SRZD


27/10/2008 22h28

Nazistas na Floresta Amazônica?
Redação SRZD

Um pouco antes da Segunda Guerra Mundial, militares nazistas planejavam estabelecer uma colônia no meio da selva amazônica. Não se trata de nenhum filme, tampouco de um livro de ficção. Isto realmente foi pensado, de acordo com um livro alemão, revelado pela revista alemã Der Spiegel.

O título do livro é "Das Guayana Projekt" ("O Projeto Guiana", traduzido livremente). Ele conta com detalhes como, entre os anos de 1935 e 1937, cientistas alemães planejavam criar uma área nazista na América do Sul.

Além disso, havia também o plano de invadir o Suriname e a Guiana Francesa, passando pela Amazônia. Em carta ao general Heinrich Himmler, o alemão Otto Schulz-Kampfhenkel, autor da idéia, observou que a área seria "perfeita para ser colonizada pela raça nórdica ariana".

Os nazistas acreditavam que, com uma base no norte da América do Sul, a influência dos Estados Unidos na região seria menor. O plano, no entanto, não foi adiante. Outros planos mais importantes acabaram sendo executados, deixando esta idéia para trás.

O livro foi publicado na Alemanha neste ano e tem repercutido bastante depois da reportagem da revista Der Spiegel. A publicação chegou a divulgar trechos da obra, de graça, na internet.

(Com informações da Agência Lusa)


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.