Essa harmonia é a herdeira de Jaburú, Jaiminho, Seu Peri, e de tantos outros que lutaram e mostravam o tom na quadra do ainda campo do America.

Moysés, Tunico e Wilsinho. Foto: Acervo Pessoal

Essa harmonia é a herdeira de Jaburú, Jaiminho, Seu Peri, e de tantos outros que lutaram e mostravam o tom na quadra do ainda campo do America.

O que eu posso explicar a todos é que essa sinopse empolgou todos os compositores presentes, a sinopse da Vila está bem mais poética do que a desse ano, que foi campeã. A direção da escola voltou aos bons tempos de união e está recolocando tudo nos seus devidos lugares. Problemas internos ocasionaram a saída de pessoas muito amadas pela comunidade do nosso bairro. Mas esses problemas estão sendo sanados e a Vila voltou a honrar seus compromissos.

A Vila Isabel colocou pessoas a altura das que foram para outras agremiações e podem acreditar que a Vila Isabel vem forte pra avenida noano que vem. É, seu Moisés, quem pegou a sisinopse com cara de Anderson Silva não fui eu e sim a haHarmonia 120 liderada pelo meu parceiro Decio Bastos que pra quem não sabe faz um trabalho na Vila não de hoje e sim de muito tempo.

Alguém se lembra da comissão de frente de Kizomba Festa da Raça em 1988 quando minha mãe que é a Ruça era a presidente? Pois é.. aquela comissão foi feita e dirigida por ele. Décio carinhosamente me mandou os nomes da Fantástica Harmonia cujo o conselheiro é o seu Julio e seu Alair e os componentes são: Alexandre China Schuenz, Augusto Leitão, Azeitona, Beto, Carlão Super, Castro, Chicão, Cosminho, Duda, Edmilson, Didi, Eloisa, Expedito, Gilberto, Paulo Igreja, Joelma Veiga, Jaime Foca, Jorginho Nascentes, Kaká Rondinho, Sapatinho, Magrão, Marcão, Marcos Paulo, Marden, Guerra, Carlos Alberto, Nina, Rachel, Paulista, PH, Popó, Renatão, Valter, Vado e os bravissimos coordenadores Vilma Quirino, Diego Bastos, Silvinha, Luciano, Magno, Thatiana Queiroz, Raquel, Lucimar, Edson e todos aqueles que me fogem a memória agora mas moram igualmente no meu coração e tem minha total admiração.Leitores definitivamente essa é uma harmonia de respeito e 120 prestes a se tornar Harmonia 160.

Acho que vale a pena salientar, que não só a Harmonia 120 mas o presidente Wilsinho, estava todo sorridente entregando a sinopse pessoalmente junto de seu pai.É bom vê-lo com a cara mais animada.

Muitos me perguntam se a parceria de ouro da Vila Isabel irá se repetir esse ano.Me contaram que andaram dizendo na internet que o samba da Vila Isabel do ano de 2014 já estaria pronto feito por meu pai, por mim, pelo Diniz, Arlindo e Leonel.Isso é mentira.Nada está pronto e nem nos encontramos para fazer outro samba.Se esse samba está pronto significa que a coisa é arrumada e isso não é verdade!

Harmonia Vila Isabel. Foto: Tunico da Vila

É rapaziada, nada dura para sempre e informo que a parceria de ouro da Vila Isabel vencedora de todos os prêmios desse carnaval não irá se repetir. Eu disputarei mas não com a mesmos parceiros desse ano.Se vou ganhar? Ahh... vencer é uma conseqüência de um bom samba e trabalharei duro pra isso.Mas não será fácil pois muitos outros bons compositores disputarão na Vila esse ano.Mas tentarei fazer um samba a altura de nossa harmonia, bateria, passistas, baianas, velha guarda, ala de compositores e todas as pessoas que desfilam pela a nossa escola de samba.

O Jonas Rodrigues, Jorge Secretário, Macaco Branco, Guilherme Salgueiro, Eduardo Katata, Machadinho, Bebeto e outros compositores da Ala também irão disputar.

Sinto que vai ser uma disputa árdua esse ano, na Unidos de Vila Isabel e quem sairá fortalecida mais uma vez será a comunidade que com certeza terá outro grande samba para o carnaval de 2014.
Que vença o melhor Samba.

"Deus existe, é meu amigo e não me desampara"



Comentários
  • Avatar
    30/03/2014 19:30:44DANIELMembro SRZD desde 13/02/2011

    Tonico da vila, beleza vc torce para a Vila Isabel, mas precisa falar da escola em 90 por cento de suas materias? Existem outras escolas...

  • Avatar
    29/07/2013 13:54:02Oscar SantosMembro SRZD desde 10/04/2012

    Essa foto pegou mal. Eles te prometeram o que ? Cuidado que eles não cumprem nada. Ouvi dizer que eles estão na bronca com o Diniz e mesmo que ele faça outra obra prima não vai levar. Vão colocar ele de castigo. Dizem que ele já ganhou demais e não dá nada para a escola. Tá rico só de samba enredo Ã? por isso que você pulou do barco ? Vai pedir ajuda ao seu pai ? Vai entrar para o outro escritório ? Quem viver, verá !

  • Avatar
    21/07/2013 10:48:42Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    O jovem sambista compositor Tunico da Vila o â??TVâ?? é um promissor bamba do mundo do samba, que é por sinal um celeiro disso. Isto é, um meio comunitário de excelência na qualidade em Arte, Cultura e Dignidade. Haja vista, o seu DNA de herdeiro não, de um bamba, mas, sim de um ícone da Música Popular Brasileira, e filho de uma ex-presidenta da agremiação de Noel, a comandante que liderou a conquista do 1º título da Unidos de Vila Isabel em 1988 sob o épico enredo â??Kizomba â?? a festa da â??raçaâ? que propiciou um antológico sambão Nota 10 o da parceria do bamba & saudoso poeta Luiz Carlos da Vila mais os compositores Jonas e Rodolpho. Agora que o â??TVâ?? anunciou que concorrerá com samba em outra parceria de compositores, quero ver futuramente toda essa característica alegria dele em posar para foto com a aburguesada, oligárquica e antiética dupla de presidentes que domina opressivamente a Vila Isabel, a despeito de a oligárquica dupla ser eficiente e vitoriosa, caso o â??TVâ?? não seja novamente vitorioso. Em 1997 sob o enredo â??Não deixe o samba morrerâ? a imprensa à época noticiou que o dublê de capo & presidente de â??honraâ? da agremiação de Noel, por dever uma grana preta ao tráfico, foi obrigado a escolher como vencedor o samba concorrente preferido do credor, o de autoria de compositor J.C. Couto, em detrimento do de Martinho da Vila.

  • Avatar
    18/07/2013 10:06:07PHMembro SRZD desde 13/04/2009

    Tunico, não podemos esquecer da pessoa que montou este grupo e que é um dos responsáveis por toda a organização e divisão de funções da Harmonia 120 pontos da Vila Isabel. Falamos de Decio Bastos, que merece ser citado juntamente Jaburú, Jaiminho, Seu Peri, pois nestes 8 anos alcançou o mesmo patamar. Um abração PH

Comentar