SRZD


03/09/2013 16h56

Policiais poderão exigir identificação de mascarados em protestos no Rio
Redação SRZD

Manifestante. Foto: Divulgação

Uma decisão judicial da noite desta segunda-feira determinou que policiais poderão abordar manifestantes que estiverem mascarados, também podendo levá-los à delegacia para identificação criminal. Os policiais também estão autorizados a pedir que qualquer manifestante com o rosto coberto tire a máscara e apresente carteira de identidade com foto, já a partir desta terça-feira.

"Haverá abordagem dos mascarados especificamente e independentemente de estarem participando de atos de vandalismo ou não. Essas pessoas deverão ser abordadas para identificação criminal. Muitos querem usar um direito constitucional de manifestação para praticar atos ilícitos. Muitas pessoas usaram máscaras e temos identificação dos rostos, mas não há qualificação civil", disse o promotor Décio Gomes, durante entrevista coletiva nesta terça-feira.

A medida foi tomada pela Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismos em Manifestações Públicas, do Ministério Público e das Polícias Civil e Militar. O objetivo é fazer o cruzamento de dados com o "banco de provas" da comissão, para identificar os responsáveis por quebra-quebras.

"O uso de máscaras não foi proibido, nem é uma medida de prisão, é pra ajudar na identificação criminal e confrontar dados" afirmou o promotor.

Os manifestantes que forem levados à delegacia e não estiverem envolvidos em vandalismo também ficarão registrados nos "bancos de provas" até o fim de cada investigação.



Comentários
  • Avatar
    04/09/2013 11:56:56Cara de PauAnônimo

    Linda mais fatal, sem dúvida

  • Avatar
    03/09/2013 19:19:44Nidia Jussara FdasilvaMembro SRZD desde 25/06/2012

    E também podemos exigir a identificação de determinados policiais!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.