SRZD


29/07/2013 20h42

Que os bons ventos nos levem de volta ao Grupo Especial!
Marcos Roza

A Estácio de Sá, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, ausente do Grupo Especial desde 2007, aposta no enredo "Um Rio à Beira-Mar: Ventos do Passado em Direção ao Futuro" para voltar a brilhar entre as escolas especiais em 2015.

O enredo protagonizado pelos ventos que sopram do passado em direção ao futuro, conta a evolução histórica e cultural das cercanias do Porto do Rio... Aborda fatos relevantes da região desde a fundação da cidade porto-natural, os banhos de mar da Família Real, a formação da "Pequena África", a reforma de Pereira Passos e o Porto Maravilha - um porto que resgate o contato do carioca com "MAR" - inspirado na cidade-porto de Barcelona, na Espanha.

O tema que fora sugerido pela agremiação tem a criação e desenvolvimento do carnavalesco Jack Vasconcelos e do pesquisador Marcos Roza. Ambos em parceria pelo segundo ano consecutivo mostraram integração e criatividade ao conteúdo da sinopse do enredo.

Foto: Divulgação

Apesar do curto tempo para elaboração do text, Jack Vasconcelos foi brilhante percebendo, no processo de pesquisa e desenvolvimento da estrutura do enredo, a importância dos ventos, os acalantos que eles nos trazem a beira-mar. A partir daí tudo fluiu e consegui por todos os nossos sentimentos e intenções na sinopse do enredo. O resultado superou as expectativas e trouxe harmonia e confiança a todos os segmentos da escola e, sobretudo à nossa parceria.

A Estácio que já demonstrou a força da sua comunidade e um belíssimo trabalho plástico no último Carnaval, falar do Rio de Janeiro sob ótica da "poesia dos ventos" é primoroso.

Sobretudo, a boa repercussão trabalho alimenta as esperanças de uma possível vitória, une todos ao verdadeiro compromisso que justifica todo esse esforço: honrar o "Pavilhão" da Estácio de Sá e realizar um excelente desfile no Carnaval 2014.



Comentários
  • Avatar
    30/07/2013 19:34:49RozaMembro SRZD desde 10/11/2009

    Vamos com tudo Estácio de Sá!

  • Avatar
    30/07/2013 18:26:55Guilherme BorgesMembro SRZD desde 13/10/2012

    Vamos lá Estácio de Sá!!! Sucesso!

  • Avatar
    30/07/2013 00:24:21Riquinho da ViradouroMembro SRZD desde 07/04/2009

    A Estácio tem um dos melhores enredos do Carnaval 2014. A sinopse muito bem escrita, e com um texto muito gostoso de ser lido é uma verdadeira aula de história. Deveria ser lido por todos que amam e se interessam pela história do Rio de Janeiro. Espero que belos sambas sejam feitos, pois os compositores estão com um belíssimo enredo e texto em mãos.

Comentar