SRZD


26/08/2013 10h25

Carnaval/DF: saiba como é a festa na capital federal
Adriano Galli Gardini*

Carnaval de Brasília. Foto: Divulgação

Com desfiles de escola de samba desde 1961, o Carnaval de Brasília a cada ano que passa vem mostrando que a capital do Brasil tem samba no pé.

O Carnaval é comandado pela União das Escolas de Sambas e Blocos de Enredo do Distrito Federal (UNIESBE-DF), onde é a única representante de Escolas de Sambas e Blocos de Enredos. A sua diretoria é composta pelo presidente Geomá Climintino Leite "Pará", vice-presidente Abelardo Monteiro, diretor financeiro Dilsom Marimba, diretor administrativo Gleidson de Sá, diretor de eventos Lia Samara, diretor de Carnaval Adriano Gardini e secretária Tânia.

A divisão se dá da seguinte forma: Blocos de Enredo, Grupo de Acesso e Grupo Especial. No sábado, os Blocos de Enredo se apresentam. Os desfiles do Grupo de Acesso são realizados no domingo e na segunda. O último dia, terça-feira, é destinado às escolas de samba do Grupo Especial. A apuração acontece na quarta.

No Grupo Especial, as escolas são: Acadêmicos da Asa Norte, Águia Imperial da Ceilândia, ARUC, Bola Preta de Sobradinho, Mocidade do Gama e União da Vila Paranoá/Lago Sul. No Grupo de Acesso, a disputa acontece entre Aruremas, Unidos da Vila Paranoá, Dragões de Samambaia, Acadêmicos de Santa Maria, Candangos do Bandeirante, Capela Imperial de Taguatinga, Gigante da Colina, Império do Guará, Unidos do Riacho Fundo I, Unidos do Varjão. Já os Blocos de Enredo são Mocidade do Valparaíso, Unidos do Riacho Fundo II e Projeto Colibri de São Sebastião. Cada agremiação representa uma cidade satélite de Brasília.

Os sambas-enredo das agremiações da capital federal já foram interpretados por nomes consagrados como: Luizinho Andanças, Siganarei, Serginho do Porto, Nego, Lico Monteiro, Marcio Alexandre Leandro Santos Fernando Gama, Marquinho do Gama. Walter Nicolau também já assinou vários enredos e o carnavalesco Sandro Gomes assinou um enredo de uma escola de Brasília para 2014.

Os desfiles em 2013 foram realizados no centro da capital federal, ao lado do Ginásio Nilson Nelson no Eixo Monumental, em que o público foi de 30.000 pessoas por dia, cantando, torcendo pela sua agremiação que orgulha a sua cidade.

 

* colaborador do SRZD


Veja mais sobre:Carnaval/DF

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.